F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Compartilhe

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1166
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Qua 13 Maio 2015, 10:06

Temos um problema sério aqui.

Basta avaliar alguma situações. Comento abaixo:




Aqui está o link do site onde eles dizem que 1 Corintios 15:27 é um xeque-mate para a Trindade mas quando falam que o texto é um xeque-mate buscam buscam outros textos pois o texto por si só não é um xeque-mate pois se fosse não precisavam recorrer a outros mas simplesmente o texto no verso 27 apresenta a ação que o Pai tinha que fazer primeiro antes do Filho fazer a dele no verso 28 ..


O texto retirado do site das testemunhas de Jeová, não teve a intenção de isolar um texto ou desconsiderar o verso 28.

A ênfase do autor do texto é a de encontrar evidências ou a falta delas com relação à coigualdade de Cristo com YHVH. Por isto a avaliação do verso 27, onde se diz: "Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas." O autor do texto marca em vermelho a sentença "excetua aquele", indicando com isto que existe alguém que é diferente, que é maior, que não pode ser igualado.

Neste aspecto, o texto é realmente um xeque-mate para se concluir que YHVH tem prerrogativas únicas.

A citação de textos adicionais, vejo como forma de corroborar o entendimento e conclusão do texto principal citado e não que o texto em epígrafe (verso 27), necessitasse de alguma outra "evidência". O verso 27, é de fato suficiente para se concluir:

Cristo não é coigual com YHVH, não tem a mesma essência, existem diferenças entre eles.

O autor do artigo citado, não está focando sujeição ou falta dela, se ocorre antes ou depois. O objeto da discussão do artigo é claramente tentar identificar uma condição de igualdade de Cristo com YHVH e havendo esta condição a alegação de uma deidade, como o texto, por si só, já estabelece uma condição de desigualdade então a conclusão fica estabelecida somente com este verso (27). Desta forma, é óbvio que não precisaria nem entrar no verso 28.

Mas isto não significa que o autor do texto isolou o verso 28, não significa que ele age de má fé ou não comenta nada a respeito do verso 28, muito pelo contrário, o autor foi fiel a sua própria proposta de identificar uma desigualdade que faz de YHVH algo inigualável, e o fez com grande propriedade, pois existe somente UMA exceção.  

Tenho que concluir que ao iniciar este tópico, tu não trouxeste todas as informações de forma FIDEDIGNA, para avaliação.

Observe suas frases na proposta inicial do tópico:

1. "Esse texto  é usado pela metade pelos Unitaristas  para tentar fundamentar uma posição inferior do filho em relação ao Pai  no que diz respeito sujeição e  subordinação...."

Desculpe,

Mas não é verdade.

A proposta do autor do texto não é isolar o verso 28, está é uma conclusão que você atribuiu a ele.
Pois o autor do texto indicado não tem seu argumento focado na sujeição e sim na identificação de alguma deidade que pudesse vir da parte de Cristo, e ela não ocorre em nenhum momento no verso que o texto propôs (verso 27). Ele procura por um diferencial que caracteriza somente uma deidade no texto, um somente é superior, existe somente um que é diferente, neste quesito, o autor do texto se contentou com o verso 27, pois de fato, para esta finalidade é mais do que suficiente. O autor do texto não deixa de citar o verso 28, leia o que está escrito naquele artigo:


Em 1 Cor. 15:27 Paulo foi cuidadoso ao mostrar que Jesus recebeu toda esta autoridade, mas é claro que sua autoridade é sobre tudo, exceto Jeová Deus, “aquele que lhe sujeitou” ou deu tal autoridade temporária. (veja 15:28)


O autor do artigo, faz menção ao verso 28, e o cita falando da autoridade temporária que deveria ser exercida por Cristo.

Verso 28: E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

O autor do artigo não deixou de comentar o verso 28 e de dar o seu entendimento sobre o que pensava dele.

Não houve isolamento ou desconsideração do verso 28. O autor do artigo, exprime que sua opinião a respeito do verso 28, é a de que tudo o que Cristo recebeu de YHVH deverá ser devolvido à YHVH em sujeição, caracterizando uma autoridade temporária (nas palavras do autor do artigo).

