F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


3 participantes

    Quem matou o casal ?

    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 491
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1020
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Quem matou o casal ? Empty Quem matou o casal ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Seg 25 Jun 2018, 22:12

    Aquela que é certamente a mais chocante e estarrecedora passagem do Novo Testamento: Atos 5:1-10. Quem matou Ananias e Safira?
    Chocante pela violência, em que pese o breve relato. Estarrecedora porque situada no NT, quando Jesus já havia desfeito aos hebreus a concepção de Yaveh, Deus dos Exércitos, e revelado o caráter pacífico de Abba, Deus Pai.
    A fim de buscar uma coerência na citada passagem, é necessário considerar que os primeiros a aderirem a Jesus foram hebreus; os apóstolos não eram Cristãos e sim os primeiros Judeus Messiânicos, fieis às tradições judaicas e ainda sob influência do entendimento de um Deus capaz de matar, mas que aceitaram Jesus como sendo o messias preconizado.
    Atualmente a comunidade de Judeus Messiânicos é ainda pequena, mas nota-se um crescimento; atualmente são acima de 300 mil, mais de 10 mil deles vivem em Israel, sendo que há várias sinagogas messiânicas no Brasil.
    Eis pois ser compreensível que os apóstolos, embora seguidores de Jesus, conservassem ainda a ideia de Yaveh capaz de punir com a morte.
    Que tenha sido Deus Pai a mata-los é impossível pois contraria todo o ensinamento de Jesus.
    Permanece a questão: o casal realmente morreu? Quem matou o casal?

    Deus Pai nos abençôe, Aldo
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Ernesto Ter 26 Jun 2018, 11:15


    Aldo Maro diz:

    Aquela que é certamente a mais chocante e estarrecedora passagem do Novo Testamento: Atos 5:1-10. Quem matou Ananias e Safira?

    Ernesto responde:

    Olá Aldo; eu posso entender revolta pela morte de Ananias e Safira, mas, pensando bem; o remédio é conforme a enfermidade.
    Podemos comparar a vida do povo judeu com o nosso, nos dias de hoje. Todos querem levar vantagem em tudo, os corruptos roubam escandalosamente porque não há quem faça justiça, É triste dizer; mas, para endireitar a nossa nação, só com aplicação de uma lei muito enérgica e dolorosa. que os transgressores sintam na pele as consequências dos seus erros,
    O mesmo aconteceu com os judeus no passado,Todos estavam acostumados a uma vida dissoluta, Aplicar golpes financeiros a outros era o mais natural,
    Jesus trouxe um novo sistema de vida, o amor, mas, o amor era desconhecido entre o povo, muitos pensaram que este sistema era uma ótima oportunidade de explorar os outros sem serem condenados, E foi que aconteceu com Ananias e Safira, eles queriam ser bem visto, como diz o velho proverbio, era fazer bonito com chapéu de outro.
    Jesus ensinou o amor, mas, não aboliu a justiça de Deus, se nada de doloroso tivesse acontecido, então muitos outros seguiriam os passos do casal, e a roubalheira e impunidade continuaria, Deus, através da morte do casal, deixou claro que o amor deve prevalecer, mas, a justiça permanece, por isso diz em Hebreus 10:26, Porque, se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade,ja não resta mais sacrifícios pelos pecados, mas, uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

    Não foi maldade da parte de Deus, foi justiça.

    Abraços Ernesto









    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 491
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1020
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Qua 27 Jun 2018, 19:00

    Olá Ernesto,

    Entendo, compreendo e respeito teu posicionamento, pois percebo que ès um fiel seguidor da doutrina contida na Biblia, assim sendo, tens por obrigação não somente aceita-la mas também defende-la inquestionadamente.
    Eu, por outro lado, não sigo qualquer doutrina religiosa, portanto não me sinto adstrito à aceitação incondicional. Simplesmente creio em Deus e quem me fala de Deus é Jesus e as epístolas, minha religião é a minha consciência. Faço da Bílblia uma leitura analítica, não dogmática, o que me permite questionar e até mesmo divergir. Veja o que digo: divergir, não contestar.
    É muito difícil, pelo menos para mim, aceitar como “justiça” a condenação à morte e a execução por....Deus (??!!) de um casal por não ter DOADO a totalidade de seus bens, como era a pretensão dos apóstolos. Jesus execrou a morte como punição e o fez com seu próprio exemplo.
    Não vejo que Ananias e Safira quisessem “fazer bonito com chapéu alheio” pois que ofereceram algo que lhes pertencia, não o roubaram de um terceiro.
    Uma doação, qualquer que seja o valor doado, é um louvável ato de generosidade e a resposta correta a qualquer doação é a gratidão; é imoral, indecente, pretender mais. GRATIDÃO é do ensinamento de Jesus.
    Aprendi com Jesus que Deus Pai não nos dá tudo o que queremos, mas devemos ser profundamente gratos pelo que Ele nos dá.
    Sim, como tu dizes, “Jesus não aboliu a justiça de Deus”; efetivamente fez muito mais, tornou-a JUSTA, abolindo a morte como castigo.
    Há que se destacar também o aspecto materialista do relato, o objeto causador das mortes foi DINHEIRO.
    Desonestidade, até mesmo crime de assalto, é pretender por intimidação que o doador entregue tudo o que tem.
    Entendo, nessa passagem, que os apóstolos quiseram intimidar outros doadores a fim de obterem mais e totais doações.
    A meu ver, Deus Pai não tem nada com o ocorrido. A meu ver o casal ou foi assassinado, ou, o mais provável, as mortes não aconteceram, trata-se de uma fábula.

