Gerson a paz do Senhor!
Vou procurar manter o assunto do tópico, livre-arbítrio. O mais importante aqui é a bíblia, então como alguns (em especial calvinistas) defendem que não existe livre arbítrio eu lancei o verso de Ezequiel para mostrar que além dos muitos versos que reforçam o livre arbítrio, este de Ezequiel leva a concluir que o home tem livre arbítrio.
Acontece que a maneira como você me apresentou que crê no livre arbítrio humano, é um problema, e pra mim uma crença que leva a dupla predestinação. Todavia como disse, irei me concentrar no arbítrio.
Veja o que você diz aqui:
Os arminianos tem essa tese de dizer que Deus não pode escolher os seus
Percebo no seu argumento que você afirma que Deus escolheu os seus (predestinação) na eternidade. Sendo assim automaticamente se resulta em dupla predestinação irmão. Deus escolheu alguns, os que ELE não escolheu rejeitou, logo são predestinados ao inferno.
E você ainda me vem e confirma que estes não tem livre arbítrio, ou seja estão predestinados à morte e ponto.
Mais oque os arminianos não conseguem entender, é que essas pessoas, que eles alegam ter livre-arbítrio, estão mortas em seus pecados,
Mais uma vez eu lhe afirmo que o arminianismo clássico defende que o livre arbítrio é restaurado pela pregação da palavra, logo não são todos que tem livre-arbítrio. Para estes arminianos (que não é o meu caso pois creio no arbítrio desde o nascimento), é por meio da palavra de Deus que o homem tem seu livre-arbítrio restaurado. Só estou lhe mostrando que você está com uma informação equivocada neste sentido do arminianismo.
Pela ciencia da Vida, vemos com clareza que só os vivos tem liberdade de escolha; Ou seja: O Dom da liberdade é um talento da Vida, e não da morte!
Como pode um morto escolher algo? Simplesmente não pode, pois o tal não tem esta liberdade, não tem essa opção de escolha!
Agora reflita sobre isso. Em Efésios 2 do verso 1-6 Paulo afirma que os que irão se salvar
estavam também mortos nos delitos e pecados assim como os ímpios que deliberadamente rejeitam a Deus. Ou seja, também eram espiritualmente mortos. Então irmão, se os salvos também estavam mortos espiritualmente, como poderiam ter tal liberdade sendo que a situação deles era a mesma, mortos espiritualmente?
Ai vem você e diz:
E outra coisa: Seguindo novamente a ciencia da natureza e da criação de Deus, faço a seguinte pergunta:
Existe a possibilidade, que alguém consigua fazer acepção de pessoas que ainda não existam?
Ora irmão, Deus diz ter criado o homem a Sua imagem e semelhança. Perceba que de acordo com o raciocínio acima de Efésios, você pode me dizer (parecido com os calvinistas) que Deus pela sua soberana vontade escolheu alguns para salvar (para ter vida), contudo é impossível negar que Deus condenou os outros então à perdição desde o nascimento. Pois se eram todos cegos, no sentido de serem pecadores e mortos espiritualmente, então é preciso Deus soberanamente lançar uma graça irresistível para que alguns se salvem...? Você precisa mesmo explicar como isso não leva a dupla predestinação?
Porque, uma coisa é você fazer acepção de pessoas existentes; Outra coisa é você conseguir fazer acepção de pessoas inexistentes!
Meu irmão, suponhamos que eu e você somos réprobos. Eu existo e você também, ou não? Então, não me leve a mal, mas esta de pessoas que existem não existir para justificar que não é acepção não funcionou.
Se o arbítrio é restaurado pela Palavra de Deus, então porque não concorda comigo?
Na verdade eu sou arminiano, mas não creio assim. Só estava querendo lhe mostrar que no arminianismo clássico é assim.
Porque primeiro a palavra nos dá a Vida, e pela Vida o homem alcança liberdade de escolha.
Ao que entendi, você mesmo confirmou (ou não) que a palavra irá chamar somente os eleitos para salvação. Mas você nega a dupla predestinação. De acordo com a sua teologia se em uma pregação, tivéssemos um eleito para salvação, (que ainda não se converteu) e um que está morto como você diz (réprobo), o eleito irá ser vivificado pela pregação porque é eleito, logo o outro não por não ser eleito. Isso não coloca o segundo como réprobo de Deus,
já destinado ao inferno? Armínio prega que Cristo restaurou o arbítrio de "todos" os pecadores,
Não. O Arminianismo não prega assim. Existe um site chamado arminianismo.com, do Paulo César, já citado aqui neste fórum. Se você quiser, faça uma visita lá para ler alguma coisa sobre isso.
É a Vida que nos dá o direito de Livre-arbítrio, e no tocante ao arbítrio para Salvação, essa liberdade só a tem que está Vivo no Senhor!
Em outras palavras só tem liberdade para ser salvo quem já foi escolhido para ser salvo? Hum!! Um tanto conveniente.
A condenação não é fruto de predestinação, mais sim fruto do arbítrio de um só homem!
Piorou irmão. Se vamos fazer uma exegese da palavra da maneira que você expõe, todos os homens já não são todos os homens. Veja:
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
Romanos 5:12O apóstolo está dizendo que o pecado entrou no mundo por um homem,
não a condenação. Por causa do pecado veio o juízo de Deus que resulta em morte, e esta veio a todos os homens, pois afinal de contas todos pecaram.
Não quero dizer que estou certo irmão, mas apenas conjecturando idéias contigo para lhe mostrar que há uma inconsistência na teologia do livre arbítrio e logo predestinação
apresentadas por você.Graça e paz!