Mesmo focado em identificar diferencial entre Cristo e YHVH, o que seria suficiente somente com o verso 27, o autor do artigo não deixa de comentar o verso 28.

Conclusão:

1. Não há da parte do autor do artigo, a intenção deliberada de isolar um texto e não levá-lo em consideração (verso 28);
2. Não há da parte do autor do artigo, má fé ou tentativa de omissão de comentar o verso 28;
3. O autor do artigo fez referência ao verso 28 e emitiu um parecer sobre ele;
3. Consiste em MENTIRA GROSSEIRA da sua parte a informação de que o texto de I corintios 15:27 e 28 foi avaliado pela metade.


2. "Assim a primeira impressão que fica é que aquele que sujeita tudo ao outro e se excetua dessa sujeição tem uma posição superior aquele que   teve todas as coisas sujeitadas por Ele mas que não tem sob sua sujeição  aquele que tudo lhe sujeitou...."  

Não é uma impressão. É uma conclusão óbvia do texto bíblico.
Se alguém afirma não estar sujeito a outro, é evidente que está em outra posição, em outro patamar, que é superior.
Como o autor do texto proposto, identificou que existe uma única exceção, e esta exceção é YHVH, então obviamente se deu por satisfeito na análise.  

A confusão a partir daqui foi somente de sua parte. Você simplesmente resolveu questionar o ÓBVIO.

3. Assim  os amigos Unitaristas acreditam  que  esse texto neste verso tem um argumento poderoso  e uma prova da não Deidade de Cristo...

Evidente. Pois se ele não sujeita todas as coisas não pode ser Deus, coigual com YHVH.
A conclusão do autor do texto citado é perfeita neste tocante. No decorrer do desenvolvimento do texto, pode-se verificar que ele questiona com indagações do tipo: como pode alguém ser Deus e receber um reino somente naquele momento? Como pode alguém ser Deus e ser tentado?
O foco do autor do texto sempre foi procurar um diferencial, encontrou para YHVH, então começa a partir disto a questionar a deidade de Cristo.

4. Então  me propus fazer honestamente uma analise textual  dos dois versos  mostrando que os Unitaristas não tem argumento tão poderoso assim....

Tão honesto, que mencionou que o autor do texto não fez menção ou comentário sobre o verso 28.
Tu alegas análise "textual" não uma análise "contextual", mas somente avalia 1 verso, o 28.
Não tem coerência.    
Não existe honestidade. A evidência está aí para todos verem.

Na verdade quem focou em "sujeição" e se isolou no verso 28, foi somente você, conforme mostra claramente a mensagem inicial.



Assim quando o Pai se excluiu de se sujeitar ao filho quando todas as coisas sujeitou aos pés deste não deu uma prova de uma posição de desigualdade porque no verso seguinte lemos que depois disso é que o filho se sujeitaria ao Pai sugerindo um momento em que ninguém antes dessas duas ações era sujeito um ao outro...( Considerando só os textos de forma isolada)


Como não é verdade que o autor do artigo citado tentou deliberadamente desconsiderar o verso 28, então perde o sentido a alegação acima.  


Pois se na ação do Pai no verso 27 Ele se exclui dessa sujeição o filho só lhe sujeita depois dessa ação sugerindo que antes das duas ações ninguém é sujeito a ninguém visto o texto projetar a sujeição do filho só depois da ação do Pai...


Como o autor do texto citado comentou o verso 28, afirmando ser uma concessão temporária.
Então cabe a você somente indicar onde a insubmissão de Cristo ocorreu.
Estamos esperando.  


Isso prova que texto nenhum por si só ajuda a qualquer dos lados a ter algum texto xeque-mate por si mesmo...

Temos erros graves aqui:
1. A alegação de que o autor do artigo desconsiderou o verso 28, ou não fez nenhum comentário em relação à ele;
2. A falta de entendimento do foco argumento do artigo citado. Pois para identificação de uma superioridade de YHVH sobre qualquer um que seje, o verso 27, já seria suficiente.




Algumas considerações:

1. Da próxima vez que abrir um tópico trazendo um entendimento que tivesse em outro espaço de debates, deves trazer o entendimento de forma FIDEDIGNA, ao que o autor do artigo expôs.

