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Clébio
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    Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?...

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     Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?... Empty Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?...

    Mensagem por Vasuilvan Ter 24 Jun 2014, 21:50

    ;;;;;;


    E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

    Mateus 16:19

    ;;;;;;


    Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".

    Mateus 16:19

    ;;;;;;

    Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que amarrares na terra, será a coisa amarrada* nos céus, e tudo o que soltares na terra, será a coisa solta* nos céus.
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    Mensagem por Clébio Qua 25 Jun 2014, 09:07

    "ligares e desligares" é uma referência á proclamação do evangelho. Pedro e todos os crentes receberam o evangelho (as chaves do reino) para apresentar Cristo e sua salvação a homens e mulheres e, assim, edificar a igreja (veja Mt 28:19,20).
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    Mensagem por Vasuilvan Qua 25 Jun 2014, 11:33

    ///


         Almeida Revista e Atualizada (ARA) – “Darte-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra será sido desligado nos céus”.


    No original grego, as expressões éstai dedeménon (ligar) e éstai lelyménon (desligar) são um perfeito perifrásico.
          No grego, o tempo perfeito indica uma ação ocorrida anteriormente, mas com reflexos no presente. 
         Ao comentar o sentido do uso do perfeito perifrásico nesse texto, o especialista D.A Carson diz que, nessa passagem, estamos diante de uma “questão paradigmática”.
              Em palavras mais simples, Carson traduz esse texto como “Terá sido ligado/terá sido desligado”). Da mesma forma, a Chave Lingüística do Novo Testamento Grego, ao comentar essa passagem, afirma: “Esta construção é futuro perfeito passivo parifrásico traduzido como ‘terá sido amarrado’, ‘terá sido solto’’’. E ainda observa: “É a Igreja na terra levando a efeito as decisões do Céu e não o Céu ratificando a decisão da Igreja”.
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    Mensagem por Vasuilvan Qua 25 Jun 2014, 11:37

    ///


       A interpretação desta passagem tem sido controvertida. Mas ela 
    faz sentido desde que a pessoa acredite no poder do cristão e na sua 
    autoridade sobre os espíritos demoníacos. 
        Qual é o contexto imediato da autoridade de ligar e desligar? A frase precedente é: "E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA", isto é, contra a Igreja. 
          Em outras palavras, a Igreja tem toda a autoridade sobre as "portas do 
    inferno". Assim, a Igreja é militante. Nada pode pará-la - nem as forças de 
    Satanás!
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    Mensagem por Vasuilvan Qua 25 Jun 2014, 11:42

    ///


       Thomas ice e Robert Dean " diria o seguinte: ‘Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus, mas o que você ligar na terra será aquilo que já foi ligado no Céus, e o que você desligar na terra será aquilo que já terá sido desligado nos Céus’’’. “Pedro deveria ligar coisas na terra, mas somente aquilo que já tivesse sido ligado no Céu. Pedro deveria estabelecer o padrão terreno de entrada no Reino do Céu, baseado no padrão que Deus já estabeleceu no Céu.
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    Mensagem por Vasuilvan Sex 01 Ago 2014, 17:39

    //////


       Rasabino e amigos, queria muito que levássemos á frente esse assunto....
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    Mensagem por Vasuilvan Sex 06 Nov 2015, 10:56

    Vasuilvan escreveu:///


         Almeida Revista e Atualizada (ARA) – “Darte-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra será sido desligado nos céus”.


    No original grego, as expressões éstai dedeménon (ligar) e éstai lelyménon (desligar) são um perfeito perifrásico.
          No grego, o tempo perfeito indica uma ação ocorrida anteriormente, mas com reflexos no presente. 
         Ao comentar o sentido do uso do perfeito perifrásico nesse texto, o especialista D.A Carson diz que, nessa passagem, estamos diante de uma “questão paradigmática”.
              Em palavras mais simples, Carson traduz esse texto como “Terá sido ligado/terá sido desligado”). Da mesma forma, a Chave Lingüística do Novo Testamento Grego, ao comentar essa passagem, afirma: “Esta construção é futuro perfeito passivo parifrásico traduzido como ‘terá sido amarrado’, ‘terá sido solto’’’. E ainda observa: “É a Igreja na terra levando a efeito as decisões do Céu e não o Céu ratificando a decisão da Igreja”.


