F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Betho
Benedito Bernal
Vasuilvan
Roberto Costa
Norberto
Marcelo Almoedo
Rodrigues
Gilcimar
Gleison Elias
Guto
14 participantes

    Ceticismo x fé !!!


    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 25 Ago 2015, 20:34

    Boa noite

    Roberto
    Portanto, a fé não é uma aposta, é convicção.
    É uma convicção esperançosa  que a sua crença seja verdade e todas as demais estejam errados com a sua.

    Almoedo 

    Roberto Costa
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 894
    Data de inscrição : 11/03/2011

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Roberto Costa Ter 25 Ago 2015, 20:47

    Saudações Cristãs :

    Almoedo escreveu : É uma convicção esperançosa  que a sua crença seja verdade e todas as demais estejam errados com a sua.

    Como eu disse querido, prefiro não apostar nem arriscar. Prefiro crer em Jesus.

    Outros porém,... confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20:7

    Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. Salmos 146:3

    Quem quiser arriscar, fique a vontade. Very Happy

    Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 25 Ago 2015, 20:53

    Exatamente isso Roberto, apenas uma escolha com a convicção que esteja certo e os demais errados.

    Ainda assim, continua sendo uma aposta.

    Almoedo
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Benedito Bernal Qua 26 Ago 2015, 08:50

    @Roberto Costa

    A fé deve estar fundamentada em Cristo, real, vivo e autor da salvação. Se não for fundamentada Nele, para que serve ?

    Roberto... Você simplesmente está valorizando sua fé ! FÉ é apenas uma aposta, não prova nada.

    Por acaso você pratica FÉ para saber que teus pais existem ? Ou tua esposa e filhos existem ?
    Claro que não.... são pessoas que estão ai cara-a-cara com você ! Percebe quanta diferença há entre PRATICAR FÉ e SABER DE FATO ?!


    Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
    Provérbios 22:6


    Preste bem atenção no provérbios acima ! Você seria cristão nascido de uma familia judia morando em Israel ?
    O que aprende o filho católico ? Evangélico ? Judeu ? Espirita ? Ateu ?
    Que novidade tem seus filhos serem cristãos, ora, você os educou a serem, não é ?

    Do jeito como você defende sua fé é um alivio você não ser um daqueles homens bomba muçulmanos que praticam suicidio por terem fé que estão agradando a deus e serão recompensados com um harém de virgens !!!!

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 08 Set 2015, 23:24

    Boa noite

    No mundo antigo, para cada coisa desconhecido, tinha como uma causa e resposta um Deus, temos como exemplo os gregos que usaram Deus Poseidon para explicar como terremotos acontecem, que agora sabemos que é devido ao movimento das placas tectônicas para aliviar a pressão. O que acontece quando você pode provar, e outros não se pode negar..

    Almoedo
    Roberto Costa
    Roberto Costa
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 894
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Londrina - Pr
    Religião : Cristão Protestante
    Igreja : Minha casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 1991
    Data de inscrição : 11/03/2011

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Roberto Costa Qui 10 Set 2015, 19:21

    Saudações Cristãs :

    Bernal escreveu : Por acaso você pratica FÉ para saber que teus pais existem ? Ou tua esposa e filhos existem ?
    Claro que não.... são pessoas que estão ai cara-a-cara com você ! Percebe quanta diferença há entre PRATICAR FÉ e SABER DE FATO ?!


    Ora Bernal, mas a fé esta fundamentada justamente em crer naquilo que não é palpável. Observe :
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

    Existem milhares de testemunhos pelo mundo e através dos tempos de pessoas que creram e foram beneficiadas pela fé em Deus. Isso é inegável. Contra provas não ha argumentos.

    Bernal citou : Educa a criança no caminho em que deve andar ...