2. O correto, seria na mensagem inicial, trazer o artigo para avaliação e não um conceito prévio que VOCÊ teve dele. Isto evita distorções de entendimentos. Obviamente o artigo tal qual foi trazido para este tópico, e tornado de conhecimento de todos somente agora, foi totalmente desvirtuado de sua concepção original e propósito estabelecidos no seu sítio de origem.

Nem preciso mencionar que as considerações acima, estabelecem formas honestas de proceder.

Márcio


Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1166
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Qua 13 Maio 2015, 10:18

Norberto....
O titulo do tema do site é assim: "1 Cor. 15:27 Xeque-Mate na doutrina da Trindade!"
E você mesmo percebeu que o site fez uso de textos adicionais pois se o texto de 1 Corintios 15:27 fosse o xeque-mate da Trindade eles não precisavam recorrer a outros... Por isso isolei o texto e mostrei isso em teu fórum onde o Clébio percebeu por final que todos vocês concordaram comigo.. Onde entra a sujeição no texto? Na parte vermelha grifada por eles onde o Pai se excluiu de se subordinar ao filho....
Logo essa exclusão do Pai não é determinante para confirmar a desigualdade visto antes disso segundo o texto nem o Pai e nem filho ser sujeito um ao outro... Pois o texto colocar ou projetar a sujeição do filho depois da ação do Pai....
Por isso entrei logo no assunto da sujeição pois querendo ou não eles usam essa exclusão do Pai como prova de alguma coisa naquilo que foi proposto no site.... Percebeu que nem para a sujeição e nem para a essência 1 Corintios 15:27 seria um xeque-mate?
Se não querem continuar eu entendo mas o que foi proposto no tópico se concluiu quando vocês mesmo reconhecerem que textos por si só sem contextualização não leva ninguém a lugar nenhum...

Para o artigo apresentado e sua proposta de:

1. Identificar se existem diferenças entre YHVH e Cristo
2. Se estas diferenças poderiam se fazer chegar a conclusão de que Jesus é coigual com YHVH.

Então realmente o verso é um tiro de misericórdia na alegação trinitária.

Esta conclusão, somente será entendida neste espaço, se a proposta do autor do artigo, naquele sítio, for trazida de forma fidedigna para este espaço.

A citação de outros versos, entendo que são verificações adicionais advindas da conclusão trazida pelo texto, não refletindo uma insuficiência do verso proposto.

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1166
Idade : 45
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2869
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Qua 13 Maio 2015, 10:59

Na verdade num site dos Tjs chegaram até dizer que este texto de 1 Corintios 15:27 é um problema para nós mas isolam o verso 27 do verso 28 quando existe uma relação muito clara entre os dois versos....
Prezado,

Será que isolaram o texto mesmo?

Restou somente para ti a missão de dizer, onde ocorre alguma insubmissão da parte da Cristo perante YHVH.

O entendimento do artigo proposto em relação ao verso 28, é de que a sujeição consiste em entregar de volta tudo o que recebeu de YHVH, caracterizando assim uma concessão temporária.

A conclusão: "Então se ele se sujeita aqui então não era sujeito antes", ficou somente por sua conta e risco.

Cabe somente a ti apresentar algo que dê sustentação a afirmação.


Márcio


avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2231
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 153
Pontos de participação : 5901
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Gilcimar em Qua 13 Maio 2015, 11:24

Observações:

Sabe qual é o problema?

É que quando abrimos mãos de debater com alguns por motivos e razões que achamos cabíveis esses mesmos que são ignorados começam a julgar nossa conduta pois pensam que não queremos debater com eles por incapacidade ....

Então se iludem em pensar que suas perguntas nos incomodam ou que seus argumentos são tão complicados sendo que na verdade evitamos de debater por outras razões...

Logo esses mesmos acabam atuando como juiz é tentam julgar que nossa postura é tomada segundo o julgamento deles...

Abraços a todos..!!!!

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1166
Idade : 45
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2869
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Qua 13 Maio 2015, 11:27

Norberto,

Sobre a uma das conclusões da sua mensagem de número 44:


Conclusões: 1. é certo que o site não comentou o versículo 28.


