F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Se Jesus não é a primeira criação de Deus, quem é?

Compartilhe

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 5554

Re: Se Jesus não é a primeira criação de Deus, quem é?

Mensagem por Tzaruch em Qua 24 Jan 2018, 04:28

.
Resposta à Mensagem Nº13

Olá Rudi.

Rudi escreveu:
Sobre a pergunta: Se Jesus não é a primeira criação de Deus, quem é?

Jesus não é a primeira criação de Deus.

Como pode fazer tal afirmação contrária à Bíblia ?

Acaso o seguinte verso é fora do contexto ou tem algum significado errôneo ?

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve:
Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira,
o princípio da criação de Deus:
-Apocalipse 3:14 ACF-

Qual seria a "apegação" existente neste verso ?

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:
E todos os anjos de Deus o adorem.
-Hebreus 1:6 ACF-

Será que você vai distorcer esse verso dizendo que o mesmo é fora do contexto
e que erroneamente primogênito significa tudo menos primeiro filho ?

Porque os que dantes conheceu também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,
a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
-Romanos 8:29 ACF-

Havendo um filho que é o primeiro entre muitos irmãos,,
será isso uma "apegação" a um verso fora do contexto
e com significados errados dessas palavras ?

Por certo terá como explicar tudo isso....

Rudi escreveu:Os que assim afirmam se apegam a versículos fora do contexto,

Você agora já pode pelos versos acima citados mostrar
qual é essa tal de "apegação" a versículos fora do contexto,, .....

Comece por ai,, porque eventualmente não encontrará melhores "exemplos".

Rudi escreveu:e tentam dar significados errôneos a certas palavras.

Então, o que espera para mostrar onde isso acontece ou aconteceu ?

Rudi escreveu:Mas a Bíblia não diz o que ou quem criou primeiro.

Se não diz onde foi "buscar" isso dos anjos serem antes de Gênesis ?

O certo é que a Bíblia diz quem criou e quem foi criado,
desde de que não sejam ignorados os textos e contextos.

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve:
Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira,
o princípio da criação de Deus:
-Apocalipse 3:14 ACF-

O qual é imagem do Deus invisível,
o primogênito de toda a criação;
-Colossenses 1:15 ACF-

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:
E todos os anjos de Deus o adorem.
-Hebreus 1:6 ACF-

Porque os que dantes conheceu também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,

Não consegue ver ai quem foi o primeiro a ser criado ?

Digno és, Senhor,
de receber glória, e honra, e poder;
porque tu criaste todas as coisas,
e por tua vontade são e foram criadas.
-Apocalipse 4:11 ACF-

Não consegue ver quem é o criador de tudo e de todas as coisas ?

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes,
e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
-Hebreus 1:1-2 ACF-

Conseguiu ler quem tudo fez, quem foi o primeiro a ser criado,
e igualmente quem foi feito herdeiro daquilo que tinha sido feito ?

Será tão difícil ver que DEUS é o criador e CRISTO o primeiro a ser criado ?

Diga lá Rudi,, qual foi a "apegação" ?,,, qual é o verso fora do contexto ?

Qual foi o significado errado atribuído a alguma palavra ?

Rudi escreveu:Mas podemos concluir o seguinte:

Anjos foram criados anteriormente ao tempo e a criação de Gênesis.

Sim, e depois ?,,, igualmente o mesmo se aplica aos restantes...

Porque os que dantes conheceu
também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho,

Conhecidos antes, os quais foram predestinados...

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?
Faze-mo saber, se tens inteligência.
-Jó 38:4 ACF-

Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam,
e todos os filhos de Deus jubilavam?
-Jó 38:7 ACF-

De certo tu o sabes, porque já então eras nascido,
e por ser grande o número dos teus dias!
-Jó 38:21 ACF-

E as palavras de DEUS,, será que não são a verdade acerca dos seus filhos
jubilarem enquanto ELE fundava a terra ?

E sobre Jó já ser nascido quando DEUS fundava a terra ?

