F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Contradição ou falta de entendimento?...

Compartilhe

Janete
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 268

Re: Contradição ou falta de entendimento?...

Mensagem por Janete em Qua 29 Out 2014, 17:20

Conhecer as Escrituras, não é cumprir a Lei mosaica.
É óbvio que todo cristão precisa CONHECER as Escrituras.
Quem conheceria a Cristo, se desde o Gênesis não o estivessem aguardando?

Tudo no antigo testamento aponta para a promessa que haveria de vir e VEIO.

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2166

Mensagem por Gilcimar em Qua 29 Out 2014, 17:31

O assunto da lei é em um outro tópico e já foi resolvido....

Mas fiquei espantado em pensar que você poderia estar dizendo que não precisamos conhecer as escrituras...

Com respeito a Lei não conseguiram negar biblicamente as coisas que Paulo falou...

Agora muitos dos mandamentos da lei Mosáica ainda continuaram sendo ensinados depois da cruz...

A única coisa que podemos dizer biblicamente é que muitos dos mandamentos da Lei de Moisés foram abolidos mas não podemos dizer todos porque muitos ainda foram ensinados depois da cruz e muitos existem até hoje....

Aqueles lidos pelo interprete da lei em Lucas 10:27-28 jamais podem ser invalidados e negados e a lei ali lida era a escrita no tempo de Moisés....

lembre-se que nem um escritor dos escritos que chamamos de NT conhecia a divisão NT e Vt de hoje....

Se quiser debater este ponto da lei retornamos ao tópico apropriado....

Pois aqui o assunto é outro e já estragamos os tópicos demais com assuntos fora do foco....

Fiz estas observações aqui para se quiser irmos ao tópico apropriado....

Mas segundo o assunto posso dizer com força das escrituras que a lei régia pode ser observada segundo a escritura citada por Tiago em Tiago 2:8 que era parte do VT e não do NT....

Não é seguro e biblico fazer uma divisão do VT e NT...

Toda escritura é inspirada por Deus e é util...

Abraços..!
Janete
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : janetecardoso.blogspot.com
Número de Mensagens : 268
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 477

Mensagem por Janete em Qua 29 Out 2014, 17:54

Sem querem entrar em pormenores, toda a Biblia é importante e inspirada, contudo, antes de Cristo ela aponta para o futuro. Cristo CONSUMOU a Obra e depois dele, tudo testemunha sobre Ele. É impossível fazer parte de duas alianças ao mesmo tempo, porque são distintas.

HugoDorio
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 136
Cidade/Estado : rio de janeiro
Religião : *
Igreja : *
Mensagens Curtidas : -38
Pontos de participação : 111

Mensagem por HugoDorio em Qua 29 Out 2014, 21:23

Gilcimar,

Enxergo várias aparentes inconsistências nos relatos bíblicos. É para abrir um tópico para cada uma ?
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7041

Mensagem por Maria Madalena em Qui 30 Out 2014, 07:55

Gilcimar

Eu tive de ler, analisar, meditar, estudar, enfim, eu tive de conhecer as Escrituras para descobrir que havia uma promessa, um meio que eu poderia receber o Reino de Cristo, que é oculto, dentro de mim e assim ser guiada por Ele.
Assim são todos!
Todos precisam conhecer as Escrituras.
Se alguém não conhecer as Escrituras, como saberá desse Reino oculto, que é o Poder de Deus para todo aquele que crê?

"Errais em não conhecer o poder de Deus e as Escrituras" Pois as Escrituras apontam para esse Reino de poder.

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 474
Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
Igreja : Igreja do CRENTE
Mensagens Curtidas : -41
Pontos de participação : 1050

Mensagem por Washington Ruiz em Qui 30 Out 2014, 10:10

Olá, Gilcimar,

Sobre a Lei Régia:

Os escritos de Tg 2.8 não estão se referindo ao que estava contido na Lei de Moisés (Lv 19.18), que foi REVOGADA por Jesus, mas ao que seria escrito na Lei de Cristo, na segunda aliança de Deus, o Pai, que estava sendo firmada não mais pelo servo (Moisés), mas pelo Filho (Jesus).

Se esses escritos de Tiago estivessem se referindo à Lei de Moisés, às Escrituras, ao Antigo Testamento, isso implicaria que ele estaria desconsiderando (desconhecendo) que Jesus já tinha revogado essa lei, caracterizando uma desobediência espiritual sua.
=
Quando os discípulos de Moisés perguntaram a Jesus qual era o grande mandamento da Lei de Moisés (Lc 22.36), ele não citou nenhum dos 10 mandamentos da primeira aliança que Deus, o Pai, tinha firmado com o povo judeu, através do servo Moisés, mandamentos esses que ele tinha posto nas pedras.

