F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Gerson Witezak
Norberto
Jefté
Clayton Lima
Ernesto
Marcelo Almoedo
Betho
Tzaruch
Stanley K
Guto
14 participantes

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?


    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 757
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Sex 07 Ago 2015, 23:56

    Gilcimar a paz do Senhor Jesus!!

    Você ficou bravo mesmo nesta hein!!! Sad

    Eu admito que perdi um pouco da paciência contigo em te mostrar a trindade no verso. Você não quer ver uai!!! Razz

    Vou tentar mais uma vez:

    Veja o que você diz sobre o verso:

    É sua porque leio sobre o filho que veio para nos fazer reconhecer o verdadeiro e depois o texto diz que estamos no verdadeiro quando estamos em seu filho ( filho do verdadeiro)..

    Depois desta eu desisto hein!

    Você diz que quando é dito que estamos no Verdadeiro, tal Verdadeiro é direcionado para o Pai porque esta dizendo que Jesus é o Filho. Os unitaristas estão te confundindo irmão. Você não nega a primeira afirmação por causa da segunda....pense nisso.

    20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Esta tradução é a que eu uso, ACF em geral, mas não por causa deste verso, em geral uso esta.

    Percebe que o autor diz que NO VERDADEIRO ESTAMOS???

    Por que você insiste em se concentrar no "SEU" para isolar o Pai como o único verdadeiro no verso, sendo que o autor já disse que estamos NO VERDADEIRO??

    O que o autor disse antes não pode ser anulado por ele ter identificado TAMBÉM o Pai de Jesus como O Verdadeiro, já foi dito pelo autor que JESUS É O VERDADEIRO (NO VERDADEIRO ESTAMOS).

    E olha que este verdadeiro ai é o E.S., e o primeiro verdadeiro citado é o Pai. Mas não pense nisto por agora, só vai te confundir.

    Graça e paz!


    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 08 Ago 2015, 01:40

    Bom dia

    Antes de mais nada gostaria que o nosso amigo Valdomiro acompanhasse o meu raciocínio sobre as duas palavras grega que irei submeter-la a sua análise.... Embora não seja um estudioso afinco nesse idioma, mais de curiosidade tenho que sobra.............

    A palavra grega alēthinos (ἀληθινός ) 

    A palavra grega para "verdadeiramente" é alētheia (G225 (
    ἀλήθειαJoão 8:32 . A palavra grega para "verdade" é alethes (G227 (ἀληθήςJoão 3:33 e refere-se a algo objetivamente verdadeiro. 

    A palavra grega alētheuō (G226
     (ἀληθεύωGálatas 4:16significa dizer a verdade. A palavra grega alēthōs (G230 (ἀληθῶςMateus 14:33 é utilizado em uma variedade de formas na escritura e refere-se essencialmente a algo, ou alguém, como inerentemente verdadeiro. É geralmente traduzida como "verdadeiramente". A palavra alēthinos (G228 (ἀληθινός)1 João 2:08 que se segue é uma tradução mais literal:
    "E sabemos que o Filho de Deus vem e nos deu entendimento, para conhecer a verdadeira, e estamos no verdadeiro, no filho dele Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
    A identidade de "Aquele que é verdadeiro" (o verdadeiro)
    É bastante claro que "aquele que é verdadeiro" é o Pai, por duas razões:

    1) Nós lemos que o Filho vem para nos dar entendimento, para que pudéssemos conhecer "o que é verdadeiro." Jesus veio para nos dar a compreensão do Pai para que pudéssemos conhecer Deus, o Pai através de Seu Filho.

    2) Também lemos "nós estamos naquele que é verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Aqui nós vemos que aquele que é verdadeiro tem um filho chamado Jesus", seu filho Jesus Cristo. "Isto é, necessariamente, uma referência a Deus o Pai como já foi citado em outro tópico.
    No vocabulário de1 João 5:20, a linguagem utilizada nesse verso, na minha opinião, milita contra a alegação trinitária. João está falando sobre "o que é verdadeiro" ou mais literalmente, "Aquele que é verdadeiro", ou "O verdadeiro."
    E nós sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para que possamos saber o que é verdadeiro e estamos em Aquele que é verdadeiro , em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    Não sei se meu raciocínio condiz com que quero me expressar, espero que você analise e venha com seu parecer.

    Almoedo
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Betho Sáb 08 Ago 2015, 02:22

    .
    Tenho acompanhando o debate, deixo aqui registrado versos e um livro sobre a doutrina que estou aprendendo.
    .
    Ele (O logos) era a Luz verdadeira, aquela Luz que ilumina a todo o homem que está vindo ao mundo. Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não O conheceu. João 1:9-10
    .
    Aquele (Deus) havendo-Me enviado é verdadeiro; e o que ouvi da parte dEle, isso Eu falo ao mundo.Mas eles não entenderam que Ele lhes falava a respeito do Pai. João 8;26-27
    .
    Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se permanecerdes em o Logos, o meu,  Verdadeiramente sereis meus discípulos" João 8:31
    .
    https://mega.nz/#!rEUhUbpI!XWBgT79nZfj8Sf8lTJr7CluSS1b_uMVwVJEpATu-wmw
    Do Logos para a Trindade.pdf 2.7 MB
    A corrupção da Doutrina.

    .
    A paz do Eterno Pai e do Senhor Jesus a todos.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7491
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16344
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Tzaruch Sáb 08 Ago 2015, 10:00

    .
    Resposta à Mensagem Nº125


    Olá Marcelo.

