A Torá e o Messias: Pérola do Aramaico
Por Sha'ul Bentsion
Não é novidade para ninguém que HaSatan usa de meias-verdades para, se possível, confundir aos eleitos. Dentro deste conceito, vejam só que obra maligna ocorreu na tradução de Romanos 10:6...
Nas traduções romanazidas encontramos:
"Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)" (Romanos 10:5-6)
Reparem na palavra "mas". Segundo o dicionário Houaiss, a conjunção "mas" é definida como: "conjunção adversativa - com variações de sentido, introduz o segmento que denota basicamente uma oposição ou restrição ao que já foi dito"
EM SUMA, a palavra "mas" é usada para mostrar oposição. Uma sutil tentativa de fazer oposição entre "Torá" e "graça."
Contudo, a palavra "mas" não é encontrada nem no Texto Recebido (grego) nem na Peshitta
(aramaico)! Foi uma invenção do padre Almeida! Segue uma leitura mais fiel de Romanos 10:5-6:
"Porque Moshe escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Torá viverá por ela, e é a justiça que vem pela fé. Assim [Moshe] diz: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu e trará do alto ao Mashiach?"
Vejam que Rav. Sha'ul (Paulo) não antagoniza "Torá" e "graça", mas sim complementa a questão do viver a Torá, mostrando que o viver a Torá é pela fé.
Só uma palavra acrescentada, uma palavrinha inocente, um "mas", e dá-se margem a todo o sistema teológico do anti-messias: o de operar a desobediência.
Agora vejam que interessante. Vemos claramente uma citação de Rav. Sha'ul (Paulo) a Devarim
(Deuteronômio) 30:11-14. Porém, quando olhamos para essa passagem, encontramos:
“Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
“ (Devarim/Deuteronômio 30:11-14)
Ou seja, Rav. Sha'ul (Paulo) faz aqui um belíssimo Remez. Ao citar, falando do Messias, um texto que fala da Torá, ele está nos mostrando que o Messias e a Torá são UM – não há como dividí-los.
As implicações disso são fantásticas, pois podem ser encontradas em ambos os lados da equação do Remez de Rav. Sha'ul (Paulo): não há como viver a Torá sem a fé no Messias, e não há como viver a fé do Messias sem viver a Torá.
A Palavra de YHWH é viva. Basta voltarmos a ela, e caem as escamas de Roma!
Por Sha'ul Bentsion
Não é novidade para ninguém que HaSatan usa de meias-verdades para, se possível, confundir aos eleitos. Dentro deste conceito, vejam só que obra maligna ocorreu na tradução de Romanos 10:6...
Nas traduções romanazidas encontramos:
"Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)" (Romanos 10:5-6)
Reparem na palavra "mas". Segundo o dicionário Houaiss, a conjunção "mas" é definida como: "conjunção adversativa - com variações de sentido, introduz o segmento que denota basicamente uma oposição ou restrição ao que já foi dito"
EM SUMA, a palavra "mas" é usada para mostrar oposição. Uma sutil tentativa de fazer oposição entre "Torá" e "graça."
Contudo, a palavra "mas" não é encontrada nem no Texto Recebido (grego) nem na Peshitta
(aramaico)! Foi uma invenção do padre Almeida! Segue uma leitura mais fiel de Romanos 10:5-6:
"Porque Moshe escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Torá viverá por ela, e é a justiça que vem pela fé. Assim [Moshe] diz: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu e trará do alto ao Mashiach?"
Vejam que Rav. Sha'ul (Paulo) não antagoniza "Torá" e "graça", mas sim complementa a questão do viver a Torá, mostrando que o viver a Torá é pela fé.
Só uma palavra acrescentada, uma palavrinha inocente, um "mas", e dá-se margem a todo o sistema teológico do anti-messias: o de operar a desobediência.
Agora vejam que interessante. Vemos claramente uma citação de Rav. Sha'ul (Paulo) a Devarim
(Deuteronômio) 30:11-14. Porém, quando olhamos para essa passagem, encontramos:
“Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
“ (Devarim/Deuteronômio 30:11-14)
Ou seja, Rav. Sha'ul (Paulo) faz aqui um belíssimo Remez. Ao citar, falando do Messias, um texto que fala da Torá, ele está nos mostrando que o Messias e a Torá são UM – não há como dividí-los.
As implicações disso são fantásticas, pois podem ser encontradas em ambos os lados da equação do Remez de Rav. Sha'ul (Paulo): não há como viver a Torá sem a fé no Messias, e não há como viver a fé do Messias sem viver a Torá.
A Palavra de YHWH é viva. Basta voltarmos a ela, e caem as escamas de Roma!