    Bernal escreveu : Preste bem atenção no provérbios acima ! Você seria cristão nascido de uma familia judia morando em Israel ?
    O que aprende o filho católico ? Evangélico ? Judeu ? Espirita ? Ateu ?
    Que novidade tem seus filhos serem cristãos, ora, você os educou a serem, não é ?


    Bem quanto a isso não ha o menor problema, veja o amor de Deus para com toda a humanidade :
    E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

    A Salvação é uma proposta para toda a humanidade. Observe :
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

    Agora crer neste evangelho, depende de cada um. Ninguém é obrigado a crer. Eu preferi crer. Voltamos ao início. É uma questão de fé.

    Bernal escreveu : Do jeito como você defende sua fé é um alivio você não ser um daqueles homens bomba muçulmanos que praticam suicidio por terem fé que estão agradando a deus e serão recompensados com um harém de virgens !!!!

    Oloko !!!

    Bem, primeiro que eu creio que Jesus é o caminho a verdade e a vida, e ninguém vai a Deus se não for por meio Dele. João 14 : 6
    Segundo que a base dos ensinamentos de Cristo é o amor. Aquele que segue a Cristo deve praticar o amor amando as pessoas como a si mesmo e isso não pode ser praticado de forma hostil, violenta ou tirando a vida das pessoas. Compreende ? Seria uma contrariedade.
    Terceiro que o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

    Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Benedito Bernal Sex 11 Set 2015, 00:02


    @Roberto Costa



    Existem milhares de testemunhos pelo mundo e através dos tempos de pessoas que creram e foram beneficiadas pela fé em Deus. Isso é inegável. Contra provas não ha argumentos.


    Fé em qual Deus ?  Não existe só o deus Judaico sem filho e o deus cristão com um, tem também o deus de Maomé e um dos tantos hindus ! Qual destes deuses carece de testemunhos de beneficios ?

    Quando nasci, era certo ser chamado por Claudio, mas devido a uma anormalia cardiaca, o médico me deu UM MÊS de vida... Ai minha avó fez promessa ao Santo Benedito e aqui estou vivendo !

    Inegável é que a FÉ seja um sentimento abstrato e natural em ser praticado, a unica lógica de eu estar fazendo planos para algum dia no futuro é que eu esteja PRATICANDO FÉ em estar vivo no próximo minuto.... Não há como eu PROVAR por mais natural que seja eu me imaginar vivo no dia sequinte !




    Agora crer neste evangelho, depende de cada um. Ninguém é obrigado a crer. Eu preferi crer. Voltamos ao início. É uma questão de fé.

    Se você compreende que ninguém É OBRIGADO porque cita:

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

    Se não HÁ OBRIGAÇÃO EM CRER não havia razão desta ameaça acima citada !
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Vasuilvan Sex 11 Set 2015, 09:32

    //////

      Benedito diz;

      Se você compreende que ninguém É OBRIGADO porque cita:

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

    Se não HÁ OBRIGAÇÃO EM CRER não havia razão desta ameaça acima citada !


      Benedito, onde você ver ameaça, eu vejo oferta...


       Veja, o produto do pecado, que é a morte eterna, essa já está estabelecida pra toda a humanidade. Então, aparece uma proposta extremamente interessante àqueles que se propuserem a nascer de novo. Vem então, um auxílio divino, no sentido de nos fornecer subsídios para enfrentarmos a tendência herdada, que certamente nos acorrenta à morte eterna, e é por meio desse auxílio divino que eu devo apresentar-me, na fila daqueles que decidiram aceitar o desafio proposto por Deus...
    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Benedito Bernal Sex 11 Set 2015, 10:31


    @Vasuilvan


    Benedito, onde você ver ameaça, eu vejo oferta...


    Tanto para quem optou pela fé em crer como para os que com TODO DIREITO que a fé NÃO SENDO PROVA permite a opção contraria, além de ameaça é um APELO SEM VERGONHA para desencorajar a duvida !
    Para quem Deus deu um nome que é sobre todo nome era de se esperar que por si só fosse o bastante para ser o convite em servi-lo sem precisar deste joguinho de conquistar pelo medo !

