F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

Compartilhe

Paulo Cesar
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 120

Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

Mensagem por Paulo Cesar em Ter 24 Fev 2009, 09:44

Primeiramente, me desculpem, Norberto e Clovis pela demora.

Bem, vamos lá.

Já citei um versículo (Ec 3.21) onde se diz que não apenas o homem mas também os animais têm espírito, dificultando assim a visão tricotomista, de que o espírito se relaciona com Deus. Na verdade, este versículo favorece a idéia de que as duas palavras, alma e espírito, são usadas intercambiavelmente, como inclusive pode ser notado em Jo 12.27 (Agora a minha alma está perturbada) e Jo 13.21 (Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito).

O Clovis disse que o corpo se relaciona com o mundo, o espírito com Deus e a alma consigo mesmo. A alma é a própria personalidade, interfaceia o espírito e o corpo. Diante da pergunta 'Para onde vão cada uma dessas três partes após a morte?' ele diz que onde o espírito vai, a alma vai atrás. Mas aí fica a pergunta: qual será a função da alma na eternidade se não haverá mais um corpo se relacionando com o mundo?

Mas se somente o espírito se relaciona com Deus e não a alma, como explicar versículos como:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mc 12.30

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Lc 1.46, 47.

Neste último versículo, além de podermos notar que a alma e o espírito cumprem o mesmo papel (pois uma palavra foi usada no lugar da outra), Maria certamente não estava percebendo que sua alma estava fazendo uma coisa e seu espírito outra, pois o homem só é capaz de perceber que tem uma parte material e outra imaterial.

A opinião, portanto, de que somente o espírito se relaciona com Deus não pode estar correta.

E, ainda, a Bíblia diz que inclusive Deus tem uma alma:

Porventura por estas coisas não os castigaria? diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de nação tal como esta? Jr 9.9

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Is 42.1

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hb 10.38.

A alma de Deus teria qual função diferente da Seu espírito? E, se a alma é a interface entre o corpo e o espírito, a alma de Deus seria a interface entre Seu Espírito e o quê? E como fica a doutrina da Trindade com a aparição deste quarto elemento?

Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1293

Mensagem por Valdomiro em Ter 24 Fev 2009, 22:54

Clovis escreveu:Porém, será que ψυχης τε και πνευματος é paralelo de αρμων τε και μυελων? A construção das expressões é exatamente a mesma (TR), embora o TC traga ψυχης και πνευματος, omitindo τε. Se isto é significativo, não sei dizer (Valdomiro, help!).

Clovis, meu irmão... Vai desculpando teu irmão, pois somente agora vi esse quote ai em cima. Mas, como diz o velho ditado "antes tarde do que nunca..."

Até onde pude perceber o sentido não muda, mas o TR deixa mais facilmente compreensível, pois a expressão composta por dois "τε" como é o caso "τε ... τε" tem a idéia de "tanto ... como" ou "e ... e". Como a partícula é enclítica ele aparece logo após "ψυχης" e "αρμων", mas tanto num como no outro podem se entendidas em uma tradução como uma se estivesse na frente da expressão, que é o que normalmente acontece nas nossas traduções. Podendo ser entendidas como "E até penetra a divisão tanto da alma e do espírito como das juntas e das medulas"

Na Paz!
Valdomiro.
Clovis
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 253
Cidade/Estado : Medianeira, PR
Religião : Cristão
Igreja : O Brasil Para Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 16

Mensagem por Clovis em Dom 01 Mar 2009, 17:06

Paulo Cesar,

"Primeiramente, me desculpem, Norberto e Clovis pela demora."

Tome de volta a sua desculpa, pois também demorei.

Como disse desde o princípio, não sou o mais aguerrido dos tricotomistas. Então vou me limitar a ler e analisar o que escreveu.

Mas gostaria que considerasse o que argumentei sobre Hb 4:12.

Em Cristo,

Clóvis
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Dom 01 Mar 2009, 17:38

Paulo Cesar escreveu:Mas se somente o espírito se relaciona com Deus e não a alma, como explicar versículos como:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mc 12.30

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Lc 1.46, 47.

Quanto ao primeiro versículo acima (Mc 12.30), sendo a alma "a própria personalidade, interfaceia o espírito e o corpo" é dela que surgirá o sentimento de "amar a Deus" na forma recomendada.