      Reapresentando um tema bem atual, a considerar a companhia dos católicos atuantes aqui no forum...


      Espero que possamos crescer no entendimento destes versos...
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    Mensagem por Gleison Elias Sex 06 Nov 2015, 13:38

    --

    A TNM reza assim:

    Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que você amarrar na terra, já terá sido amarrado nos céus, e tudo o que você soltar na terra, já terá sido solto nos céus.”

    --

    E quanto ao verso seguinte, não é coerente que um mortalista pense que seja "forças de satã". O inferno do caso é o Hades, que para qualquer mortalista, é entendido como o domínio da morte, ou como os TJs dizem, uma "sepultura universal".
    O texto então, tem nada a ver com demônios. Mas se refere à ressurreição da igreja: As portas da "sepultura" não prevalecerão contra os justos.

    Interessante que o contexto fala em portas.
    De um lado a porta do Reino, e doutro a porta do domínio dos mortos / Hades.

    Cristo, ao conferir aos apóstolos a "chave do Reino", deixa subentendido que são eles que, através do evangelho, darão oportunidade da entrada à vida eterna.
    E conforme a segunda parte do verso 19, essa entrada só é dada porque já fora sido dada no céu.
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    Mensagem por David Sex 06 Nov 2015, 23:21

    Mateus 16:18-19
    18  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

    19  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


    Nessa passagem parece claro que o Senhor fala diretamente com Pedro! Mas acredito que Ele tambem fala, de forma indireta, aos demais apóstolos! Creio que o "ligar" e "desligar" está ligado a proclamação do Evangelho: Ao proclamar o Evangelho, os apóstolos, e demais discípulos do Senhor, "abrem" o reino do Senhor àqueles que ouvem e aceitam, e fecham o reino aqueles que rejeitam.

    É interessante que o Senhor disse que até mesmo os fariseus possuíam esse poder:

    Mateus 23:13
    Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.


    Diante dessas questões, e do que já foi apresentado por alguns colegas, acredito que é clara a mensagem sobre "abrir/fechar", "ligar/desligar". Em contrapartida, tenho percebido que existe variação no entendimento na declaração do Senhor, quando diz:

    "sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"

    O que o Senhor quis dizer com a expressão acima?

    Já vi muita gente pregando que o Senhor declara a "ofensividade" da igreja contra "as portas do inferno". Que os crentes vão atacar com orações, louvor e evangelização e vão estremecer os alicerces da casa do capeta. Pessoalmente tenho um entendimento diferente!

    Quando lemos a expressão acima em grego, percebemos uma mensagem diferente: A palavra traduzida por "inferno", em grego, é HADES. Todos sabemos que "hades" é a habitação dos mortos! Quem ali entra, não há como sair!

    Assim, creio que o significado da palavra grega EKKLESIA, (chamados para fora), completa o sentido do registro bíblico: "As portas do hades não irão segurar os discípulos do Senhor, pois eles ressuscitarão, serão "chamados para fora"".

    EK - Preposição que tem o sentido "de dentro para fora"

    KLESIA - Chamados

    Alguns teólogos possuem esse ponto de vista, para essa questão, e ele me parece coerente, quando analisamos a questão sem pressupostos teológicos em mente!

    Que o Senhor nos Abençoe

    David
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     Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?... Empty Re: Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?...

    Mensagem por Betho Sáb 07 Nov 2015, 11:30

    E darei a ti as chaves d(a) realeza d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu atares sobre a terra, será também tendo sido atado dentro d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu desatares sobre..., será tendo sido desatado dentro d(os) céus.
    .
    Mateus 16:19 Tradução literal rigorosa.
    .
    1) Qual a diferença entre o reino dos céus e o reino de Deus?
    .
    2) Qual será o sentido do texto se fosse usada a expressão "realeza de Deus"?
    .
    A Paz.
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     Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?... Empty Re: Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?...

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 07 Nov 2015, 17:50

    A concordância mais comum hoje é a de que estas palavras ATAR E DESATAR, tenham com sinônimos as palavras PERMITIR OU AUTORIZAR...

