F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe

Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1293

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Qui 24 Jul 2014, 09:28

Clayton, Paz!

A linha que diferencia politeísmo de trindade, é ou inexistente, ou tênue ao máximo extremo

Isso mesmo Clayton! Na verdade, a diferença é pura alegação dos postulantes. Tem-se três distintos ("alguéns") que seriam o mesmo apenas em essência (no algo). Mas, nada disso é dito nas Escrituras. É uma convenção trinitariana. Coisa puramente determinada em concílio.

Paz
Valdomiro

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gleison Elias em Qui 24 Jul 2014, 11:26

--

Diephe,

Deus criou Adão sem livre-arbítrio? Ou, ele precisou da ajuda de um anjo mal, a serpente, para que Adao tivesse?

Bom... mas esse nao eh o assunto do tópico, ok
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qui 24 Jul 2014, 11:52

.
Valdomiro escreveu:A diferença entre o que o unitariano Isaac Newton publicou e a Trindade é que, no caso dele, há provas e no caso da trindade não há. O que há são inferências em contraposição a declaração bíblica de que Deus é UM (Gl. 3.20) e este é o Pai (Jo. 17.3).

Por falar em Isaac Newton, 27 anos depois de sua morte foi publicado alguns dos seus escritos contrários a trindade.

Um deles tem por título: "Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corrupções de Escritura”. Aqui ele fala de I Tm. 3.16 e I Jo. 5.7 (ACF).

A todos participantes e leitores:

Considerando que fiquei curioso em saber o que Issac Newton, que nasceu no século XVII, escreveu sobre a corrupção de 1 Jo 5.7, mais especificamente sobre COMMA JOHANNEUM - São três que testificam no Céu - 1Jo 5.7-8 solicitei ao Valdomiro por e-mail onde encontrar esse escrito desse homem que foi físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo segundo esta fonte.

Para quem estiver curioso como eu, cito o link para acesso do escrito de Issac Newton, que o Valdomiro indicou:

Disponível no Google Books AQUI.

http://books.google.com.br/books?id=cIoPAAAAQAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Outro link, onde se pode utilizar o tradutor do seu navegador:

http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/view/texts/normalized/THEM00261

Indicarei esses links no tópico sobre o tema que pode ser acessado pelo seguinte link:

Tópico: COMMA JOHANNEUM - São três que testificam no Céu - 1Jo 5.7-8
http://www.forumevangelho.com.br/t2119-#22511
.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1707
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4119

Mensagem por Jefté em Qui 24 Jul 2014, 19:57

Olá irmãos
Irmão Norberto
Obrigado pelas notificações (que eu ainda nem correspondi); e muito obrigado pela atenção e as "boas vindas"; obrigado também ao Valdomiro!

Clayton Lima
Paulo não cita referencia as Escrituras falando sobre si, como sendo a luz aos gentios; creio que a referência é a Cristo; Ele sim é a luz.
Mas agora, a referência de Isaías 8:12-14 sobre o Senhor dos Exércitos:
devendo ser (por nós) honrado e temido...
o qual nos serve por santuário e pedra de tropeço e rocha de escândalo (tanto a nós quanto as duas casas de Israel);
Quem será o Senhor dos Exércitos o qual tem sido santuário e Pedra de Tropeço e Rocha de escândalos às duas casas de Israel ?
e também armadilha e laço aos moradores de Jerusalém ?

Você pode me dizer sobre Ele e Quem o seja ???

Meditação:
O que acontece quando a alma (livre dum pré-conceito) lê e percebe e entende tal Escritura ???

Disse Jesus: Examinais as Escrituras, vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim. (Jo. 5:39)

Sabe o que eu faço???
Eu a examino... esquadrinho; e confirmo-a...
.
Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 185
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 338