O que Jesus respondeu aos judeus, que não o tinham como mestre, apesar de chamá-lo assim, foi que o grande mandamento não era nenhum daqueles 10 que tinham sido postos nas pedras, mas os 2 mandamentos que ele ainda PORIA (Jr 31.33) não mais nas pedras, mas nas carnes, nos corações de todos nós.

A segunda aliança só passou a viger depois que a primeira perdeu a sua vigência, ou: a instalação da primeira aliança selou a desinstalação da segunda.

Até mais!
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3139
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 136
Pontos de participação : 10321

Mensagem por Vasuilvan em Qui 30 Out 2014, 10:21

;;;;;;

Washington, penso que você deva considerar a ideia de que os DEZ mandamentos já se resumem em DOIS, desde o Primeiro testamento...

Os DEZ mandamentos, desde o princípio, sempre expressaram o AMAR a Deus sobre todas as coisas e o AMAR ao próximo com a si mesmo...

Cristo, nessa fala, só reitera esse princípio, nada de novo Ele acrescenta...
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716

Mensagem por Gilcimar em Qui 30 Out 2014, 11:11

Querido Vasuilvan,

E para completar teu sábio raciocínio  esses mesmos mandamentos foram lidos na Lei pelo interprete da lei depois que foi indagado por Jesus sobre o que se ler na Lei segundo podemos ver inegavelmente  e perceber em Lucas 10:26-28...

Lucas

10.26   Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
10.27   A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10.28   Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.

Jesus perguntou sobre o que está escrito na Lei e aquilo que foi lido já fazia parte desta lei que foi escrita muito tempo antes da vinda do próprio Messias..
Jesus  não legislou estes mandamentos ali  mas eles  foram lidos na Lei  que foi escrita por Moisés provando que já existiam muito tempo antes daquele momento....

Pois com que Lei lidava os interpretes da lei? Jesus não escreveu nenhuma Lei para que fosse lida e interpretada pelos interpretes da lei onde a maioria eram inimigos de Jesus....

Posso concluir que tu querido está absolutamente correto....

Assim a escritura que Tiago citou quando falou da lei régia   e a mesma Lida pelo interprete da Lei que foi indagado por Jesus pois o mesmo mandamento foi citado por ambos e não havia outra escritura nesta época e nem o que chamamos hoje de NT....

Deus te abençoe amado..!

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz em Qui 30 Out 2014, 11:45

Olá, Vasuilvan (e Gilcimar),

É óbvio, meus irmãos, que os 10 mandamentos se resumem em 2, afinal, quem nos disse isso foi o próprio Jesus.

Em Mt 22.40, está escrito: Destes dois mandamentos DEPENDEM toda a lei e os profetas, e vocês deveriam entender esses escritos assim:

Esses dois mandamentos RESUMEM toda a lei e os profetas, ou, mais explicitamente:

Esses dois mandamentos REVOGAM a lei e os profetas.
=
Quando você escreveu: penso que você deva considerar a ideia de que os DEZ mandamentos já se resumem em DOIS, me deu a entender que você acha um erro eu pensar assim, não é?

Se não é para eu pensar assim, então, meu irmão, você tem de me mostrar o versículo do Evangelho de Jesus onde esteja escrito que os 10 mandamentos não se resumem em dois, afinal, eu lhe apresentei um que diz que os 10 se resumem em 2, ok?
=
Nota: Na minha mensagem acima (a instalação da primeira aliança selou a desinstalação da segunda), troquei, por desatenção, o termo primeira por segunda, quer dizer, o que quis dizer foi: a instalação da SEGUNDA aliança selou a desinstalação da PRIMEIRA).

Até mais!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 30 Out 2014, 12:04

Washington
A Paz de Deus

Por que será que Jesus não colocou em Seu Sacerdócio todas as leis que faziam parte da Aliança judaica? As profecias mostravam essa mudança?
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716

Mensagem por Gilcimar em Qui 30 Out 2014, 12:17

Madalena...

Achei interessante tua pergunta...

Você pergunta: Por que será que Jesus não colocou em Seu Sacerdócio todas as leis que faziam parte da Aliança judaica?

É verdade que nem todos os mandamentos da antiga aliança foram validados no sacerdócio de Cristo e nenhum de nós aqui pregamos isso....

O que pregamos é que nem todos os mandamentos da antiga aliança foram Inutilizados e abolidos na Nova aliança pois podemos garantir que aqueles mandamentos lidos na lei pelo Interprete da Lei indagado por Jesus em Lucas 10:26-28 teve um deles citados também por Tiago em Tiago 2:8 quando ele fala da observância da lei régia segundo está porção da escritura citada...

Espero que entendam desta vez nosso real entendimento sobre o assunto...

Quanto o porque na Nova aliança não ter todos os mandamentos da antiga é um assunto para um discussão à parte...

Agora não podemos generalizar aquilo que a Bíblia fala das mudanças do santuário e os mandamentos que regiam o serviços ali...

Pois não podemos isolar o texto de hebreus de outros textos que mostram claramente muitos ensinando ainda mandamentos com a fonte nos escritos da época...

