F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+12
Pereira
Pr. Francisco Belvedere
Paulo Cesar
Vagner Luis
Norberto
Valdomiro
José Herminio
Davi
Dado Rezeck
Zilton Alencar
Fabricio Melo
Clovis
16 participantes

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?


    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 196
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por José Herminio Sex 12 Dez 2008, 09:04

    Norberto escreveu:.
    Clóvis e demais membros: sou "Trico" não leiam "Tricô" porque isso é coisa de velho... Shocked Very Happy

    José Herminio, agora é contigo que falo... Very Happy

    Discordo da sua afirmação que "somente há duas passagens onde há menção de alma e do espírito como separados...". Tenho num trabalho que elaborei, vários versículos além dos dois que você se referiu. Postarei todos aqui oportunamente.

    Finalizando, tenho entendimento de que:

    - ser humano: corpo, alma e espírito

    - animais irracionais: corpo e alma.

    Acho que estou complicando... mas citarei um versículo bíblico para meditação:

    "Jó 12.10"Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.


    Valeu, mais ainda que não está claro como as outras duas passagens já mencionadas, pela qual foi colocado as duas palavras lado a lado, ser vivente nesse contexto pode se referir somente aos animais já que está separado dos homens pois a eles a palavra usada foi espírito.

    []s.

    Vagner Luis
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 101
    Data de inscrição : 26/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Vagner Luis Sex 12 Dez 2008, 12:25

    Tenho uma posição semelhante ao do Fabrício, mas no momento não tenho tempo de explaná-la.

    Ao Norberto: Tricô não é coisa de velho...

    ... é coisa de velhinha

    Vagner Luis
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Norberto Sex 12 Dez 2008, 12:35

    .
    Entendi seu ponto de vista José Hermínio, mas, no versículo:

    Jó 12.10: Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.

    - "alma" relacionada a "todo ser vivente", inclui o ser humano porque este é um ser vivente.

    - já a relação de "espírito", limitou-se ao "gênero humano".
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por José Herminio Sex 12 Dez 2008, 13:55

    Norberto escreveu:.
    Entendi seu ponto de vista José Hermínio, mas, no versículo:

    Jó 12.10: Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.

    - "alma" relacionada a "todo ser vivente", inclui o ser humano porque este é um ser vivente.

    - já a relação de "espírito", limitou-se ao "gênero humano".

    Norberto,
    Se estivesse incluido, não haveria necessidade da parte dele colocar novamente, o espírito de todo o gênero humano, fica redundante e sem sentido, pois na primeira parte trata de todo ser vivente, esse texto é o que menos coopera para tricotomia: corpo/alma/espírito.

    []s.
    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Zilton Alencar Sex 12 Dez 2008, 14:37

    José Herminio escreveu:Norberto,

    Se estivesse incluido, não haveria necessidade da parte dele colocar novamente, o espírito de todo o gênero humano, fica redundante e sem sentido, pois na primeira parte trata de todo ser vivente, esse texto é o que menos coopera para tricotomia: corpo/alma/espírito.

    Amados, o texto coopera para a tricotomia somente no sentido do uso das palavras. No hebraico, foram usadas palavras distintas: nephesh (alma) e ruhach (espírito), que para o grego foram traduzidas para psiquê e pneuma.

    Logo, houve uma diferenciação.
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Paulo Cesar Sex 12 Dez 2008, 18:44

    Norberto escreveu:Jó 12.10: Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.

    - "alma" relacionada a "todo ser vivente", inclui o ser humano porque este é um ser vivente.

    - já a relação de "espírito", limitou-se ao "gênero humano".
    Sim, Norberto, limitou-se ao gênero humano, mas somente neste versículo, não em outros. Por exemplo:

    Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra? Ec 3.21

    A palavra aqui traduzida 'fôlego' (ruach) é a mesma palavra traduzida 'espírito' na passagem citada por você. Os animais também têm espírito. Smile


    Última edição por Paulo Cesar em Qua 17 Dez 2008, 20:06, editado 1 vez(es)
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por José Herminio Dom 14 Dez 2008, 13:06

    Zilton Alencar escreveu:
    José Herminio escreveu:Norberto,

    Se estivesse incluido, não haveria necessidade da parte dele colocar novamente, o espírito de todo o gênero humano, fica redundante e sem sentido, pois na primeira parte trata de todo ser vivente, esse texto é o que menos coopera para tricotomia: corpo/alma/espírito.