    Deus Pai nos abençôe, Aldo
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Ernesto Qui 28 Jun 2018, 11:10


    Aldo diz:

    Olá Ernesto,

    Entendo, compreendo e respeito teu posicionamento, pois percebo que ès um fiel seguidor da doutrina contida na Biblia, assim sendo, tens por obrigação não somente aceita-la mas também defende-la inquestionadamente.
    Eu, por outro lado, não sigo qualquer doutrina religiosa, portanto não me sinto adstrito à aceitação incondicional. Simplesmente creio em Deus e quem me fala de Deus é Jesus e as epístolas, minha religião é a minha consciência. Faço da Bílblia uma leitura analítica, não dogmática, o que me permite questionar e até mesmo divergir. Veja o que digo: divergir, não contestar.


    Ernesto responde

    Olá tudo bem?

    Pelo que vejo, tu entendes que o cristão tem por base a bíblia, e sobre ela não pode questionar, é isso? Eu penso diferente; Eu creio que a bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo, e tudo que foi inspirado não pode ter erro algum. Acontece que eu não sou neófito na bíblia, e sei que a bíblia não traz exatamente toda a verdade conforme foi inspirado. Ela foi compilada no século quinto, e, nesse tempo a igreja já havia se acasalado com muitas doutrinas pagãs, e os exegetas da época torceram , deram outro sentido a várias mensagens.
    Acontece que tudo está nas mãos de Deus, e ele dá aos homens a liberdade de mostrar os seus intentos, mas, essa liberdade é limitada, ele não permite aos homens traçarem a história humana a seu bel prazer.
    Eu creio que Deus permitiu aos homens alterar alguns pontos da palavra inspirada,( para ela não ser uma imposição), desta maneira eles tem a liberdade de escolher a quem servir. Mas, os pontos básicos para a salvação ele não permitiu alterações.

    Aldo diz;

    É muito difícil, pelo menos para mim, aceitar como “justiça” a condenação à morte e a execução por....Deus (??!!) de um casal por não ter DOADO a totalidade de seus bens, como era a pretensão dos apóstolos. Jesus execrou a morte como punição e o fez com seu próprio exemplo.

    Ernesto responde:

    A morte não foi porque não deram a totalidade dos bens, foi pela mentira que pregaram, e, esta mentira pegasse, ela seria como esterco para criar outras mentiras.

    Aldo diz:

    Não vejo que Ananias e Safira quisessem “fazer bonito com chapéu alheio” pois que ofereceram algo que lhes pertencia, não o roubaram de um terceiro.
    Uma doação, qualquer que seja o valor doado, é um louvável ato de generosidade e a resposta correta a qualquer doação é a gratidão; é imoral, indecente, pretender mais. GRATIDÃO é do ensinamento de Jesus.

    Ernesto responde:

    Se Ananias e Safira tivessem chegado aos discípulos e entregassem só a parte que levaram, mas, dissessem que haviam prometido toda a doação, mas, decidiram doar só uma parte do prometido, porque acharam que a outra parte lhes faria falta; Fique certo meu caro Aldo. Nada de mal teria acontecido, é a mentira que pregaram, Deus abomina o homem mentiroso,
    A questão não é a quantidade, Deus não precisa de nada, ele instituiu o sistema de doar para ensinar aos homens que a humanidade não é uma célula isolada, um faz parte de outro, e, juntos formamos um povo que serve a Deus.

    Abraços Ernesto
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 491
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1020
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Sáb 30 Jun 2018, 23:10

    Olá Ernesto
    Admitamos que o pecado de Ananias e Safira seja a mentira, em que pese que no texto biblico não conste que eles tenham ofertado todo o resultado da venda.
    Estranho que Deus ( Yahveh ? ) que tanto abomina a mentira, tenha punido com a morte o casal (deixando certamante órfãos ) mas não tenha igualmente punido Jacó por ter mentido e enganado seu pai Isaac; muito pelo contrário, Jacó foi abençoado.
    Esse é muito diferente de Deus Pai revelado por Jesus. Esse Deus não serve para mim
    Deus Pai nos ilumine e nos abençoe. Aldo
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Ernesto Dom 01 Jul 2018, 11:22



    Aldo diz:

    Admitamos que o pecado de Ananias e Safira seja a mentira, em que pese que no texto biblico não conste que eles tenham ofertado todo o resultado da venda.

    Ernesto responde:

    Embora no texto bíblico não conste a quantia ofertada, mas nas palavras de Pedro podemos deduzir que a oferta foi uma soma X. e Ananias entregou a oferta como se fosse a prometida.

