F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Que leis e mandamentos, além do sábado, Deus tinha com Israel antes do sinai e da lei de Moisés?

Compartilhe

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1217

Re: Que leis e mandamentos, além do sábado, Deus tinha com Israel antes do sinai e da lei de Moisés?

Mensagem por Ernesto em Ter 07 Mar 2017, 15:03

José Hermínio diz:

O interessante é que nesse texto Paulo explica a causa dos rebeldes serem castigados e ou
destruídos na carne, não era porque havia à lei ou desobediência da lei, o mesmo Paulo diz:
“mas o pecado não é imputado não havendo lei”, mas sim por causa do pecado que entrou
por um homem em consequência disto a morte e destruição, e também esclarece que até a
lei ser promulgada a morte reinou mesmo não havendo lei, portando entendo que a lei escrita
não fora esclarecida aos homens antes do Sinai.

Ernesto responde:

Olá José; vamos dialogar um pouco mais sobre o teu argumento.

Dizes:

O interessante é que nesse texto Paulo explica a causa dos rebeldes serem castigados e ou
destruídos na carne, não era porque havia à lei ou desobediência da lei, o mesmo Paulo diz:
“mas o pecado não é imputado não havendo lei”

Ernesto pergunta:

O que tu entendes por rebeldia? Eu entendo que um rebelde é aquele que faz exatamente o contrario do que lhe é exigido.E foi o que aconteceu;
Paulo diz: Mas, o pecado não é imputado não havendo lei. Ele diz com todas as letras que eles eram rebeldes porque transgrediram a lei, e por isso foram mortos. Ora, se não houvesse lei então eles não podiam ser taxados como rebeldes; então surge a pergunta: se eles não fizeram nada de errado, porque então eles foram destruídos?

José Hermínio continua;

mas sim por causa do pecado que entrou
por um homem em consequência disto a morte e destruição,

Ernesto responde:

Eu vejo que o irmão ainda não leu a passagem de I João 3:4, E, qualquer que comete pecado transgride também a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Abraços Ernesto

Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1066

Re: Que leis e mandamentos, além do sábado, Deus tinha com Israel antes do sinai e da lei de Moisés?

Mensagem por Betho em Qua 31 Maio 2017, 17:39

Não eram as leis noéticas?
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3369

Mensagem por Ernesto em Qui 01 Jun 2017, 11:19

Ernesto responde

Leia a mensagem 11,

Ali terás todas as leis de antes do sinai, que foram as mesmas que possuímos hoje, somente algumas em outras palavras.

Abraços Ernesto
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Seg 05 Jun 2017, 08:57

Ernesto, parabéns pela citação.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1707
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4119

Mensagem por Jefté em Seg 05 Jun 2017, 10:53

Olá irmãos
Como vão?!
Tudo bem?!

Tenho visto um pouco esse tópico, e não concordo as exposições que nele estão feitas...
Se me permitem, gostaria de dizer o porquê.

O irmão Ernesto, na mensagem 11, parece dar a entender que a lei c/ os 10 mandamentos, já houvera sido dada por Deus ao homem, ainda bem antes do Sinai, quando diz:

Conforme os relatos bíblicos acima, destacamos o seguinte:

a) O diabo e seus anjos pecaram;
b) Satanás é homicida desde o princípio;
c) Satanás profere mentira e é o pai da mentira.

Estas afirmações revelam que Satanás cometeu pecado ao praticar o homicídio e ao falar mentiras. A verdade é que desde o princípio havia uma Lei divina contra o homicídio e a mentira, senão, como explicar as palavras do apóstolo Paulo?

“Onde não há lei, também não há transgressão.” Romanos 4:15.

