Norberto a paz do Senhor Jesus!
Existe um certo artigo na net sobre o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o qual disponibilizo pra leitura. É bem pequeno, e objetivo, e cita também o documento indicado pelo nosso irmão Betho anteriormente.
Imagino que não será aceito como prova pra você, mas independente disto, é um forte estudo feito sobre a relação Pai, Filho e E.S. com base nos originais.
http://apologia7biblica.blogspot.com.br/2014/11/2819-e-trindade-desde-epoca-da-igreja_19.html
Eu mesmo sou a favor do seu argumento, todavia com ótica diferente. A distinção existe sim, mas não como vocês unitaristas estão a sugerir, fazendo com que cada uma das personalidades manifestas tenham na verdade caráter totalmente distintos, onde logo Deus está separado de Cristo e do E.S. e vice versa.
Sim, até porque o próprio Cristo assim o fez. Ele estava aqui como homem, era Deus e o Deus Pai estava nos céus. Não há como negar por nenhum trinitarista que Jesus sendo 100% homem e 100% divino se manifestou em forma de homem na terra com Sua verdadeira forma eterna como Deus Pai, este é o ponto. Jesus como homem é Deus, mas isso não quer dizer que Deus enquanto homem se limitou a Jesus, aliás, como pode-se limitar o que não tem limites? Quando há de existir um limite sobre ELE (o Pai) o mesmo que determinou.
“Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum” (Isaías 43:10,11).
Sobre tudo o que você propôs nas narrativas do apóstolo Paulo, eu não tenho o que refutar, pois caracteriza o papel de cada um no plano assim como nos foi apresentado. Está havendo uma certa inferência sobre a trindade por sua parte, em que você diferencia a personalidade de cada um deles e usa como argumento bíblico para apontar que por isso cada um deles se trata de pessoas totalmente distintas, quando na verdade Paulo está respeitando a qualidade de cada um da trindade, onde Deus Pai é Deus no papel de Pai, Jesus é Deus no papel de Filho, e o E.S. é Deus no papel de confortador, consolador. E nem por isso cada um em seu lugar, faz com que sejam distintos, mas sim todos os três sendo Deus, e é aqui o mistério da trindade.
Muitos outros versos de Paulo também pode desbancar a doutrina unitarista, onde Jesus é Senhor, o Espírito Santo falou por meio dos profetas do A.T. e ainda cito diferente do que você propôs uma ratificação clara do apóstolo em referência a divindade de Cristo.
Colossenses 1:14-18Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)
14 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Eu vejo aqui uma narrativa muito semelhante a de 1 João, e ao se ler o que Paulo escreve, é simplesmente impossível de negar que Cristo seja igual a Deus.
E considerando que o seu argumento está pra mim relacionado muito mais àquilo que não pode ser modificado, o agir de cada um, cada ação de Deus como Pai, Filho e E.S. é respeitada pelo próprio Deus, isso que Paulo também faz na medida em que diz Deus Pai.
Se Paulo não diz Deus filho, e também não diz Deus E.S., para mostrar que ambos filho e E.S. não são também Deus, ele não poderia creditar a ambos atributos divinos como assim o fez.
Então o que pode ser levado em consideração para nós sobre Paulo, no que tange unicismo e trindade, Paulo ratificar o que os trinitários também afirmam, há um só Deus, eu digo o mesmo, e assim escrever colocando a ordem que ELE mesmo classificou, ou o fato de Paulo confirmar como os outros apóstolos, que Deus, Jesus e o E.S. apesar de diferentes papeis e personalidades, são a mesma pessoa?
Eu mesmo irmão Norberto, não vejo ônus na sua proposta sobre a maneira de Paulo escrever. Em contrapartida vejo ônus pra ti no que tange Paulo colocar Jesus e o E.S. no papel que só pertence a Deus.
Outras narrativas do apóstolo que ratificam isso:
Atos 28: 25-26, Filipenses 2:5-11
Graça e paz!
Norberto, tenho duas indicações pra ler, e já que você quer exatamente o trecho da narrativa, terei que ler. Se não se incomodar em me dar tempo pra isso, mais pra frente eu posto.Por favor, para ajudar a prosseguirmos, indique algum trecho de um documento a sua escolha. A ideia, repito, é para analisarmos de forma imparcial.