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qui 24 Jul 2014, 21:59

Meus caros amigos,
Este tema está se desenvolvendo já de há muito, portanto o que aqui exponho, provavelmente já tenha sido citado.
Não há uma só menção no testamento de Jesus (Novo Testamento) a respeito da trindade, isto é que o Filho de Deus seja Deus e nem que o Espírito Santo seja Deus. A trindade é um dogma idealizado e colocado na doutrina cristã pela igreja católica e conservado pela maioria das igrejas originadas na reforma (Calvinismo, Arminianismo, Luteranismo, etc...) bem como pelas igrejas ortodoxas.
Em sua obra "De trinitatis erroribus", o médico espanhol Miguel Servet defende a ideia unitarista contra Calvino e, por essa divergência, foi denunciado pelo próprio Calvino e por seu sequaz Farel à "santa inquisição", os quais assim cometeram o maior crime, utilizando-se da fôrça da inquisição para assassinarem um cientista por ter ideias religiosas a eles contrastantes.
Cabeça dura como todo bom espanhol, em suas últimas palavras na "santa fogueira" que o queimava vivo gritou: "ignorantes, Jesus é filho".
Assim é, meus caros amigos do forum, que vejo como inútil toda a polêmica em torno do assunto, eis que, por se tratar de um dogma, ou se aceita ou se o rejeita. Qual dos dois está com a verdade? acredito que ninguém saiba!!!
abraços fraternos, Aldo
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Número de Mensagens : 450
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098

Mensagem por Diephe em Qui 24 Jul 2014, 22:00

Gleison Elias escreveu:--

Diephe,

Deus criou Adão sem livre-arbítrio? Ou, ele precisou da ajuda de um anjo mal, a serpente, para que Adão tivesse?

Bom... mas esse nao eh o assunto do tópico, ok

Bem quando você diz que "Jesus não era bom" aí faz parte do tópico. Se você não entende sobre criação ou sobre sacrifícios do povo de Israel como pode falar sobre Cristo?

Adão tinha livre-arbítrio mas, o que não tinha era, conhecimento do bem e do mau.
E Cristo? Cristo é chamado de “o último Adão em espírito vivificante” (1Co 15.45b)
Adão tipificava o Cristo que haveria de vir (Rm 5:14e15); "pelo pecado de um, todos vieram a morrer" mas pela "pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foi abundante sobre muitos".

Sem contar que Cristo é chamado de cordeiro de Deus por toda a bíblia, mas, você sabe porquê?
Porque o cordeiro tinha que morrer mas, não podia ter mácula alguma. Se o cordeiro tivesse mácula o sacrifício não valia de nada.
Bem além de você pregar que o diabo não existe, agora diz que Cristo foi maculado.

O que não aguento é que, o tempo passe, e você continua com o mesmo discurso satanista. Sim eu posso falar satanismo porque já li a bíblia do diabo, e as vezes acho que você copia a argumentação de lá. No fundo o seu discurso é o mesmo, onde Lúcifer é bom e Jesus Cristo é mau.
Se você acha tão apavorante a ideia de copiar o satanismo, bem, em parte, a Nova Era prega o mesmo e, alguns pontos da sua ideia, copia a maçonaria.

Só o diabo tem o discurso de que:
- ele não existe.
- Jesus é mau e Deus é mau.

Talvez você devesse refletir qual lado realmente quer pertencer e, rever todos os seus argumentos e as suas ideias.
Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 185
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 338

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qui 24 Jul 2014, 22:37

Caros amigos, volto ao tema:
No Novo Testamento, o único trecho do qual eu tenho conhecimento, que pode induzir ao trinitarismo está no evangelho segundo João 1 vers. 1 e 2 ligado ao vers.14.
Se o verbo era Deus e o verbo se fez carne e habitou entre nós, logo, aquele que se fez carne, Yeoshua, era parte do próprio Deus.
Abraço fraterno, Aldo
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Diephe em Qui 24 Jul 2014, 22:50

.
Aldo Maro Ferraro,

Sinto muito mas,
Unitarismo está errado,
Trinitarismo está errado.
Ambos estão certos.

Jesus Cristo é co-Verbo e não o verbo.
Se o Verbo é a vida, Como pode dizer que Jesus Cristo tem a vida em sí? Jo 1:4
Se Jesus fosse o verbo não precisaria ter o verbo em si, não é mesmo? (isto é uma questão lógica e matemática)
Jesus Cristo só poderia ter o Verbo (vida) em si, somente no caso deEle não ser o Verbo.

Não existe maneira da vida ter a vida, porque ela já é própria a vida.
Seria redundância.

E no antigo testamento onde profetiza que Cristo teria o Verbo sobre sí ao invés dEle ser o próprio Verbo?
Isaías 11:2

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 908
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Religião : Cristã
Igreja : Casa
Mensagens Curtidas : 141
Pontos de participação : 1965

Mensagem por Clayton Lima em Qui 24 Jul 2014, 23:22

Jefté...

Clayton
Paulo não cita referencia as Escrituras falando sobre si, como sendo a luz aos gentios; creio que a referência é a Cristo; Ele sim é a luz.