Acontece que não só existia a LEI dos 10 mandamentos ao ser humano.
Antes dessa lei (Não matarás, não adulterarás, não furtarás etc)" já existira a lei ao homem, que originaria o pecado no mundo, essa:
"De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore que está no meio do jardim, árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás nem tocarás, porque no dia em que o fizeres certamente morrerás." (Gen. 2:17)

Essa lei - dada por Deus ao homem no paraíso - no qual inexistia qualquer espécie de mal na vida  humana - é a lei que gera o mal na vida humana bem como a morte, e adultérios, e furtos e homicídios sobre a terra.
Lei também que faz do Diabo o primeiro homicida da Criação - isso para como os homens.... (pois os anjos não morrem).

Então, se não existira a lei: não mates, não roubes, não adultere, não cobices, não dê falso testemunho... mas já existira a lei que demandava a morte aos homens por já terem conhecimento do mal. Gêneses 2:17
E já existira a lei que demandava a volta ao pó, de onde viera, e lei que tornava a terra maldita. Gêneses 3:17-19.

Então, por isso mesmo é que veio o Dilúvio - devido a grande maldade humana.
E por isso mesmo a destruição de Sodoma e Gomorra - lembrando que, Sodoma incorria num pecado de homossexualidade, esse não constante entre os 10 mandamentos.
Mas, se não constava entre os 10 mandamentos, constava-se no conhecimento do mal - e também na prática do mesmo. Por isso mesmo foi destruída.

Mas agora, por que Deus já não dera ao homem uma lista de pecados - tal qual na lei contém - os quais eles não poderiam nem deveriam quebrantar - após o pecado de Adão ????
A resposta?!!!!

Porque o Senhor não faz apologia ao mal.
Tampouco encurta Ele, ao homem, esse caminho dando-lhe o conhecimento prévio das múltiplas obras do pecado (do mal) facilitando-lhe a prática.
Por isso mesmo a lei foi dada somente quando o Senhor, primeiramente conhecera um povo, e o escolhera, e o libertara, e houver lutado por ele (dando-se a Conhecer-se) para lhe dizer (primeiramente): "Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó." (Ex. 3:6a)

E também depois que esse mesmo povo já houvera praticado n males...
-Josué 24.14
"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR."

Para lhes dizer depois:
"Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei DA TERRA DO EGITO, da casa da servidão. " (Ex. 20:2)
Ou seja, o Senhor somente dá a lei, após, primeiramente, escolher um povo; conhecê-lo; se fazer chegar a Ele e mostrar-lhe SEU PODER; se identificar a esse povo; libertá-lo, dar-lhe uma terra (antes prometida), para assim lhes dar seus mandamentos a cumprir; e também dar-lhes a advertência ao quebrantamento de tais leis, ou seja, a morte imediata a mandamentos dessa lei lhes seria requerida.

Portanto, quando São Paulo diz:
“Onde não há lei, também não há transgressão.” Romanos 4:15.

Não podemos interpretar que ele falava unicamente de se não matar, se não roubar, se não adulterar.
Mas também do mal que já entrara na vida humana sem que o homem mesmo o discernisse, no Éden.
Porque o mal não só é o mal em si, mas também trevas.
Ou seja, quando o mal entrou na vida humana, ele não somente a tornara-má dominando-a; mas também as trevas lhe cobriram; não é a toa que diz que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.
Quando se deu isso?!!
No pecado de Adão!

Deus é luz; o Diabo é trevas.
E Jesus diz do homem:
"Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mat. 6:23)

Ora, a lei não é a luz!
Mas Jesus diz: "Eu sou a luz do mundo"!

Isso concorda com o que São Paulo diz sobre a lei, a qual nunca pôde aperfeiçoar a consciência.
"PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam." (Heb. 10:1)

Então, irmãos:
A lei poderia até existir, mas unicamente na consciência humana.
Pois quem tem vida, sabe muito bem que tirando a vida do outro, ele estava ferindo a lei (pois não ia querer que alguém tirasse a sua)
Qual lei???
A lei da vida, pois também ele tinha a sua.
E também roubando e também adulterando, porque todos tinham bens e mulheres....
Por isso diz São Paulo:
Romanos 2.15
"Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;"

Ora, isso aqui não só diz respeito a gentios e judeus - depois da lei do Sinai.
Mas também aos homens todos antes do Sinai. Porque os judeus não existiam, e Abraão era arameu de Ur dos caldeus.

