F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Compartilhe

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3171

Re: Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Mensagem por Vasuilvan em Qui 21 Mar 2013, 17:43

O querer e o efetuar de DEUS, na vida de um convertido, produz seus efeitos, a partir do momento que essas boas obras passam a ser praticadas. O carro-chefe dessas boas obras é o amor. Seja para com DEUS, seja para com o próximo.

Quando que um convertido reflete verdadeiramente o querer e o efetuar de DEUS em sua vida?. Quando ama a DEUS. Como demonstro esse amor a DEUS? João 14:15, responde: SE ME AMAIS, GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 419

Mensagem por Sargento em Qui 21 Mar 2013, 18:10

Jaime... só agora vi que respondeu.

Realmente...

Julga tudo pela letra e esquece o entendimento ... Cristo estaria bem arranjado consigo...

Homem, a suprema sabedoria está no conhecimento de Deus e não na letra... a letra todos a têem, o conhecimento da verdade nem todos.
A prova disso é que lhe falo das figuras da lei e você não as entende... mas prefere questões de letra quando não lhe conhece o significado.... mas adiante.

Mais uma vez diz que quer me mostrar que estou errado, e mais uma vez não o fez... apenas continua brincando com a letra.
Onde estou errado no evangelho? Exponha-se o seu evangelho de ouro e corrija-me pela pregação da verdade.

Fabiano R
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Suzano-SP
Religião : Catolicismo
Igreja : Católica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 48

Mensagem por Fabiano R em Qua 03 Abr 2013, 15:11

Caros debatedores;

A Igreja de Cristo sempre defendeu a necessidade das obras para a salvação e tbm sempre afirmou que crê em Jesus Cristo é igualmente necessário. Ou seja, nem somente a fé, nem somente as obras, mas fé e obras.
Só somos salvos pelos méritos infinitos de nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, nossas obras sem fé, são nada. E da mesma forma que a fé sem obras não salvam, as obras sem fé também não salvam. Portanto, somos justificados por nossa fé e por nossas obras.

É como disse uma vez, BENTO XVI:

"uma fé sem obras é como uma árvore sem frutos": se a primeira "nos faz conhecer a verdade de Cristo como Amor encarnado e crucificado", a segunda nos faz "entrar" naquele amor e leva ao dom total de si.

Very Happy Very Happy Very Happy

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 170
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911

Mensagem por Salomão em Qua 03 Abr 2013, 15:35

Será que não dá para aceitar que as obras é efeito da fé.....?
A fé causa as obras ........... !
dado A (fé) se dará B (obras)
dado B (obras) houve A (fé)
assim como não existe causa sem efeito...também não exste efeito sem causa!
mostre me tua causa sem efeito ..que eu com o efeito te mostrarei a causa.
somos justificados pela causa (fé) das obras, e não pelo efeito da fé (obras).

logo a fé atua para que aconteça as obras........e não ao contrario....... logo fé sem resultado é inoperante !
É isso irmãos que se entende em tiago.....se pensar diferente vai ter que acreditar como alguns aqui que um mentiu e outro falou a verdade......paulo x tiago !
fiquem na paz!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Qui 04 Abr 2013, 06:17

Salomão:

fiquem na paz!

Fique feliz, Salomão! A maioria pensa como você. Tenho valorosos irmãos em Cristo de várias denominações ouço frases tais como:

"Uma pessoa não obedece os mandamentos inclusive o MANDAMENTO DO SÁBADO para se salvar, mas sim, porque já é um salvo".

" Uma pessoa não pratica O DIZIMO para se salvar, mas sim, porque ela já é salva e a sua salvação lhe deu FÉ PARA PRATICAR O DIZIMO".

Enfim...essa ideologia é uma maneira de dizer: "Se você recebeu pela fé a salvação, irá praticar as obras que nossa igreja ensina".

Eu porém, creio: SE alguém crer que Jesus zerou a sua dívida da lei e agora, arrependido, se batizar em Seu Nome e se firmar em praticar as boas obras continuamente, este sim será salvo, pois seu nome não será riscado do livro da vida.

Madalena
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : faro
Religião : Cristão
Igreja : Igreja Dos Eleitos
País : Portugal
Mensagens Curtidas : -20
Pontos de participação : 1036

Mensagem por Sargento em Qui 04 Abr 2013, 07:47

Olá Fabiano...

