por Aldo Maro Ferraro Qua 30 Jan 2019, 19:07
Caros confrades
Me perdôe, Clébio, mas devo divergir da tua colocação!
Na minha compreensão, existe uma impropriedade na redação do Genesis pela utilização do vocábulo “dia”, seria mais adequado o termo “época”, pelos seguintes motivos:
Há que se notar, logo de início, que “dia”, tal como o percebemos, é o período que transcorre para uma revolução (rotação completa) do nosso planeta Terra. Vai daí que:
1- “No PRINCÍPIO Deus criou o céu e a terra” (Gen 1: 1), destaque-se: “NO PRINCÍPIO”. O dia somente passou a existir após a criação das galáxias, dos planetas, dos astros (sóis) e demais corpos celestes. Em consequência, não faz sentido dizer que Deus criou o mundo (o universo) no período do primeiro dia, simplesmente porque não havia dia.
2- A duração do dia, rotação completa, é diferente pera cada planeta e depende de seu tamanho e de seu “spin” (velocidade de rotação). Como Deus é o criador de todo o universo, não saberíamos o dia de que planeta deva ser considerado nos demais atos da criação.
3- Se em lugar de “dia” considerarmos “época” torna-se compatível a teoria religiosa do criacionismo com a teoria científica do evolucionismo. Eis que ao longo de várias épocas Deus QUIS criar continuamente. A ciência parte de Deus, foi criada por Deus.
4- O universo (tudo) continua em evolução, logo, a criação não terminou. Deus continua no comando das evoluções pois a ciência não pode se opor à vontade de Deus.
Isto posto, respondo à indagação inicial proposta por Gilcimar, a quem saúdo. Nenhuma relação existe entre os dois atos apontados; a santificação do Sábado se refere ao calendário hebraico considerando o dia como nós, terráqueos, o percebemos.
Deus Pai, revelado por Jesus, nos abençoe. Aldo