Disso ele próprio concorda, vejamos:
"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." (Rom. 7:7-9)

Atentemos ao verso 9:
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
Por isso mesmo diz:
Rom. 5:14
"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir."

Ou seja, a transgressão de Adão é que fez a todos pecadores. E depois, mesmo que não houvesse a lei escrita: não mates, não roubes, não adulteres, não cobices, não dê falso testemunho... etc.
Tudo isso já era a prática do mal - do qual mal - o homem não deveria tê-lo conhecido.
E do qual mal, só por ter seu conhecimento (sem qualquer prática) já teria que morrer para pagar seu pecado (porque o conhecia) e já estava nele!

Bom, por enquanto é só.
Um abraço a todos.
Paz!

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1707
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4119

Mensagem por Jefté em Seg 05 Jun 2017, 16:25

continuando....

Também diz:
"Porque a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo"! (Jo. 1:17)

Ou seja, a lei foi dada no Sinai.... e não antes...
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3369

Mensagem por Ernesto em Seg 05 Jun 2017, 19:28

Olá Fefté, prazer em tê-lo de volta.
Eu vejo que o irmão faz alguma confusão com a lei de Deus, vamos analisar juntos os seus pontos de vista.

Jefté diz:

O irmão Ernesto, na mensagem 11, parece dar a entender que a lei c/ os 10 mandamentos, já houvera sido dada por Deus ao homem, ainda bem antes do Sinai,
Acontece que não só existia a LEI dos 10 mandamentos ao ser humano.
Antes dessa lei (Não matarás, não adulterarás, não furtarás etc)" já existira a lei ao homem, que originaria o pecado no mundo, essa:
"De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore que está no meio do jardim, árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás nem tocarás, porque no dia em que o fizeres certamente morrerás." (Gen. 2:17)

Ernesto responde;

Para Adão e Eva, em principio só existiu uma lei; Que se afastassem da arvore da ciência do bem e do mal. Esta lei não foi mais repetida para a humanidade, porque ela só dizia respeito A Adão e Eva enquanto viviam no Éden.
Ao transgredirem este mandamento foram expulsos do Jardim, a raça humana tornou-se vulnerável, sujeito a todos os males.
O primeiro pecado advertido por Deus foi a Caim, Genesis 4: 10-11,
Disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra, e agora maldito és desde a terra ETC. Não havia razão de Deus formar uma tabela de leis, porque roubar? De quem? Tudo era deles. Adulterar? Com quem? Só havia uma única mulher Eva. Deus foi iluminando a medida que apareceram os problemas.

Jefté diz:

Então, por isso mesmo é que veio o Dilúvio - devido a grande maldade humana.
E por isso mesmo a destruição de Sodoma e Gomorra - lembrando que, Sodoma incorria num pecado de homossexualidade, esse não constante entre os 10 mandamentos.
Mas, se não constava entre os 10 mandamentos, constava-se no conhecimento do mal - e também na prática do mesmo. Por isso mesmo foi destruída.

Ernesto responde;

Exatamente isso; Noé foi chamado para advertir os transgressores da lei, por isso ele foi chamado de Pregoeiro da justiça II Pedro 2:5,
Mas eu te pergunto: as leis que mais tarde apareceram numa tabua de pedra, já existiam no tempo de Noé ou não?
Vc. Mesmo apontou que, onde não há lei não há transgressão. Rom. 4:15, Deus moralmente, não podia condenar os ante-diluvianos nem os de Sodoma e Gomorra se a lei não fosse ja conhecida.

Jefté diz:

Porque o Senhor não faz apologia ao mal.
Tampouco encurta Ele, ao homem, esse caminho dando-lhe o conhecimento prévio das múltiplas obras do pecado (do mal) facilitando-lhe a prática.

