F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Em João 5:39-40 Jesus dá uma mandamento para examinar as escrituras?

Compartilhe

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3290

Re: Em João 5:39-40 Jesus dá uma mandamento para examinar as escrituras?

Mensagem por Vasuilvan em Seg 10 Ago 2015, 09:16

;;;;;

No modo imperativo, temos que fazer um grande esforço para entender desta forma...

Penso que a forma indicativa seja mais aceitável nestes dois versos...

Última edição por Vasuilvan em Seg 10 Ago 2015, 16:40, editado 1 vez(es)

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1184

Mensagem por Márcio em Seg 10 Ago 2015, 10:04

Betho,

Se eu comparar os versos que estão em discussão de João 5:39-40, com versículos que realmente estão no modo imperativo como por exemplo Isaías 34:16, verei que não há como concluir que em João a exposição é imperativa. O verso de Isaías diz:

Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas faltará, ninguém faltará com a sua companheira; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado.

No verso acima, a septuaginta verte o texto em hebraico com o verbo no indicativo ou no imperativo? Em Isaías, está uma ordem, uma orientação clara.

O verso acima no modo imperativo é bem diferente da construção verbal encontrada em João.

Márcio  
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Seg 10 Ago 2015, 12:56

Amado, prossiga com as análises. Uso o programa TheWord com dois módulos pagos, são bem conta, o Antigo Testamento em Hebreu com morfologia e o NAS28 em Grego, também com morfologia, os devem custar R$ 80,00 pelo próprio site oficial. A Septuaginta com morfologia é grátis, bem como outros módulos. A unção está em todos. A paz.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1184
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 52
Pontos de participação : 2906

Mensagem por Márcio em Qui 10 Set 2015, 17:45

Betho e demais,

Este texto é um exemplo típico de como a verdade pode se perder ao longo do tempo.

Um "s" faz toda a diferença.

Márcio

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1766
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 39
Pontos de participação : 4287

Mensagem por Jefté em Qua 01 Ago 2018, 08:43

Olá irmãos
Tudo bom?!

Ao olhar e examinar as mensagens postadas no tópico, acredito não concordar com o parecer dos irmãos...
Creio que o verbo "examinar" esteja no MODO IMPERATIVO, algumas versões bíblicas trazem assim: Reina Valera, etc.

Por favor examinemos o versículo em questão e o contexto que o apresenta::::::::::

JOÃO 5:31-47

"31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.
35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
40 E não quereis vir a mim para terdes vida.
41 Eu não recebo glória dos homens;
42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"

Resumo:
Jesus diz aos judeus que o Pai lhes testificava dele.
Diz-lhes que João Batista também testificava dele (apesar de Ele, Cristo, não aceitar testemunho de homem...)
Também Jesus diz-lhes que João era a candeia que ardia e alumiava, e eles (judeus - não há menção aqui a escribas, fariseus e saduceus, o diálogo era com os judeus em geral)...
Também Jesus diz-lhes que eles quiseram se alegrar por um pouco com a luz de João (que era a candeia que alumiava...)
E que Ele (Cristo) tinha maior testemunho que o do de João, porque as obras que o Pai lhe enviou a realizar, eram maiores que as de João, e que as próprias obras que Cristo fazia, dava testemunho que o Pai lhe enviara.
E que o próprio Pai que lhe enviou dava testemunho dele, embora os judeus nunca ouviram a Sua voz nem viram o Seu parecer.
E que a SUA palavra (palavra do Pai) não permanecia neles, porque Naquele que ele enviou (isto é, Cristo) eles não criam.

(Então vem-nos o versículo chave):

"39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
40 E não quereis vir a mim para terdes vida."

Observemos:
Não tem muito sentido, Jesus inserir o termo:  "E SÃO ELAS QUE TESTIFICAM DE MIM"  a uma expressão que comunicava-lhes a sua prática de exame...
Ela faz muito mais sentido a um comando de exame a ler-se a Escritura, principalmente PORQUE ELES CUIDAVAM TER NELAS A VIDA ETERNA....
pois apesar dos (judeus) serem TESTIFICADOS pelo PAI DEUS (sobre Cristo), pelo própio João Batista (que era a candeia que ardia e alumiava, e eles quiserem se alegrar por um pouco de tempo com a sua luz) e também testificar de CRISTO (apesar do Senhor não aceitar o testemunho de homem)... e esse testificar DELE a eles...
Principalmente que Jesus diz-lhes assim no contexto da passagem em questão, Cristo lhes diz :

"35 Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis."

