F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

YHVH (Jeová e Yahveh) é uma pessoa, o Pai. JESUS é outra pessoa, o Filho. YHVH não é a TRINDADE!

Compartilhe

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 474

Re: YHVH (Jeová e Yahveh) é uma pessoa, o Pai. JESUS é outra pessoa, o Filho. YHVH não é a TRINDADE!

Mensagem por Washington Ruiz em Sex 14 Ago 2015, 17:32

Olá, Norberto,

Eu estou tentando provar, irmão, que o Pai trouxe o Filho à existência, e que, por isso, Jesus não pode ser Deus, ou melhor, estou tentando descaracterizar o conceito da trindade, que é assunto deste tópico, sim (YHVH não é a TRINDADE!), porém, como você acha que só a sua opinião é que importa, vou me retirar deste tópico.

Até mais!

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: YHVH (Jeová e Yahveh) é uma pessoa, o Pai. JESUS é outra pessoa, o Filho. YHVH não é a TRINDADE!

Mensagem por Norberto em Sex 14 Ago 2015, 17:52

.
Washington Ruiz,

Você compreendeu mal. Se você quer provar algo a respeito da criação de Jesus, eis um tópico que foi iniciado com sua postagem como a de abertura do tema:

> Jesus e o Espírito Santo fazem parte da criação de Deus

Você já provou lá, neste outro tópico, que o Pai trouxe o Filho à existência? Se sim, bastava indicar o link e dizer aqui que lá já está provado e depois faça a referência daquele tópico entrando no tema aqui, para não termos dois tópicos com o mesmo assunto.

Quer tratar o assunto aqui, na forma que bem queira, fique à vontade. Foi apenas uma sugestão e não uma imposição da minha parte.

.

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 474
Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
Religião : Cristã
Igreja : Igreja do CRENTE
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -41
Pontos de participação : 1050

Mensagem por Washington Ruiz em Sex 14 Ago 2015, 18:46

Olá, Norberto,

Eu não sabia que você tinha aberto por mim esse tópico. Eu respondo de uns vinte a trinta tópicos por dia, em outras comunidades, irmão, por isso, é difícil me recordar de tudo o que escrevo, mas tudo bem, vou pro tópico que você abriu por mim e continuar esse assunto lá.

Ah, obrigado por ter criado o tópico.

Até mais!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Seg 17 Ago 2015, 14:39

.
Participação do Dercy Matos, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/30134

NOrberto,

"Jeová é Jesus, pois há textos bíblicos que declaram tanto Jeová quanto Jesus como criador de todas as coisas."

Jeová não é Jesus e sim o Pai. A Trindade trabalham juntos em parcerias no ministerío um do outro.

Na criação era o Pai, cooperando o Filho e ES. "O Espirito (Santo) pairava sobre as Águas". Gênesis 1.
No VT era o Pai, no NT era Filho, no ministério do ES após à subida de Cristo, coopera o Pai e FIlho. Atos 2.

O Pai revelou o Filho "Este é meu Filho Amado..." , o Filho revelou o ES, Atos.

Dercy

.

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 399
Cidade/Estado : Espírito Santo do Pinhal
Religião : Católico com total convicção !!!
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : -33
Pontos de participação : 896

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 09:52

Norberto escreveu:.
Stanley K, trouxe para cá sua resposta que tem a ver com este tópico.

Stanley K, na M82 do tópico Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?, escreveu:O que o trinitário precisa entender, é que se ele negar que YHVH é igual a Pai, Filho e E.S. e não Deus Pai exclusivamente, ele estará remando contra a própria doutrina que crê.

Pois fica assim: YHVH (Deus Pai) = Pai, Filho e E.S.
Quando o correto na trindade é: Deus = Pai, Filho e E.S.

Entendeu? O trinitário que diz que o YHVH do A.T. é Deus Pai, talvez não tenha parado pra refletir sobre isso ainda, pois admitindo que isso seja assim, ele traz à doutrina um possível equívoco, é insustentável e contraria a doutrina.

.

YHWH é Deus.
A Trindade não foi revelada no Antigo Testamento.
No AT só há alguns sinais da Trindade, que são percebidos somente na Luz da Revelação no Novo Testamento (Jesus Cristo).
A Revelação de Deus aconteceu aos poucos, na história de um povo e depois plenamente em Jesus Cristo.
Revelação de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo é só com Jesus Cristo.

No AT falamos de Deus e não de Trindade...
Só depois, com a Revelação plena, podemos identificar os sinais no AT que preparou esse Revelação de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo é só com Jesus Cristo.
E no Antigo Testamento se destaca a Criação do mundo e a formação do povo de Deus da mesma forma que no Novo Testamento se destaca a Salvação em Jesus e a constituição de Sua Igreja. Talvez seja por isso que os Trinitaristas entende JHWH como Deus Pai, pois o AT se destaca a Criação e, normalmente, atribuímos a Criação ao Pai.

Se bem que, com a Luz do Novo Testamento, vemos que a Criação não é só do Pai, mas dos Três juntos, pois são Um só: O Pai cria o mundo através de Sua Palavra (= o Verbo, o Filho) no poder do Espírito Santo (que pairava sobre as águas).

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 399
Cidade/Estado : Espírito Santo do Pinhal
Religião : Católico com total convicção !!!
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : -33
Pontos de participação : 896

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 09:55

Norberto escreveu:.
Participação do Dercy Matos, sobre o tema

O Pai revelou o Filho "Este é meu Filho Amado..." , o Filho revelou o ES, Atos.
Dercy[/color]

E o Filho revela em plenitude o Pai: "Quem me viu, viu o Pai" - disse Jesus no Evangelho.
DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 261
Cidade/Estado : Brasília/DF
Religião : Cristã
Igreja : Testemunha Cristã de Jeová
Mensagens Curtidas : 23
Pontos de participação : 621

Mensagem por DBOliveira em Qua 17 Fev 2016, 16:50

Quando as pessoas dizem que o nome YHWH (Jeová) se refere à Trindade, eu penso:

O Pai tem um nome = Jeová

O Filho tem dois nomes = Jeová e Jesus

O Espírito Santo tem um nome = Jeová

Neste caso, se eu orar à Jeová, eu estarei orando a quem? Visto que os três se chamam Jeová?

Jesus mandar eu orar ao Pai, através dele. Mas se o Pai é Jeová, e Jesus é Jeová também, na prática eu estaria orando pra Jeová em nome de Jeová.Bom, essa é uma das implicações em se dizer que o nome Jeová se aplica ao Filho também.

Eu entendo que YHWH se refere somente ao Pai, assim como vemos em João 8:54, ou no paralelo de Lucas 1:31,32 com o Salmos 83:18. O Deus dos hebreus, Jeová, é uma pessoa distinta da do Filho.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 21 Jul 2017, 01:40