Sinto muito amigo, mas você deve ler o texto novamente, e verá que o texto de Isaías, Paulo atribuiu a ele mesmo.

Mas agora, a referência de Isaías 8:12-14 sobre o Senhor dos Exércitos:
o qual nos serve por santuário e pedra de tropeço e rocha de escândalo (tanto a nós quanto as duas casas de Israel);
Quem será o Senhor dos Exércitos o qual tem sido santuário e Pedra de Tropeço e Rocha de escândalos às duas casas de Israel ?

É aí que entra justamente o que estamos tentando lhe mostrar com os exemplos dados, a forma/método que você procura identificar Deus em Jesus, ignorando que as escrituras dizem que Deus é um somente e que ele não é Jesus, abre precedentes para que troquemos personagens ao bel prazer, e o engraçado é que quando você quer impor que Jesus é o Deus do velho testamento via o seu método, você usa em conjunto de textos do tipo "a escritura não pode ser negada", mas não vejo menção deste tipo de texto quando apresentamos também segundo seu método as outras trocas de personagens...

Javé é satanás e as escrituras não podem ser negadas.
Salomão é Javé e as escrituras não podem ser negadas.
Pedro é a serpente e as escrituras não podem ser negadas.
Paulo é o Messias e as escrituras não podem ser negadas.

Sabia que tudo isso não pode ser negado via seu método, Jefté?

Graça e paz.
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 446
Cidade/Estado : Maracanaú/CE
Religião : evangelica
Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
Mensagens Curtidas : -9
Pontos de participação : 724

Mensagem por Elielson Ribeiro em Qui 24 Jul 2014, 23:56

a bíblia esta cheia de redundância.

o Verbo é o Espirito, Jesus disse santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade, sabemos que a verdade é Deus, E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:6

Jesus também assumir ser a verdade

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

o Espirito é a verdade e é o pai de Jesus homem, mas qual é o pai de Jesus homem?

o Espirito, ou o Espirito santo?

pois para muitos Cristão o Pai não é o Espirito santo menti para si mesmo, pois quem gerou Jesus?

Não foi o Espirito santo? Mt 1:18,20; Lc 1:35

se eu caluniar alguém dizendo que ele não é pai de seu filho posso ser processado e até ser preso, e quem diz que Jesus não é filho do Espirito Santo?

o Verbo que é Deus está corporalmente em Cristo, veja: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

João 1:4

Veja (NELE) o que significa dizer que o verbo que é a luz dos homens está vertido de carne humana, o verbo não é a carne, mas o que habita nela, O ESPIRITO SANTO, por isso ele diz: ninguém vem ao pai, não diz ninguém vai ao pai, pois o PAI E ELE É A MESMA PESSOA.

Jesus não é a segunda pessoa da trindade nem o Espirito Santo a terceira pessoa, pois o que a bíblia nos ensina, o Espirito santo nos profeta dizia: eu sou o primeiro e o ultimo, Jesus afirmando de si mesmo diz: eu sou o primeiro e o ultimo, por ventura são duas pessoas, ou dois Deus?

de forma nenhuma! pois a um só Espirito que agir em todos e por todos, e Jesus é o Espirito.

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

2 Coríntios 3:17

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 12:3

Há um só corpo e um só Espírito,

Efésios 4:4

veja, não diz: um só corpo e dois Esprito!

Cristo também não é anjo, que essa é um dos maiores equívocos junto com a aquela afirmação de que Ele é é a segunda pessoa, Ele é o primeiro e o ultimo.

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Igreja : Corpo de Cristo
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qui 24 Jul 2014, 23:58

--

Diephe,

Em nenhum momento eu disse que Jesus Cristo era imperfeito. Ele era um ser humano perfeito. Quando neguei isso?????

O que eu disse foi que, sendo ser humano, sua bondade tinha limitações, portanto, não poderia ser bom no aspecto que Deus é bom.
Ele era mal, em comparação a bondade que Deus, não sendo humano, tem.

Adão tinha seu lado mal e seu lado bom, mas justamente como disseste: ele não conhecia.
O lado mal era a carne querendo desobedecer a Deus.
O lado bom era o espírito querendo obedecer a Deus.
A partir que ele desobedeceu, ele conheceu ambos os lados.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2209
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 149
Pontos de participação : 5833

Mensagem por Gilcimar em Sex 25 Jul 2014, 00:21

Jefté escreveu:Mas agora, a referência de Isaías 8:12-14 sobre o Senhor dos Exércitos:

Jefté existe um texto que pode se relacionado com as ideias levantadas por você na apresentação do texto quotato acima....

