F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Segundo 1Pedro 4(18) : É difícil até para o justo ser salvo. Qual a maior dificuldade? Opine!

Compartilhe

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777

Re: Segundo 1Pedro 4(18) : É difícil até para o justo ser salvo. Qual a maior dificuldade? Opine!

Mensagem por Maria Madalena em Qui 18 Dez 2014, 09:20

Pires

Se o significado de GRAÇA fosse "presente imerecido", a pessoa poderia ser salva sem perdoar ninguém, pois, mesmo não merecendo perdão (já que não perdoou), seria salva.

Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 446

Re: Segundo 1Pedro 4(18) : É difícil até para o justo ser salvo. Qual a maior dificuldade? Opine!

Mensagem por Elielson Ribeiro em Qui 18 Dez 2014, 11:20

E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?

aqui é uma pergunta e não uma afirmação, em primeiro luga quem é justo? nós fomos justificados por Deus, mas somos pecadores!
quem pode dizer eu sou salvo, pelos próprios méritos?
ninguém! pois até a justiça que fazemos é como trapos de imundícias.

Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

1 Pedro 4:18-19

Portanto: conj. Mesmo que; logo, por conseguinte, consequentemente, por isso, assim sendo, desse modo, pois.
Gram. Conjunção que, utilizada para iniciar uma oração, inclui uma conclusão de uma ideia ou raciocínio explicitado na oração anterior.

isto é o justo não é justo por si mesmo, o impio será condenados? e se este impio e o pecador padece pelo bem ele ainda será condenados justos com o mundo, que não Crer em Deus?

conclui-se com isto que o justo e o impio e o pecado, são salvos pela graça e não exclusivamente pelas obras, pois paulo diz: àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Romanos 4:5

pedro introduz ai o bem, Creio que ele se expressou assim devido o ministério que ele representava que é o da circuncisão, paulo já vai um pouco mais longe e diz que mesmo que não faça mais creia este será justificado, não pelo que faz mas pelo Crer e é impossível que quem se converte a Jesus faça o mal, pois ele é o bem em pessoa!

Pires
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 146
Cidade/Estado : Angra dos Reis - rj
Religião : Cristianismo
Igreja : Deus é Amor
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 281

Mensagem por Pires em Qui 18 Dez 2014, 22:14

Maria,

A paz,

A nossa salvação é simplesmente pela graça de Deus . Perdoar, é um dos muitos procedi-
mentos cristãos.

Não existe nada que alguém faça que possa ser considerado como agente direto na salvação,
a não ser pelo exclusivo favor de Deus.

A paz do Senhor.
Kellyne
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 83
Cidade/Estado : Maracanaú/ceará
Religião : Cristã
Igreja : iphpd
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 113

Mensagem por Kellyne em Qui 18 Dez 2014, 22:53

"Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?

Nosso problema aqui é compreender a diferença entre ser JUSTIFICADO de uma vez por todas e o processo de ser salvos ou transformados.
É com dificuldade que o justo é salvo. Eu já fui justificado, então sou justo aos olhos de Deus. A obra está completa e não há mais nada a fazer. Mas o meu interior e a minha alma estão num processo de salvação ( 1 Pe 1.9).

Não é um processo de esforço humano, mas é um processo. E envolve esta questão, que nem sempre aceitamos ou entendemos, de permitir que nossas vidas naturais sejam julgadas.

Se aqueles que receberam uma nova mentalidade em relação ao pecado muitas vezes não querem julgar a própria vida, o que se dirá daqueles que nem aprenderam a ver o pecado com os olhos de Deus?

E também é uma questão de continuidade. Não é porque nossa vida já foi purificada que Deus  colocou fora certos pensamentos, atitudes e hábitos impuros, que não precisamos dia após dia , ser examinados e julgados pela luz do Espírito.

É difícil julgar a nós mesmos. E é mais difícil ainda julgar aos outros com justiça.

