F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Existe base bíblica para se acreditar no Ateísmo?

Compartilhe

Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 803

Re: Existe base bíblica para se acreditar no Ateísmo?

Mensagem por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 03:44

Levar pela emoção? Dramático.
A presença de evidências não descartam o termo "crer". Elas (as evidências) podem apontar para uma conclusão, não afirmando categoricamente  que ela (a conclusão) está acima de qualquer dúvida razoável. "Crer" não está fora.
Um exemplo? Paleontologia. O popular T. Rex era um grande caçador do Cretáceo ou um reles carniceiro?
Sabemos acima de qualquer dúvida razoável que ele era um carnívoro, mas perante evidências que apontam tanto numa direção quanto em outra (caçador ou carniceiro ladrão), ficamos apenas no crer se ele era uma coisa ou outra ou ambas.
Muito na ciência é uma questão de acreditar... de crer, porque as evidências podem não ser conclusivas, apenas, indicativas.

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 04 Jan 2016, 09:27

Bom dia

Adauto
Levar pela emoção? Dramático.
A presença de evidências não descartam o termo "crer". Elas (as evidências) podem apontar para uma conclusão, não afirmando categoricamente  que ela (a conclusão) está acima de qualquer dúvida razoável. "Crer" não está fora.
Um exemplo? Paleontologia. O popular T. Rex era um grande caçador do Cretáceo ou um reles carniceiro? 
Sabemos acima de qualquer dúvida razoável que ele era um carnívoro, mas perante evidências que apontam tanto numa direção quanto em outra (caçador ou carniceiro ladrão), ficamos apenas no crer se ele era uma coisa ou outra ou ambas.

Muito na ciência é uma questão de acreditar... de crer, porque as evidências podem não ser conclusivas, apenas, indicativas. 
Você está confundido fatos e evidências e suposições e conjeturas depois dos fatos.

Evidências que esse animais existiram não se discute, isso é fato.....

Agora a nossa percepção e nosso entendimento a respeito desses bichos, ou seja,  como eles viviam e o que eles comiam, isso não se sabe, e por não saber ainda entramos no campo das suposições e conjeturas e isso amigo vem mudando significativamente deste quando o primeiro fósseis foi encontrado e pode ter certeza que irá continuam a mudar, à medida que surgem novas descobertas.

Almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Seg 04 Jan 2016, 10:04

Graça e Paz todos!

Se não houvesse judaísmo, nem cristianismo ou qualquer outra religião no mundo, e nos livros de história secular fosse ensinado que um homem morreu crucificado e dias depois foi ressuscitado, cujo corpo (ossada) não fosse encontrada até os dias de hoje, eu seria confrontado acerca da morte.

A questão não é a Bíblia. A questão é JESUS!

Quem prova que ELE não existiu? Quem prova que ELE existiu?

Mesmo não estando entre nós visilvelmente, a Sua história continua influenciando gerações acerca da vida após a morte, pois nenhum outro ente na terra deixou marcas tão profundas no consciente humano acerca da ressurreição como fez JESUS.

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 465
Cidade/Estado : Porto Alegre
Religião : Livre pensador
Igreja : nenhuma
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 1050

Mensagem por Viana em Seg 04 Jan 2016, 11:10

Olá, muito bom dia e um feliz novo ano a vocês, parceiros Adauto e Marcelo Almoedo!
Por favor, queiram me desculpar por meter-me no vosso debate.
Mas eu gostaria de deixar algumas perguntinhas:

Quem sou eu... de onde vim... porque vim... o que faço eu aqui e para onde eu vou?
Por acaso alguém nesse exato momento poderia afirmar e garantir que nesse exato momento esteja sendo alvo do amor, proteção, cuidados, auxilio, livramento, ajuda, curas e milagres de algum Deus?
Ou melhor: Alguém nesse exato momento está se sentindo AMADO e PROTEGIDO por algum DEUS?
Alguém nesse exato momento pode afirmar que quando ORA PEDINDO, é ouvido e respondido por algum DEUS?
Alguém nesse exato momento pode afirmar que DE FATO, já viu ou participou de algum MILAGRE?
(milagre é aquilo que a ciência não pode explicar), exemplo: Uma pessoa nasceu sem as duas pernas, aí então um cristão faz uma oração para DEUS, e imediatamente nascem duas pernas novas no aleijado)... ISSO É MILAGRE!