Rudi escreveu:Já que os anjos "Não são porventura todos eles espíritos ministradores,
enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1:14

E dai ?,, por acaso o criador não é também o pai dos espíritos ?

Rudi escreveu:Satanás estava presente no Éden em sua forma caída.
No relato da criação não se incluem anjos.

E por isso você pensou que iria dizer o contrário de CRISTO ser o principio
da criação de DEUS ou de a existência de todos ser anterior à criação da terra ?

Rudi escreveu:Desta forma, podemos concluir que antes do tempo e do espaço, do universo físico, já existiam anjos.

Não vá para assuntos sobre os quais nada tem como dizer ou provar, essa sua conclusão
só tem como base o que você conhece por tempo, e dentro da mesma "medida" sobre
a fundação da terra, onde já existiam todos os filhos de DEUS.

Lembre que só sabe aquilo que está escrito, e ir além disso será conjecturas.

Entretanto, esteja à vontade para provar e justificar aquilo que afirmou.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1724

Mensagem por Jefté em Qua 24 Jan 2018, 08:20

Olá irmãos!

Tudo bem?!!

Jesus é (conforme a palavra de Deus) o princípio da criação de Deus!

Porém, não como querem e entendem os unitaristas, vejamos:::::

"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:"
Apocalipse 3:14

Realmente o texto diz isso!
Mas também diz::::::

E:::::::::
João 1:3  
"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

Col. 1:16  
"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele."

Pergunta::::::
Será que os unitaristas entendem que a CRIAÇÃO (isto é, Cristo - pois, para eles Cristo é criação primeira de Deus) é quem criou todas as coisas? exceto Ele próprio, claro... E não foi Deus quem criara todas as coisas ???!!!
Por favor, explique-nos!!!!

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1331
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 184
Pontos de participação : 3729

Mensagem por Ernesto em Qua 24 Jan 2018, 09:42

Ernesto diz:

Eu vejo uma baita confusão em algumas destas mensagens.
Para começar; Esta terra habitada pode ter uns seis a sete mil anos, mas, Deus e Cristo existem desde os dias da eternidade, eu pergunto? O que foi que Deus fez nos milhões de milênios que antecederam a criação deste mundo?
Mas, para não deixar nenhuma duvida quanto a criação deste mundo vamos deixar bem claro que criação deste mundo é força de expressão; porque o planeta terra pode ter trilhões de milênios, assim como o resto do universo.
Eu não quero sair do assunto deste tópico, apenas para mostrar que Cristo existiu muito antes de este mundo ser habitado.
As primeiras palavras da bíblia dizem: No principio criou Deus o céu e a terra, vem a pergunta; que principio? Certamente o principio no qual Deus criou o céu e a terra não foi o principio de quando Deus deu vida a este planeta. Vejamos o verso 2, E a terra era sem forma e vazia, aqui prova que a terra ja existia antes de Deus começar a trabalhar com ele. E havia trevas sobre a face do abismo, era um planeta sem luz.
E o Espirito de Deus se movia sobre a face das águas. então vemos que ja havia planeta,havia águas sobre ele, mas era inabitável, porque ele estava envolto de trevas.
Foi então que Deus começou dar forma a ele, para ter condições de habitar. e, isso não aconteceu nos dias da eternidade,Isso fazem apenas alguns milênios.porque o céu ja era habitado pelos anjos.
Miqueias 5:2, diz que a origem de Cristo é desde os dias da eternidade. mas, não podemos dizer que o Pai não tivesse feito algo que não consta na bíblia. João diz que tudo foi feito por Cristo, mas, em Genesis diz: Façamos o homem, é prova que na criação do homem havia mais alguém com Cristo.

Abraços Ernesto

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 480
Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
Religião : Cristã
Igreja : Igreja do CRENTE
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -41
Pontos de participação : 1068

Mensagem por Washington Ruiz em Dom 28 Jan 2018, 10:55

Olá, Cleiton, como vai?

Eu creio que Deus seja somente uma pessoa, o Pai, e não três, que é como interpretam muitos daqui, afinal, crermos que Deus seja uma só pessoa é o que está explícito e literalmente em escrito em 1Co 8.6 (todavia, para nós há um só Deus, O PAI).