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 14 Set 2015, 12:36

    Boa tarde

    Na minha opinião, o ceticismo requer questionar constantemente o que é dito e ajusta sua visão do mundo de acordo com as respostas se pode ou não pode encontrar.Quando ainda não há respostas satisfatória, simplesmente ele diz "NÃO SEI". Já a  Fé raramente exige a disciplina de meta rigorosa do pensamento crítico, simplesmente é aceito sem questionar.

    Almoedo
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Stanley K Seg 14 Set 2015, 16:20

    A paz do Senhor Jesus!

    Primeiro gostaria de chamar a atenção daqueles que creem....

    Veja o verso:

    1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
    Hebreus 11

    Não tem jogo nenhum Bernal, não é ter fé como se fosse uma aposta, porque tal fé é um dom de Deus conforme a Bíblia. Como já debati este tema com outros cristãos, e estudiosos da Bíblia por sinal, cito logo de cara um verso que não há como refutar. A fé é um dom de Deus.

    Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
    E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
    1 Coríntios 12:8,9


    Para nós que cremos, os cristãos, alguns confundem Hebreus 11:1, Paulo diz que é um firme fundamento, e a PROVA das coisas que se não vêem.
    Temos convicção precisa concreta do que cremos (os salvos). Algum irmão ai vai dizer que não tem NADA nadinha de experiência pessoal com Deus para um testemunho??? Não importa se é simples, pequeno coisa boba, mas tem que ter, doutro modo não há relacionamento. Simples assim.

    Para quem Deus deu um nome que é sobre todo nome era de se esperar que por si só fosse o bastante para ser o convite em servi-lo sem precisar deste joguinho de conquistar pelo medo !

    Quem está com medo aqui?! Estou certo do que creio, tenho prazer em servir o meu Senhor que apesar de ter sim um nome que está acima de todo nome, me ensinou:

    E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
    Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
    Lucas 22:25,26


    E lavou os pés dos discípulos. Sabe o que sinto de um mestre assim?? Que apesar Dele ser Todo Poderoso, está comigo, conosco como um de nós, um homem humilde, um amor assim é constrangedor e com alguém assim você não sabe o que quer dizer o medo. E assim seguimos com Cristo. Será que somos diferentes do que a carne diz ser o melhor, o modelo de vida de "aproveitar" a vida que ela passa jogado completamente de lado.......
    porque estamos apostando???

    Quem está com medo? Nós cristãos que abrimos mão do dito "venceu" na vida para estar com Cristo?? Ou aqueles que lutam e relutam para alcançar um modelo de felicidade, de como é viver e ser feliz, porque o tempo está acabando??

    Cada um vive conforme suas convicções. Nós os salvos, temos certeza da nossa fé, do que nós cremos. Por que teríamos medo?
    Quem será que realmente tem motivos para temer?!

    Graça e paz!

    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Benedito Bernal Seg 14 Set 2015, 17:39


    @Stanley k

    Ok, isto me lembra a doutrina pre-desitinatória ! É isto que significa receber o dom de Deus ?
    Se assim for, para que evangelizar ?! Aliás, seria muito melhor já toda criança nascer falando de Jesus como prova deste dom e assim não haveria esta torre de babel religiosa e de deuses !
    O destino eterno é muito sério para ser uma loteria e Deus não tem nada de amor permitindo nascer os que ele já decidiu mandar para o inferno !
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 14 Set 2015, 19:41