    Aldo diz;

    Estranho que Deus ( Yahveh ? ) que tanto abomina a mentira, tenha punido com a morte o casal (deixando certamente órfãos ) mas não tenha igualmente punido Jacó por ter mentido e enganado seu pai Isaac; muito pelo contrário, Jacó foi abençoado.

    Ernesto responde:

    Cuidado com tuas palavras, elas te podem condenar; nelas tu deixas transparecer duas suposições, que Pedro exigiu de Ananias o que não havia sido combinado,(calunia) e que Deus é um tirano porque ele não considerou os (supostos) filhos de Ananias e Safira, a bíblia não menciona filhos de Ananias.
    Quanto a mentira de Jacó, Vamos por partes; Deus havia escolhido a linhagem de Abraão e sua descendência de conduzir a genealogia até Cristo, contanto que andassem pelo caminho que o Senhor Deus havia ordenado. Isac foi o sucessor de Abraão, e a continuidade da linhagem seria pelo primogênito de Isac., Seus filhos foram gêmeos, só Esaú veio primeiro, então a primogenitura caberia a Esaú; este, foi rebelde desde cedo, se casou com mulheres Cananitas,( que fora proibido por Deus) e se desviou do caminho de Deus, isso prova que ele não valorizou a primogenitura a ele outorgado, preferindo um prato de lentilhas.
    Mesmo se Jacó não tivesse aplicado esse (golpe) no pai. Deus proveria outro meio de afastar Esaú, da arvore genealógica, de Jesus, esta não podia ser interrompida por mulheres pagãs.
    Tu dizes que Jacó foi abençoado, É, Nisto que, vemos a misericórdia de Deus, Jacó se arrependeu, e pediu perdão, e prometeu ser fiel a partir de então.
    Este perdão de Deus á Jacó nos inspira confiança, e, nos anima a continuar na caminhada cristã, porque confiamos na graça do perdão. Nós também não somos perfeitos, e quantas vezes mentimos assim como Jacó, o que faz a diferença é o arrependimento,
    Tu tens um belo exemplo nos pecados de Saulo, ele foi inimigo de Deus, e perseguiu os santos até a morte, mas, Deus conhece a índole da cada um; ele sabia que Paulo depois de perdoado se tornaria um vaso de honra na pregação do Evangelho. E, isso ele viu também em Jacó,
    Se Deus visse em Ananias um coração sincero, que depois de uma repreensão ele estaria arrependido como Paulo, certamente Deus não os teria destruído.
    Deus é um Deus de amor, mas, o amor sempre caminha ao lado da a justiça.

    Abraços Ernesto
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 491
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1020
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Dom 01 Jul 2018, 19:05

    Caro Ernesto
    Teus argumentos são sempre muito bem vindos, pois muito contribuem para ampliar o meu conhecimento, sou muito grato.
    Quanto ao episodio de Esaú e Jacó, há uma constatação muito interessante; o ato de Jacó ao enganar Isaac com a cumplicidade de sua mãe, na verdade corrigiu um erro. A ciência médica verificou que, no caso de gêmeos plurivitelinos, na qual estão os protagonistas, aquele que nasce antes foi gerado depois; eis pois que o primogênito, primeiro a ser gerado, era realmente Jacó.
    Deus Pai nos abençôe. Aldo
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Ernesto Seg 02 Jul 2018, 08:52


    Aldo diz:
    A ciência médica verificou que, no caso de gêmeos plurivitelinos, na qual estão os protagonistas, aquele que nasce antes foi gerado depois; eis pois que o primogênito, primeiro a ser gerado, era realmente Jacó.

    Ernesto responde;

    Olá amigo

    O ampliar do conhecimento é recíproco, esta dos gêmeos eu não conhecia. Mas, tem lógica, Deus não iria arrancar o direito da primogenitura de alguém a que de direito pertencia. Ele, que é todo-Poderoso e que nos dá a vida desde o ventre, podia muito bem ter permitido que nascesse um só, e depois o outro. Eu estou convicto que Deus permite certos quebra- cabeças, para o homem criar interesse de se debruçar sobre os problemas que para nós são muitas vezes insolúveis.

    Abraços Ernesto
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 491
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1020
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Seg 02 Jul 2018, 19:50

    Olá Ernesto,
    Com certeza, o que parecia ser uma "safadeza"; na verdade Deus corrigiu a concretização de um erro.
    abraço, Aldo
    Sonemus
    Sonemus
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 25
    Idade : 42
    Cidade/Estado : congonhas do norte, MG
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembleia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 46
    Data de inscrição : 28/07/2011

    Quem matou o casal ? Empty Duelo de Gigantes

    Mensagem por Sonemus Sáb 14 Jul 2018, 09:48

    Obrigado aos dois por esse debate,
    fazendo uma analogia tosca de mim mesmo,
    não participei desta "mesa de debates"
    mas as "migalhas" que caíram dela me
    alimentarão pelo resto da vida...

    aprendi também com a postura...
    o assunto teve inicio meio e fim.



    Conteúdo patrocinado


    Quem matou o casal ? Empty Re: Quem matou o casal ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 07:09