O texto extraído do site das testemunhas de Jeová, não deixa de comentar o versículo 28, ele não está sendo dispensado, veja:

"Em 1 Cor. 15:27 Paulo foi cuidadoso ao mostrar que Jesus recebeu toda esta autoridade, mas é claro que sua autoridade é sobre tudo, exceto Jeová Deus, “aquele que lhe sujeitou” ou deu tal autoridade temporária. (veja 15:28)"

Ele deixa claro seu parecer sobre o versículo 28, entendendo que tudo que YHVH sujeitou a Cristo deverá ser devolvido à YHVH, caracterizando assim uma concessão temporária ou provisória, o autor usou o termo "autoridade temporária" para definir a questão.

Sobre o verso 28, ele somente informa o que o texto afirma, não vai além do que está escrito.

Na frase seguinte ele mostra claramente que o objeto de seu argumento é deixar claro a diferença existente entre YHVH e qualquer outro.

Nas palavras do autor do artigo: "O cuidado que Paulo teve ao excetuar Deus, demonstra sem sombra de dúvidas que Jeová Deus não está sujeito a ninguém."

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1166
Idade : 45
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2869
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Qua 13 Maio 2015, 11:37

Observações:
Sabe qual é o problema?
É que quando abrimos mãos de debater com alguns por motivos e razões que achamos cabíveis esses mesmos que são ignorados começam a julgar nossa conduta pois pensam que não queremos debater com eles por incapacidade ....
Então se iludem em pensar que suas perguntas nos incomodam ou que seus argumentos são tão complicados sendo que na verdade evitamos de debater por outras razões... Logo esses mesmos acabam atuando como juiz é tentam julgar que nossa postura é tomada segundo o julgamento deles...


O problema sempre foi a fragilidade da tese proposta.
A refutação sempre foi dada ao que foi escrito e demonstrado com todas as evidências que não tem sustentação nas escrituras, que trata-se apenas de uma construção mental sem nenhum fundamento.
A tese levantada foi de fato mostrada ser incapaz de ter coerência e sustentação. A incapacidade é notória.

Como agravante, nesta última mensagem, tive que evidenciar, que é bem diferente de apenas dizer. Mas provar, que você MENTIU, apenas isto e nada mais.

Márcio  
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4344
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17454
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Norberto em Qua 13 Maio 2015, 18:45

.
À vista de uma solicitação recebida por mensagem privada, a qual será analisada, o presente tópico foi bloqueado e será liberado oportunamente.

Administrador
.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4344
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17454
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Norberto em Dom 17 Maio 2015, 22:27

.
Aproveitando o período de recesso para possibilitar a análise e liberação de tópicos bloqueados, informamos:

- a análise do presente tópico encontra-se em andamento, aguardando resposta do autor da solicitação de revisão do mesmo.

Administrador
.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4344
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17454
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Norberto em Seg 18 Maio 2015, 11:13

.
Aproveitando o período de recesso para possibilitar a análise e liberação de tópicos bloqueados, informamos:

- o presente tópico encontrava-se bloqueado desde 13/05/2015 e foi analisado hoje.

- o liberamos para participação sem nenhuma alteração.

Obs.: a resposta do autor da parte do autor da solicitação de revisão do tópico não justificou nenhuma alteração do presente tópico.

Administrador
.
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2231
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 153
Pontos de participação : 5901
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Gilcimar em Ter 19 Maio 2015, 00:26

Já que o tópico foi removido por se considerado uma redundância deste tópico logo vamos transforma-lo em uma postagem deste...

Essa postagem é uma versão resposta à um assunto publicado num site cujo link mostrarei depois com o titulo " 1 Corintios 15:27 Xeque-Mate na Doutrina da Trindade"....

O próprio Titulo já é incoerente pois se o texto em si fosse um Xeque-Mate o autor do artigo não precisaria recorrer a textos adicionais ficando só com aquele que segundo o Titulo do tema seria o Xeque-Mate.....

Outro detalhe sem muita força é o autor do estudo marcar em vermelho um trecho do verso 27 como se esse trecho fosse determinante para aquilo que pensa fundamentar o que dizem do assunto...

Mas quando consideramos só o texto em questão sem os textos adicionais chegamos a conclusão que o texto em si seria um Xeque-Mate na doutrina Unitarista...