Quanto ao segundo versículo (Lc 1.46-47), a alma de Maria engradecer ao Senhor é um sentimento. E o espírito dela se alegrar, tem sentido pois é por ele - espírito - que nos relacionamos com Deus.

Mas este versículo - repitarei a seguir - não está "listando" as duas palavras "alma" e "espírito" em favor a tricotomia do homem?

"Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador." (Lc 1.46-47)
.
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1100
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 13:40

Concordo com o amado NOrberto.
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

No ser humano, qual é maior a Alma ou o Espírito?

Mensagem por Pereira em Qua 29 Jul 2009, 17:00

No ser humano, qual é maior a Alma ou o Espírito?

Para responder a essa pergunta, creio ser necessária uma resposta as perguntas a baixo:

O espírito é uma entidade distinta da alma?

A alma é uma substância incorpórea e invisível do homem ou é somente o sangue?

No corpo humano pode essas duas substâncias atuar?
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Qua 29 Jul 2009, 18:06

Acredito que o espirito e alma estão na igualdade, na questão: "superioridade", exceto quando a alma está ligada ao corpo físico terreno.

A Alma de Jesus, ligada ao Seu Corpo físico terreno, estava em posição inferior ao Seu Espírito (Pai).
Ele disse: "O Espírito (Pai) é maior que Eu (Alma+corpo físico)

ApdD
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Seg 03 Ago 2009, 21:30

A amada,

Entende que a alma tem mente própria que distingue do Espítiro?
David
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 180
Cidade/Estado : João Pessoa - PB
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 7
Pontos de participação : 285

Mensagem por David em Seg 10 Ago 2009, 15:31

Paz do Senhor a todos

Eu andei lendo as postagens dos irmãos e fiquei aqui meditando...

Acreditar que o homem é formado de "duas partes" implica em crê no "sono da alma", após a morte do corpo... Assim, creio que para sabermos de que lado da "balança" o peso é maior, devemos observar como os escritores bíblicos trataram o pós-morte... Se eles ensinaram a consciencia, após a morte, é porque a visão tricotomista é a adotada pelo escritor bíblico, se ele tentar passar o "sono", a verdade tenderá mais para o lado "dico".

Para mim, a Escritura parece mostrar que há consciência após a morte do corpo, assim a tricotomia seria a resposta certa, para a pergunta do tópico!
Em Cristo

David
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Seg 10 Ago 2009, 20:09

O ensino Bíblico é que o homem é formado de três partes.

Hebreus 5:12 ...É mais penetrante do que uma espada de dois gumes, chegando à distinção da alma e do espírito, como que à junção de osso e medula....

Flavio da Silva
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Status : casado
Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Blumenau/SC
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 30

É uma questão complicada mesmo

Mensagem por Flavio da Silva em Qui 24 Maio 2012, 15:44

Tem um gráfico de Larkin que ele fez intitulado: 'The threefold nature of man' (A natureza tríplice do homem). Muito interessante onde mostra as 5 entradas do corpo: orelhas, olhos, lábio (paladar), nariz (o olfato) e mãos (o tato). As 5 entradas da alma Imaginação, Consciência, memória, razão, afeição. E a única entrada do espírito: a vontade.

E dentro do espírito ele desenhou o seguinte: fé, esperança, reverência, oração e adoração.

Deus nos abençoe nesta busca.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3182
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 10444

Mensagem por Vasuilvan em Sab 26 Maio 2012, 16:46

Pereira disse, há quase três anos atrás O ensino Bíblico é que o homem é formado de três partes.

Hebreus 5:12 ...É mais penetrante do que uma espada de dois gumes, chegando à distinção da alma e do espírito, como que à junção de osso e medula....

No meu entender esta passagem é muito frágil para sustentar a tricotomia. Se o objetivo, era demonstrar o quão poderosa é a palavra de DEUS, que poder há em separar duas coisa distintas... Se espírito e alma forem duas coisa distintas, qualquer um de nós poderia ter o mesmo poder da palavra de DEUS.

Apôs a morte, alma ou espírito retornam a DEUS.

Para acreditar em consciência após a morte, eu teria que desconsiderar boa parte das escrituras sagradas, acreditar na possibilidade de um segundo mediador entre o homem e DEUS, na possibilidade de MARIA poder levar minhas orações até DEUS.

A PAZ...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 22:43