Então, depois de o Senhor muitos lhes dizer sobre quantos TESTIFICAVAM DELE, ele por fim usa das Escrituras Sagradas - que os judeus a tinham como possibilidade de vida eterna - lhes observa ao melhor exame das mesmas, porque cuidavam ter nelas a vida eterna, e eram (elas) as que também testificavam DELE, mas eles não queriam vir a ELE para ter vida.

Não acredito ter sentido, Jesus mencionar-lhes a prática já feita do exame das escrituras, e inserir a observação: "e são elas que testificam de mim"
Porquanto os judeus não aceitariam nesse item, eles não criam em Cristo...
Tem muito mais sentido, o Senhor lhes falar do testemunho do Pai a eles, e do de João Batista também, e das próprias obras DELE a testificar, então Ele usa de uma última cláusula, que os judeus a tinham por certo (ESCRITURAS), e lhes observa: "e são elas que testificam de mim"
Por isso, apesar de os judeus negarem os outros testemunhos, o Senhor lhes incentiva o exame para lhe crer.
E lhes diz: "E não quereis vir a mim para terdes vida..."

E arremata:
41 "Eu não recebo glória dos homens;
42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

Ou seja, todo o contexto colabora para se ouvir o testemunho sobre Cristo quanto ao Pai, às SUAS obras (Cristo), o próprio João Batista (que eles quiseram se alegrar da sua luz) e das também das Escrituras e até de Moisés, os quais testificavam sobre o Senhor aos judeus, apesar de eles não O ver.

Moisés:
"45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

Acredito que todo o contexto tem um só sentido!
Abraços!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1506
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 201
Pontos de participação : 4259

Mensagem por Ernesto em Sex 03 Ago 2018, 19:51

Jefté diz:

Ela faz muito mais sentido a um comando de exame a ler-se a Escritura, principalmente PORQUE ELES CUIDAVAM TER NELAS A VIDA ETERNA.

Olá Jefté tudo bem?

Eu vejo nas palavras de Jesus uma censura aos judeus; Eu vou te responder com outras palavras (segundo eu entendi) o que Jesus disse aos judeus;

Vcs judeus foleais nas escrituras a respeito da vida eterna, e, na verdade elas testificam de mim. mas, não aceitais as palavras proféticas a meu respeito, porque não credes em mim. Eu bem vos conheço, vós não me recebeis porque o amor de Deus não está em vós.

Eu entendo que neste sentido responde melhor esta passagem

Abraços Ernesto

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Sex 03 Ago 2018, 22:58

Olá irmão Ernesto
Tudo bem?!

Você e qualquer outro irmão têm toda a liberdade e direito em discordar!
Assim como eu também o tenho!

Acredito que uma ordem do Senhor, ou mesmo um convite ao exame das Escrituras por parte dos judeus seria a opção mais certa, que poderia gerar mais frutos...
O Senhor preza muito mais em frutos do que censura.

O judeus poderiam muito bem ter prática na leitura das Escrituras e cuidar que nelas tinham a vida eterna....
mas, podiam não saber (nem se dar contas) que as mesmas testificavam de Cristo...
Por isso, por esse complemento do Senhor a eles, fechando a frase, creio então que o Senhor lhes estava a convidar ao exame, porquanto essa informação eles não detinham...
Assim penso.

A versão Reina Valera traz o verbo "esquadrinhar" no modo imperativo, enquanto que a Almeida está no presente do indicativo.
E pelo que pesquisei, a língua grega utiliza a mesma palavra para o indicativo e imperativo.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Sab 04 Ago 2018, 10:03

Jefté diz:

Acredito que uma ordem do Senhor, ou mesmo um convite ao exame das Escrituras por parte dos judeus seria a opção mais certa, que poderia gerar mais frutos...
O Senhor preza muito mais em frutos do que censura.

Ernesto pergunta:

As passagens dos versos 42 em diante? Não é uma censura direta aos judeus?

42,Mas, bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus
43, Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais, se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
44, Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem de Deus?
45,Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vos esperais.
46, Porque se vós crêsseis em Moisés creríeis em mim, porque de mim escreveu ele.
47, Mas, se não credes em seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Veja: Jesus os advertiu, que eles, Judeus, serão acusados por Moisés;porque eles se vangloriavam nos escritos de Moisés, mas,não aceitavam o que ele escreveu a respeito de Jesus.