Não podemos dizer que tudo foi abolida na lei assim como não podemos dizer que nada foi abolido..

Abraços..!

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 30 Out 2014, 12:31

Gilcimar

Apenas estou curiosa, pra saber isso, uma vez que ele (Washington)  dá a entender que acredita que pelo menos duas leis (da lei de Moisés) entraram para fazer parte do Sacerdócio Real.

Mas, para mim, o Sacerdócio de Cristo é composto com novas leis e com novos preceitos de lei, embora sejam parecidas com as duas primeiras leis do decálogo.
Parecidas sim, iguais não.

Segundo minha fé, entendimento e firme convicção, nenhuma lei atual do Sacerdócio Real foi adotada, transferida ou "colada" ou retirada do chamado "Ministério da Morte", a saber, o decálogo.

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz em Sex 31 Out 2014, 10:36

Olá, irmãos,

Há uma grande diferença em acreditarmos naquilo que achamos ser certo e acreditarmos naquilo que está escrito. E se o que está escrito contraria o que achamos ser certo, devemos ignorar tais escritos?
=
Eu interpreto que o Evangelho de Jesus seja a nova CONSTITUIÇÃO de Deus, enquanto que a Lei de Moisés foi a velha. Será que há algum erro nesse meu pensar?

Para os homens, não faz a menor coerência um povo ter duas constituições, mas será que para Deus há? Ou será que Deus também nos ensina a obedecermos a uma só CONSTITUIÇÃO?

A primeira constituição de Deus (a que foi escrita nas pedras) foi dada aos homens através de um mediador, que foi Moisés, enquanto que a segunda (a que foi escrita nas carnes) foi dada através de outro mediador, Jesus, e há uma diferença enorme entre esses dois mediadores.

Está escrito, porém, que só temos de ter um mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5 Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem), quer dizer, acho que esses escritos estão nos ensinando que temos de obedecer a uma só das duas constituições de Deus. Ou não? Como será que devo, então, interpretar esses escritos?

Até mais!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 31 Out 2014, 10:45

Washington
A paz de Deus

Considero correto esse raciocínio, é exatamente isso que toda Escritura insiste em mostrar, seja pelos profetas, pelos salmos, pelas Cartas as igrejas.
Quando um concerto finda, outro entra
Quando um mediador finda seu trabalho, outro entra
Quando uma constituição atingiu seus objetivos, outra entra
Quando um Sacerdócio finda, outro entra.
Ora, só não finda o Reinado de Jesus e Seu Sacerdócio e Sua Lei Regia, gravada no coração
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3139
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 136
Pontos de participação : 10321

Mensagem por Vasuilvan em Sex 31 Out 2014, 11:11

//////   

Amigo Washington...

Penso que deva se aprofundar um pouco mais na análise dessa afirmação que trouxe a nós...

Esses dois mandamentos RESUMEM toda a lei e os profetas, ou, mais explicitamente:

Esses dois mandamentos REVOGAM a lei e os profetas.

Eu te diria que a palavra RESUME, está mais pra confirmar do que para REVOGAR...

Não precisa adotar a minha forma de entender, mas espero que faça, com sinceridade uma reanálise do que escreveu...

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 31 Out 2014, 11:24

Vasuilvan

Você analisou o que o Washington escreveu na MSG 73? Nem deu tempo! Quantos minutos voce gastou para analisar no que ele explicou Question

Washington Ruiz
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Washington Ruiz em Sex 31 Out 2014, 12:14

Olá, Vasuilvan,

Os escritos de Ef 2.15 (aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz) rezam que a lei dos mandamentos na forma de ordenanças  foi ABOLIDA, quer dizer, ou foi a Lei de Moisés que foi abolida ou a Lei de Cristo, ou melhor, uma dessas duas leis, por ter sido abolida, não precisa mais ser obedecida, meu irmão!

Qual dessas duas leis é, no entanto, a lei de ordenanças? A Lei de Moisés ou a Lei de Cristo?

Eu interpreto que a lei que foi dada em FORMA DE ORDENANÇAS seja a de Moisés devido as proibições inseridas nela, quer dizer, o não matarás, o não adulterarás e os outros nãos dessa lei são os mandamentos que identificam ser a Lei de Moisés a lei que foi dada em FORMA DE ORDENANÇAS, porém,

Os dois únicos mandamentos da Lei de Cristo, o Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e o Amarás o teu próximo como a ti mesmo, não têm nenhum não, isentando ser a Lei de Cristo a lei que foi dada em forma de ordenanças, não é?

Se você está defendendo que os escritos de Ef 2.5 não estão se referindo à Lei de Moisés, então, meu irmão, esses escritos, por eliminação, têm de estar se referindo à Lei de Cristo, porém, que coerência há em crermos que Jesus tenha vindo abolir a lei que ele próprio veio estabelecer?

Até mais!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 28 Jun 2017, 16:21