Existe um certo artigo na net sobre o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o qual disponibilizo pra leitura. É bem pequeno, e objetivo, e cita também o documento indicado pelo nosso irmão Betho anteriormente.
Imagino que não será aceito como prova pra você, mas independente disto, é um forte estudo feito sobre a relação Pai, Filho e E.S. com base nos originais.
http://apologia7biblica.blogspot.com.br/2014/11/2819-e-trindade-desde-epoca-da-igreja_19.html
Norberto, e é por isso que muitos se confundem e optam em negar a trindade ao invés de identificá-la no geral bíblico.O interessante que o apóstolo que mais escreveu aquilo que conhecemos como Novo Testamento, sempre distinguiu a pessoas de Jesus e Deus.
Eu mesmo sou a favor do seu argumento, todavia com ótica diferente. A distinção existe sim, mas não como vocês unitaristas estão a sugerir, fazendo com que cada uma das personalidades manifestas tenham na verdade caráter totalmente distintos, onde logo Deus está separado de Cristo e do E.S. e vice versa.
Do Pai, o apóstolo Paulo muita vezes escreveu “Deus Pai”.
Sim, até porque o próprio Cristo assim o fez. Ele estava aqui como homem, era Deus e o Deus Pai estava nos céus. Não há como negar por nenhum trinitarista que Jesus sendo 100% homem e 100% divino se manifestou em forma de homem na terra com Sua verdadeira forma eterna como Deus Pai, este é o ponto. Jesus como homem é Deus, mas isso não quer dizer que Deus enquanto homem se limitou a Jesus, aliás, como pode-se limitar o que não tem limites? Quando há de existir um limite sobre ELE (o Pai) o mesmo que determinou.
“Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum” (Isaías 43:10,11).
Sobre tudo o que você propôs nas narrativas do apóstolo Paulo, eu não tenho o que refutar, pois caracteriza o papel de cada um no plano assim como nos foi apresentado. Está havendo uma certa inferência sobre a trindade por sua parte, em que você diferencia a personalidade de cada um deles e usa como argumento bíblico para apontar que por isso cada um deles se trata de pessoas totalmente distintas, quando na verdade Paulo está respeitando a qualidade de cada um da trindade, onde Deus Pai é Deus no papel de Pai, Jesus é Deus no papel de Filho, e o E.S. é Deus no papel de confortador, consolador. E nem por isso cada um em seu lugar, faz com que sejam distintos, mas sim todos os três sendo Deus, e é aqui o mistério da trindade.
Muitos outros versos de Paulo também pode desbancar a doutrina unitarista, onde Jesus é Senhor, o Espírito Santo falou por meio dos profetas do A.T. e ainda cito diferente do que você propôs uma ratificação clara do apóstolo em referência a divindade de Cristo.
Colossenses 1:14-18Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)
14 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Eu vejo aqui uma narrativa muito semelhante a de 1 João, e ao se ler o que Paulo escreve, é simplesmente impossível de negar que Cristo seja igual a Deus.
E considerando que o seu argumento está pra mim relacionado muito mais àquilo que não pode ser modificado, o agir de cada um, cada ação de Deus como Pai, Filho e E.S. é respeitada pelo próprio Deus, isso que Paulo também faz na medida em que diz Deus Pai.
Se Paulo não diz Deus filho, e também não diz Deus E.S., para mostrar que ambos filho e E.S. não são também Deus, ele não poderia creditar a ambos atributos divinos como assim o fez.
Então o que pode ser levado em consideração para nós sobre Paulo, no que tange unicismo e trindade, Paulo ratificar o que os trinitários também afirmam, há um só Deus, eu digo o mesmo, e assim escrever colocando a ordem que ELE mesmo classificou, ou o fato de Paulo confirmar como os outros apóstolos, que Deus, Jesus e o E.S. apesar de diferentes papeis e personalidades, são a mesma pessoa?
Eu mesmo irmão Norberto, não vejo ônus na sua proposta sobre a maneira de Paulo escrever. Em contrapartida vejo ônus pra ti no que tange Paulo colocar Jesus e o E.S. no papel que só pertence a Deus.
Outras narrativas do apóstolo que ratificam isso:
Atos 28: 25-26, Filipenses 2:5-11
Graça e paz!