F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Que motivos o levam a crer que sua religião é a verdadeira? Existem outras igualmente corretas?

Compartilhe

Marcos Arduin
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 178

Re: Que motivos o levam a crer que sua religião é a verdadeira? Existem outras igualmente corretas?

Mensagem por Marcos Arduin em Dom 17 Jun 2018, 17:57

Ernesto: Eu não sou juiz para julgar os brancos que viveram no século passado

Sr Ernesto, há uma mercadoria que vocês cristãos tentam nos vender que é esse tal poder transformador do Espírito Santo. Mas ao que se vê por aqueles brancos que citei e pela grande maioria de como se comportaram os cristãos ao longo da História e nos dias de hoje inclusive, parece-me que tal poder é fictício. Afinal no que é que esse poder nos transforma? Se os povos cristãos são tão ruins quanto a gente não cristã e na mesma medida, então não há transformação alguma.

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1487

Re: Que motivos o levam a crer que sua religião é a verdadeira? Existem outras igualmente corretas?

Mensagem por Ernesto em Dom 17 Jun 2018, 19:31

Marcos diz:

Sr Ernesto, há uma mercadoria que vocês cristãos tentam nos vender que é esse tal poder transformador do Espírito Santo. Mas ao que se vê por aqueles brancos que citei e pela grande maioria de como se comportaram os cristãos ao longo da História e nos dias de hoje inclusive, parece-me que tal poder é fictício. Afinal no que é que esse poder nos transforma? Se os povos cristãos são tão ruins quanto a gente não cristã e na mesma medida, então não há transformação alguma.

Ernesto responde:

Jesus diz: Nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas, aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, Não se preocupe, Placa de igreja não salva, os filhos verdadeiros de Deus são escolhidos por ele de entre o joio da igreja, se estes que tu acusas fizeram realmente ao que Deus condena,embora pertencessem a alguma igreja; certamente o Espirito Santo não esteve com eles, assim como o Espirito Santo também não está com os espíritos que ja foram condenados, e, cuidado para não seres participantes desta classe..

Abraços Ernesto
Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 302
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 18
Pontos de participação : 613

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qua 11 Jul 2018, 00:33

Amigos do fórum

Creio em Deus, creio que em sua infinita bondade nos concedeu um espírito e uma inteligência, com os quais podemos chegar a Ele.
Minha religião não se prende a nenhuma doutrina especificamente, minha religião é a minha consciência e tem como única lei: não fazer a outro o que não desejaria que a mim fosse feito, e seu corolário: na medida de minhas possibilidades, fazer por outro o que desejaria que a mim fosse feito.
Na minha compreensão a existência de Deus está vinculada a três premissas:
1- Se Deus existe Ele é necessariamente único. É inadmissível que possa haver mais que um Deus, duas ou mais vontades distintas.
2- Se Deus existe, sendo único Ele é necessariamente universal. Ele é o mesmo para todo o universo, para todos os povos, inclusive para eventuais povos que porventura habitem em outros planetas. Consequentemente, não há “povo eleito”.
3- Se Deus existe, sendo único e universal Ele é necessariamente um Deus de paz. É inadmissível que, sendo Deus para todos os povos Ele determine ou estimule guerras e matanças. A violência é fruto apenas da intolerância e da ambição humana, no passado e ainda atualmente.
No meu entender e em consequência do que acima expus, Deus está acima das religiões. As várias religiões, cristãs e não cristãs, resultam de formulações puramente humanas que visam entender e compreender Deus, mas o fazem segundo suas culturas e, principalmente, segundo suas conveniências e conveniência de seus líderes; o que resulta em uma diversidade de credos, muitas vezes até mesmo conflitantes, e atribuindo a Deus nomes conforme seus idiomas:  Yahveh, Allah, Brahma, Tupã, Manitou, Odin, Bahal (que significa "glorioso"), etc.   As várias doutrinas dizem como desejariam que Deus fosse, não como Ele é.
Entretanto Jesus nos oferece a única revelação de Deus que atende às premissas; é a expressa no Novo Testamento, por seus evangelistas, apóstolos, discípulos e epígonos.