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5754
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 126
Pontos de participação : 12352

Mensagem por Tzaruch em Seg 04 Jan 2016, 11:58

.

Olá Viana.

Viana escreveu:Por acaso alguém nesse exato momento poderia afirmar e garantir que nesse exato momento esteja sendo alvo do amor,
proteção, cuidados, auxilio, livramento, ajuda, curas e milagres de algum Deus?

Com certeza o Tzaruch PODE afirmar isso, quanto às garantias você não precisa delas.

Viana escreveu:Ou melhor: Alguém nesse exato momento está se sentindo AMADO e PROTEGIDO por algum DEUS? 

Sem dúvida alguma, mas não é um deus qualquer,, mas sim o DEUS dos deuses.

Viana escreveu:Alguém nesse exato momento pode afirmar que quando ORA PEDINDO, é ouvido e respondido por algum DEUS? 

Evidentemente, e até mesmo sem pedir nada DEUS ouve e responde,, 
DEUS não "serve" só para que lhe façam pedidos como muitos fazem. 

Viana escreveu:Alguém nesse exato momento pode afirmar que DE FATO, já viu ou participou de algum MILAGRE?

Não só um milagre, mas vários.

.

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 465
Cidade/Estado : Porto Alegre
Religião : Livre pensador
Igreja : nenhuma
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 1050

Mensagem por Viana em Seg 04 Jan 2016, 15:00

Há sim??? - eu também vi 25 formiguinhas carregando um elefante... fiquei sabendo também que o sargento Garcia, conseguiu prender o ZORRO! KKKKKKKK
Por favor, né parceiro?... já é tempo de se FALAR A VERDADE, e parar de insistir em querer continuar enganando as pessoas ingênuas!
- Se nalgum lugar do MUNDO TODO, alguém DE FATO, conseguisse REALIZAR qualquer MILAGRE DE FATO... é evidente e inevitável que todos os meios de comunicação, TV, RÁDIO, JORNAIS E INTERNET, passariam o dia e a semana toda divulgando tal FATO!!!
-Devemos ser tolos e ignorantes?... NÃO!!!

Mas se o parceiro quiser mesmo me convencer... por favor, mostre-me um cego que nasceu sem os olhos, mas agora com dois lindos olhos bem novinhos... ou então apresente-me o cadáver (ressuscitado, vivo, andando e falando), da minha mãe que morreu há 58 anos... hôhôhô (?)
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Cristão
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 1586

Mensagem por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 15:44

Resposta da mensagem 47.

Você está confundido fatos e evidências e suposições e conjeturas depois dos fatos.

Não. Estaria levantando possibilidades e suposições a partir de evidências presentes mas não conclusivas. Nessas possibilidades e suposições eu estaria depositando crédito ou crença, mas não certeza.

Evidências que esse animais existiram não se discute, isso é fato.....
Aqui... com certeza.

Agora a nossa percepção e nosso entendimento a respeito desses bichos, ou seja,  como eles viviam e o que eles comiam, isso não se sabe, e por não saber ainda entramos no campo das suposições e conjeturas e isso amigo vem mudando significativamente deste quando o primeiro fósseis foi encontrado e pode ter certeza que irá continuam a mudar, à medida que surgem novas descobertas.

Em parte. Muitos habitos e características estão acima de qualquer dúvida razoável. Outros podem ser defendidos mas uma margem de erro se encontra presente. Esses são aqueles em que nós cremos.

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 11674

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 04 Jan 2016, 17:52

Boa tarde

Adauto
Não. Estaria levantando possibilidades e suposições a partir de evidências presentes mas não conclusivas. Nessas possibilidades e suposições eu estaria depositando crédito ou crença, mas não certeza.
E quais são essas evidências não conclusivas a respeitos da existência desse animais, ou você esta questionando o modo como viviam?.....
.....Tá um pouco confuso de chegar ao seu raciocínio sobre essa questão.

Em parte. Muitos habitos e características estão acima de qualquer dúvida razoável. Outros podem ser defendidos mas uma margem de erro se encontra presente. Esses são aqueles em que nós cremos.
Essa linha de dúvidas e erros estão baseado quando se faz suposições e conjecturas de algo que não se sabe ou não tem certeza, então se especula.

Almoedo
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 18:44

Mea culpa, Marcelo.
Usei um animal pré-histórico (T. Rex) como um exemplo de que se pode ter uma crença específica perante uma descoberta ou evidência (no caso paleontológica) que pode indicar uma coisa ou outra. No caso do lagarto tirano, ele apresenta característica que se dividem, apontando-o por um lado como um grande predador, por outro como um reles carniceiro. Questões de anatomia.