Veja:

João 2.19   Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.
2.20   Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?
2.21   Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
2.22   Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.

Questões importantes :

1- Quando Jesus disse "este santuário" a  que  se referia ?

Resposta: Ao santuário do seu Corpo.....
2- Do que se lembraram os discípulos  após Jesus ter ressuscitado ?

Resposta : Das coisas que Jesus tinha dito sobre seu corpo ser santuário...

3- O que tem haver a Ressurreição de Jesus com seu corpo ser santuário ?

Resposta: A ressurreição figura a reconstrução  do santuário ( Corpo)  depois dos três dias...

4- Por que os Discipúlos creriam na escritura  com relação a este assunto  ? Qual é a relação daquilo que Cristo falou  e  tudo que aconteceu com a escritura ?  Tem algo escrito sobre alguém servir de santuário ?

Detalhe : Quando Jesus ressucitou não tinha o N.T ainda   logo os discipulos ali estavam crendo na escritura do A.T....

Existe sim algo sobre alguém ser santuário  no A.T..

O texto citado por Jefté :

Isaías 8.12   Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; não temais o que ele teme, nem tomeis isso por temível.
8.13   Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto.
8.14   Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém.

Quem tinha o corpo por santuário não poderia ser-nos por santuário ?

Parece que para os Unitaristas não...

Agora seria impressionante alguém ser por santuário ao mesmo tempo que o  corpo de um Outro é que servi de santuário.....

Temos um detalhe importante:

Atos 4.11   Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

Jesus é a Pedra Angular.... ( Isaías 28:16, 1 Pedro 2:6)

Surge uma Pergunta interessante :

Será que a pedra Angular seria Cristo e a Pedra de Tropeço e Rocha de ofensa seria o Pai ?

Não é assim que ensina as escrituras...

As escrituras ensina que Jesus é Pedra Angular para os que Creem nele e pedra de tropeço e Rocha de ofensa para os Descrentes...

Neste caso um só  é Pedra na qualidade  para aqueles  dependendo da crença ou descrença  deles.....

Veja :

1 Pedro 2.6   Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

2.7   Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

2.8   e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

A  Pedra de Tropeço e Rocha de ofensa é a mesma que quando se crer não há ninguém confundido...( Romanos 9:33)

Não teria Lógica Um  texto que Reza :
" ..Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa ."

... E Este "Ele" do texto  ser o Pai se as escrituras diz que "Pedra de Tropeço e Rocha de Ofensa  é A pedra Angular ( Jesus)  que acaba sendo Pedra de Tropeço e Rocha de Ofensa para os descrentes....
Uma mesma Pedra pode ser Pedra diferente de acordo com a crença ou Descrença....
Assim  quem seria  Santuário e o mesmo que seria pedra de Tropeço e Rocha de Ofensa....

Jefté....!

Sei que tudo que postei aqui vai ser tratado como pretextos, malabarismos, Inferências  contrárias a Bíblia , Arranjos ou outros nomes e tipos que desejam chamar.....

Pois parece que não vale as inferências e quando dizem que valem ,dizem ser as nossas contrárias a Bíblia e  nem o que é Implícito parece valer quando diz que não há o explícito......
O aprofundamento dos textos e as relações de tudo que pode ser feito legalmente  são dispensadas...

Mas eu vejo as coisas aqui muita clara e explicita ....

Pelo menos  quem é a Pedra Angular que se torna de tropeço e rocha de ofensa segundo a descrença de Alguns  e para estes, é inegável .....

Fica aí minha sincera e honesta convicção sobre o que você postou com muita propriedade...

Deus te abençoe amigo jefté  e sempre e a todos aos leitores e amigos unitaristas..!

Abraços..!

Última edição por Gilcimar em Sex 25 Jul 2014, 00:42, editado 1 vez(es)
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sex 25 Jul 2014, 00:39

Gleison....

Jesus negou ser chamado de Bom segundo foi chamado...

Se a forma de bondade que Jesus Foi chamado fosse diferente da forma em que é o Pai ele não precisava ter negado ser chamado de Bom....

Mas se percebe claramente que Jesus disse que Deus é Bom da forma como ele ( Jesus ) foi chamado...
Por isso ele disse : Por que me chamas de Bom ? Ninguém é Bom senão um , que é Deus...