    Marcelo escreveu:Tzaruch
    Você não sabe nem tem como explicar seja o que for a alguém, e o seu problema começa
    por nem fazer ideia daquilo que está a falar.

    Marcelo-
    Você ainda não leu com atenção a frase que esta no gráfico, vou expor dnovo e agora com grifo e veja se entende.
    Se não entender, vai ficar nisso mesmo, porque não ficarei perdendo meu tempo com explicação desnecessária.

    Sua repetição de exposição não explica nada, nem mostra se entendeu a resposta dada.

    Marcelo escreveu:
    Almoedo
    Como todos podem perceber que em meus posts faço uso de
     
    atalho ao link para a página dedicada 
    a
    cada escritura como destaque bíblica 
    para mostrar o que realmente está sendo ensinado. 
    Tzaruch
    Ensinando Marcelo ?,,, só pode estar confundido, você que passa o tempo ultimamente só 
    a
    defender trindade e a pensar que podia provar que JESUS é DEUS,,, 
    e vem agora citar alguns 
    textos e pensa que veio ensinar alguma coisa a alguém nos comentários feitos ?

    Aquilo que você cita não ensina as coisas que estão nos seus comentários acerca dessas citações,,
    é isso que realmente deveria ter entendido e não quer entender.



    Marcelo escreveu:Eu como ateu, ainda não decidir se me converto a trindade ou ficar um unitarista,
    quando fizer essa escolha você será o primeiro a saber,

    Você não precisará de dizer coisas que o Tzaruch já sabe, pode sim é depois
    vir a informar que você já ficou a saber aquilo que ele já sabia.


    Marcelo escreveu:mas por enquanto qualquer discussão com você que envolva o dogma da trindade,
    sempre, sempre estarei defendendo e mostrando que essa teologia tem base e amparo bíblica que se sustenta por si só.


    Você na realidade diz que defende mas é só por teimosia e nada mais, independentemente
    se acredita ou não, tanto é que já conseguiu iludir os próprios trinitaristas.

    Você conseguiu imitar tão bem as palavras que eles falam, que alguns pensaram
    que você tinha revelação
    , e você sabendo que não acredita nessas ideias já entendeu
    que eles estão iludidos nessas ideias sem fundamento.

    E se não fizesse tanta enrolação e fuga às respostas já teria entendido que não tem
    argumentos para essa teologia, nem esse dogma se sustenta porque não é a verdade.



    Marcelo escreveu:Portanto eu agradeceria que você não confundisse os meus argumentos em discussão
    direto com você e os que estão sendo apresentado em outras situação.  

    Você é que vai ter de parar de se confundir
    , porque isso não se parece com nada,
    tanto fala uma coisa como diz precisamente o contrário.

    O que na realidade está a fazer é a confundir os outros que estão a ler as suas respostas,
    e também se está a confundir a si mesmo.

    Portanto cada vez que postar coisas contrárias pode ter a certeza que vai ser confrontado,
    porque você não está preocupado com a verdade,, só debate por debater nada mais.


    Marcelo escreveu:Essa será a minha conduta frente a você, porque a sua atitudes é  não quer discutir os seus pontos de vista,
    suas ideias, você que impor  forçadamente que sejam aceitas como verdade absoluta e isso pra mim está errado.

    Sua conduta e atitudes só o irá prejudicar, o Tzaruch não diz coisas contrárias e só explica
    o que aprendeu, e é isso que está escrito e irá prevalecer.

    Se não tem argumento para contrariar isso é problema seu, assim como cada um que venha com
    as suas ideias e crenças contrárias às escrituras, também esses terão os seus argumentos derrubados.

    Se olhar bem, quem está errado é você, porque no mesmo fórum em um tópico diz que é uma
    trindade de deuses,, e depois no outro tópico já fala de um só DEUS.

    Quer alguma coisa mais errada que essa Marcelo ?

    Não fala coisa com coisa, e depois vem reclamar de quem ensina e explica sem contradições ?

    O Tzaruch não fala em nome próprio, fala e explique aquilo que está escrito, e você ou alguém
    que não queria aceitar, só tem uma coisa a fazer, é apresentar argumentos melhores para mostrar
    que não é essa a verdade que está escrita.

    Porque vir reclamar mas não ter nada melhor para dizer,, é o mesmo que não ter reclamado.

    E não venha dizer que o Tzaruch não quer discutir alguma coisa,, porque isso é você quem faz,
    e além de fugir das conversas ainda faz enrolação com outros assuntos para desviar do tema.

    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 08 Ago 2015, 10:36

    Bom dia

    Tzaruch
    Não fala coisa com coisa, e depois vem reclamar de quem ensina e explica sem contradições ?
    O Tzaruch não fala em nome próprio, fala e explique aquilo que está escrito, e você ou alguém que não queria aceitar, só tem uma coisa a fazer, é apresentar argumentos melhores para mostrar que não é essa a verdade que está escrita.
    Então veja se consegue explicar sem rodeios e sem enrolação o que está escrito, para que todos aceitam e acreditem  após a sua definição.

    O princípio era o
    Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Tzaruck, quem seria o
    verbo?

    E o 
    Verbo se fez carne, e habitou entre nós

    Quem se fez carne e quem habitou ente nós?

    Aguardo suas respostas.......


    Almoedo
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Sáb 08 Ago 2015, 10:39

    A paz do Senhor Jesus!

    Exatamente, o Betho acabou nos trazendo uma análise teológica.

    Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra (em mim), verdadeiramente serão meus discípulos.
    E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
    João 8:31,32

    Mas somente aqueles que entenderem o processo salvífico de Deus para salvar, irão assumir que o processo salvífico está no verso, Pai, Filho e E.S. .