    Amados, o texto coopera para a tricotomia somente no sentido do uso das palavras. No hebraico, foram usadas palavras distintas: nephesh (alma) e ruhach (espírito), que para o grego foram traduzidas para psiquê e pneuma.

    Logo, houve uma diferenciação.




    Eu creio que não irmão, pois em outras ocasiões o homem e tratado como alma e em outras espírito, neste versículo os animais seriam alma e o homem espírito e todos estão na mão de Deus.
    Dado Rezeck
    Dado Rezeck
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 57
    Idade : 47
    Cidade/Estado : São Gonçalo do Sapucaí - MG
    Religião : Judeu Nazareno
    Igreja : Judaismo Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 0
    Data de inscrição : 11/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Dado Rezeck Seg 15 Dez 2008, 16:28

    1 Tessalonicenses 5.23: Espírito, Alma e Corpo...
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Paulo Cesar Qua 17 Dez 2008, 20:45

    Como não me classifiquei anteriormente, deixa eu fazer agora. Sou dicotomista.

    Gostaria de aproveitar a ocasião e fazer algumas perguntas aos tricotomistas.

    1) É possível ter percepção de que o nosso ser se divide em três partes?

    2) Por quais atividades a alma e o espírito são responsáveis? Por exemplo, o espírito se relaciona com Deus, etc.

    2) Para onde vão cada uma dessas três partes após a morte? O Zilton já nos mostrou sua opinião embora eu não tenho a menor idéia de onde ele a tirou. Smile

    E, para quem quer saber como um dicotomista trata certos versículos, vou fazer alguns comentários.

    E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. 1Ts 5.23

    Eu creio que este versículo está falando a respeito de todo o nosso ser e não que somos formados de partes distintas, tendo um corpo, uma alma e um espírito. Um pensamento similar pode ser visto em Lc 10.27, onde se fala que deve-se amar a "Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo". Aqui Jesus não está querendo dividir o homem em partes mas mostrando que todo o nosso ser deve ser dedicado ao amor a Deus.

    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4.12

    O primeiro erro que as pessoas cometem é pensar que aqui se fala da separação da alma do espírito. Não é isso. Antes, é da divisão da alma e da divisão do espírito. Da mesma forma, não é a divisão das juntas das medulas, até porque as duas não estão juntas para ser divididas.

    Nesse caso, o autor, por divisão da alma e do espírito, estaria, de forma enfática, apenas querendo dizer que a Palavra de Deus penetra no local mais íntimo do homem.
    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Zilton Alencar Qui 18 Dez 2008, 15:52

    Paulo César, gostei de suas opiniões e dos esclarecimentos acerca da visão dicotomista para explicar alguns versículos.

    Vou tentar, de conformidade com minha óptica, responder a duas das suas perguntas.


    Paulo Cesar escreveu:Sou dicotomista. Gostaria de aproveitar a ocasião e fazer algumas perguntas aos tricotomistas.

    2) Por quais atividades a alma e o espírito são responsáveis? Por exemplo, o espírito se relaciona com Deus, etc.

    Esta pergunta, já dei minha opinião a respeito em uma das postagens. Creio assim:

    Zilton escreveu:O corpo - desnecessário explicar - é o nosso "passaporte legal" para ingressarmos na vida terrena. Até o próprio Jesus precisou de um.

    A alma, portanto, é a porção principal do homem, sua personalidade, pois nela se encontra seu verdadeiro "eu", sendo ela o centro do intelecto, das emoções e da vontade. E é ela quem estará aguardando a ressurreição para o julgamento final, sofrendo no inferno ou gozando no paraíso.