Só teria sentido o argumento Unitarista de que Jesus estava dizendo de uma bondade particular ( Num sentido que só o Pai é) caso o Jovem Rico o tivesse chamando nesta particularidade...

Será que o Jovem Rico estaria chamando Jesus de Bom pensando na bondade que só o Pai tem ?

Pois Jesus explicou a negação de ser chamado de bom  dizendo que Bom só é um na mesma forma de bom a que foi chamado....

Por isso não podemos fugir da conclusão que Jesus negou ser chamado de Bom na mesma bondade em que disse ser só o Pai...

Os Unitaristas não podem defender a ideia que o Jovem Rico chamou  Jesus de Bom num sentido que só Deus é   para que Jesus negasse  justificando  que desta forma só Deus é Bom...

Pois Como o Jovem Rico teria tal intenção se para os Unitaristas os Judeus eram todos Unitaristas ( Ou monoteístas).... ?

Fica aí minhas sinceras questões ...

Deus te abençoe Jovem Gleison....!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Igreja : Corpo de Cristo
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 25 Jul 2014, 00:49

--

Gilcimar,

Jesus estava retratando sobre sua humilde condição humana que não lhe dava capacidade para ser bom, no aspecto divino.
E é o aspecto divino que importa.

Quando o jovem disse: "Bom mestre", ele não estava chamando Jesus de bom?
Pois é, é isso que importa.
Jesus, em resposta, disse que o único que é bom é Deus.

Isto é...
Nenhum homem é bom. Só seremos bons quando alcançarmos o patamar de bondade de Deus.
(quando isso?)

A lição deixada, entrelinhas, por Cristo, é fantástica.

O texto é digno de análise. Então que se analise.

Fica aí minhas sinceras opiniões.
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Diephe em Sex 25 Jul 2014, 01:33

Gleison Elias escreveu:--
Adão tinha seu lado mal e seu lado bom, mas justamente como disseste: ele não conhecia.
O lado mal era a carne querendo desobedecer a Deus.
O lado bom era o espírito querendo obedecer a Deus.

A partir que ele desobedeceu, ele conheceu ambos os lados.

Pergunta: se a carne de Adão não sabia o que era o mal, como a carne iria querer algo que ainda não conhecia?
Não faz o menor sentido o que você falou.

Paulo sugere que apenas a lei é capaz de fazer diferença entre o bom e o mau; e nesta condição, sob a lei, a carne deseja aquilo que a mente não quer.
Rm 7:7 e 20

Se Adão não tinha lei, e nem mesmo sabia o que era bom para saber o que era mal (oposto do bem): como seria capaz da carne querer o mau?

Com isto também te pergunto:
O que adianta Cristo morrer pelo homem para oferecer a vida eterna, se no céu também haverá a carne querendo o mau?

O seu conceito de bom e mau, bem como o seu conceito de pecado não condiz com o que é ensinado na bíblia.

affraid 

Lúcio Monteiro
(in memorian)

Número de Mensagens : 254
Cidade/Estado : Recife - PE
Religião : Testemunha de Jeová
Igreja : Testemunha de Jeová
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 56
Pontos de participação : 448

Mensagem por Lúcio Monteiro em Sex 25 Jul 2014, 02:09

Norberto,

Abaixo, trecho de um artigo que comenta sobre  Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corruções de Escritura, de Isaac Newton.

Lúcio

A Sentinela de 15/10/1977 escreveu:Isaac Newton em busca de Deus

A TRADIÇÃO popular diz que a queda duma maçã fez com que Sir Isaac Newton passasse a trilhar o caminho para o descobrimento da lei da gravitação universal. Não importa se esta tradição é verdade ou não, é indubitável que Newton tinha uma notável faculdade de raciocínio. Somos informados sobre a sua famosa obra científica, Principia: “Todo o desenvolvimento da ciência moderna começa com esta grande obra. Ela predominou por mais de 200 anos.”1

Famosos como eram os descobrimentos científicos de Newton, ele mesmo reconhecia humildemente suas limitações humanas. Era modesto. Pouco antes de sua morte em 1727, ele disse a respeito de si mesmo: “Não sei o que pareço ser para o mundo, mas, para mim mesmo, só pareço ter sido um menino brincando à beira do mar, e divertindo-me de vez em quando com achar uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita do que costuma ser, ao passo que o grande oceano da verdade jazia diante de mim ainda todo por descobrir.”2

