F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Ismael e Isaque

Compartilhe
avatar
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 1777
Idade : 54
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079
Data de inscrição : 06/03/2009

Ismael e Isaque

Mensagem por Maria Madalena em Qui 20 Nov 2014, 08:33

Os dois filhos de Abraão - resumido

Os capítulos 16 e 21 de Gênesis são incompreensíveis sem a interpretação que faz Paulo deles em Gálatas 4. Especificamente, no que se refere a Agar e Ismael.

Em Gênesis 16 conta como Abraão, por sugestão de Sara, tomou a Agar, serva egípcia, como concubina, e como ela veio a lhe dar um filho, Ismael. Um pouco mais adiante, em Gênesis 21 conta como Abraão despediu a concubina e a seu filho por determinação de Deus.

Paulo nos dá a explicação: Agar representa o antigo Pacto (Monte Sinai) e Ismael os filhos escravos que dá esse pacto. Por isso Ismael perseguia a Isaque, e por isso devia ser expulso de casa. Não devia herdar o filho da escrava com o filho da livre.

Agar era egípcia, e que quando Abraão se chegou a ela, ele tinha 85 anos. Abraão gerou esse filho com a força que ainda tinha. Por isso nasceu "segundo a carne", nos disse Paulo. Por outro lado, quando 15 anos depois nasceu Isaque, Abraão já estava quase morto, e Sara era incapaz de conceber.

Ismael é o filho que Abraão fez; Isaque é o filho que Deus lhe deu. Aí está a diferença. A lei consiste no que o homem pode fazer; a graça consiste no que Deus nos dá. A lei sempre apela para a capacidade do homem; a graça se manifesta por causa da incapacidade do homem.

Ismael nasceu primeiro; Isaque nasceu 14 anos depois. Ismael nasceu 10 anos após Abraão ter chegado a Canaã. Isaque nasceu 25 anos após. Ismael nasceu primeiro, porque o homem sempre tenta provar primeiro com as suas forças, antes de abandonar-se nos braços de Deus, reconhecendo a sua incompetência. Depois da concepção de Ismael, e também depois do seu nascimento, Abraão e Sara tiveram muitos problemas. Pois o que nasce da carne produz morte. "A lei produz ira", diz Paulo, e isso é o que aconteceu nesses longos anos em que Abraão e Sara puderam evidenciar como se equivocaram.

A lei, a carne e as obras da carne estão estreitamente aparentados. O resultado de todas elas mostra a ineficácia dos esforços humanos por agradar a Deus. Por outro lado, que felicidade e consolo produziu Isaque! Quão cheio da bênção de Deus!

http://www.aguasvivas.ws/portugues/460.htm

    Data/hora atual: Qua 20 Set 2017, 04:34