    São três verdadeiros ali. Jesus vem e revela o Pai, ambos nos enviam o E.S. por causa da obra expiatória consumada por Cristo, nós (convertidos) recebemos o E.S., e com Ele (E.S.) abitando em nós, estamos em Cristo (em cumprimento da Obra por Suas palavras) ISTO É, estamos no Filho (O Verdadeiro também).
    Ou seja, só entendemos o verso teologicamente falando.

    Racionalmente falando, apenas com o verso, veja o que diz o Almoedo:

    E nós sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para que possamos saber o que é verdadeiro e estamos em Aquele que é verdadeiro , em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Primeiro que o Valdomiro já trouxe os textos em grego, eles não dão respaldo para uma tradução exatamente assim.

    Agora, mesmo considerando uma tradução assim, perceba que já foi reconhecido que o primeiro Verdadeiro se trata do Pai. Mas ai depois o autor diz que estamos naquele que é Verdadeiro e conforme o entendimento unitarista, mais uma vez exclusivamente se referindo ao Pai. Então porque o autor cita depois: "em seu Filho Jesus Cristo"?? Simplesmente não faz sentido algum, bastava o autor parar em "Aquele que é Verdadeiro".

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7491
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16344
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Tzaruch Sáb 08 Ago 2015, 11:23

    .
    Resposta à Mensagem Nº140

    Olá Marcelo.

    Marcelo escreveu:Então veja se consegue explicar sem rodeios e sem enrolação o que está escrito,
    para que todos aceitam e acreditem  após a sua definição.


    O princípio era o
    Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Tzaruck, quem seria o
    verbo?

    E o 
    Verbo se fez carne, e habitou entre nós

    Quem se fez carne e quem habitou ente nós?

    A sua enrolação não tem fim Marcelo......

    Só está a querer desviar do assunto tratado neste tópico, mas isso não irá acontecer.

    Marcelo escreveu:Aguardo suas respostas.......

    Para poder aguardar por respostas, primeiro você deve lembrar que antes disso já outras

    respostas suas são esperadas sobre o que foi que JESUS se esvaziou.

    Ficou em outro tópico a explicação, no qual reclamava da sua explicação ser refutada e não ser
    apresentada melhor explicação,  depois que foi apresentada, você diz que não aceita, falou
    que era opinião etc, mas não mostrou erros nem conseguiu refutar,,, 
    acontece que isso
    não é refutação para nada do que ficou escrito e explicado.


    Você deve ir no tópico certo e citar a resposta que fala desse assunto, e da mesma dizer e
    mostrar algo que não esteja no contexto ou que não faça sentido, e claro, terá de dar
    melhor explicação.



    Enquanto não o fizer, você somente estará a desabafar, sem nada ter refutado, nem nada
    melhor ter explicado sobre o que foi esse esvaziamento.

    Portanto, siga a ordem dos assuntos, e não tente sequer dizer que é enrolação a fugir do 
    assunto
    , porque já ficou escrito várias vezes que a resposta a esse assunto está pronta,

    mas você não irá ler isso enquanto não resolver a situação do esvaziamento.

    Por isso tenha bom senso, espere a liberação do tópico para lá falar do tema,
    e comece
    exatamente onde começou a fugir das respostas sobre o esvaziamento.

    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 08 Ago 2015, 11:35

    Ok Tzaruch.....
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Betho Dom 09 Ago 2015, 10:25

    Tradução: “Porém, temos sabido que o Filho de Deus tem vindo e tem dado a nós percepção mental para que ao Verdadeiro (Acusativo) estejamos conhecendo e estamos sendo para dentro do Verdadeiro (Dativo), para dentro do Filho dEle, Jesus, o Ungido. Este Verdadeiro está sendo o Deus (Nominativo) e Vida Eterna.” 1 João 5:20.

    οιδαμεν  V-RAI-1P Temos sabido δε  CONJ porém οτι CONJ que ο  T-NSM o υιος  N-NSM Filho του T-GSM de o θεου  N-GSM Deus ηκει  V-PAI-3S tem vindo και CONJ e δεδωκεν  V-RAI-3S tem dado ημιν  P-1DP a nós διανοιαν  N-ASF percepção mental ινα CONJ para que γινωσκωμεν  V-PAS-1P estejamos conhecendo τον T-ASM ao αληθινον A-ASM Verdadero και CONJ e εσμεν  V-PAI-1P estejamos sendo εν  G1722: PREP em τω  T-DSM o αληθινω A-DSM Verdadero εν PREP em τω T-DSM o υιω  N-DSM Filho αυτου  P-GSM dEle ιησου N-DSM Jesus χριστω N-DSM Ungido ουτος D-NSM Este εστιν  V-PAI-3S está sendo ο  G3588: T-NSM o αληθινος  A-NSM Verdadeiro θεος  N-NSM Deus και  CONJ e ζωη N-NSF vida αιωνιος A-NSF eterna.

    a) Entendo que o "eu sou" de Jesus não é gerado por Deus, isto é, o logos não é filho de Deus. Jesus é filho de Deus, o logos não. Confirmado por Miguel Servet, o unitarista.
    .
    b) Segundo as melhores gramáticas, o significado de ἐν τῷ  é equivalente "por meio do qual", "ao passo que", "na esfera de" e quando o objeto da preposição ἐν  está no caso dativo, assume o significado de "dentro",  sendo melhor entendido com o uso de uma elipse (Houaiss define que num enunciado é a supressão de um termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico ou pela situação (p.ex.: meu livro não está aqui, [ele] sumiu!)
    .
    c) Observamos as três declinações (terminação alterada) de alethinos nas frases, isto é, temos três casos: Acusativo, Dativo, Nominativo.  
    .
    c1) O adjetivo Verdadeiro está definido pelo artigo “o” e caracterizado pelo Acusativo e que recebe a ação de estar sendo conhecido por nós (objeto indireto do verbo “tem dado” ) devido à vinda e a percepção mental dada pelo sujeito do verso, o Filho de Deus, assunto nominativo do verbo “vindo”.  