Está óbvio, para mim, que Jesus foi o primeiro ser, o primeiro filho que tinha de ser criado pelo Pai, senão, se assim não fosse, se Jesus não tivesse sido o primeiro ser a ser criado pelo Pai, os escritos de Cl 1.15 (Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de TODA A CRIAÇÃO), estariam contradizendo essa afirmação, além disso;

Os escritos de Ap 3.14, confirmam os escritos de Cl 1.15, pois rezam que foi trazendo Jesus à existência que toda a criação de Deus, o que é somente o Pai, teve início (Ap 3.14 Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus).

Deus é Luz, portanto, filho da Luz Luz é, isto é, quando a Luz, que é o Pai, disse (Gn 1.3): Haja Luz, temos de entender que foi aí que o Filho, Jesus, que é a Luz do Haja Luz, foi trazido à existência.

Aí, eu lhe pergunto: em que lugar Deus, a Luz, tinha de colocar a Luz recém-criada, se nenhum lugar ainda tinha sido criado, afinal o Céu só foi criado no segundo dia, quando foi dito (Gn 1.6): Haja uma expansão no meio das águas, expansão essa que foi chamada de Céus, em Gn 1.8 (E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo).

Até mais!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Dom 28 Jan 2018, 12:09

Washington Ruiz diz:

Aí, eu lhe pergunto: em que lugar Deus, a Luz, tinha de colocar a Luz recém-criada, se nenhum lugar ainda tinha sido criado, afinal o Céu só foi criado no segundo dia, quando foi dito (Gn 1.6): Haja uma expansão no meio das águas, expansão essa que foi chamada de Céus, em Gn 1.8 (E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo)

Ernesto responde:

Olá Washington tudo bem? Até certo ponto estou contigo, mas, neste verso eu creio que pisastes na bola.

Lembre-se que a existência divina é eterna, e o nosso planeta existe apenas alguns milhares de anos, se bem que eu creio que o planeta vazio e inabitável ja existe por tempos incontáveis, somente as condições de vida, e a vida em si foi estabelecida há alguns milênios.
Quanto os céus ali mencionados são os céus atmosférico onde voam os pássaros, e o céu planetário, onde vemos as estrelas etc. Mas,o céus dos céus onde está o trono de Deus, este existe desde os dias da eternidade.
A luz que Deus criou sobre a terra, esta faz parte da criação dos céus planetário. Quanto a existência de Cristo, vem desde os dias da eternidade, Miqueias 5;2, e a maneira de Cristo vir a existência, nós temos a base em João 1:1-3, que foi através do poder do verbo da (palavra) do Pai. Embora muitos não entendem assim,
Jesus disse que ele e o Pai são um, ele pode dizer isso porque os dois são a mesma essência, porque Cristo saiu do Pai. João 17:8, em natureza são um, mas, em administrar são dois, Jesus disse que ele está fazendo a obra que o Pai o ordenou, nisto vemos que os dois são divinos, e o Pai é superior, na administração.

Espero eu ter dado meu recado. desculpe a intromissão.

Abraços Ernesto

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz em Dom 28 Jan 2018, 14:21

Olá, Ernesto, como vai, tudo bem?

Está escrito, irmão, que tudo o que existe foi criado pelo Pai, por isso, você ter dito: “o nosso planeta existe apenas alguns milhares de anos, se bem que eu creio que o planeta vazio e inabitável ja existe por tempos incontáveis”, me deu a entender que você crê que a terra não foi criada, nem o Céu, porém, Ernesto, esse seu dito contraria os escritos de Ef 3.9, que rezam: “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em DEUS, QUE CRIOU TODAS AS COUSAS”, ou seja,

Até o NADA tem de ter sido criado, senão os escritos de Ef 3.9 perderiam o seu valor. O NADA, Ernesto, foi chamado por Deus de “ABISMO”, e esse termo aparece nos escritos da criação, você sabe, quer dizer,

Eu estou lhe mostrando base literal para crer que o ABISMO, o Nada, que é a ciência chama de infinito ESPAÇO em que o nosso universo está contido, tem de ter sido criado por Deus, porém, nem o NADA podia ter sido criado antes de Deus, o Pai, ter criado o seu Filho, Jesus, que Deus, ao trazer Jesus à existência, chamou de Luz.