Se a igreja não julga a si mesma, se o juízo não começa na família da fé,

Pedro aqui pergunta, que esperança haverá para os ímpios e pecadores?

Quando a igreja se omite em julgar seu próprio povo, torna mais difícil ainda para o mundo e os pecadores aceitarem o juízo de Deus que leva ao arrependimento...

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Dom 21 Dez 2014, 12:15

Kellyne escreveu: Não é porque nossa vida já foi purificada que Deus  colocou fora certos pensamentos, atitudes e hábitos impuros, que não precisamos dia após dia , ser examinados e julgados pela luz do Espírito.

Há apenas três processos que são conclusivos e consumados:

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30

A justificação, a santificação (separados) e a redenção são processos finalizados na Cruz.

No entanto, a purificação, é uma ação continuada, que é o lavar de uma consciência de pensamentos impuros e consequentemente, futuros atos impuros:

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. Atos 24:16

Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:22-23

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7

O processo da purificação é feito pelo Espirito Santo por meio da Palavra. Ao ouvirmos a Palavra, precisamos deixar que Espírito nos sonde e opere em nós a purificação de nossas consciências.

Este processo é pessoal, ou seja, cada participante do Corpo deve se examinar. Não creio que eu como Corpo de Cristo posso ser examinado e julgado por outro membro do mesmo Corpo. Sempre será: "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espirito."
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Dez 2014, 19:57

Rasabino escreveu:Não creio que eu como Corpo de Cristo posso ser examinado e julgado por outro membro do mesmo Corpo.

Olha..interessante.
E você não examina nem julga outro membro ?
Pode ou não pode? (na sua opinião)
Kellyne
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Kellyne em Dom 21 Dez 2014, 21:32

A paz do senhor irmão rabasino,

Eu vejo que podemos sim sermos examinados por outro membro pela luz do espirito,
pois a bíblia faz menção de que não podemos crer em todo espirito, mas provai se os espíritos são de Deus...

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de
menos estima na igreja?

Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

1 Coríntios 6:1-5

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Hebreus 5:12-14

O propósito do julgamento que Deus exige de nós não é para condenar ninguém ao castigo, mas para evitar o pecado e ajudar outros, também, ficarem livres do mal.

Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.

1 Tessalonicenses 5:21-22

Se você sabe que uma determinada atitude não está de acordo com a vontade de Deus, mas não se manifesta contra, você se torna cúmplice e também comete pecado.    Tiago 4:17″Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Julgar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus, porém ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião. Preste muita atenção: Deus não quer que você julgue as pessoas segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender. Para isso, você deve conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade Dele em relação ao erro que ela cometeu.

Todas as vezes que formos  repreender um irmão, temos que fazer isso em amor com o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto. Paulo escreveu aos coríntios que tudo que eles fizessem deveria ser feito em amor.     1 Coríntios 16:14

Então devemos julgar fundamentados na Palavra  de Deus, a fim de que possamos combater o pecado.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Seg 22 Dez 2014, 10:44

Respondendo ao mesmo tempo as Irmãs MM e Kellyne:

Meu entendimento acerca de todos os textos mencionados acima dizem respeito a ensino. Quando Paulo diz: "Julgai vós mesmos" ele procura advertir a igreja quanto ao ensino, como a igreja deve caminhar, se portar, andar neste mundo, porque todo ensino deve se alinhar com o ensino de Jesus e em como Ele andava.

Por exemplo:

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

O contexto do capítulo 6 está nos versos anteriores do cap 5. Não podemos tirar o texto do contexto, então o assunto é:

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo. Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja? 1 Coríntios 6:1-4
O assunto é criar uma sociedade, ou uma parceria, ou um negócio, empresa, com alguém que está no meio da igreja, mas anda desordenadamente nos negócios e na conduta.

Penso que alguém, numa sociedade com um "cristão", se viu roubado de alguma forma e levou o caso as autoridades competentes à época, como um tribunal, ou um juiz não cristão.