    João não diz que apenas conhecemos a Verdade (substantivo); além disso, nós sabemos "o que é a Verdade”. João usa um adjetivo (verdadeiro) em vez do substantivo habitual para sublinhar a certeza cristã sobre o conhecimento pleno de um Deus Verdadeiro e toda a Verdade que emana dEle.
    .
    c2) Vou estudar o caso Dativo “e estamos sendo para dentro do Verdadeiro (Dativo), para dentro do Filho (Dativo) dEle, Jesus, o Ungido (Dativo)”.  

    Um grande problema que tive foi comparar o “Este” em português de 1 João 5:20 com o de 2 João 1:7, quando se pensa que o antecedente mais próximo do “Este” não pode ser a resposta para 1 João 5:20, desde que a palavra “Cristo”  em 2 João 1:7 por este pensar,  será o anticristo, porém, em Grego o “Este” de  2 João 1:7 envolve o caso nominativo e sabemos que “Jesus Cristo” está no acusativo e o mais perto nominativo é o “muitos errantes” que está no plural, de fato, isto não impede do “Este” de 1 João 5:20 ser Jesus.

    οτι   CONJ Porque πολλοι  A-NPM muitos πλανοι   A-NPM errantes εισηλθον  V-2AAI-3P entraram εις   PREP para dentro τον   T-ASM ao κοσμον   N-ASM mundo οι   T-NPM os μη  PRT-N não ομολογουντες   V-PAP-NPM confessando ιησουν   N-ASM a Jesus χριστον   N-ASM Ungido ερχομενον  V-PNP-ASM vindo εν   PREP em σαρκι   N-DSF carne ουτος   D-NSM Este εστιν  V-PAI-3S está sendo ο   T-NSM o πλανος  A-NSM errante και   CONJ e ο   T-NSM o αντιχριστος   N-NSM antiungido 2 João 1:7

    “Porque muitos errantes entraram para dentro ao mundo, os quais não estão confessando a Jesus Ungido ter vindo em carne. Este (Nominativo) [ dentre os (Nominativo) que não confessam Jesus ter vindo em carne]  está sendo ο errante e ο antiungido.”  2 João 1:7

    d) O verso final em 1 João 5:20, o  pronome demonstrativo houtos está no nominativo,  aponta para a pessoa mais “próxima” na sentença,  à luz da gramática grega, ele deve ser o “alethinos theos” (o verdadeiro Deus que está no nominativo), observando que autor escolheu o adjetivo como primazia. Os antecedentes no verso não se qualificam, estão no Dativo. Em suma, o verso final de 1 João 5:20 é independente gramaticalmente.  

    Sabemos que o Pai é Verdadeiro e o “eu sou” em Jesus também. Que o Pai é a Vida Eterna e Jesus é esta vida manifestada.  O conhecimento gnóstico é usado 1 João 5:20 no sentido que temos o dom divino da inteligência, por meio do qual, nós atingimos o conhecimento de um Deus pessoal, no qual estamos e que nos abraça e sustenta em seu Ungido Filho, no qual também estamos. Nós não podemos estar no Pai sem estar no Filho, nem no Filho sem estar no Pai. {Esta é a ideia para se estudar c2, porém, demanda tempo}
    .
    .
    Meu comentário pessoal, gastei tempo, analisei muito livros, fiquei impressionado, como usam diversas teorias hipotéticas e inferitivas para a tradução, isto não é problema, problema é a debilidade deles de atropelar as regras mais simples de uma língua (d), no caso o grego, para defender um dogma, uma ilusão e neste afã milenar, está sendo/será cumprida plenamente esta profecia: "E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o Caminho da Verdade (do logos)"  2 Pedro 2:2
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Gilcimar Dom 09 Ago 2015, 15:02

    Stanley escreveu:Você ficou bravo mesmo nesta hein!!!

    Quem ficou foi você e até confessou que perdeu a paciência comigo!!!!


    Eu admito que perdi um pouco da paciência contigo em te mostrar a trindade no verso. Você não quer ver uai!!

    Afirmação vazia pois eu também posso dizer que quero te mostrar ao contrário mas você não quer ver....

    Você diz que quando é dito que estamos no Verdadeiro, tal Verdadeiro é direcionado para o Pai porque esta dizendo que Jesus é o Filho. Os unitaristas estão te confundindo irmão. Você não nega a primeira afirmação por causa da segunda....pense nisso.

    Você precisa melhorar um pouco a tua leitura e os unitarista estão dando uma aula em você...

    E para tua informação antes mesmo de conhecer os Unitaristas e até sabe que existia esse termo 9 Unitarismo) eu já compreendia o texto de  1 João 5:20 do jeito que  apresento desde do inicio..

    Infelizmente você se equivoca a cada postagem até mesmo em dizer que alguém me confunde...

    O texto quando  diz que estamos no verdadeiro em seguida diz assim: Isto é , em SEU filho.....

    O pronome  SEU está relacionado  com o verdadeiro e a expressão isto é explica como estamos no verdadeiro...