    O espírito, porção que o próprio Deus concedeu ao homem, é o elemento de ligação entre o homem animal e o mundo espiritual. É o elemento que nos concede a noção da existência de um Ser Superior, e a consciência que nos delimita o que é certo e o que é errado diante deste Ser. Sem este espírito, viveríamos de forma idêntica aos animais, sem princípios éticos e morais.

    Paulo Cesar escreveu:3) Para onde vão cada uma dessas três partes após a morte? O Zilton já nos mostrou sua opinião embora eu não tenho a menor idéia de onde ele a tirou. Smile

    Não há muitos textos bíblicos para embasar as minhas opiniões, como já confessei aqui.

    Zilton escreveu: A bem da verdade, não tenho posição 100% definida em relação a este assunto. É de difícil compreensão, e a maneira que creio é uma forma de entendimento da doutrina tricótome associando o texto de Ec 12:1-7, que encerra um ciclo de vida dizendo que "o pó volta a terra e o espírito volta a Deus, que o deu". Assim sendo, sobra a alma.

    Podemos tentar entender a questão da seguinte forma: o texto fala de alguém que se esqueceu do criador e, em tese, não se reaproximou dEle (será?). Com a morte, o pó volta a terra. Muito bem, mas esta pessoa afastada do Criador teria seu espírito voltando a Deus?

    É claro que não podemos definir doutrina baseada em um único versículo, e muito menos se ele é vetero-testamentário (esta é a minha posição a respeito de qualquer doutrina: a igreja deve sempre se basear nos princípios neotestamentários), mas não há nenhuma outra menção de corpo/alma/ espírito "fragmentados", senão no texto de Eclesiastes.

    Vendo por este ângulo, e baseado neste texto único, imagino o espírito humano como algo inerente de Deus,e por conseguinte, forçosamente retorna para o seu "dono" após a morte e a fragmentação da tricotomia. Mesmo que não tenha sido por atropelamento de jamanta.

    Sobrou a alma. Esta vai para o paraíso, ou para o inferno, dependendo da vida do homem. Se morreu em Cristo, paraíso; caso contrário, inferno.

    Veja que minha posição não é definitiva. Apenas expus minha opinião, confessando ser muito tênue por carecer de base escritural. E há muito eu aprendi: "O que a Bíblia não ensina com clareza, não afirme com firmeza". Nesta área, estou aqui mais para aprender do que para ensinar.
    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Sáb 20 Dez 2008, 12:49

    Paulo Cesar,

    A propósito do tema, entre uma espera na sala de embarque, outra na esteira de bagagens, li "O poder latente da alma", de Watchmann Nee. Era uma dívida de leitura antiga, que resolvi salvar e se mais alguém leu e quiser deixar suas impressões sobre o livro, seria interessante.

    Como você deve saber, Nee era tricotomista "militante". No livro em questão, ele não argumenta muito em defesa dessa tese, o que diz ter feito na obra anterior "O homem espiritual". Mas escreve a partir do pressuposto da tricotomia (se a dicotomia é a verdade, todo seu argumento cai por terra e seu livro perde o sentido).

    As respostar que dou a seguir, é no calor do livro lido, não necessarimente é a minha posição (embora eu seja trico) e não sei se estou preparado para defendê-la. Mas vamos lá.

    Paulo Cesar escreveu:1) É possível ter percepção de que o nosso ser se divide em três partes?

    Individualmente, não. Nós nos vemos como uma pessoa e dico e trico não são percebíveis pelo indivíduo. Porém, muitas religiões e doutrinas extra-cristã tem a percepção da existência, não apenas da alma, mas de um poder latente que visam explorar.

    Paulo Cesar escreveu:2) Por quais atividades a alma e o espírito são responsáveis? Por exemplo, o espírito se relaciona com Deus, etc.

    Segundo Nee, o corpo se relaciona com o mundo, o espírito com Deus e a alma consigo mesmo. A alma é a própria personalidade, interfaceia o espírito e o corpo.