Realmente, quando não se tem certeza, se especula, procurando chegar à conclusão mais razoável possível. Durante um debate podemos defender essa conclusão perante conclusões que nos parecem menos razoáveis e isso, baseados na nossa crença, não na nossa certeza, visto que ela não existe.
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 19:14

Resposta da mensagem  49.

Feliz ano novo, Viana, e seja bem vindo à discussão.

Quem sou eu... de onde vim... porque vim... o que faço eu aqui e para onde eu vou?

Você é um ser consciente e com toda a certeza, membro da biosfera deste planeta. Num espectro bem amplo foi, dentro da minha crença(!), criado por Deus de maneira direta ou indireta.
O que você faz aqui? Talvez você devesse perguntar o que deveria fazer aqui. Você deve viver  sua vida da maneira mais plena e responsável possível.
Para onde você vai, todos vão. Depois disso, eu não sei.

Por acaso alguém nesse exato momento poderia afirmar e garantir que nesse exato momento esteja sendo alvo do amor, proteção, cuidados, auxilio, livramento, ajuda, curas e milagres de algum Deus?

Que eu saiba, ninguém pode garantir, Viana.

Ou melhor: Alguém nesse exato momento está se sentindo AMADO e PROTEGIDO por algum DEUS?

Nesse caso a resposta é sim.

Alguém nesse exato momento pode afirmar que quando ORA PEDINDO, é ouvido e respondido por algum DEUS?

Pode. Provar pode ser outra história.

Alguém nesse exato momento pode afirmar que DE FATO, já viu ou participou de algum MILAGRE?
(milagre é aquilo que a ciência não pode explicar), exemplo: Uma pessoa nasceu sem as duas pernas, aí então um cristão faz uma oração para DEUS, e imediatamente nascem duas pernas novas no aleijado)... ISSO É MILAGRE!

No caso desse milagre em particular, com regeneração/criação de órgãos inexistentes ou perdidos, eu creio que não.

Última edição por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 19:18, editado 1 vez(es)
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 04 Jan 2016, 19:16

Adauto
Usei um animal pré-histórico (T. Rex) como um exemplo de que se pode ter uma crença específica perante uma descoberta ou evidência (no caso paleontológica) que pode indicar uma coisa ou outra. No caso do lagarto tirano, ele apresenta característica que se dividem, apontando-o por um lado como um grande predador, por outro como um reles carniceiro. Questões de anatomia.
Adauto o que se especula é exatamente o modo de vida desses animais, já que é uma especulação e isso pode chegar ao erro até surgirem novas descoberta para uma conclusão definitiva onde não há mais espaço para a especulações e suposições  e não da sua existência.

Almoedo
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Adauto em Seg 04 Jan 2016, 19:28

Sim as teorias e as especulações estão dentro do modo como o animal vivia e de sua capacidade física para essa ou aquela atividade. Cientistas se dividem e novas descobertas no futuro deverão resolver o impasse, revelando qual dos dois grupos de cientistas está errado em sua crença. Isso, se não resolver o impasse revelando que ambos estão errados.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 04 Jan 2016, 20:01

Acho que você quer dizer: Qual dos cientistas estão errados em expôr a sua especulação quando novas evidências vierem a tona.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3282
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 151
Pontos de participação : 10710

Mensagem por Vasuilvan em Seg 04 Jan 2016, 20:29

Viana escreveu:Há sim??? - eu também vi 25 formiguinhas carregando um elefante... fiquei sabendo também que o sargento Garcia, conseguiu prender o ZORRO! KKKKKKKK
Por favor, né parceiro?... já é tempo de se FALAR A VERDADE, e parar de insistir em querer continuar enganando as pessoas ingênuas!
- Se nalgum lugar do MUNDO TODO, alguém DE FATO, conseguisse REALIZAR qualquer MILAGRE DE FATO... é evidente e inevitável que todos os meios de comunicação, TV, RÁDIO, JORNAIS E INTERNET, passariam o dia e a semana toda divulgando tal FATO!!!
-Devemos ser tolos e ignorantes?... NÃO!!!

Mas se o parceiro quiser mesmo me convencer... por favor, mostre-me um cego que nasceu sem os olhos, mas agora com dois lindos olhos bem novinhos... ou então apresente-me o cadáver (ressuscitado, vivo, andando e falando), da minha mãe que morreu há 58 anos... hôhôhô (?)