    Podemos ver isso na tradução que você usa:

    20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.


    Este trecho do texto  de forma muita clara apresenta Jesus Cristo como filho  do verdadeiro  que estamos segundo o texto...


    Percebe que o autor diz que NO VERDADEIRO ESTAMOS??

    Sim  e depois em seguida para explicar diz assim: Isto é, em seu filho.....

    O pronome "Seu" indica que esse filho é do verdadeiro que estamos...

    Por que você insiste em se concentrar no "SEU" para isolar o Pai como o único verdadeiro no verso, sendo que o autor já disse que estamos NO VERDADEIRO??

    Não só o pronome "seu"  mas  a expressão "isto é" ligado a que foi dito antes e o autor ligou   isso   com que foi dito antes e não dá para dispensar ou negar essa relação....

    O filho é verdadeiro mas o texto o identifica  com filho de outro verdadeiro...

    O que o autor disse antes não pode ser anulado por ele ter identificado TAMBÉM o Pai de Jesus como O Verdadeiro, já foi dito pelo autor que JESUS É O VERDADEIRO (NO VERDADEIRO ESTAMOS).

    O que não pode ser anulado é a expressão "isto é" explicando que estamos no filho do verdadeiro...
    A frase assim: Estamos no verdadeiro, isto é, em seu filho ( Do verdadeiro dito antes)...

    Agora  se tu diz que não quero ver logo  está me impondo que sou obrigado a ver e não vejo porque não quero quando na verdade sinceramente vejo algo diferente do que você tenta explicar....

    E olha que este verdadeiro ai é o E.S., e o primeiro verdadeiro citado é o Pai. Mas não pense nisto por agora, só vai te confundir.

    Mostre no texto o Espirito Santo e  fica tudo resolvido sem confusão....

    O texto o tempo todo fala de duas pessoas e agora quer enfiar mais uma?

    Dede isso  que Norberto quer dizer quando diz que você ver Trindade em tudo...

    Com todo respeito amigo te digo uma coisa:

    Se o trinitarismo se resumisse em seus argumentos sobre o texto de 1 João 5:20 eu jamais seria Trinitariano...


    Abraços..!!!!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Ago 2015, 09:31

    Marcelo, Paz!

    Tua exposição do grego está ok. O problema é que o Stanley não está nem ai para grego ou português, ou seja lá o que for.

    Está mais do que claro que entre exegese e EISEGESE, ele prefere sempre essa última, pois ele não parte do texto para entender o que está dito, mas, antes, enche o pensamento do dogma trinitário e, então, lê o texto e tenta encaixar a trindade nesse ou em qualquer texto.

    Eisegese é a forma errada de entender as coisas segundo todos os teólogos que conheço, mas ele optou por essa forma e está feliz com isso.

    Ele ficará em dívida com o pedido do Gilcimar, que todos sabemos ser trinitariano sem sombra de dúvidas, mas não apresentará a citação do E.S no texto. Mas, como para ele basta ter três citações da palavra “verdadeiro”, mesmo que o contexto indique tratar-se do Pai, ele vai alegar que o E.S está lá! (???).

    O texto para ele não é tão importante como base, pois a base é a trindade. O que termina sendo um argumento circular, pois ele entende que se a trindade é três e ali se fala três vezes a palavra “verdadeiro”, logo se refere a trindade. Mas, ele não prova nem uma coisa nem outra, apenas alega.

    Com esse tipo de “raciocínio” o Stanley valida o ateísmo, pois enxergando o que não existe  no texto a partir de uma citação tripla de um mesmo substantivo, mostra como algo sem sentido pode ser alegado em nome da fé, fazendo como que possa, ele mesmo, não ser levado a sério por completa falta de fundamento.

    Note-se que, nesse caso, unitaristas, trinitarianos e ateus percebem o erro dele, menos ele mesmo. Ele está fazendo parte de um grupo seleto que não se importa com o que o texto diz como um todo, importa apenas em defender a deidade de Jesus a qualquer custo.

    E nesse caminho está desconsiderando até mesmo os trinitários que tem histórico de defesa do dogma aqui no fórum.

    Eu até sugeri que procurasse alguém da igreja dele, bom em português e interpretação de texto para ajudá-lo, pois até em português a sugestão dele não tem respaldo (três verdadeiros no texto??? Sem chance!), mas pelo jeito ele não seguiu meu conselho. Vai ficar no subjetivismo da “revelação”, onde qualquer coisa pode ser o que a pessoa deseja que seja e pode dizer que foi revelado por Deus ou pelo E.S.

    Os argumentos já foram sobejadamente apresentados. Argumentos objetivos e subjetivos, mas a questão é puramente de como ele vê a teologia. Se ele vê três onde o Verdadeiro contextualmente é só um, o Pai, não há muito o que insistir. Eisegese pura! Nessa condição o indivíduo segue seus próprios pensamentos e não a verdade dos fatos.

    Todos já estamos andando em círculos. Penso que nada mais precisa ser dito.

    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Ago 2015, 13:35

    Betho, Paz!

    Algumas poucas observações em tua postagem de nº 144 se fazem necessárias.

    Precisei escrever essa postagem, pois a tua abrange uma área que muitos irmãos não tem familiaridade, e uma segunda opinião é interessante termos.

    No item “b”, você disse: “ Segundo as melhores gramáticas, o significado de ἐν τῷ  é equivalente 'por meio do qual', 'ao passo que', 'na esfera de' e quando o objeto da preposição ἐν  está no caso dativo, assume o significado de "dentro" ”.