Caros debatedores;

A Igreja de Cristo sempre defendeu a necessidade das obras para a salvação e tbm sempre afirmou que crê em Jesus Cristo é igualmente necessário. Ou seja, nem somente a fé, nem somente as obras, mas fé e obras.
Só somos salvos pelos méritos infinitos de nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, nossas obras sem fé, são nada. E da mesma forma que a fé sem obras não salvam, as obras sem fé também não salvam. Portanto, somos justificados por nossa fé e por nossas obras.

É como disse uma vez, BENTO XVI:

"uma fé sem obras é como uma árvore sem frutos": se a primeira "nos faz conhecer a verdade de Cristo como Amor encarnado e crucificado", a segunda nos faz "entrar" naquele amor e leva ao dom total de si.

Dê-me uma passagem da pregação dos apóstolos que defenda a necessidade de obras para a salvação.

Sei que a sua igreja (a qual você chama de Igreja de Cristo embora dividam a vossa devoção com muitos outros que não Cristo) assim o ensina embora conheça alguns dentro da sua igreja que entram por outro caminho, mas a igreja de Cristo segue a doutrina dos apóstolos e não a do Bento XVI.
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Qui 04 Abr 2013, 07:58

Salomão...

dado A (fé) se dará B (obras)
dado B (obras) houve A (fé)
assim como não existe causa sem efeito...também não exste efeito sem causa!
mostre me tua causa sem efeito ..que eu com o efeito te mostrarei a causa.
somos justificados pela causa (fé) das obras, e não pelo efeito da fé (obras).

logo a fé atua para que aconteça as obras........e não ao contrario....... logo fé sem resultado é inoperante !
É isso irmãos que se entende em tiago.....se pensar diferente vai ter que acreditar como alguns aqui que um mentiu e outro falou a verdade......paulo x tiago !
fiquem na paz!

Paulo afirma que segundo as obras todos ficaram debaixo da maldição até Cristo ... logo segundo as obras todos foram pecadores, tanto judeus que tinham a lei como gentios que não a tinham ...

Mas sabemos que muitos foram salvos assim como Abraão, Isaac e Jacó... se segundo as obras eram pecadores como se salvaram eles?

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Salomão em Qui 04 Abr 2013, 09:00

Amigo sargento....!

1- Existem obras de justiça -Ezequiel 18:22 ,

A- Jesus era um poderoso em obras -lucas 24:19
nós podemos fazer obras em cristo - João 14 :12

Quem não produz frutos é cortado- JOão 15 :2

Agora só podemos produzir frutos com Cristo -João 15:5

Querido essas obras deve ser resultado da salvação que cristo operou em mim e não a causa !

Se você estiver falando da justificação pelas obras ...ai estou de acordo com seus pensamentos de que ninguém é salvo pelas obras .
Mas se você disser que os justos não produz obra nenhuma nem em cristo...aí não posso concorda com você visto as passagens apresentadas acima!

fique na paz !

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Salomão em Qui 04 Abr 2013, 09:10

Amada Madalena !

tu não estas dizendo para mim que a salvação é pelas obras ?
AS obras é causa da salvação ou são efeitos da fé ?
Como ficaria a ideia apresentada por Jesus de que sem Ele nada podemos fazer ? João 15:5
fique na paz !
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3171
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10419

Mensagem por Vasuilvan em Qui 04 Abr 2013, 10:38

MM, são exclusivamente efeitos da fé...

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Salomão em Qui 04 Abr 2013, 10:47

Então : dado "FÉ" se dará "OBRAS "
E : Dado "OBRAS" houve "FÉ"
Assim ,
os méritos são só os de Jesus !
louvado seja Deus por isso !

Fabiano R
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Mensagem por Fabiano R em Qui 04 Abr 2013, 18:47

Sargento dizzzzz

Dê-me uma passagem da pregação dos apóstolos que defenda a necessidade de obras para a salvação.

Sei que a sua igreja (a qual você chama de Igreja de Cristo embora dividam a vossa devoção com muitos outros que não Cristo) assim o ensina embora conheça alguns dentro da sua igreja que entram por outro caminho, mas a igreja de Cristo segue a doutrina dos apóstolos e não a do Bento XVI.

_____________________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
Caro Sargento;

Exatamente!
A Igreja de Cristo segue os ensinamentos dos apóstolos, do qual O Papa emérito Bento XVI foi legitimo sucessor de São Pedro e ao renunciar passou a sucessão apostólica ao Papa Francisco.

