F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Esaú e Jacó

Compartilhe
avatar
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 1777
Idade : 54
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079
Data de inscrição : 06/03/2009

Esaú e Jacó

Mensagem por Maria Madalena em Qui 20 Nov 2014, 08:21

ESAÚ E JACÓ - Resumido

Capítulo 25:19-34

Isaque era um homem piedoso, caseiro, de vida relativamente tranquila, que não passou por muitas aventuras e provações. Ele é mencionado como parte do relato sobre a vida de seu pai Abraão, e no relato sobre seus filhos.

Herdeiro da promessa de Deus a Abraão, Isaque não se apressou em casar: casou aos quarenta anos, após as providências tomadas por seu pai. Ele depois verificou que Rebeca era estéril e após muitos anos ele orou ao SENHOR sobre isso, e suas orações foram respondidas: ela concebeu um par de gêmeos, que nasceram vinte anos depois de seu casamento.

Mas, não havia harmonia entre eles. Mesmo antes de nascerem, eles já estavam lutando entre si. Sua mãe, perplexa, indagou do SENHOR a razão e Ele esclareceu que os dois seriam os progenitores de dois povos distintos, que um seria mais forte que o outro, e que o mais velho serviria o mais novo.

É uma figura da luta constante entre o Espírito e a carne. Como o SENHOR revelou ao profeta Malaquias, Ele amou a Jacó e aborreceu a Esaú (Malaquias 1:2-3), pois Esaú era de caráter profano (Hebreus 12:16). O SENHOR, onisciente, sabia o que haveria de suceder mais tarde.

Esaú nasceu primeiro, e era ruivo, por isso o chamaram de Esaú, que significa cabeludo, mais tarde recebendo o apelido de Edom, vermelho, cor-da-terra (o mesmo que Adão). O segundo estava segurando-o pela perna, levando então o nome de Jacó (traduzido Tiago no Novo Testamento) que significa o suplantador, o que segue imediatamente após o outro. Abraão ainda estava vivo, com cento e sessenta anos.

Os dois gêmeos eram não só fisicamente diferentes, mas também em seu caráter:

Esaú cresceu para se tornar um perito caçador (como Ninrode - capítulo 10:9), enquanto Jacó era pacato (amistoso, piedoso, refinado), habitando em tendas.

Esaú vivia para os prazeres materiais, Jacó ambicionava as bênçãos do SENHOR.

Esaú gozava da preferência de seu pai, por causa de sua caça. Jacó era o preferido da sua mãe, por ser manso e caseiro.

Sua natureza foi provada no incidente aqui relatado: Jacó, bom cozinheiro, havia preparado um ensopado grosso de lentilhas. Esaú acabara de voltar do campo, e estava cansado e com fome: o ensopado, de cor avermelhada, estava pronto para ser comido. Esaú então pediu para Jacó lhe dar um pouco desse vermelho (conforme o original).

Jacó, vendo uma oportunidade para fazer um bom negócio, propôs que Esaú lhe vendesse primeiro seu direito à primogenitura; aqui vemos que Jacó ressentia o fato que Esaú nascera primeiro, e ambicionava as vantagens que isso lhe dava: ser o principal da família, depois do pai, e o principal herdeiro.

Notemos que Jacó não estava propondo a troca por um prato do ensopado, mas a venda: Jacó dava muito valor ao direito de primogenitura e decerto pagaria bastante por ele, se fosse necessário.

Mas, sem dúvida para sua surpresa, Esaú declarou que estava a ponto de morrer (um grande exagero, pois nenhum filho do abastado Isaque iria morrer de fome), e que de nada lhe valia o direito à primogenitura, ou seja, considerava-o sem valor algum.

Sem perda de tempo, Jacó o fez jurar que abdicava desse direito, em favor dele. Feito isso, Jacó, feliz, deu-lhe pão e o cozinhado de lentilhas.

http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/genesis/EsaueJaco.htm


    Data/hora atual: Qua 20 Set 2017, 04:32