    Boa noite

    Stanley  
    1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:03
    Não tem jogo nenhum Bernal, não é ter fé como se fosse uma aposta, porque tal fé é um dom de Deus conforme a Bíblia. Como já debati este tema com outros cristãos, e estudiosos da Bíblia por sinal, cito logo de cara um verso que não há como refutar. A fé é um dom de Deus.
    Para nós que cremos, os cristãos, alguns confundem Hebreus 11:1, Paulo diz que é um firme fundamento, e a PROVA das coisas que se não vêem.
    Temos convicção precisa concreta do que cremos (os salvos). Algum irmão ai vai dizer que não tem NADA nadinha de experiência pessoal com Deus para um testemunho??? Não importa se é simples, pequeno coisa boba, mas tem que ter, doutro modo não há relacionamento. Simples assim.
    Vejam o que diz esses versos
    Felizes os que não viram e creram". João 20:29.
    Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Romanos 14:22
    Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20
    Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18
    Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:07
    Aqui nós temos coisas que se esperam, mas não são vista, olhando para as coisas que não são vistas, não vendo o que é visto, e, finalmente, a falácia lógica mais comum; o argumento circular roteamento de volta a uma conclusão assumido. Note que estamos esperado para ver o que não está lá. 

    Não só isso, mas nós diz que seremos abençoados se aceitamos o que nos vemos o que não pode ser visto. Tanto a dúvida e o questionamento é duramente criticado. 

    Bem-aventurados os que não viram e creram." Isso não é um pedido razoável. Estas não são as respostas fundamentadas. A fé é o oposto da razão, e onde a fé é encorajada, a razão é desencorajado. 

    Espera-se que creem sem razão; de fato somos abençoados se prontamente acreditam que as afirmações ilógicas, inconsistentes e contraditórias mais ultrajantes, mesma a pessoas mais crédulas e questionáveis ​​sem qualquer prova, de acordo com os sermões de teólogos passado e do presente devem serem aceitos  incontestavelmente.

    Almoedo
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Stanley K Ter 15 Set 2015, 09:04

    A paz do Senhor Jesus!

    Bernal,

    Ok, isto me lembra a doutrina pre-desitinatória ! É isto que significa receber o dom de Deus ?
    Se assim for, para que evangelizar ?! Aliás, seria muito melhor já toda criança nascer falando de Jesus como prova deste dom e assim não haveria esta torre de babel religiosa e de deuses !
    O destino eterno é muito sério para ser uma loteria e Deus não tem nada de amor permitindo nascer os que ele já decidiu mandar para o inferno !

    Você está certo Bernal, tal dedução é verdadeira na teologia. Mas os únicos que de algum modo levam tal resultado da fé ser dada por Deus ao extremo são os calvinistas. E mesmo assim não todos.

    As respostas vem por revelação ao ler a palavra e estão lá.
    É algo que realmente envolve a soberania de Deus, não pode ser sistemáticamente dito que é assim ou assado, todavia os calvinistas supervalorizam a soberania de Deus ao ponto de "ignorar" outros atributos Dele os quais é muito improvável que Deus não levasse em consideração. Um deles é a fragilidade do homem por causa da queda, e assim a misericórdia de Deus para com alguns.

    Particularmente não vejo na Bíblia de jeito nenhum que pelo fato da fé ser um dom de Deus isto resulta em uma predestinação fatalista que muitos calvinistas negam mas nos pressupostos da teologia é inevitável.
    A primeira comunicação de Deus com o homem pode ser independente de qualquer coisa, todavia eu não creio que isso seria definitivamente já uma fé que inevitavelmente levaria o homem à salvação definitiva, o que chamamos de fé salvífica. Porque afinal de contas temos mais de um, vários exemplos bíblicos de pessoas que tiveram contato com Deus e não permaneceram na fé, apostataram.

    Graça e paz!

    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Stanley K Ter 15 Set 2015, 10:00

    A paz do Senhor Jesus!

    Almoedo,

    Não só isso, mas nós diz que seremos abençoados se aceitamos o que nos vemos o que não pode ser visto. Tanto a dúvida e o questionamento é duramente criticado.