Para mim não deixa dúvidas; Todas as palavras de Jesus são conselhos com repreensões por causa da hipocrisia dos judeus.

Abraços Ernesto

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2355
Cidade/Estado : Curitiba
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 6066

Mensagem por Edison em Qua 08 Ago 2018, 13:07

Certamente o "examinais" do texto não é imperativo.

Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.
Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida
(João 5:33-40).

Jesus estava conversando com um grupo de leitores e estudiosos das Escrituras porque eles tinham certa consciência de que a Vida Eterna estava nas Escrituras.

Eles inclusive viram através das Escrituras, porem não nitidamente, que o João Batista de alguma maneira estava inserido nas Escrituras. Jesus disse que eles chegaram a ver que João Batista era uma candeia e por um momento até gostaram da Mensagem do João Batista (v.35). Contudo, foram incapazes de captar a Luz toda do João Batista. Eles não conseguiram ver que a Luz de João Batista, a Mensagem de João Batista, alumiava a Jesus, o seu sucessor, que era a Candeia maior, a Luz do mundo.
Eles não viram a Candeia Maior que tinha chegado conforme prometia as mesmas Escrituras que eles examinavam por cuidarem (Cuidar = Imaginar; supor; pensar; meditar; Ter cuidado em; tratar de) ter nelas a Vida Eterna.
É possível ver pelo texto que esses judeus eram crentes superficiais (v.36,37,38). Eram crentes que pouco enxergavam alem da letra. Eles foram incapazes de ver que a Vida Eterna que eles buscavam estava diante deles. E Jesus disse que eles não viam porque as Escrituras estavam somente em suas mentes, eram crentes intelectuais. Jesus disse que na verdade eles nunca tinham ouvido a Voz de Deus e "nem vistes o Seu parecer", ou seja, lhes faltavam revelação das Escrituras que examinavam.

Foi por isso que Jesus disse: "Vocês examinam as Escrituras porque supõem corretamente que nelas encontram a Vida Eterna, mas não conseguem ver (por falta de revelação) que elas (as Escrituras) dão testemunho de Mim (Mat. 13:13-14). E consequentemente, dentro da sua razão, não veem a Mim para terdes Vida.

Outro texto que leem errado é João 14:2.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar".
Jesus não disse que iria preparar moradas na casa do Pai. Ele disse que as moradas já existiam e se elas não existissem, então Ele iria nos preparar lugar.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qua 08 Ago 2018, 19:11

Olá Edison e Ernesto

Tudo bem?!!

Pode ser que seja da forma como vocês estão mostrando !
E não descarto tal possibilidade....
Contudo, acredito que também o versículo possa ter sido expresso de maneira oposta!
Porquanto, embora o Senhor estivesse dizendo aos judeus, na forma de tempo presente...
(como um costume deles)...
isso pouco se aproveitaria aos ouvintes do evangelho por um todo, no mundo inteiro, e em todas as Eras.

Já, sendo expressada no modo imperativo, como segue:
"Examinai as Escrituras, pois vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim."

Além de instruir e exortar aos mesmos judeus - que já possuíam a prática.
Também a nós nos instruiria e muito, além de motivar-nos pelo mandamento e convite, ao esquadrinhamento da mesma para conhecermos a Cristo, como é o meu caso!

Um abraço a todos!
Paz!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Qua 08 Ago 2018, 21:28

Jefté diz:

Já, sendo expressada no modo imperativo, como segue:
"Examinai as Escrituras, pois vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim."

Ernesto reponde:

De um verso só podemos podemos tirar muitas conclusões, por isso devemos sempre nos basear nos contextos.

Abraços Ernesto
Maicon
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Ultimamente ando sem tempo de responder...
Número de Mensagens : 265
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Religião : O Panenteísmo não é Religião.
Igreja : Não sou cristão.
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 13
Pontos de participação : 629

Mensagem por Maicon em Sab 11 Ago 2018, 01:34

Parece-me ser mais uma ironia da parte de Jesus do que um imperativo. Ainda mais por ele dizer que "vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim"

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Qua 15 Ago 2018, 10:34

Maicon diz:

Parece-me ser mais uma ironia da parte de Jesus do que um imperativo.

Ernesto responde:

Eu te acompanho neste parecer.

Abraços Ernesto

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 22 Nov 2018, 09:54