Ernesto responde:

Veja o teu engano; Antes de Caim pecar ele o advertiu Gen.4:6-7, E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E porque descaiu o teu semblante: Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jas a porta, e para ti será o teu desejo, e sobre ele dominarás.
Caim desobedeceu, e aconteceu conforme as palavras de Deus. O pecado já a porta.

Jefté diz

Não podemos interpretar que ele falava unicamente de se não matar, se não roubar, se não adulterar.
Mas também do mal que já entrara na vida humana sem que o homem mesmo o discernisse, no Éden.
Porque o mal não só é o mal em si, mas também trevas.
Ou seja, quando o mal entrou na vida humana, ele não somente a tornara-má dominando-a; mas também as trevas lhe cobriram; não é a toa que diz que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.
Quando se deu isso?!!
No pecado de Adão!

Ernesto responde:

Com toda a certeza; Adão foi o precursor do pecado aqui na terra, mas o pecado de Adão foi o embrião do mal, a medida que a humanidade foi aumentando o mal também foi crescendo.

Jefté diz

Ora, a lei não é a luz!
Mas Jesus diz: "Eu sou a luz do mundo"!

Isso concorda com o que São Paulo diz sobre a lei, a qual nunca pôde aperfeiçoar a consciência.
"PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam." (Heb. 10:1)

Ernesto responde;

O la lá, meu irmão! Agora já estás pulando para outro assunto. Vamos primeiro ficar na lei do antigo testamento, depois passaremos para a intervenção de Cristo.

Jefté diz:

Então, irmãos:
A lei poderia até existir, mas unicamente na consciência humana.
Pois quem tem vida, sabe muito bem que tirando a vida do outro, ele estava ferindo a lei (pois não ia querer que alguém tirasse a sua)
"Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;"

Ernesto responde.

Matar fere os direitos de outro viver, mas ela não pode existir unicamente na consciência humana, ela precisa ser aplicada no dia a dia da vida. Possuir somente o desejo de fazer o bem, sem praticá-lo, é o mesmo que fazer o mal.

Jefté diz

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." (Rom. 7:7-9)

Ernesto responde:

Para resumir:

A lei de Deus é eterna, ela não foi um arranjo de Deus depois que apareceu o pecado, mas, ela só se tornou conhecida a medida que o homem começou a tomar gosto pelo pecado, então Deus sempre os advertia antes de o cometer.
Vamos arrazoar juntos; Se Deus tivesse dado a lei do adultério, da idolatria, do roubo etc. para Adão que não conhecia nada disso, certamente ele procuraria conhecer estes males, e o pecado tomaria conta do mundo.
Por isso Deus deu a advertência sobre o mal a medida que a humanidade foi crescendo no pecado,
Quando ele tirou o povo de Israel do Egito, já não estava mais lidando com uma só pessoa, mas, com uma nação inteira. Por isso deu as regras, normas e leis, por escrito, assim como as nações de hoje possuem a carta magna da nação, e todos precisam se pautar por essas leis.
Mas, como mencionaste a Cristo, vamos deixar claro que Deus estabeleceu leis para reger não só para Israel , mas, ele escolheu a nação de Israel para ser seu sacerdócio para levar a todo o mundo a justiça divina. Infelizmente, eles falharam, e Cristo estabeleceu um novo testamento, escolhendo entre todos os povos aqueles que o recebem como seu guia e Salvador.
O nove testamento contem a mesma lei do antigo testamento.
Mas,a lei não salva ninguém, e nunca salvou, Mas, Tiago 1:25, diz: Aquele porem, que atenta bem para a LEI perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este será bem- aventurado no seu feito.
Nós precisamos nos esforçar para fazer o melhor, o impossível , Jesus completa com a sua graça.

Abraços Ernesto.

José Herminio
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 154
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 155

Mensagem por José Herminio em Seg 14 Ago 2017, 10:03

Jefté,
Muito bem descrito e interpretado conforme a Bíblia, sem distorção alguma no entendimento.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 13:57