Depois de Deus ter criado a Luz, a segunda coisa que ele tinha de criar tinha de ser o seu Plano da Reconciliação, que é o Livro da Vida, onde estão contidos todos os nomes dos filhos que ele ainda iria criar, tanto dos 2/3 filhos que foram criados para viver nos céus como os filhos que foram criados para viver na Terra.

O Plano da Reconciliação, porém, foi criado já tendo o INTERMÉDIO, a participação da Luz, que é Jesus, criada no “Haja Luz”, de Gn 1.3, pois, se Jesus não tivesse participado da criação do Plano da Reconciliação, os escritos de Jo 1.3 ficariam prejudicados, pois afirmam que: “Todas as cousas foram feitas por INTERMÉDIO dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

Eu não estou contra a divindade de Cristo, Ernesto, pelo contrário, mas, se eu considerar que Jesus não foi criado (trazido à existência), estarei negando o ensino que está escrito.

Até mais, e boa-tarde, irmão!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Dom 28 Jan 2018, 16:46

Washington Ruiz Diz:

me deu a entender que você crê que a terra não foi criada, nem o Céu, porém, Ernesto, esse seu dito contraria os escritos de Ef 3.9, que rezam: “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em DEUS, QUE CRIOU TODAS AS COUSAS”,

Ernesto responde?

Olá irmão, Eu vejo que o irmão se equivocou, tudo foi criado, mas, não no tempo que o irmão colocou a criação, este não condiz com a bíblia. Tu colocas o inicio de Cristo no Genesis 1:3, dizes que Cristo é a luz, Esta luz não é Cristo, esta luz de Gen 1:3, é parte de criação do mundo, que já teve a participação de Cristo ao cria-lo.
O que o irmão diz sobre João 1:2-3? Ele estava no principio com Deus, Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez, O que procurei mostrar no meu post que este mundo não foi a primeira criação de Deus, Deus é eterno, não é possível que toda a eternidade do passado Deus tivesse passado sem fazer nada.
A bíblia não menciona os feitos de Deus de antes da criação deste mundo, porque nós fazemos parte da terra, e os mistérios de fora deste planeta não nos diz respeito, e Deus não é obrigado de relatar todos seus feitos as suas criaturas.

Tu dizes que tudo foi criado pelo Pai, é um equivoco seu, veja algumas passagens bíblicas.

O primeiro verso de João 1:1-3, nos dá a entender que tudo foi criado por Cristo, e não pelo Pai. Mas, no verso do Genesis 1:26 façamos o homem aponta ambos como criadores, Façamos está no plural.
João 17.5). E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse"
João 17.24, Porque tu me hás amado antes da criação do mundo" podíamos mostrar dezenas dessas passagens que apontam o Cristo existente muito antes da criação deste mundo. Por isso, Jesus ser a luz do Genesis 1:3, está fora da realidade.

Quanto o plano da reconciliação que vc. está falando, não sabemos quanto o tempo de milênios antes da criação deste mundo o Pai e filho tenham planejado o mistério da reconciliação.
Só uma coisa é certa, O pecado não pegou a divindade de surpresa, do contrario não seriam Onipotente, e Onipresente. Ao criarem este mundo já sabiam o que haveria de acontecer, e com certeza o plano da reconciliação já estava embutido no plano, e não sabemos qual o objetivo de Deus criar este mundo sabendo de antemão que ele cairia no pecado, com certeza Deus tem suas razões. Eu procuro chamar a atenção sobre o tempo da criação, ele foi criado em duas etapas, Primeira etapa foi quando ele criou todo o universo, mas, sem vida. Nós também não sabemos se existem outros mundos habitados, mais ou menos igual o nosso, eu não tenho duvida disso, porque uma eternidade é tempo demais para um Deus ficar ocioso sem fazer nada. E o nosso Deus é um Deus ativo e não dorme.
Até porque em Hebreus 11:3, diz: Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados.
Se o irmão entendeu que eu não cria na criação deste mundo por Deus, então se enganou, nada existe sem a mão de alguém o fazer, e este universo tão majestoso e perfeitamente agindo como um relógio, só pode ter sido criado por um Deus maravilhoso igual nosso.

