F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O Milênio

Ernesto
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1728
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 202
Pontos de participação : 4931

O Milênio Empty O Milênio

Mensagem por Ernesto em Sab 28 Dez 2019, 16:59

O MILÊNIO
Ernesto K. Menslin

A palavra “Milênio” não existe na bíblia, apenas menciona um período de mil anos, que dará lugar a vários acontecimentos. Antes, porém, vamos recapitular um pouco do que acontecerá ao inicio do milênio.

No estudo anterior estudamos até a volta de Jesus, cuja vinda será gloriosa, com todos os seus anjos e visto por todos, inclusive pelos ímpios, que procurarão se esconder, porque não suportarão a presença do filho de Deus, e todos morrerão pelo esplendor da Sua Glória.

Os anjos vêm á frente de Jesus até a terra, para buscar os que morreram em Cristo.

Já lemos em I Tess. 4:13 em diante. Os santos mortos ouvirão a voz da trombeta do arcanjo Miguel ( Jesus) e ressurgirão de onde estavam até então. Ressuscitarão todos saudáveis, todos voltarão com seus corpos glorificados, os idosos voltarão rejuvenescidos, e os santos que se acharem vivos nessa ocasião, (que não provaram a morte) serão também transformados num abrir e fechar de olhos.

Os que se prepararam para a vinda de Jesus, todos, juntamente com os anjos enviados do céu para buscar os remidos subirão a encontrar o Senhor Jesus nos ares. Este é o arrebatamento que a bíblia fala.

Os ímpios todos, desde os tempos de Caim, até o ultimo que irá morrer com a volta de Jesus, permanecerão mortos até que os mil anos se acabem. Apoc.20:5-6. Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição, sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.

PARA ONDE IRÁ CRISTO COM OS SANTOS?

Em João 14:1-3 Jesus disse: Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai tem muitas moradas se não fosse assim, não vo-lo teria dito; vou preparar-vos um lugar, e se eu for vos levarei para mim mesmo, para onde eu estiver estejais vós também.

Jesus levará os santos para o céu. É onde está o trono de Deus? Não. Ele disse que tem muitas moradas, e que iria preparar um lugar.

Hebreus 11:16 diz: Mas agora desejam uma melhor, que é a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar Seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Como se chama essa nova cidade? Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Abraão, no seu tempo esperava ansioso pelo dia do arrebatamento para poder morar naquela cidade. Heb. 11:10 diz: Porque esperava a cidade que tem fundamentos a qual o artífice e construtor é Deus.

O Apostolo João escreve no Apoc. 21: 2 dizendo: E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém que de Deus descia do céu, adereçada como esposa ataviada para o seu marido.

Segundo a bíblia, este lugar, a santa cidade Não é exatamente onde habitam os anjos, ou o lugar onde se encontra o trono de Deus, porque todos, os que habitam no céu dos céus são espirituais, e nós seremos corpos glorificados, preparados para viver-mos, depois dos mil anos em nosso mundo restaurado ( Nós nunca seremos anjos). Em apoc. 21:3-4 João diz: E ouvi uma grande “voz do céu”, que dizia; “Eis aí” o tabernáculo de Deus com os homens, pois, com eles habitará, e, eles serão, o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o Seu Deus. E Deus limpará dos seus olhos toda a lagrima, e não haverá mais mortes, nem pranto, nem clamor nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

“Eis aí”, Essa voz surgiu de outro lugar. Apontando o local que Jesus preparou para os remidos.

Pelo verso acima concluímos que no local dos remidos não haverá templo, mas sim, um tabernáculo. Templo é a eterna morada divina e tabernáculo é o lugar em que Deus virá se encontrar com seus filhos. Será onde nos reuniremos com Jesus.

A VIAGEM ESPACIAL

Depois do glorioso encontro com Jesus nos ares, Ele conduzirá todos á santa cidade, a nova Jerusalém. Onde fica esta cidade? A bíblia não menciona. Certamente está girando como o nosso planeta no espaço sideral, porque a cidade é um pequeno planetóide, segundo o Apoc.21:9-27 descreve a composição do material com a qual ela foi construída e também dá as dimensões, que são doze mil estádios. São três mil estádios de cada lado, porque os lados da cidade eram iguais Há estádios de várias medidas. No tempo de João o mais usado foi o romano. Tem aproximadamente 185 metros cada. (Lucas 24:13 mediram a distância em estádios ). Não se sabe se o anjo que relatou a João tem usado essa medida. O tamanho para nós não é o importante, o que importa é que tenhamos um lugar dentro dela. É bom ler e reler essas passagens todas para poder gravar bem. Porque, esta mesma cidade descerá no fim do milênio á esta terra.