    Seria interessante sabermos qual gramática condiciona que quando “ἐν  está no caso dativo assume o significado de 'dentro'”, já que a própria expressão “ἐν τῷ” é, exatamente, “ἐν” (prep) + “τῷ” (dativo), que está com o dativo, e foi acertadamente definido, inicialmente, como podendo significar “por meio do qual” que é o Dativo Instrumental. A opção de tradução locativamente deve ser vista no contexto, já que tando o dativo puro, quando o instrumental ou o locativo se escrevem todos da mesma forma.

    Temos vários exemplos bíblicos do Dativo Instrumental, justamente  com “ἐν + dativo" como se pode ler abaixo:

    Em Hb. 1.2 onde se lê “a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”, a expressão “pelo Filho” é “ἐν υἱῷ”. Onde se percebe a ideia instrumental exercida pelo Filho. O mesmo sentido tem-se em I Jo. 5.20: “ἐν τῷ υἱῷ” que seria melhor entendida contextualmente traduzida por “pelo Filho”. Veja também: Mt. 5.34 “ἐν τῷ οὐρανῷ” (pelo céu); Mt. 23.18 “ἐν τῷ θυσιαστηρίῳ” (pelo altar); Mc. 3.22 “ἐν τῷ ἄρχοντι” (pelo príncipe); Lc. 4.1 “ἐν τῷ πνεύματι ” (pelo Espírito); Lc. 10.17 “ἐν τῷ ὀνόματί σου” (pelo teu nome); At. 13.39 “ ἐν τῷ νόμῳ” (pela lei) e “ἐν τούτῳ” (por ele); Rm. 1.10 “ ἐν τῷ θελήματι τοῦ Θεοῦ” (pela vontade de Deus); Rm. 5.9 e Hb. 10.19 “ἐν τῷ αἵματι” (pelo sangue).

    No item “c” você considerou a função sintática de “verdadeiro” com acusativo como objeto indireto do verbo “tem dado”, mas, na verdade, é objeto direto do verbo “conhecer”, não objeto indireto do verbo “tem dado”. Os objetos de “tem dado” (deu) é palavra a “entendimento” (O.D) e o “a nós” (O.I).

    No caso do verbo “conhecer”, temos que quem conhece, conhece alguém/algo, então, pede O.D. Às vezes um objeto direto pode vir preposicionado, nas traduções, mas, ainda assim, continua sendo direto, pois a preposição é opcional em tais casos.

    Tua análise de I Jo. 5.20 com II Jo. 1.7 conclui que “não impede de 'Este' de I Jo. 5.20 ser Jesus”. Ok, mas não se está alegando tal impedimento nesse debate a partir de II Jo. 1.7, mas a possibilidade, bastante plausível e determinada contextualmente, de não se referir a Jesus.

    O que diz que é ou não Jesus, é contexto, não a gramática, pois nela o pronome ESSE é suprido por “οὗτός” também.

    Veja o Léxico Grego do Novo Testamento de Edward Robinson, editado pela CPAD, 2102, página 669.

    O Dr. Talyer também escreve: “...houtos pode se referir a um assunto que está mentalmente mais perto da atenção de quem fala ou escreve, embora na ordem anterior das palavras seja mais remoto.” (Taylor W. C.  Introdução ao Estudo do Novo Testamento Grego, pág. 293).

    Não são os casos nominativo, acusativo, dativo ou genitivo quem determina o entendimento de “houtos” em uma frase em grego. Pois se houtos deve se relacionar com o nominativo mais próximo, teríamos um problema em I Jo. 2.22 “Τίς ἐστιν ὁ ψεύστης εἰ μὴ ὁ ἀρνούμενος ὅτι Ἰησοῦς οὐκ ἐστιν ὁ Χριστός; οὗτος ἐστιν ὁ ἀντίχριστος ὁ ἀρνούμενος τὸν πατέρα καὶ τὸν υἱόν”, onde “O Cristo” (ὁ Χριστός) antecede “οὗτος ἐστιν ὁ ἀντίχριστος” (Este é o anticristo).  Logo não é correto afirmar que “O verso final em 1 João 5:20, o  pronome demonstrativo houtos está no nominativo,  aponta para a pessoa mais 'próxima' na sentença,  à luz da gramática grega ”..

    Assim, caro Betho, nada há no texto, inclusive partindo do grego, que determine entendermos “Este é o Verdadeiro Deus” como se referindo a Jesus, pelo contrário, o texto em seu contexto nega essa ideia.

    Paz seja contigo
    Valdomiro.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Norberto Seg 10 Ago 2015, 15:56

    .
    Betho e Valdomiro, como diz aquele ditado "vocês estão falando grego" aqui no tópico Very Happy

    Brincadeira... boas participações.



    Stanley K,

    Fiquei surpreso que ainda você não convenceu ninguém em seus argumentos.

    Na igreja que você congrega, tem algum irmão que entende conforme você o texto de 1Jo 5.20? Se sim, ele não poderia vir aqui mostrar? Mas lembre... não pode se utilizar de fake hein! Dá banimento na certa.

    A propósito, os três membros indicados por ti ainda não responderam a > mensagem 134 deste tópico.

    No entanto, levei o assunto para o tópico adequado. Veja a mensagem 14 do seguinte tópico:

    > YHVH (Jeová e Yahveh) é uma pessoa, o Pai. JESUS é outra pessoa, o Filho. YHVH não é a TRINDADE!

    Esperemos lá algum Trinitário que responderá sobre YHVH não ser o nome do Pai exclusivamente, como é seu entendimento.