Abraços Ernesto

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz em Seg 29 Jan 2018, 11:56

Olá, Ernesto, bom-dia,

Eu entendo o que você está me dizendo, irmão, mas a criação de Deus tem de ter começado no dia primeiro, e as coisas que foram criadas no dia um estão descritas em Gn 1.3-5, e a narrativa dessa criação começa com a criação da Luz, que é Jesus, o primeiro Filho da Luz Suprema, que é Deus, o Pai, ou será que você acha que é um erro irreparável meu eu correlacionar esse termo luz ao Pai e ao Filho?

A luz que você diz que é “é parte de criação do mundo” é a luz de FÓTONS, que é a luz material, que provém do Sol, meu irmão, e o Sol e todo o universo material, todas as estrelas, todos os planetas e todas as galáxias, só foram criados no terceiro dia (Gn 1.9-13), por isso, a luz de Gn 1.3, que a LUZ ESPIRITUAl, por ter sido criada antes da criação do Sol, não pode ser essa luz.

Veja como os escritos de Jo 1-3 devem ser interpretados;

(Jo 1.1) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  

1. “Princípio”: Esse termo tem de estar se referindo ao primeiro dia da criação. Concordas ou não?
2. “Verbo”: A quem esse termo está se referindo, senão a Jesus(?), no entanto, Jesus também foi chamado de Luz, (Jo 8.12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: EU SOU A LUZ do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida, por isso,
3. Substituindo-se Verbo por Luz, então, a expressão: “No princípio era o Verbo”, fica assim: “No princípio era a Luz”, e eu lhe pergunto: Que erro há nisso? Que erro há em se substituir Luz por Verbo?
4. Substituindo-se Luz por Verbo, a expressão: “e o Verbo estava com Deus”, fica assim: “e a Luz estava com Deus”, e eu lhe pergunto: Que erro há nisso? Que erro há em se substituir Luz por Verbo?
5. Observe, irmão, que, quando o Pai trouxe a Luz à existência, nem o Céu, que é o universo espiritual, criado no dia segundo, que foi criado para ser o LUGAR DE HABITAÇÃO dos seres espirituais, nenhum lugar ainda existia, por isso,
6. Por não haver nenhum lugar onde a Luz criada no Haja Luz pudesse ser colocada foi que ela foi colocada dentro do único “lugar” que existia, que era o corpo espiritual de Deus, isto é,
7. O Verbo passou a ser Deus (e o Verbo era Deus) porque a Luz, que é Jesus, foi colocada DENTRO do corpo espiritual de Deus.
8. Foi aí, meu irmão, que a Luz, depois de estar dentro do corpo de Deus, passou a ser chamada de “O Verbo de Deus”, ou de “A Palavra de Deus”, expressões essas que inegavelmente estão se referindo a Jesus.
9. A expressão “SAÍ DE TI”, de Jo 17.8: “porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que SAÍ DE TI, e creram que tu me enviaste”, faz mais sentido com esse entendimento. Ou não?

Até mais, e obrigado![/b]
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Ter 30 Jan 2018, 09:55

Washington Ruiz Diz:

Eu entendo o que você está me dizendo, irmão, mas a criação de Deus tem de ter começado no dia primeiro, e as coisas que foram criadas no dia um estão descritas em Gn 1.3-5, e a narrativa dessa criação começa com a criação da Luz, que é Jesus, o primeiro Filho da Luz Suprema, que é Deus, o Pai, ou será que você acha que é um erro irreparável meu eu correlacionar esse termo luz ao Pai e ao Filho?