    Paulo Cesar escreveu:2) Para onde vão cada uma dessas três partes após a morte? O Zilton já nos mostrou sua opinião embora eu não tenho a menor idéia de onde ele a tirou. :)

    No livro em questão, Nee não trata da escatologia própria. Mas minha opinião é que "onde o espírito vai, a alma vai atrás". Mas não confie muito que eu saiba dizer de onde eu tirei isso, além de Hb 4:12.

    Paulo Cesar escreveu:Eu creio que este versículo está falando a respeito de todo o nosso ser e não que somos formados de partes distintas, tendo um corpo, uma alma e um espírito.

    Conheço este argumento e o considero válido. Mas me parece tão simplista quanto a dizer que o homem tem uma tríplice natureza porque tem um verso que fala de espírito, corpo e alma.

    Paulo Cesar escreveu:O primeiro erro que as pessoas cometem é pensar que aqui se fala da separação da alma do espírito. Não é isso. Antes, é da divisão da alma e da divisão do espírito. Da mesma forma, não é a divisão das juntas das medulas, até porque as duas não estão juntas para ser divididas.

    Taí um ponto de vista novo. Se for realmente um erro acreditar que o texto trata da separação entre alma e espírito, reconheço meu erro. Pois sempre "li" assim essa passagem. Vou investigar este ponto, pois me parece um argumento e tanto.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Norberto Sex 26 Dez 2008, 15:05

    .
    Como havia prometido, eis alguns versículos que fiquei de trazer neste tópico:

    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.23-24 RC)

    A nossa comunhão com Deus é espiritual, ou seja, devemos vivificar o nosso espírito. O pecador que não aceitou a Jesus de todo o coração como seu Senhor e Salvador está com o seu espírito mortificado, ou seja, está sem comunhão com Deus.

    A Bíblia nos orienta como podemos vivificar o nosso espírito. No capítulo 3 de João, Jesus disse a Nicodemos que seria necessário nascer de novo para se herdar a vida eterna (ver o Reino de Deus).

    Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
    O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
    (Rm 8.14, 16 RC)

    Veja que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e isso acontece quando alcançamos a salvação em Cristo Jesus. Não é com a nossa alma nem com o nosso corpo que o Espírito Santo testifica porque a relação (comunhão) com Deus é através do nosso espírito, o qual é vivificado quando aceitamos a poderosa Palavra de Deus.


    Outros versículos:

    Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. (1 Samuel 1.15 RC)

    Por isso, não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. (Jó 7.11 RC)

    Este versículo já citei neste tópico:

    Quem não entende por todas estas coisas que a mão do SENHOR fez isto, que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana? (Jó 12.9-10 RC)

    Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade. Aborreço aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR. Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. (Salmos 31.5-7 RC)

    Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. (Isaías 26.9 RC)

    Porque para sempre não contenderei, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se enfraqueceria, e as almas que eu fiz. (Isaías 57.16 RC)

    Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, (Lucas 1.46-47 RC)

    E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5.23 RC)

    Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12 RC)

    Aqui entendemos que a divisão de que trata este versículo, se refere à divisão espiritual do homem, isto é, dividindo a alma do espírito, podemos entender melhor, quando ouvimos alguém dizer que está em atrito interior, deseja algo, mas sabe que não deve fazer, ou então quando o corpo físico esta bem, mas mesmo assim se sente desanimado, triste, amargurado. Isso mostra uma vida espiritual superior ao estado da alma, é o caso do Salmo 43.5: “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu.”
    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Sáb 27 Dez 2008, 01:36

    Paulo,

    Você escreveu:

    Paulo Cesar escreveu:O primeiro erro que as pessoas cometem é pensar que aqui se fala da separação da alma do espírito. Não é isso. Antes, é da divisão da alma e da divisão do espírito. Da mesma forma, não é a divisão das juntas das medulas, até porque as duas não estão juntas para ser divididas.

    E eu respondi:

    Clovis escreveu:Taí um ponto de vista novo. Se for realmente um erro acreditar que o texto trata da separação entre alma e espírito, reconheço meu erro. Pois sempre "li" assim essa passagem. Vou investigar este ponto, pois me parece um argumento e tanto.