Depois quando tentamos relacionar os textos adicionais com o texto em questão chegamos a conclusão que não se harmonizam ....

Antes vou mostrar que se considerarmos o texto em si o Xeque-Mate ao Unitarismo seria fatal...

O texto com seus versos:


1 Coríntios

15.27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.

15.28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.


Observações incompatíveis com o Unitarismo:

1-O texto não diz que o filho já era sujeito ao Pai antes do Pai Lhe sujeitar todas as coisas..

2-Pelo contrário, o Texto diz que o filho se sujeitaria ao Pai quando antes o Pai lhe sujeitasse todas as coisas...

3-Segundo o texto, Deus "é tudo em todos" por causa do filho pois foi para esse fim que o filho lhe sujeitou e quando o texto diz " o próprio filho se sujeitará aquele que todas as coisas lhe sujeitou "PARA QUE" Deus "seja tudo em todos" confirma que a sujeição tinha um objetivo e fim e não era efeito de uma condição anterior mas a "causa" para atingir um objetivo posterior relacionado com a ação...

4-Quando o Pai se excetua de se sujeitar ao filho Ele se mantém na mesma condição que o filho se encontrava antes de lhe sujeitar pois segundo o texto o filho só se sujeitaria quando todas as coisas lhe estivessem sujeitas...

Tem outras observações mas essas são bem claras e perceptivas no texto...

Não podemos isolar as ações do texto sem considerar tudo aquilo que se relaciona com elas...


Seguirei com mais observações em postagens seguintes...

Aqui está o Link do site: https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2013/06/09/1-cor-1527-xeque-mate-na-doutrina-da-trindade/

Abraços..!!!

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1166
Idade : 45
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2869
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Márcio em Ter 19 Maio 2015, 09:06

Respondendo a mensagem n.55

Esta última postagem já foi refutada com propriedade neste espaço nas [seguintes] mensagens:

> Mensagem 46;

> Mensagem 47;

> Mensagem 48;

e

> Mensagem 50.


O texto não traz nenhuma informação nova ao que já foi amplamente respondido.

Márcio
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4344
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17454
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Norberto em Sex 12 Jun 2015, 16:52

.
Por se encaixar no tema do presente tópico, trago para cá, a mensagem número 149, de autoria do Clayton Lima, postada no seguinte tópico:

> Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Clayton Lima, em outro tópico escreveu:Uma discussão se iniciou tendo como base o texto abaixo, e gostaria de oferecer uma contribuição:

Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

1 Co 15:25-28

O ultimo paragrafo do texto diz que o filho (Jesus) se sujeitará àquele (Pai) que todas as coisas lhe sujeitou somente depois que todas as coisas lhe estiverem sujeitas. (sujeitas ao filho)

Assumindo que aqui Paulo pudesse ter em mente quando tratava de sujeição a questão de Servo e Senhor, teríamos que na mente de Paulo seria o seguinte:

E quando o Filho for senhor de todas as coisas (exceto do Pai), então ele passará a ser servo do Pai.


Sendo que, se assim fosse, esta oração dos apóstolos não teria mais sentido:

Agora pois, ó Senhor (Pai), olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a intrepidez a tua palavra,
 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.

Atos 4:29-30


Essa oração foi feita no periodo em que o filho ainda não se sujeitou àquele que todas as coisas lhe sujeitou, e ainda assim, para o apostolo, se trata do Santo Servo do Pai.

De modo que, cabe muito bem orar em nome do Senhor (constituido pelo Pai) Jesus, e, em nome do Santo Servo do Pai, Jesus. E de modo também que, ainda que o filho não tenha posto-se em sujeição àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para o entendimento do apostolo, trata-se do servo do Pai.

Quando os dois senhores estão alinhados, um ainda é servo do outro...