Ernesto responde:

Olá meu irmão; Vamos ver outras passagens para ver se esclarecem mais.
Para começar, O começo da criação deste mundo, não é o principio da existência de Cristo, A luz do Genesis 1:3, foi criada para iluminar a terra, ela é parte da criação,
Vejamos o que nos diz: Colossenses. 1:16-17, Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus, e na terra, visíveis e invisíveis,, sejam tronos sejam dominações, sejam principados, sejam potestades,, TUDO FOI CRIADO POR ELE, E PARA ELE. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
Eu penso que este verso é suficiente para entender que o principio da existência de Cristo vem desde muito antes de o principio da criação deste mundo, porque foi ele que o criou. Pela palavra de João 1:3, vemos que foi Cristo que disse: Haja luz.

Washington Ruiz Diz:

A luz que você diz que é “é parte de criação do mundo” é a luz de FÓTONS, que é a luz material, que provém do Sol, meu irmão, e o Sol e todo o universo material, todas as estrelas, todos os planetas e todas as galáxias, só foram criados no terceiro dia (Gn 1.9-13), por isso, a luz de Gn 1.3, que a LUZ ESPIRITUAl, por ter sido criada antes da criação do Sol, não pode ser essa luz.

Ernesto responde:

Nós sabemos que para Deus nada é impossível, somos nós que queremos penetrar nos poderes misteriosos da divindade.
Houve em várias ocasiões que Deus iluminou com a luz espiritual á seus filhos. Vemos no Egito; Enquanto a luz misteriosa brilhou três dias nas casas dos israelitas, período em que os egípcios ficaram em densas trevas.
O que dizer sobre a luz que iluminou os judeus na travessia no caminho do mar vermelho, os judeus era iluminados, e para os Egípcios produzia escuridão, eram trevas.
A luz que brilhou no rosto de Moisés, durou algumas semanas, e a luz em forma de coluna de fogo não deixou de iluminar o povo durante quarenta anos em que atravessou o deserto,
Podemos dizer sem medo de errar, que a luz não é a pessoa de Cristo, ela é obra de Cristo, ou do Pai.
Eu sei que o irmão se apega as passagens do novo testamento por exemplo de João 8:12, dizendo: Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas, mas, terá a luz da vida.
Esta luz ao que Cristo se refere é apenas uma força de expressão, a nossa mente fica iluminada, com o conhecimento de Cristo, mas, não que seja uma luz para nos alumiar.

Washington Ruiz Diz:

3. Substituindo-se Verbo por Luz, então, a expressão: “No princípio era o Verbo”, fica assim: “No princípio era a Luz”, e eu lhe pergunto: Que erro há nisso? Que erro há em se substituir Luz por Verbo?

Ernesto responde:

O erro é que estás querendo afirmar o que não está escrito, O verbo é a palavra que indica ação,O verso 3 diz; Haja luz. A luz só apareceu depois que a divindade ordenou que houvesse luz. E,segundo João 1:3, foi o próprio Jesus que ORDENOU a luz brilhar. É prova que a luz não era ele, mas, uma criação dele.

Washington Ruiz Diz:

Observe, irmão, que, quando o Pai trouxe a Luz à existência, nem o Céu, que é o universo espiritual, criado no dia segundo, que foi criado para ser o LUGAR DE HABITAÇÃO dos seres espirituais, nenhum lugar ainda existia,
Todas as estrelas, todos os planetas e todas as galáxias, e o Sol e todo o universo material só foram criados no terceiro dia,

Ernesto responde:

O irmão está muito enganado, O céu que foi criado no segundo dia foi o nosso céu atmosférico onde voam os pássaros e os aviões.
Deus disse a Jó 38:4, onde estavas tu quando eu fundava a terra, V.7,quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, E TODOS OS FILHOS DE DEUS REJUBILAVAM.
Deus é eterno, e a origem do filho também vem desde os dias da eternidade, Miquéias 5;2,
E não faz muitos milênios que o nosso mundo foi criado.
.
Abraços Ernesto

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 979
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Igreja : Casa
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 2182

Mensagem por Clayton Lima em Ter 30 Jan 2018, 13:48

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15

Primogênito: significa primeiro de uma série.

Primogênito: significa primazia entre os demais.