    Não estou com o tempo necessário a uma análise que seu argumento merece, mas por ora adianto o que segue. Sei que temos pessoas aqui que podem nos ajudar com o grego.

    1. Parece que seu argumento depende de que as expressões "alma e espírito" e "juntas e medulas" sejam paralelas. Assim, alma e espírito seriam divididas da mesma forma que juntas e medulas. Como estas últimas não estão ligadas, alma e espírito não são distintos(!?).

    Porém, será que ψυχης τε και πνευματος é paralelo de αρμων τε και μυελων? A construção das expressões é exatamente a mesma (TR), embora o TC traga ψυχης και πνευματος, omitindo τε. Se isto é significativo, não sei dizer (Valdomiro, help!).

    Contudo, há um sentido em que as duas expressões não podem ser paralelas para que o dicotomismo prevaleça aqui. Pois juntas e medulas são, indiscutivelmente, duas partes do corpo humano, perfeitamente identificáveis e com funções distintas. Tomados neste sentido, alma e espírito também seriam distintas entre si.

    2. O termo dividir utilizado em Hb 4:12 é μερισμου, que significa "divisão, repartição, separação ao ponto de rachar ou dividir totalmente" (Strong). O termo deriva de μερος que por sua vez indica "parte devida ou designada a alguém" e "uma das partes constituintes de um todo" (Strong). Assim, o pródigo pediu "dá-me a parte [μερος] dos bens que me cabe" (Lc 15:12), a Jesus "apresentaram um pedaço [μερος] de peixe" (Lc 24:42), no Calvário "tomaram-lhes as vestes, e fizeram quatro partes [μερος]" (Jo 19:23), Paulo sabia que "uma parte [μερος] do Sinédrio se compunha de saduceus" (At 23:6) e no derramar da sétima taça "a grande cidade se dividiu em três partes [μερος]" (Ap 16:19). Dividir, portanto, é tomar um todo e transformá-lo em pelo menos duas partes. Se o espírito é dividido, então ele seria particionado? A menos que falemos em termos hipotéticos, teremos que reconhecer que o espírito perderia a unidade ao ser dividido. Mas falar em termos hipotéticos parece ir contra a intenção do autor que é enfatizar o poder cortante da Palavra.

    Por ora, foi o que consegui pensar a respeito. Havendo mais, posto oportunamente.

    Em Cristo,

    Clóvis
    avatar
    Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 459
    Idade : 41
    Cidade/Estado : PR
    Religião : Protestante
    Igreja : Metodista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 285
    Data de inscrição : 03/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Pr. Francisco Belvedere Sáb 27 Dez 2008, 08:49

    Uma coisa interessante: A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. DEus é Pai, Filho e Espírito Santo. Ai vemos a descrição tricotomista: Corpo, alma e Espírito. Uma vez na Escola Dominical eu para tentar Explcar a Santissima Trindade eu usei esse exemplo. O filho seria o Corpo ou melhor, a manifestação visivel, o Pai a Alma ( a Mente, a personalidade) e o Espirito Santo, o espirito. Os tres formando um unico Deus, assim como corpo, alma e Espírito formando um unico ser humano.

    Apenas uma divagação.
    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Sáb 27 Dez 2008, 11:32

    Francisco e irmãos

    Eu ainda não vi uma analogia da Trindade que seja realmente boa, o que é compreensível. Mas para a tricotomia, que defendo fracamente aqui, gosto da analogia do ovo.

    O ovo, sabemos é constituído de três partes: gema, clara e casca. No entanto, referimo-nos a ele como uma unidade, ovo. Porém, algumas vezes falamos como se o ovo fosse apenas o interior (gema + clara). Na cozinha, por exemplo, falamos em descascar o ovo e quando o sujeito no boteco pede um ovo cozido, daqueles imersos em vinagre, está se referido ao ovo sem casca.

    Também sabemos que uma pessoa habilidosa (minha mulher é um exemplo, eu não), pode separar a clara da gema e da casca. E quando a pessoa come um bolo em que o glacê foi feito com essa clara, diz "a cobertura tem ovo".