Graça e Paz.
.
avatar
Maicon
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Ultimamente ando sem tempo de responder...
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 244
Idade : 30
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Religião : O Panenteísmo não é Religião.
Igreja : Não sou cristão.
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 11
Pontos de participação : 580
Data de inscrição : 28/01/2015

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Maicon em Qui 25 Jun 2015, 20:51

Clayton fez uma bela explicação, você fez bem Norberto em ter colocado a postagem dele aqui nesse tema. Vamos ver como que responderão essa explanação dele. Smile
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2231
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 153
Pontos de participação : 5901
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Gilcimar em Sex 26 Jun 2015, 19:32

Colocar o sentido do  "PARA QUE" no mesmo nível   de um "PORQUE"  não ajuda muito..


Pois o PARA QUE  do texto tem um complemento....Seja...

Fazer uma  coisa para que alguém seja  é diferente de fazer  porque já é....

Agora  Jesus antes disso já se sujeitava ao Pai  mas essa sujeição anterior  não    atingiu o Objetivo   da sujeição que ele prestaria depois que o Pai antes lhe tivesse sujeitado tudo pois se  essa sujeição já lhe servisse para o objetivo não faria sentido o texto apresenta um quando  para acontecer a sujeição que leva ao alcance do Objetivo...

Ainda mais que é  impossível tirar  do conceito de Sujeição  o conceito de Servo....

Logo a sujeição  do filho nunca foi consequência  daquilo que os Unitaristas pregam sobre sua natureza ...

Assim tanto o PARA QUE  quanto o PORQUE não fundamenta o Unitarismo....

Pois posso dizer que Jesus era sujeito ao Pai "PORQUE"  ao se esvaziar-se  de si tomou uma forma de servo e teve que assumir atitudes de servo e quem negar que se sujeitar a alguém  não é atitude de Servo   vai estar dizendo um absurdo sem tamanho  agora ninguém pode dizer que jesus sempre foi sujeito sem ter sido servo...

Posso usar o PARA QUE  para o texto em questão ao dizer que Jesus ali se sujeitou ao Pai para  se alcançar um objetivo....

Em vez de resolver isso ficando fazendo perguntas achando que as respostas ou não delas vai resolver automaticamente os problemas do texto em questão....


Se para crer no Unitarismo eu precise mudar a estrutura das palavras e  sua semântica  eu prefiro crer em outra coisa que não me obrigue a fazer isso....

Abraços..!!!

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 979
Idade : 36
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Religião : Cristã
Igreja : Casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 2182
Data de inscrição : 13/11/2013

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Clayton Lima em Sex 26 Jun 2015, 19:54

Gilcimar, eu não entendo ainda porque você encuca com esse "para quê". Tudo não procede do Pai? Dele procedeu inclusive esta condição de que "para que Deus seja tudo em todos". Deus poderia fazer diferente? Claro que poderia.

Moisés teve que levantar o cajado "para que" o mar abrisse e o povo passasse. Não foi tudo plano de Deus? Poderia ter sido de outra forma se Deus propusera? Claro que poderia, então:

Efesios:
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
2 A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;


De quem foi o plano de Jesus se sujeitar "para que" e não porque Deus seja tudo em todos?


Você realmente acha que Deus depende desta sujeicão de Jesus para isto? Ele propusera inclusive isto.


Graça e paz.
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2231
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 153
Pontos de participação : 5901
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Gilcimar em Sex 26 Jun 2015, 20:00

Clayton...

Eu como bom leitor devo considerar tudo no texto...

Não posso engolir nada...

Se o Texto disse que o Filho fez uma coisa para que o Pai seja não posso negar isso...

Agora não importar de quem foi o plano quando a discussão dos Unitaristas é a ação...

Ou seja, usam tudo que acham que podem usar e depois começam a criar outras regras quando aquelas não funcionam mais...

Ficando fazendo perguntas como se isso fosse resolver automaticamente a questão não ajuda amigo...
Vou fazer assim também com Felipenses quando voltarmos lá...

Mas gosto de você porque sempre trás uma coisa diferente...

Estou aberto a discussão ...

Abraços..!!!!

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 979
Idade : 36
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Religião : Cristã
Igreja : Casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 2182
Data de inscrição : 13/11/2013

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Clayton Lima em Sex 26 Jun 2015, 20:07

Ok então...

Não desconsidero o "para que", só não penso ser tão relevante assim diante da realidade apresentada em Efésios.



Graça e paz.

Conteúdo patrocinado

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex 20 Jul 2018, 15:09