    Muitos realmente não compreendem os motivos do relacionamento com Deus ser pela fé. Mas um dos pontos mais importantes deste relacionamento pela fé, é que o homem em primeiro lugar na condição atual, não pode ver Deus em seu estado original. Por este motivo tem um sentido apropriado quando Jesus diz a Tomé que bem aventurado os que não viram e creram.
    Ao que parece Marcelo, você quando se depara com o que Jesus diz, supõe que seja então um desafio entre fé e razão, parece que Jesus esteja desafiando as pessoas a ter uma fé cega, simplesmente crer e pronto, independente de supostas contradições, "provas" contra Deus, ser apenas obstinado em ter fé, crer. Mas não é nada disso. O fato é que tudo aquilo que a pessoa quer ver, faz parte do plano material, e quando colocamos o plano material em primeiro lugar, isso automaticamente nos distancia de Deus, e é isto que a mensagem "bem aventurados" os que não viram e creram, é quebrado o primeiro e mais importante mandamento de todos logo de cara.

    O homem natural, por ser carnal (material) tende a desejar o que é da carne, pessoas assim tendem a desejar se relacionar com Deus pelos motivos errados, carnais, casa, carros, dinheiro, poder, por um casamento, sucesso na carreira etc e etc. Acontece que a primeira coisa é crer que Deus existe, mesmo que superficialmente, coisas básicas como toda a criação, como tudo no mundo é estabilizado a nosso favor, percebemos que há algo maior por trás de toda esta organização (física).

    Já quanto a fé dada por Deus, não é algo que invalida a continuidade da fé. Uma historinha...

    Duas pessoas muito próximas de mim uma vez foram participar de cultos de libertação em uma igreja que assim o faz, e manifestou. Algum tempo depois, o enganador supremo (satanás) colocou na cabeça destas pessoas que aquilo foi coisa da cabeça delas. Impressionante!! Estas pessoas são meus parentes, elas já foram à igreja muitas e muitas vezes antes, mas ai um dia dá na cabeça delas de fingir que estão com um demônio no corpo??!! Rolling Eyes

    Estou citando este caso, porque isso é assim. Eu por exemplo tenho algumas experiências no meu relacionamento com Deus, todavia o relacionamento continua sendo pela fé a tal ponto que eu poderia chegar um certo dia e dizer: " Ah não! Tudo aquilo foi só coincidências e coisa da minha cabeça." E deixar de lado o meu relacionamento com Deus, seria o inicio de apostasia.
    O relacionamento com Deus pela fé é de suma importância para a regeneração do homem, o E.S. que testifica com nosso Espírito que somos filhos de Deus, provoca reações em nós que não podemos entender, eis a força daqueles que foram alcançados pela misericórdia de Deus, tal fé é algo intrínseco que apesar de envolver coisas que não necessariamente podem ser provadas para todos, para nós que vivemos isso é algo único, algo pessoal, as quais apesar de não vermos podemos sentir em nosso íntimo que é verdadeiro, todavia mesmo com tal certeza, ainda permanece pela fé. E na minha opinião pessoal, quem não vive nada disso, está mesmo fazendo nada mais que uma aposta.

    Espera-se que creem sem razão; de fato somos abençoados se prontamente acreditam que as afirmações ilógicas, inconsistentes e contraditórias mais ultrajantes, mesma a pessoas mais crédulas e questionáveis ​​sem qualquer prova, de acordo com os sermões de teólogos passado e do presente devem serem aceitos incontestavelmente.

    Então, a Bíblia deixa muito bem explícito aonde nos leva a razão natural, o homem natural. O tal tem a tendência de se afastar das coisas de Deus, só pelo fato de já nascer separado. Deus já fez tal reconciliação consumando sua magnífica obra em Cristo. O homem natural quer reconhecer o valor sacrificial de Cristo na carne, como algo amoroso, piedoso e digno de respeito, mas não quer abdicar daquilo que o afasta daquele que nos salvou, nossa própria natureza.
    Mesmo aos olhos carnais não podemos olhar para a cruz de cima pra baixo, com arrogância tal de pensar que Deus realmente precisava fazer isso por nós, porque foi Ele quem nos colocou nesta situação, mas sim reconhecer no mínimo que os únicos dignos de cruz verdadeiramente somos nós.

