F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    O Amor X 10 mandamentos

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    O Amor  X  10 mandamentos Empty O Amor X 10 mandamentos

    Mensagem por Jefté Qua 20 maio 2009, 14:17

    .
    Por: Jefté

    Conforme diz Romanos 13:10: "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor".


    Uma pergunta a considerar:
    Nos 10 mandamentos:

    I
    Não terás outros deuses diante de mim.
    II
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás ....
    III
    Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão..
    IV
    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra...
    V
    Honra a teu pai e a tua mãe...
    VI
    Não matarás.
    VII
    Não adulterarás.
    VIII
    Não furtarás.
    IX
    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    X
    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo...


    Com relação aos quatro primeiros mandamentos concernentes ao Senhor: Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti imagem de escultura. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão. E guarda o dia de sábado.
    Eu poderia cumpri-los todos sem contudo amar ao Senhor meu Deus. Quem diz que não tendo outros deuses é amar a Deus? Quem diz que não tendo imagens de escultura é amar a Deus? Quem diz que não tomando o Santo nome do Senhor em vão é amar a Deus? E quem diz que guardar o sábado é amar a Deus?
    Repito, nestes quatro primeiros mandamentos que são regras e zelo, isto jamais se traduz em amar a Deus.
    Posso realizá-los sem jamais conseguir amar a meu Deus.

    Portanto, sendo o maior de todos os mandamentos aquele que Jesus diz em Marcos 12:30: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento".

    Este primeiro e grande mandamento (Mat. 22:38) não está expresso nos 10 mandamentos.
    Amar ao Senhor Deus não é não ter outros deuses, não é não ter imagens de escultura, não é não tomar seu Santo nome em vão, e não é guardar o sábado.
    Repito isto não quer dizer amor.

    Quando amamos alguém, dificilmente deixamos de pensar nesse alguém.
    Então, amar é amar! Amar é desejá-lo acima de tudo! É suspirar por Ele e para Ele. É buscá-lo com toda a alma! É reconhecê-lo em todos os meus caminhos! É ansiar por Ele mais do que os guardas pelo romper do amanhã. E como diz o Salmo 42:1 "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!"

    O Senhor Deus é nosso Criador, nosso Redentor e nosso Salvador. E tem nos dado Seu principal e maior mandamento: Amá-Lo! Amá-Lo acima de tudo.
    E amar não é fazer as coisas para Ele. Aliás, o Senhor não precisa de quem faça as coisas para Ele, pois é Todo-poderoso e manda e as coisas acontecem.
    Eu posso viver com uma mulher e fazer-lhe muitas coisas e nunca amá-la de verdade. E mais, posso fingir que a amo sem me abrir com ela, e ela pode até morrer sem descobrir que eu, na verdade, nunca a amei.
    Não façamos assim para com o Senhor nosso Deus!

    Como expressa muito bem esse amor em I Coríntios 13 - Diz que posso ter a fé de transportar montes, vender todos os meus bens e dá-los aos pobres, e até entregar o meu corpo para ser queimado; e, contudo posso estar fazendo tudo isso, sem verdadeiramente ter o amor. E completa, dizendo. "Nada disso me aproveitaria".
    Então diante disso, eu preciso aprender a amar ao meu Deus, porque, se assim for, eu sou apenas como um pau seco, sem vida, sem essência, sem virtude, e sem amor.

    Tendo o meu Deus um irresistível amor por mim, como posso eu, um mero homem, não conseguir amá-Lo em espírito e verdade?
    Somente Cristo, meu Senhor, é quem me pode dar esse verdadeiro e puro amor por Ele!

    E com respeito aos outros mandamentos acontece o mesmo: amar ao próximo e ao irmão, não quer dizer não matar, não furtar, não adulterar, não cobiçar e não dar falso testemunho.
    E posso fazer tudo isso sem amar a meu próximo.
    Posso fazer tudo isso, e quando meu próximo ou meu inimigo tropeçarem, no meu íntimo eu me regozijar com isso.
    Acaso nos 10 mandamentos está mandando eu não me alegrar quando meu inimigo ou meu próximo tropeçarem?
    Por isso, somente o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida, plena de Deus, para nós, é que me ensina que devo amar, amar a todos, amar a meu próximo, meu irmão, amar a meus inimigos e amar a meu Deus! Amém!
    Do contrário, como poderei ir ao reino dos céus, onde hábita meu Deus, se aqui na terra eu não aprendi amá-Lo em verdade?
    E como disse Jesus: "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". (Mat. 24:35)

    Amém, Senhor!

    A paz irmãos!

      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 02:09