    .
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Betho Seg 10 Ago 2015, 18:47

    Olá, Valdomiro, não é a primeira vez que noto este tipo de situação, alguns pontos a considerar:

    1) No item “c” você considerou a função sintática de “verdadeiro” com acusativo como objeto indireto do verbo “tem dado”, mas, na verdade, é objeto direto do verbo “conhecer”, não objeto indireto do verbo “tem dado”. Os objetos de “tem dado” (deu) é palavra a “entendimento” (O.D) e o “a nós” (O.I).
    .
    Tudo se tira proveito, nada é desnecessário. Sua interpretação negritada, que está errada, deve-se a algum motivo “... por nós (objeto indireto do verbo “tem dado” )...  Facilmente observamos que foi usado na frase um parêntese para dar uma informação explicativa sobre o “nós” no grego, assim, é o pronome que é objeto indireto do verbo “tem dado”, não a sua interpretação do que afirmei, isto é redundante, confirmado também por ti, sendo tal interpretação facilmente visto em nossa língua.  Situação análoga para as anteriores, que estão bem explicadas para qualquer leitor intimo do assunto.


    2) Você não observou que o “próxima”  está entre aspas, novamente um erro básico de interpretação em nossa língua, as aspas dentre outros usos, serve para destacar uma palavra fora do contexto habitual, isto é, não é somente, exclusivamente próximo como se fosse  uma da outra, mas que seja próximo respeitando as regras básicas do grego, por isso que foi dito que os antecedentes no verso de 1 João 5:20 não se qualificam. Vamos ao seu exemplo, 1 João 2:2 que está fora do contexto ( o de usar as simples regras) , porém, será instrutivo :


    τις   I-NSM Quem? εστιν   V-PAI-3S esta sendo ο  T-NSM o ψευστης   N-NSM mentiroso ει   COND se μη   PRT-N não ο   T-NSM o αρνουμενος   V-PNP-NSM negando οτι   CONJ que ιησους   N-NSM Jesus ουκ   PRT-N não εστιν   V-PAI-3S está sendo ο   T-NSM o χριστος   N-NSM Ungido? ουτος   D-NSM Este εστιν   V-PAI-3S está sendo ο   T-NSM o αντιχριστος   N-NSM antiungido ο   T-NSM o αρνουμενος   V-PNP-NSM negando τον   T-ASM ao πατερα   N-ASM Pai και   CONJ e τον   T-ASM ao υιον   N-ASM  Filho  

    Vejamos, nessa situação, as palavras “próximas”  a “Este”  que estão no nominativo são Ungido e Mentiroso, aqui sim, cabe a interpretação do contexto: Quem é o antiungido? Resposta: O mentiroso (mas também poderia ser o Ungido, não o é, pelo contexto). Porém, é evidente que a resposta da pergunta está respeitando as regras básicas de concordância e regência do grego.  Este é um exemplo, vamos dizer... mais "complexo" que 1 João 5:20.
    .

    Olá, Norberto, estes símbolos que aparecem nas palavras gregas, por exemplo, "T-NSM" é uma análise morfológica, no caso, foram realizadas por Maurice A. Robinson, William G. Pierpont (*e demais), explicando, o T= Artigo, N= Nominativo, S= Singular, M= masculino. Para substantivo é usado N, então "N-NSM" N= Substantivo,  N= Nominativo, S= Singular, M= masculino. Se todas as palavras "concordam"  e estão (não necessariamente, mas em geral) no Nominativo, então elas serão o assunto principal de um contexto.
    .
    Então temos uma boa tradução:  “Porém, temos sabido que o Filho de Deus tem vindo e tem dado a nós percepção mental para que ao Verdadeiro estejamos conhecendo e estamos sendo para dentro do Verdadeiro, para dentro do Filho dEle, Jesus, o Ungido. Este Verdadeiro está sendo o Deus e Vida Eterna.” 1 João 5:20.
    .
    O Verdadeiro foi usado para Deus, o Pai e também foi usado para o "eu sou" em Jesus no evangelho de João. E aqui, em 1 João 5:20, é preciso ser feita uma análise do caso Dativo.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 10 Ago 2015, 20:21

    Boa noite

    Norberto
    Betho e Valdomiro, como diz aquele ditado "vocês estão falando grego" aqui no tópico Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Icon_biggrin
    E o neguinho copia em um site esse tipo de assunto que envolva a gramatica grega e posta aqui, pensando que esta arrotando, quando de repente depara de cara para ser refutado com o Valdomiro ou o Betho...... Vai passar por vexame e vergonha sem necessidade..

    Só um alerta e um conselho de amigo... Quando postar algo, mesmo sendo copy-paste, saiba pelo menos o assunto que está sendo plantado e esteja preparado a responder pelo que plantou.... senão, vai passar por vergonha. 

    Almoedo  
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Ernesto Seg 10 Ago 2015, 22:27


    Gilcimar diz:

    Se o trinitarismo se resumisse em seus argumentos sobre o texto de 1 João 5:20 eu jamais seria Trinitariano

    Ernesto responde;