Olá Viana. Como entendo estas coisas...

Olha, estas coisas são por meio da FÉ. Crê no Deus criador, mantenedor e redentor, tudo isso é por meio da FÉ exclusivamente. Quaisquer outros atributos que venham a ser aflorados, podem diminuir ou até mesmo extinguir a FÉ.

Quando buscamos referências visíveis e palpáveis, estamos correndo o risco de ter nossa fé diminuída. Pode até ser que venham a lhe mostrar algo que lhe convença, mas aí, você não terá a fé suficiente para crê...

Salmos 33.
6 Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.

HEBREUS 11.
1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2592
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Seg 04 Jan 2016, 21:37

@Vasuilvan

Quando buscamos referências visíveis e palpáveis, estamos correndo o risco de ter nossa fé diminuída. Pode até ser que venham a lhe mostrar algo que lhe convença, mas aí, você não terá a fé suficiente para crê...

Você está dizendo que mesmo cara-a-cara com a sua esposa, PRTAICA FÉ QUE ELA EXISTA ou seria melhor ela "não existir" em prol da fé em alguém como ela ? Seria melhor tua esposa não ser visivel e palpável fruto da FÉ que alguém como ela possa existir ?

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 06 Jan 2016, 00:12

.
Resposta à Mensagem Nº34

Olá Marcelo.

Marcelo escreveu:
Propriamente dita a bíblia não é um livro. É uma coleção de vários tipos de literatura, incluindo (duas conflação) mitos da criação, códigos de leis, 
poesia lasciva, um livro musical, várias histórias didáticas, apocalipses, evangelhos e cartas públicas e privadas, textos alterados, incluso e falsificadas,
todos escritos durante um período de séculos por numerosos autores e sujeitos a uma extensa redação e revisão.

O que afirma sem nada justificar não tem nenhum valor, e não faz sentido
é você continuar a debater sobre um livro que diz ser falsificações.

.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 06 Jan 2016, 00:54

.
Resposta à Mensagem Nº51

Olá Viana.

Viana escreveu:Há sim???

Sim sim,,, sem dúvidas.

Viana escreveu:- eu também vi 25 formiguinhas carregando um elefante... fiquei sabendo também que o sargento Garcia, conseguiu prender o ZORRO! KKKKKKKK

Também ?,, ,também o quê ?,,, acaso ficou algo escrito para você dizer "também" ?

Viana escreveu:Por favor, né parceiro?... já é tempo de se FALAR A VERDADE

Você perguntou, e a resposta foi dada, e essa é a verdade.

Viana escreveu:e parar de insistir em querer continuar enganando as pessoas ingênuas!

Enganando ?,,, quem foi enganado ????,,, você poderia citar onde leu isso ?

Viana escreveu:- Se nalgum lugar do MUNDO TODO, alguém DE FATO, conseguisse REALIZAR qualquer MILAGRE DE FATO... 

Você perguntou se alguém já tinha visto ou participado em algum milagre,
o que é muito diferente de perguntar se alguém realizou milagres.

Viana escreveu:é evidente e inevitável que todos os meios de comunicação, TV, RÁDIO, JORNAIS E INTERNET,
passariam o dia e a semana toda divulgando tal FATO!!!

Também esse dia chegará, mas não será uma pessoa a fazer esses milagres, mas sim DEUS.

Viana escreveu:-Devemos ser tolos e ignorantes?... NÃO!!!

As suas perguntas foram respondidas,, porque está a ignorar ?

Viana escreveu:Mas se o parceiro quiser mesmo me convencer...

Então quer dizer que você espera ser convencido,, é isso ?

Pelo menos ainda tem esperança, é um bom começo.

Viana escreveu:por favor, mostre-me um cego que nasceu sem os olhos, mas agora com dois lindos olhos bem novinhos...

Quando chegar a hora você terá as provas necessárias, e não aquelas que quer ver.

Viana escreveu:ou então apresente-me o cadáver (ressuscitado, vivo, andando e falando), da minha mãe que morreu há 58 anos... hôhôhô (?)

Deveria reconsiderar bem aquilo que diz,,, se é alguém ressuscitado, vivo andando e falando,,,
então não se chama mais de cadáver,,, porque um cadáver é um corpo MORTO.

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Jul 2018, 08:44