        Vejamos, se o autor bíblico quisesse dar nos estas informações, de PERMITIR OU AUTORIZAR, porque teriam eles utilizados estas palavra ATAR E DESATAR?...

      Penso que os autores não tinham essa intenção quando produziram este verso...

      Na paz...
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    Mensagem por Betho Dom 08 Nov 2015, 10:03

    Atar: δέω (deō) equivalentes hebraicos:

    amarrar, prender, atar, cingir, ligar, conter, enfaixar, governar, proibição absoluta, restringir, reter, fechar, encerrar, suspender, refrear, retardar, impedir, deter, sitiar, confinar, apertar, demonstrar hostilidade, ser um adversário, tratar como inimigo, formar, moldar, delinear, conspirar, ser rompido, ser quebrado, ser preso, pôr, colocar, estabelecer, nomear, dispor


    Desatar: λύω (luō) equivalentes hebraicos:

    levantar, erguer, carregar, tomar, escapar, cair, tirar, retirar, pôr em movimento, tremer, agitar, saltar, soltar, deixar solto, desamarrar, ser livre, estar solto, esconder, tirar da visão, destruir, abrir, libertar, soltar, entalhar, gravar, estar contente com, ser favorável a, aceitar favoravelmente, habitar, começar
    .
    Fonte Greek to Hebrew & Hebrew to Greek, Dictionary of Septuagint Words (revised with original language characters) keyed to Strong's numbers.
    .
    a) O reino d(os) céus envolve o joio e o trigo
    .
    E darei a ti as chaves d(a) realeza d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu atares sobre a terra, será também tendo sido atado dentro d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu desatares sobre..., será tendo sido desatado dentro d(os) céus.
    .
    Observando os significados dos sinônimos hebraicos, atar=restringir e desatar=favorecer percebemos que a escolha dos vocábulos pelo colega Vasuilvan "PERMITIR OU AUTORIZAR" são excelentes para o contexto.
    .
    E darei a ti as chaves d(a) realeza d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu permitires/autorizares sobre a terra, será também tendo sido permitido/autorizado dentro d(os) céus e o qual, se alguma vez, tu não permitires/autorizares sobre..., não será tendo sido permitido/autorizado dentro d(os) céus. Mateus 16.19.

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     Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?... Empty Re: Como devemos entender o verbo amarrar ou desligar de MATEUS 16.19?...

    Mensagem por Ernesto Seg 16 Nov 2015, 08:29


    Davi diz

    Mateus 23:13

    Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando
    .

    Diante dessas questões, e do que já foi apresentado por alguns colegas, acredito que é clara a mensagem sobre "abrir/fechar",
    "ligar/desligar". Em contrapartida, tenho percebido que existe
    variação no entendimento na declaração do Senhor, quando diz:


    "sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"

    Ernesto responde


    Olá Davi; A tua dedução está certa; E eu acrescento que, em I Pedro 2: 6, o próprio Pedro reconhece que a pedra mencionada é Cristo, e não ele; Pelo que também a escritura se contém; Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
    E é sobre esta pedra, ele, Jesus, edificou a sua igreja.

    Davi diz

    O que o Senhor quis dizer com a expressão acima?
    Quando lemos a expressão acima em grego, percebemos uma mensagem diferente: A palavra traduzida por "inferno", em grego, é HADES. Todos sabemos que "hades" é a habitação dos mortos! Quem ali entra, não há como sair!
    Assim, creio que o significado da palavra grega EKKLESIA, (chamados para fora), completa o sentido do registro bíblico: "As portas do hades não irão segurar os discípulos do Senhor, pois eles ressuscitarão, serão "chamados para fora"".

    Ernesto responde:

    Apoc.1:18, João aponta a mensagem para Cristo.

    Etc. fui morto, mas, eis que estou vivo para todo o sempre, e tenho as CHAVES da morte e do inferno, O inferno é a sepultura, Jesus confirmou essa verdade, João 5:28-29, Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida etc.
    O inferno de um fogo que arde eternamente é doutrina romana, que mesclou a verdade bíblica com a do paganismo.

    Abraços Ernesto

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