    Olá meu irmão; eu vejo que, trinitários e unitários, não chegam a lugar nenhum. Nós, os cristãos; quer aceitem quer não, nós somos salvos por Cristo Jesus. Peço que continues lendo do verso 20 ao 26, e terás a certeza disso.
    Porque o Pai ama o filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
    A partir do verso seguinte Jesus se coloca em igualdade com o Pai (em questão de poder),
    Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o filho vivifica aqueles que quer. CONTINUA: E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao filho todo o juízo, para que todos honrem o filho como honram o Pai. Quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou.
    Na verdade, na verdade vos digo, que, quem houve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo, que vem a hora, e, agora é em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem a vida em si mesmo, ASSIM TAMBÉM DEU AO FILHO TER A VIDA EM SI MESMO.(O Pai colocou o filho em igualdade com ele)
    Estes versos não deixam duvidas. O filho possui os mesmo poderes do Pai, ninguém pode negar que esses poderes foram concedidos pelo Pai, mas, isso não rebaixa a posição do filho.
    Eu sou trinitariano por que; dentro da bíblia as três pessoas são incontestáveis na administração do universo,, mas, não entendo a trindade como muitos, que querem afirmar a eternidade das três pessoas como seres eternamente independentes entre eles. Se assim fosse, Deus não poderia ser Pai, e Cristo ser filho. A bíblia deixa bem claro que, nos dias da eternidade Cristo saiu em forma de palavra da boca de Deus,João 1:1-3, Isso diz que ele é parte do próprio Deus, que saiu das entranhas espirituais de Deus, e dessa maneira ele se tornou filho.
    Aqui vemos que em matéria de individualidade Cristo teve principio, do contrario não seriam Pai e filho; mas, em matéria de natureza, Os dois; Pai e filho. São a mesma essência.
    Isso nos leva a entender as palavras de Jesus, quando disse; Eu e o Pai somos um. Não a mesma pessoa, Assim como Adão e Eva, eles eram duas pessoas distintas, mas, a carne de Eva foi a mesma carne de Adão; porque Eva foi formado da costela de Adão.
    Do mesmo modo aconteceu com Cristo, ele é parte do Pai porque a palavra que foi pronunciada pelo Pai, é parte do Pai.
    Volto a repetir; Hoje Cristo possui os mesmos poderes, e a mesma Gloria que o Pai possui. Mas, nem sempre foi assim, nos versos acima Jesus mesmo diz: que o Pai lhe concedeu a autoridade de agir. Em Mat.28:18, Jesus disse: É me dado todo o poder no céu como na terra etc.
    Se foi dado, é porque foi emancipado pelo Pai.
    Eu vejo um grave pecado dos unitaristas, afirmando que só o Deus verdadeiro é o Pai. Com estas palavras eles afirmam que Cristo é um Deus falso. Há muitos anos atrás eu conversei com um T.J. ele, com todo cinismo me perguntou: A gente faz negocio com a porcada, ou com o dono da porcada? Acredito que não preciso explicar o significado desta comparação não é?
    Resumo: Eu entendo que Deus o Pai, teve, e continua tendo sempre a ultima palavra, ele é o soberano. Não encontramos passagem nenhuma na bíblia, na qual Jesus tivesse dado ordens ao Pai. Jesus sempre pedia.
    Por outro lado, A sujeição de Cristo diante do Pai não diminui a autoridade dele, uma vez concedida pelo Pai.
    Dizer que, quem é maior, é muito relativo, Para nossa Salvação temos a Cristo, e não o Pai,
    E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao filho todo o juízo, para que todos honrem o filho como honram o Pai. Quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou. O Pai quer que honremos o filho da mesma maneira que honramos a ele, o Pai.
    É assim que eu entendo a divindade. E nunca me arriscarei de tirar Cristo do pedestal no qual o próprio Pai o colocou.
    Abraços Ernesto
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Ter 11 Ago 2015, 10:19

    Betho, Paz

    Com relação a tua observação de eu haver entendido que você considerava o “verdadeiro” com acusativo como objeto direto, realmente confundi tua fala. A razão foi você não ter aspeado o “nós” para indicar que se referia ao “nós” do texto e não uma contemporização da afirmação, onde estaria se incluindo. Mas, ok, ficou esclarecido esse ponto e reconheço o haver entendido mal pelo motivo exposto acima.

    No item dois de tua observação você informa sobre as aspas. Eu notei e entendi que o “próximo” poderia não estar tão próximo, mas como na tua postagem você condicionou a compreensão do texto a questão dos casos gregos, então, eu citei II Jo. 2.22, onde temos proximidade em ambas condições, proximidade relativa e do caso grego, mas como se pode ver a mera “proximidade” não estabelece o significado sem uma análise contextual. Precisa-se entender o que se está dizendo para determinar a quem se refere. É um dos casos, tanto quanto I Jo. 5.20, em que as regras básicas de gramática, ou mesmo as regras avançadas, sozinhas,  não resolvem a questão.

    Daí você, acertadamente, perguntou sobre II Jo. 2.22: “Quem é o antiungido? ”; certamente tal pergunta foi baseada na perícope. E uma pergunta análoga precisa ser feita para o texto de I Jo. 5.20: Que é o Verdadeiro a quem o Filho veio dar a conhecer? Como decorrência da resposta, talvez, outra pergunta seja necessária: Quem é o Verdadeiro Deus a que o texto se refere, Aquele a quem o Filho veio dar a conhecer ou o próprio Filho?

    Fora isso, seria necessário, ao meu ver, uma fundamentação gramatical que condicione considerarmos o “Verdadeiro Deus” como se referindo a Jesus em I Jo. 5.20, por causa dos casos nominativo, genitivo, dativo ou acusativo, pois até hoje não descobri nenhuma gramático que afirmasse que o grego impõe entendermos que o “Verdadeiro Deus” se refira a Jesus por causa da língua, em especificamente por causa dos casos.

    Como você disse que iria verificar, ainda, a questão do dativo, eu esperarei tuas conclusões para aprendizado e benefício de todos.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.

    Conteúdo patrocinado


    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 10 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 06:37