Mas em relação as obras e a passagem biblica, vou deixar que o próprio jesus lhe responda se as obras são necessárias ou não. Acompanhe:

31. Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
32. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

__
34. ENTÃO O REI DIRÁ AOS QUE ESTÃO À DIREITA: - VINDE, BENDITOS DE MEU PAI, TOMAI POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO,
35. PORQUE TIVE FOME E ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE E ME DESTES DE BEBER; ERA PEREGRINO E ME ACOLHESTES;
36. NU E ME VESTISTES; ENFERMO E ME VISITASTES; ESTAVA NA PRISÃO E VIESTES A MIM.

__
37. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38. Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
39. Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
40. Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

__
41. VOLTAR-SE-Á EM SEGUIDA PARA OS DA SUA ESQUERDA E LHES DIRÁ: - RETIRAI-VOS DE MIM, MALDITOS! IDE PARA O FOGO ETERNO DESTINADO AO DEMÔNIO E AOS SEUS ANJOS.
42. PORQUE TIVE FOME E NÃO ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE E NÃO ME DESTES DE BEBER;
43. ERA PEREGRINO E NÃO ME ACOLHESTES; NU E NÃO ME VESTISTES; ENFERMO E NA PRISÃO E NÃO ME VISITASTES.

_
44. Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?
45. E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.
46. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.
(MT 25,31-46)

Very Happy Very Happy

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Salomão em Qui 04 Abr 2013, 19:12

Amigo Fabiano , antes quero te dizer que admiro muito os trabalhos sociais realizados pelo povo católico na saúde com a pastoral da criança e também com a Familia na pastoral da familia ..entre outras !
Por isso me sinto a vontade em debater com um zeloso católico como você!

amigo pode com gentileza me responder essas perguntas abaixo ?

Querido Fabio, quando é que as obras são necessária para a salvação e quando é que não servem para salvação ?
Em algum momento podemos ser salvos pelos próprios méritos ?
Como relacionar salvação unicamente pelos méritos de Jesus com salvação pelas obras praticadas por nós ?
espero suas sempre bem formuladas respostas !
fique na paz!

Fabiano R
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Mensagem por Fabiano R em Sex 05 Abr 2013, 00:10

SALOMÃO DIZZZZZZZ

Amigo Fabiano , antes quero te dizer que admiro muito os trabalhos sociais realizados pelo povo católico na saúde com a pastoral da criança e também com a Familia na pastoral da familia ..entre outras !
Por isso me sinto a vontade em debater com um zeloso católico como você!

amigo pode com gentileza me responder essas perguntas abaixo ?

Querido Fabio, quando é que as obras são necessária para a salvação e quando é que não servem para salvação ?

_______________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
Prezado Salomão;
De acordo com o (MT 25,31-46) que postei ao Sargento, ali vemos a necessidade das obras para a salvação, não estou dizendo que apenas obras salvam, mas tbm apenas a fé sem as obras não salvam.
Vou explicar melhor..
A Igreja Católica sempre ensinou que alguém que venha a ser salvo, será por graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, mas, conforme o ensino de São Tiago, A fé sem obras é morta, não é capaz de justificar.
E São Pedro diz ..

Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação. (I PE 1,17)

Ou seja, meu caro Salomão;
De que adianta vc dizer que tem fé se vc não viver a sua fé, fazendo o que Jesus ensinou? De que adianta vc gritar aos quatro ventos que ama a Deus, ler a bíblia todos os dias, cantar louvores na igreja,se vc não é capaz de ajudar o seu próximo, quer seja uma ajuda financeira, quer seja uma palavra de conforto?

Vou lhe dar um pequenino exemplo:

Quando o amigo passa por um mendigo vc o ajuda? Pergunta se ele quer um lanche ou um prato de comida e compra para ele?
Quando o amigo vê alguém caído na calçada por causa de bebida, vc o ajuda levantar e ir para casa ou simplesmente ignora o fato e passa direto?
O amigo, visita doentes no hospital e prega uma palavra de conforto nesses momentos difíceis?
Visita crianças com síndrome de down?
Idosos no asilo?
O amigo pega dois ou três casacos ou blusas e leva a quem está dormindo nas ruas em dias de frio?
O amigo não fala mal de ninguém, não fala da vida alheia em nenhum momento?

Vc ama seus inimigos?