    Graça e paz!

    Benedito Bernal
    Benedito Bernal
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2592
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Extrema - MG
    Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
    Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 34
    Pontos de participação : 5382
    Data de inscrição : 09/12/2014

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Benedito Bernal Ter 15 Set 2015, 12:24


    @Stanley k



    Então, a Bíblia deixa muito bem explícito aonde nos leva a razão natural, o homem natural. O tal tem a tendência de se afastar das coisas de Deus, só pelo fato de já nascer separado.



    Stanley... Qual Deus ? Qual ?
    Existe a CRENÇA neste Deus que tem um filho e o enviou para expiação dos pecados, já os judeus creem que este não tem filho, os hindus tem dúzias de deuses !
    Em cada CRENÇA existe o seu(s) deus(es) e em qualquer uma destas crenças a fé como PROVA é regra e até lei !
    Está faltando não somente HONESTIDADE neste fazer da FÉ uma PROVA mas principalmente compaixão por aquele "nosso próximo" quer seja o judeu, hindu,islâmico,budista,espirita,ateu e etc... Todos eles assim como vocês cristãos estão como que acreditando terem o dom do seu deus para nele crer. Fé é Fé... não tem este eufemismo dos cristãos acharem que a sua é que é a verdadeira,isto é desonestidade, a verdade pode estar espalhada mas ninguém a detém !
    Sobre Deus e suas coisas o homem está na ignorância !
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 15 Set 2015, 12:41

    Boa tarde

    Stanley
    Muitos realmente não compreendem os motivos do relacionamento com Deus ser pela fé. Mas um dos pontos mais importantes deste relacionamento pela fé, é que o homem em primeiro lugar na condição atual, não pode ver Deus em seu estado original. Por este motivo tem um sentido apropriado quando Jesus diz a Tomé que bem aventurado os que não viram e creram.
    Isso só vem a provar que até aqueles que conviviam com Jesus não acreditaram na sua ressurreição, queriam provas física.
    Ao que parece Marcelo, você quando se depara com o que Jesus diz, supõe que seja então um desafio entre fé e razão, parece que Jesus esteja desafiando as pessoas a ter uma fé cega, simplesmente crer e pronto, independente de supostas contradições, "provas" contra Deus, ser apenas obstinado em ter fé, crer. Mas não é nada disso. O fato é que tudo aquilo que a pessoa quer ver, faz parte do plano material, e quando colocamos o plano material em primeiro lugar, isso automaticamente nos distancia de Deus, e é isto que a mensagem "bem aventurados" os que não viram e creram, é quebrado o primeiro e mais importante mandamento de todos logo de cara.
    Stanley, a razão que é a capacidade do homem fazer sentido das coisas para estabelecer e verificar os fatos, e para alterar ou justificar dados, informações, fatos, ou crenças. A razão é o uso de seu poder cerebral para digerir a informação pela qual usamos a intuição e pensamento. Para colocá-lo pura e simples; é a capacidade de pensar.
    Eu não gosto da palavra "fé". Não é porque a fé não é valioso, mas porque é muitas vezes profundamente mal interpretado. "Fé", nesse sentido, torcida é o que você usa quando toda razão está contra você. É pensamento religioso positivo, em que se aperta a esperança espiritual por intensos atos de pura vontade. Pessoas de "fé" acreditar no impossível. Pessoas de "fé" crer que o que é contrário aos fatos. Pessoas de "fé" crer que o que é contrário à evidência. Pessoas de "fé" ignorar a realidade
    O homem natural, por ser carnal (material) tende a desejar o que é da carne, pessoas assim tendem a desejar se relacionar com Deus pelos motivos errados, carnais, casa, carros, dinheiro, poder, por um casamento, sucesso na carreira etc e etc. Acontece que a primeira coisa é crer que Deus existe, mesmo que superficialmente, coisas básicas como toda a criação, como tudo no mundo é estabilizado a nosso favor, percebemos que há algo maior por trás de toda esta organização (física)
    Stanley me diz uma coisa, por que teríamos automaticamente que aceitar a versão do Gênesis para a criação? Cada povo tem seu próprio mito da criação. 