    Então, embora se possa se referir a apenas um constituínte ou a dois deles como sendo a totalidade, o ovo é tricotômico. Dessa forma, vejo que 1Ts 5:23 fala da totalidade do homem, alguns passagens falam do corpo e do espírito, outras do corpo e da alma e Hb 4:12 de alma e espírito, de forma que não há contradição entre elas. Assim, o dicotomista pode ver com naturalidade as passagens dicotômicas e cabe aos tricotomistas demonstrar que as passagens tricotômicas não o são de fato.

    É como vejo a questão, ainda com um pé no tricotomismo e o outro levantado, mas ainda não sobre o outro lado da linha.

    Em Cristo,

    Clóvis
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Paulo Cesar Ter 24 Fev 2009, 09:44

    Primeiramente, me desculpem, Norberto e Clovis pela demora.

    Bem, vamos lá.

    Já citei um versículo (Ec 3.21) onde se diz que não apenas o homem mas também os animais têm espírito, dificultando assim a visão tricotomista, de que o espírito se relaciona com Deus. Na verdade, este versículo favorece a idéia de que as duas palavras, alma e espírito, são usadas intercambiavelmente, como inclusive pode ser notado em Jo 12.27 (Agora a minha alma está perturbada) e Jo 13.21 (Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito).

    O Clovis disse que o corpo se relaciona com o mundo, o espírito com Deus e a alma consigo mesmo. A alma é a própria personalidade, interfaceia o espírito e o corpo. Diante da pergunta 'Para onde vão cada uma dessas três partes após a morte?' ele diz que onde o espírito vai, a alma vai atrás. Mas aí fica a pergunta: qual será a função da alma na eternidade se não haverá mais um corpo se relacionando com o mundo?

    Mas se somente o espírito se relaciona com Deus e não a alma, como explicar versículos como:

    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mc 12.30

    Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Lc 1.46, 47.

    Neste último versículo, além de podermos notar que a alma e o espírito cumprem o mesmo papel (pois uma palavra foi usada no lugar da outra), Maria certamente não estava percebendo que sua alma estava fazendo uma coisa e seu espírito outra, pois o homem só é capaz de perceber que tem uma parte material e outra imaterial.

    A opinião, portanto, de que somente o espírito se relaciona com Deus não pode estar correta.

    E, ainda, a Bíblia diz que inclusive Deus tem uma alma:

    Porventura por estas coisas não os castigaria? diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de nação tal como esta? Jr 9.9

    Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Is 42.1

    Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hb 10.38.

    A alma de Deus teria qual função diferente da Seu espírito? E, se a alma é a interface entre o corpo e o espírito, a alma de Deus seria a interface entre Seu Espírito e o quê? E como fica a doutrina da Trindade com a aparição deste quarto elemento?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Valdomiro Ter 24 Fev 2009, 22:54

    Clovis escreveu:Porém, será que ψυχης τε και πνευματος é paralelo de αρμων τε και μυελων? A construção das expressões é exatamente a mesma (TR), embora o TC traga ψυχης και πνευματος, omitindo τε. Se isto é significativo, não sei dizer (Valdomiro, help!).

    Clovis, meu irmão... Vai desculpando teu irmão, pois somente agora vi esse quote ai em cima. Mas, como diz o velho ditado "antes tarde do que nunca..."

    Até onde pude perceber o sentido não muda, mas o TR deixa mais facilmente compreensível, pois a expressão composta por dois "τε" como é o caso "τε ... τε" tem a idéia de "tanto ... como" ou "e ... e". Como a partícula é enclítica ele aparece logo após "ψυχης" e "αρμων", mas tanto num como no outro podem se entendidas em uma tradução como uma se estivesse na frente da expressão, que é o que normalmente acontece nas nossas traduções. Podendo ser entendidas como "E até penetra a divisão tanto da alma e do espírito como das juntas e das medulas"

    Na Paz!
    Valdomiro.

    Conteúdo patrocinado


    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? - Página 2 Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 23:21