Deus Pai nos ilumine e nos abençôe, Aldo
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 197
Pontos de participação : 4196

Mensagem por Ernesto em Qua 11 Jul 2018, 13:13

Amigos do fórum

Aldo diz:

Creio em Deus, creio que em sua infinita bondade nos concedeu um espírito e uma inteligência, com os quais podemos chegar a Ele. Minha religião não se prende a nenhuma doutrina especificamente, minha religião é a minha consciência e tem como única lei:

Ernesto responde:

Olá Aldo; eu li e reli o teu depoimento, e te digo que em quase todos os pontos estou contigo, Tem apenas alguns sobre os quais podemos dialogar.
Tu dizes: que Deus deu um espírito e inteligência. Vamos por partes, e deixar a bíblia responder; Em Zacarias 12:1, diz: Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que FORMA O ESPIRITO DENTRO DO HOMEM.
Eu vejo que tu Crês que dentro de ti habita um espírito enviado por Deus, para te guiar em tudo nesta vida, as coisas não são bem assim. Se possuísses um espírito que não faz parte de tua estrutura física então tu serias apenas uma ferramenta no poder daquele espírito, e, tu não serias o culpado quando praticas algo de errado, porque seria o espírito o responsável quando praticas o mal.
O verso que lemos, diz que Deus FORMA o espírito DENTRO do homem, o espírito não vem de fora, ele é formado dentro de nós, ele é parte do barro que Deus transformou, Eu entendo que Deus,(segundo a bíblia) criou o homem, e nos dotou com as faculdades mentais plenas, que é através do cérebro, e dentro do cérebro Deus formou a consciência que gera a inteligência, esta, capacita as nossas ações. O poder dessas ações a bíblia chama de ¨espírito do homem¨. Prova disso é que nós possuímos o livre arbítrio, podemos fazer o bem e fazer o mal, se possuíssemos um espírito com vida própria, independente da nossa estrutura física, então só teríamos ter que obedecer as suas ordens.
Nunca devemos confundir o espírito do homem, com o Espírito Santo de Deus; Preste atenção: o espírito do homem sempre começa com o ¨e ¨ de caixa baixa, minúsculo, e o Espírito Santo de Deus começa com o ¨E¨ de caixa alta; maiúsculo. O Espírito Santo possui vida própria e ele tem acesso em nosso corpo, mas, ele só toma posse de nós quando o pedimos, contudo; ele só aconselha, quem decide o que fazer somos nós, e, ele pode se retirar de nós quando acha conveniente, e continuamos com nossa vida sem perceber que ele se afastou de nós.
Resumo: Quem decide o que fazer é vc, mesmo, a tua consciência determina o que é certo e o que é errado. O Espírito Santo vem em nosso auxilio quando o pedimos a Deus por ajuda. Ele nos ilumina com o conhecimento do que é certo, Mas, nós sempre continuamos com o nosso livre arbítrio, e somos nós que escolhemos o que fazer, por isso somos nós também que receberemos o galardão pelo que fizermos enquanto vivermos neste mundo.

Tu dizes que tua religião é tua consciência, e procuras sempre o bem a todos,
Parabéns.

Aldo diz;

Se Deus existe;

Ernesto responde:

Então tu pões em duvida a sua existência, pense um pouco, pode existir um relógio sem um relojoeiro?

Aldo diz:

Quanto ao Deus único,

Ernesto responde:

lembre-se que Deus é um titulo, Teocracia, assim como a Monarquia, Um rei único, mas, tem seus subalternos que fazem parte do sistema do governo.

Aldo diz:

Deus é universal,

Ernesto responde:

Eu também creio.

Aldo diz:

Deus é um, Deus para todos os povos e de paz,

Ernesto confirma:

Certo.

Aldo diz:

Deus está acima das religiões, mas, elas são puramente humanas,

Ernesto responde

Deus tem o seu povo ou, seus fieis espalhado entre todas as religiões, não sabemos quem eles são, Por isso vamos respeitá-las e ver o que elas tem a nos ensinar, e, nós temos o dever de escolher aquilo que a nossa consciência reconhece como certas.

Aldo diz:

Entretanto Jesus nos oferece a única revelação de Deus que atende às premissas; é a expressa no Novo Testamento, por seus evangelistas, apóstolos, discípulos e epígonos.

Ernesto responde:

Jesus o enviado do Pai, é nosso único Salvador,

Abraços Ernesto
Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 302
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 18
Pontos de participação : 613

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qua 11 Jul 2018, 21:44

Amigos do Fórum,

Prezado Ernesto, da tua mensagem, tenho dois pontos a comentar.