    Uma coisa que me intriga é por que sua pergunta precisa ser "QUEM"? por acaso você tem alguma evidencia de que tenha sido ALGUÉM?
    ou por que a sua pergunta não pode ser "O QUE"?  o fato é que a fé, por definição, não é razoável. Se pudesse ser verificada empiricamente com fatos ou usando o método científico, não seria fé. Seria uma teoria.
    Já quanto a fé dada por Deus, não é algo que invalida a continuidade da fé. Uma historinha...
    A Frase... Se houvesse um deus, a religião não seria necessária. Se não houvesse um deus, a religião não seria necessária , Se Deus existisse, a fé se tornaria desnecessária e todas as religiões entrariam em colapso"É meu amigo, complicado e difícil para entender a tal FÉ da religião, devo reconhecer que a fé é por vezes uma fonte de felicidade, e Eu não  privo seu ninguém da felicidade. Mas penso que seja  um conforto adequado para os fracos, não para os fortes. O grande problema com a religião, qualquer religião, é que um religioso, tendo aceito certas proposições pela fé, não pode depois julgar essas proposições pela evidência. Pode-se aquecer no fogo quente da fé ou escolher viver na certeza sombria da razão, mas não se pode ter as duas coisas.
    Então, a Bíblia deixa muito bem explícito aonde nos leva a razão natural, o homem natural. O tal tem a tendência de se afastar das coisas de Deus, só pelo fato de já nascer separado. Deus já fez tal reconciliação consumando sua magnífica obra em Cristo. O homem natural quer reconhecer o valor sacrificial de Cristo na carne, como algo amoroso, piedoso e digno de respeito, mas não quer abdicar daquilo que o afasta daquele que nos salvou, nossa própria natureza. 
    Mesmo aos olhos carnais não podemos olhar para a cruz de cima pra baixo, com arrogância tal de pensar que Deus realmente precisava fazer isso por nós, porque foi Ele quem nos colocou nesta situação, mas sim reconhecer no mínimo que os únicos dignos de cruz verdadeiramente somos nós.
    Stanley, Dê-me uma razão lógica para acreditar em Deus.?
    Agora, peloamordedeus peço por favor que não me venha com coisas bobas dizendo para ir para o céu ou o inferno que a minha salvação depende disso.Me dê uma razão que me afeta. não porque a Bíblia diz isso ou algo semelhante. Se eu tivesse que responder, eu diria a você que não há nenhuma razão para acreditar em Deus (es)
    A bíblia diz muita coisa. Se você acredita nelas siga-as sem contestar, pois se você começar a contestá-las se tornará como eu...Um ateu.

    Sempre soube que a razão é a luz do conhecimento e sem duvidas quanto mais conhecimento,mais independente o homem se torna

    Fé e razão não conciliam, ela tem polos diferentes, ela não junta, ela separa, isso é fato....A menos que você pode dar alguma razão para acreditar que a Bíblia sobre essas coisas, o seu argumento será totalmente inconvincente aos ateus, para não mencionar judeus, muçulmanos, hindus, budistas, deístas, e até mesmo muitos cristãos informadas
    A razão diz "Pense!..... A religião diz "Acredite!"

    Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    Ceticismo x fé !!! - Página 5 Empty Re: Ceticismo x fé !!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 09:53