Os santos não ficarão ociosos enquanto estiverem no céu. ( dentro da santa cidade)Apoc.20:4 diz, E vi tronos e assentaram-se sobre eles, e foi lhes dado o poder de julgar...... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Parece utopia não é? Os salvos julgando os ímpios? Deixemos Paulo responder. ICor. 6:1-3 diz. Ousa algum de vós, tendo algum negocio contra o outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos irão julgar o mundo? Ora se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida?

Como será o julgamento, e qual o critério que terão como base? Lembremo-nos que os ímpios já foram julgados com um juízo investigativo. Quando Jesus buscar os remidos, eles já estarão selados e separados dos ímpios, e os ímpios reconhecerão que estão perdidos. Se não houvesse um juízo antes de Jesus vir, ninguém sabia quem era quem. O primeiro juízo foi separar os santos dos ímpios. Mat. 24:30-31 diz, Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Portanto cada um já saberá a que classe haverá de pertencer.

Mas que tipo de juízo os santos vão fazer? Deus quer as coisas bem transparentes, para que durante a eternidade ninguém possa duvidar da justiça divina. O juízo que os santos farão, não será condenar os ímpios. Mas tirar dúvidas quanto ao juízo de Deus. Exemplo: O meu pai, na minha infância, eu o conhecia como ateu.

Muitas vezes ouvimos ele proibir que se falasse sobre Deus, porque dizia ele, Deus não existe. Mas, para mim ele foi um pai extremamente zeloso, muito bom pai. Eu conhecia só uma face da sua vida, a outra face para mim era oculta.

Quando eu chegar ao céu será uma grande e agradável surpresa ver meu pai entre os remidos. Mas, se ele não estiver eu fico triste por não encontra-lo. Então eu vou ao anjo relator e pedir o relato de toda a vida do meu pai. E eu conhecerei a outra face que para mim era oculta. E, por mim mesmo reconhecerei que o juízo de Deus foi justo, porque não havia condições de estar entre os santos.

Assim fará cada remido com os seus queridos, quem não estiver ali, certamente não foram merecedores.

Quando tivermos passado em revista a todos aqueles a quem queremos bem, então nós mesmos dizemos; Justo é tu, Ó Deus, porque eles não mereciam a salvação. E por toda a eternidade viveremos felizes e tranqüilos, porque temos certeza que o nosso Deus é um Deus de justiça e de amor. Não que haja desconfiança da parte dos remidos para com Deus, mas para tirar toda duvida das calunias que Satanás inventou contra a divindade.

Durante esses mil anos a terra permanecerá vazia e desabitada.

Em Jeremias 4:23-26 diz: Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia, e os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo, e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves dos céus tinham fugido.

Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.

Apocalipse 6:14 -17 confirma as predições de Jeremias dizendo: E o céu retirou-se como um livro que se enrola, e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes e os ricos e os tribunos, e os poderosos e todo o servo, e todo o livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Porque é vindo o grande dia da sua ira, e quem poderá subsistir?

Isaias também profetizou a destruição da terra. Isaias 24:1-6 diz: Eis que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície e dispersa os seus moradores. E o que sucede ao povo sucederá ao sacerdote, ao servo como ao seu senhor, a serva como a sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.

De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra.

A terra pranteia e se murcha, o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as minhas leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, e os que habitam nela, serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão.

Os poucos homens que irão restar serão os remidos que sobem com Jesus.

A terra estará reduzida a um estado caótico, será um montão de ruínas. No Apocalipse 6 lemos que, o céu desaparecerá como um rolo que é enrolado; as montanhas serão removidas de seus lugares, e a terra ficará em estado de escuridão, ou envolto em trevas.

Mas, por quanto tempo a terra permanecerá neste estado de trevas?

Em Apocalipse 20: 1-3 nos diz; e vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pos selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. Até a morte de Jesus Satanás ainda se deslocava e saia até fora do nosso planeta, com plenos poderes como príncipe deste mundo. Jô 1:6-7. Depois da morte de Jesus, já lhe foi restringido seu poder externo. Depois da volta de Jesus ele ficará retido sem poder algum. O anjo descerá do céu e virá a esta terra para prender Satanás e seus anjos aqui.

O termo abismo já foi aplicado a esta mesma terra, Gênesis 1:1 quando a terra não havia ainda a sua luz, era um estado caótico, escuro e desabitado. Neste estado ela permanecerá durante mil anos. Esta será a tenebrosa prisão de Satanás durante este período.

Aqui, por entre as ossadas dos ímpios mortos, e dos que sofrerão a morte por ocasião da segunda vinda de Cristo. As cidades destruídas, e os destroços e ruínas de toda pompa e poder deste mundo. Satanás terá oportunidade de refletir nos resultados de sua rebelião contra Deus.

Em Isaias 24:19-22 confirma a morte dos ímpios e depois de algum tempo voltarão a viver. Dizendo: De todo será quebrantada a terra, de todo se romperá a terra, e de todo se moverá a terra. De todo vacilará como um ébrio, e movida e removida como a choça, e a sua transgressão se agravará sobre ela, e nunca mais se levantará. E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias. ( Os mortos ficarão sepultados debaixo dos montões de escombros).