Lembre-se de Mt 25,31 em diante onde os que não fizeram muitas dessas obras serão jogados no fogo eterno e não entenderão o por que. Achavam que tinham a fé necessária para se salvar, mas esqueceramde vivela cumprindo o que ensina o Senhor Jesus, pois de acordo com o apóstolo João,”aquele que diz que ama a Deus mas não ama seu irmão é mentiroso”, pois como vc pode amar alguém que vc não vê, se vc não ama quem vê?
Por isso te digo que não basta que creiamos, é preciso vivenciar a fé, porque de nada adianta, vc dizer que é evangélico e que crer no Senhor Jesus, se vc não ama seu próximo e não pratica a caridade. De fato, reconhece-se um cristão por sua conduta, e não por suas palavras. Ter somente a fé e não viver a fé não nos faz melhores que ninguém, e sim pessoas que não cumprem aquilo que aceitam e crêem!
Very Happy Very Happy Very Happy

___________________________________________________________________________________________

VC DIZZZ

Em algum momento podemos ser salvos pelos próprios méritos ?

_________________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
Não, em nenhum momento!! Nunca na história da igreja foi ensinado isso!
________________________________________________________________________________________

Vc dizzzz
Como relacionar salvação unicamente pelos méritos de Jesus com salvação pelas obras praticadas por nós ?
espero suas sempre bem formuladas respostas !
fique na paz!

_______________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
É simples, agente pode dizer que o homem é salvo pela fé, mas não SOMENTE pela fé como afirmam os evangélicos. A bíblia e a Igreja de Cristo, afirmam que a salvação é a união de fé e obras, isso é claríssimo!!

Um abraço e Fique na Paz de Cristo!!

Very Happy Very Happy

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Salomão em Sex 05 Abr 2013, 00:20

Prezado Fabiano ,
Agora te entendi .

logo.... tu falas das obras resultados da fé em Jesus !
ou seja, das obras causadas pela fé em Jesus .
Obras não oriundas da fé em cristo são as que não se relaciona com salvação !
Logo , as declarações de Jesus em João 15 :5 faz muito sentido .....
"Sem mim nada podeis fazer"
Estou satisfeito com suas respostas nestes termos !
Deus te Abençõe querido !
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Número de Mensagens : 450
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098

Mensagem por Diephe em Sex 05 Abr 2013, 01:17

Parábola da FÉ x OBRAS

Certa vez três irmãos pequenos, quase com as mesmas idades; subiram em uma grande árvore. Por algum motivo, não conseguiram descobrir um meio para descer da árvore, e depois de algum tempo, resolvem gritar por socorro ao irmão, bem mais velho do que eles.
Depois de algum tempo o irmão chega e percebe que será difícil fazê-los descer pela própria arvore; como não encontra uma escada para fazê-los descer pergunta:

- Vocês confiam em mim?
Todos os três respondem que sim.
Então o irmão mais velho continua.
- Primeiro um pula e depois o outro; e ele diz para o menor, pular primeiro.
O menino mais novo não pula e fica parado de braços cruzados.
Então o irmão mais velho diz para o irmão, com a meia idade dos outros, para pular. Ele porém, não pula e vai procurar um outro meio de descer da árvore, por conta própria.
Finalmente o irmão mais velho diz para o maior deles, pule.
E ele prontamente pulou e chegou em segurança ao chão.

Moral:

O irmão mais novo são evangélicos ou demais igrejas nominais que dizem que creem em Cristo mas, cruzam os braços.
O irmão do meio, são legalistas que dizem crer em Cristo mas, recorrem aos próprios meios, não aceitando ajuda Dele.
O irmão mais velho, entre eles, são alguns poucos evangélicos e alguns poucos legalistas que perceberão, a tempo, que é preciso confiar em Cristo e ao mesmo tempo por em prática verdadeiramente todas as palavras de Cristo.

Os outros irmãos, que ficaram na árvore, começam a discutir sobre quem está certo: Se ficar de braços cruzados ou usar seus próprios meios para se salvar; e sem que eles percebam a noite e as trevas chegam sobre eles. E houve choro e ranger de dentes.
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Sex 05 Abr 2013, 09:46

Fabiano....

Não sabe que Cristo falava por parabolas? Repare que a fé, sem a qual ninguem pode agradar a Deus, nem tampouco é aí mencionada.... porque será?
Fabiano, a agua, a comida, as vestes, o visitar na prisão, etc.... é anunciar o evangelho, é levar Cristo ao mundo e não obras...
De que se ocupavam os apóstolos?
De fazer caridade ou anunciar o evangelho? E Cristo, quantas vezes andou Ele fazendo obras de caridade?

As obras do cristão é a fé.

Mas se quer as parabolas literalmente pode começar por arrancar olhos e mãos cada vez que estes o fizerem pecar...

Vc acha que somos ovelhas ou bodes?
Veja Rm4:4-5 como mostrei ao Salomão.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 21 Out 2017, 22:54