E digo mais:

"com o tal nem ainda comais."

O assunto todo decorre disto:

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem...1 Coríntios 5:7-9

Na igreja havia sociedades que não eram verdadeiras, não havia sinceridade nem honestidade nas relações de negócio. Paulo adverte que a "festa", ou seja, a Ceia deve ser realizada sem "fermento" ou ainda, sem maldades e malícia.

Se eu sei que alguém está me prejudicando, moral ou materialmente, não devo participar com ele da Ceia do Senhor até que sejamos julgados pela igreja. Pois não se pode participar da Ceia com hipocrisia nem com ofensas no coração, porque tanto ele quanto eu podemos incorrer em condenação. Eu, por não buscar repreendê-lo conforme Mat 18:15, e ele por sonegar a verdade.

No caso de Hebreus e de Tessalonicenses, de fato estamos tratando de doutrina mesmo, ou seja, se o ensino está sendo adulterado devemos advertir os irmãos. Se a igreja decidir que o irmão está ensinando heresias, deve ser afastado do ensino, mas não da comunhão.

Então devemos julgar fundamentados na Palavra de Deus, a fim de que possamos combater o pecado.

Creio que examinar os fundamentos da Palavra é olhar para Cristo no ensino do Evangelho. Quando doutrinariamente afirmamos atitudes ou ações contrárias ao fundamento do Evangelho que é Cristo, estamos mudando o caráter da Pregação. Paulo advertiu:

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. 1 Timóteo 6:3-5

Aparta-te dos tais!

Então vejam, tem que estar alinhado com as palavras de Jesus nos Evangelhos. Todo ensino, seja de Paulo, Pedro, Tiago, deve ser estudado à LUZ dos Evangelhos sinóticos, porque é dEle que vem a interpretação correta para o que os apóstolos escreveram e não o contrário. Eu não pego uma escritura de Paulo e interpreto. Eu levo ela cativa a mente de Cristo, que está no Evangelho, e depois tenho a interpretação de Cristo.

Observem as duas igrejas de apocalipse: Pérgamo e Tiatira. Existem pessoas vivendo o Evangelho com sinceridade de coração, e são simples no entendimento, mas isto não as absolve quanto a repreensão acerca do ensino.

Kellyne
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Kellyne em Seg 22 Dez 2014, 14:35

A palavra de Deus diz que,  se caso presenciarmos o nosso irmão na prática  de pecado, se sabemos que de fato o nosso irmão em cristo está praticando algum pecado.. A palavra de Deus diz que devemos sim em cristo adverti-lo, em AMOR corrigi-lo.. Usando para isso a escritura, a palavra de Deus e não a sua opinião, para que assim ele venha se arrepender e voltar a ter uma vida de santidade.. A sua opinião não é o que tem que ser relevante naquele momento, mas o que a escritura fala a respeito daquela conduta  do seu irmão, por que não é você que vai convence-lo do erro e sim o Espirito santo de Deus, é a palavra de Deus e não a sua que irá convencer o seu irmão do pecado.

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado(Mudar a direção)  da verdade, e alguém o converter (transformar),
Saiba que aquele que fizer converter(transformar) do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Tiago 5:19-20

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

Gálatas 6:1

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Seg 22 Dez 2014, 16:44

É por isso que no Corpo somos membros uns dos outros, para que possamos dar suporte (suportar) quando alguém está fraco:

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13

Não há quem não esteja rodeado de fraqueza. A vida é muito interessante! Hoje estamos firmes, mas e amanhã? Podemos dizer que não experimentaremos a fraqueza?

Hoje estamos conduzindo um irmão ao arrependimento, mas e amanhã? Podemos afirmar que não seremos nós a sermos conduzidos em algum arrependimento?

Por isso devemos tratar o pecado alheio com amor, do contrário, pode ser que amanhã alguém ouse nos tratar da mesma forma, pois o que semeamos também a seu tempo ceifaremos!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 21 Set 2017, 03:57