Se Jesus é o primeiro da criação ele é criado.

Mas a segunda opção não é muito favorável, pois se primazia for o significado, o texto não estará dizendo nada além de que entre os da criação, Jesus tem a primazia.

Deus não deveria estar listado entre estes.

Graça e paz.

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz Ontem à(s) 19:31

Olá, Cleyton, como vai?

Os escritos de Cl 1.15 narram que Jesus foi o primeiro filho que Deus tinha de trazer à existência, e é por Jesus ter sido o primeiro filho de Deus é que ele é chamado de “primogênito”.

Deus, o Pai, é o único ser que não teve princípio de existência, porém, por diversas vezes, está escrito que Jesus, o Filho, teve princípio.

Em Jo 1.1, o termo “princípio” não pode estar se referindo ao Pai, que não teve princípio, por isso, tem de estar se referindo a Jesus, que foi criado, que foi trazido à existência quando o Pai, em Gn 1.3, disse: Haja Luz.

Em nenhum dicionário do mundo, o substantivo “primazia” figura como sinônimo de primogênito, isto é, foram os católicos que “inventaram” que primazia é sinônimo de primogênito para tentar negar que Jesus seja filho de Deus, no entanto,

Mesmo se substituirmos primogênito por primazia, em Cl 1.15 (O qual é imagem do Deus invisível, a “primazia” de toda a criação), essa “primazia” continuará a fazer parte da criação de Deus.

Até mais!
Rudi
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Salvo por Cristo.
Número de Mensagens : 203
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Cristão
Igreja : Betel
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 576

Mensagem por Rudi Ontem à(s) 23:34

Olá a todos, graça e paz.

Sobre Colossenses

Colossenses 1:15

Afirmar que o texto ensina que Jesus foi gerado ( não criado, como dizem alguns ) é colocar a Bíblia em contradição, ou mesmo Paulo em contradição:

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
Romanos 9:5

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
Tito 2:13

Atentemos ao texto:

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Colossenses 1:15-18

Se todas as coisas forma criadas "NELE", então não foi Deus quem criou? Observe que o texto reafirma:

"Tudo foi criado por ele e para ele"

Ora, foi Jesus que tudo criou ou foi Deus? Tudo subsiste por Deus ou por Jesus?

O mais interessante é: "para que em tudo tenha a preeminência". Veja que o texto não faz uma relação entre Jesus ser gerado e a primogenitura, mas sim em ter "preeminência".

Para aqueles que não aceitam que primogênito aqui significa ter preeminência, vamos buscar este significado na própria Bíblia.

Vejamos Isaías 14.30 afirma: “Os primogênitos dos pobres serão apascentados”, isto quer dizer: Os mais pobres, os paupérrimos serão apascentados.

Certamente aqui não se refere ao primeiro gerado.

Outros exemplos que não se referem ao nascimento:

1.Primogênito entre muitos irmãos:
“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29);

2.Primogênito dentre os mortos:
“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Cl 1.18);

3. Israel chamado de primogênito:
“Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito” (Êx 4.22).

Se os Judeus tivessem sido leais a Deus teriam os direitos da primogenitura:

Em primeiro lugar, Israel foi o único povo da terra consagrado a Deus;

Em segundo lugar, Israel recebeu uma bênção especial quando saiu do Egito;

Em terceiro lugar, Israel tinha o direito de chegar a ser “a cabeça” das nações, como império mundial (Dn 2.44) e ser reais sumo sacerdotes;

Em quarto lugar, Israel receber a herança da Canaã Celestial.

Todos estes privilégios fizeram com que a palavra fosse empregada figuradamente com o significado de preeminência, respeitabilidade, pessoa digna de toda a atenção.

Há ainda outros exemplos, mas creio que estes bastam.

Primogênito portanto, não significa necessariamente descendência física, mas também posição de dignidade, honra e preeminência.

Assim é o “primogênito” de toda a criação (Cl 1.15), não por ser o primeiro ser criado (Ele é Pai Eterno: Is 9.6) senão “… para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18).

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 18 Fev 2018, 07:39