Esta profecia deixa bem claro que os ímpios permanecerão mortos na terra, para depois de muitos dias eles ressuscitarem. Apocalipse 20:5 diz: Os outros mortos não ressuscitaram, até que os mil anos se acabaram.

No principio do milênio há a ressurreição dos justos, e no fim do milênio acontecerá a ressurreição dos ímpios. (São as duas ressurreições ás quais Jesus se referiu em João 5:28-29 ).

No fim do milênio, os santos voltarão para esta terra. Em Zacarias 14:4 diz: E naquele dia estarão os meus pés sobre o monte das oliveiras que está defronte de Jerusalém para o oriente, e o monte das oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente e haverá um vale muito grande e metade do monte se apartará para o norte e a outra parte dele para o sul..... Então virá o Senhor meu Deus e todos os santos contigo, ó Senhor.

João em Apocalipse 21:1 em diante diz: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E, eu, João vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, como uma esposa ataviada para o seu marido. E vi uma grande voz do céu que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Quando terminarem os mil anos, os santos voltarão com Jesus, mas dentro da Nova Jerusalém. O alicerce da cidade descerá incrustada naquele vale que se abriu pelo terremoto no monte das oliveiras. Vejamos a estrutura da cidade. Apoc. 21: 10 em diante diz: E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. V12. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escrito sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. Com a decida da cidade a luz volta a terra e os ímpios ressuscitarão. Apoc. 20:5 primeira parte. Os restantes dos mortos não ressuscitaram até que se completassem os mil anos.

Continua no verso 7. Quando, porém se completarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão e sairá a seduzir as nações, que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, afim de reuni-las para a peleja, o numero dessas é como a areia do mar.

Os três acontecimentos serão simultâneos. A descida da cidade, a ressurreição dos ímpios, e automaticamente Satanás e seus demônios, que até então estarão presos nesta terra, serão soltos, porque terão plena liberdade entre os ímpios recém – ressuscitados, levando-os para o ultimo e grande engano, Satanás irá prepará-los para a conquista da santa cidade.

Os ímpios ressuscitarão assim como morreram, velhos, aleijados, com todo tipo de enfermidades. Satanás enganará os ímpios dizendo que foi ele quem os ressuscitou, se coloca como autor do milagre da ressurreição dos ímpios. A cidade santa com todos os remidos estará entre eles no Monte das Oliveiras, mas não poderão ser tocados, porque os altos muros cercam a cidade.

Satanás se colocará como líder direto dos ímpios, Arregimentando-os para tomar de assalto a santa cidade, convencendo-os da única oportunidade que eles tem para se curarem de suas enfermidades, porque ele sabe que no meio da praça daquela cidade corre um rio de águas cristalinas que são as águas da vida. E junto ao rio está a arvore da vida cujas folhas são para saúde das nações. Só ali está a solução para todos os seus problemas.

Os ímpios habitarão em volta da santa cidade por pouco tempo, o quanto, a bíblia não relata.

Preparam-se para a batalha final, mas ali será o seu fim. Apocalipse 20:9 diz: Marcharam sobre a largura da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade amada, desceu, porém, fogo do céu, e os consumiu.

Os ímpios de todos os tempos estarão ali reunidos e serão queimados. Malaquias 4:1-3 diz: pois, eis que vem o dia que arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz, nem ramo. ( Eles não ficarão no fogo do inferno penando eternamente, porque serão queimados e deles não restará nada.)

Para os remidos que estarão dentro da santa cidade Ele diz: Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação debaixo das suas asas; saireis, e saltareis como bezerros soltos da estrebaria e pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo da planta de vossos pés, naquele dia que prepararei diz o Senhor dos exércitos.

Nota do escritor.

Amados irmãos em Cristo; aqui vai o estudo sobre os mil anos após a volta de Jesus. Este estudo está de acordo com a palavra de Deus. Há varias outras interpretações, muitas igrejas pregam sobre este assunto. Mas não tem consistência bíblica, eles se apoiam em uma ou duas passagens, sem apoio do restante da bíblia. Segundo alguns; os mil anos serão de paz e felicidade aqui na terra, e todos os pecadores terão uma segunda oportunidade. Outros ensinam; que haverá, após a vinda de Jesus mais sete anos, e que, os que ficarem não vão morrer, mas terão de enfrentar a besta, e os que saírem vitoriosos, serão salvos pelo seu próprio sangue. Isto significa que o sacrifício de Cristo para eles foi desnecessário, julgam ser salvo pelas obras. São doutrinas que Satanás inventou para desviar a nossa esperança de Cristo para nós mesmos.

Que a graça de nosso Senhor Jesus esteja em vós amém.

Ernesto K. Menslin

Data/hora atual: Seg 27 Jan 2020, 12:57