Aldo diz:
Se Deus existe...
Ernesto responde: Então tu pões em duvida a sua existência, pense um pouco, pode existir um relógio sem um relojoeiro?

A partícula “se” não expressa minha dúvida com relação à existência de Deus, pois que minha convicção de fé está expressa em epígrafe, quando declaro “creio em Deus”. O “se Deus existe” é referente ao que vem a seguir “é necessariamente único” como condição reflexiva: se Deus não for único, então não há Deus; igualmente nas outras premissas que apresentei.
Eu teria um outro comentário a respeito do "relógio/relojoeiro", mas acredito que seria impertinente neste tópico.

Aldo diz:
Quanto ao Deus único,
Ernesto responde:  lembre-se que Deus é um titulo, Teocracia, assim como a Monarquia, Um rei único, mas, tem seus subalternos que fazem parte do sistema do governo.

No meu entender o título se escreveria com letra inicial minúscula como “o monarca”, “o presidente". Assim sendo e sempre no meu entender, Deus é o nome em latim da entidade suprema deus, os anglo-saxões usam o nome God para o mesmo deus. É entretanto possível que o nome próprio Deus provenha da septuaginta, na qual foi utilizado um só nome em substituição ao hebreu Yahveh e ao nome dado por Jesus, Abba (Pai). 
O Nome "Deus" talvez derive do nome da entidade suprema do olimpo grego Zeus; os gregos pronunciam o “Z” com a língua nos dentes, dando um som muito semelhante a “D”. Disto não há comprovação, é tão somente uma curiosa semelhança.

Deus Pai nos abençoe, Aldo
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 197
Pontos de participação : 4196

Mensagem por Ernesto em Qui 12 Jul 2018, 13:10

Olá Aldo tudo bem?

Eu interpreto Deus com um titulo, baseado na passagem de Exodo 6:2-3, visto seu nome ser Jeová.

Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o Senhor. E eu apareci a Abraão,e a Isaque e a Jacó, como Deus Todo poderoso; Mas, pelo meu nome Jeová não lhes fui perfeitamente conhecido

(Versão do Rei James, de 1611). e as traduções mais antigas.

Abraços Ernesto
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5869
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 126
Pontos de participação : 12602

Mensagem por Tzaruch em Qui 12 Jul 2018, 18:56

Olá Ernesto.

Ernesto escreveu:Eu interpreto Deus com um titulo, baseado na passagem de Exodo 6:2-3,
visto seu nome ser Jeová.

O nome de DEUS não é "Jeová", isso é apenas a tentativa falhada de quem
não sabe, mas teve que inventar uma pronúncia que nem os judeus sabem mais.

Êxo 6:3
ואראH7200 אלH413 אברהםH85 אלH413 יצחקH3327 ואלH413 יעקבH3290
באלH410 שׁדיH7706 ושׁמיH8034 יהוהH3068 לאH3808 נודעתי׃H3045

Em hebreu está lá o que chamam de "tetragrama" YHVH que não tem essa pronúncia.

Ernesto escreveu:Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o Senhor.
E eu apareci a Abraão,e a Isaque e a Jacó, como Deus Todo poderoso;
Mas, pelo meu nome Jeová não lhes fui perfeitamente conhecido

E disse Deus a Moisés:
EU SOU O QUE SOU. Disse mais:
Assim dirás aos filhos de Israel:
EU SOU me enviou a vós.
-Êxodo 3:14 ACF-

Você também poderia ter lido um pouco antes, porque nesse texto DEUS diz qual
é o seu nome, e no seguinte confirma que isso é eternamente.

Ernesto escreveu:(Versão do Rei James, de 1611).

-Êxodo 6:3 Portuguese KJA-
Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como El-Shaddai,

Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu Nome, Yahweh,
não lhes fui conhecido.

Se for ver a versão King James de 1999 tem escrito "Yahweh",
e qualquer outra pode ter diferentes traduções, mas é certo
que nenhuma está certa.

Ernesto escreveu:e as traduções mais antigas.

Indiferente Ernesto, se esse fosse o nome de DEUS
é certo que os judeus assim o pronunciariam...

Você nunca parou para pensar por qual motivo os próprios
hebreus/judeus não chamam DEUS pelo nome de Jeová ?

Mas veja o seguinte tópico, pois é exatamente o assunto do nome de DEUS.

http://forumevangelho.forumeiros.com/t7330-qual-o-nome-de-deus-segundo-a-biblia

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 21 Set 2018, 13:40