Newton reconhecia que Deus é a Fonte de toda a verdade, e em harmonia com a profunda reverência que tinha por seu Criador, parece ter passado ainda mais tempo em buscar o verdadeiro Deus, do que na pesquisa de verdades científicas. Uma análise de tudo o que Newton escreveu revela que, dentre umas 3.600.000 palavras, apenas 1.000.000 tratavam das ciências, ao passo que umas 1.400.000 eram sobre tópicos religiosos.3

NEWTON LIDA COM A DOUTRINA DA TRINDADE

Nos seus escritos, Newton deu muita atenção à doutrina da Trindade. Uma de suas mais notáveis contribuições para a erudição bíblica, naquela época, era a sua obra Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corruções de Escritura, primeiro publicada em 1754, vinte e sete anos após a sua morte. Reexaminava toda a evidência textual disponível, de fontes antigas, sobre duas passagens bíblicas, em 1 João 5:7 e 1 Timóteo 3:16.

Na Versão Rei Jaime da Bíblia (em inglês; veja Almeida, rev. e corr.), 1 João 5:7 reza:
“Porque há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um.”
Recorrendo aos primitivos escritores eclesiásticos, aos manuscritos gregos e latinos e ao testemunho das primeiras versões da Bíblia, Newton provou que as palavras “no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um”, citados em apoio da doutrina da Trindade, não aparecem nas originais Escrituras Gregas, inspiradas. Ele traçou então o caminho pelo qual o texto espúrio se introduziu nas versões latinas, primeiro como nota marginal, e depois no próprio texto.

Mostrou que foi incluído pela primeira vez num texto grego em 1515, pelo Cardeal Ximenes, à base dum manuscrito grego posterior, corrigido segundo o latim. Por fim, Newton considerou o senso e o contexto do versículo, chegando à conclusão: “Este é o sentido claro e natural, e o pleno e forte argumento; mas, se inserir o testemunho ‘dos Três no Céu’, então o interrompe e corrompe”.4

A parte mais curta desta dissertação se referia a 1 Timóteo 3:16, que reza (na Versão Rei Jaime; veja a Versão Figueiredo):
E, sem contradição, é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito, visto por anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido em cima, em glória.”
Newton mostrou como, por uma pequena alteração do texto grego, se inseriu a palavra “Deus”, fazendo a frase rezar:

“Deus foi manifestado na carne.
Demonstrou que os primitivos escritores eclesiásticos, referindo-se a este versículo, não sabiam nada sobre tal alteração.

Resumindo as duas passagens, Newton disse: “Se as antigas igrejas, ao debaterem e decidirem os maiores mistérios da religião, não sabiam nada sobre estes dois textos, não entendo por que nós devíamos agora gostar tanto deles, já que os debates acabaram.5 Nos mais de duzentos anos desde que este tratado foi redigido por Isaac Newton, apenas foi necessário fazer algumas poucas correções menores na evidência que ele aduziu. Contudo, foi apenas no século dezenove que apareceram traduções da Bíblia, que corrigiam estas passagens. Ilustramos na página seguinte parte do manuscrito original de Newton, por cortesia da Bodleian Library, Oxford, Inglaterra, apresentando a tradução na legenda.

Por que não publicou Newton estes achados durante a sua vida? Um relance para o fundo histórico daqueles tempos talvez explique isso. Aqueles que escreviam contra a doutrina da Trindade ainda estavam sujeitos a sofrer perseguição na Inglaterra. Ainda em 1698, o Ato da Supressão de Blasfêmia e Profanação constituía em ofensa negar que uma das pessoas da Trindade era Deus, o que era punível com a perda do cargo, emprego e lucro, na primeira incidência, e na repetição, com o encarceramento. O amigo de Newton, William Whiston (tradutor inglês das obras de Josefo), perdeu por este motivo seu professorado na Universidade de Cambridge, em 1711. Em 1693, por ordem da Câmara dos Lordes, foi queimado um panfleto atacando a Trindade, e no ano seguinte foi processado seu impressor e autor. Em 1697, Thomas Aikenhead, estudante de dezoito anos de idade, acusado de negar a Trindade, foi enforcado em Edimburgo, na Escócia.6, 7, 8
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sex 25 Jul 2014, 07:38

Gleison escreveu: Jesus estava retratando sobre sua humilde condição humana que não lhe dava capacidade para ser bom, no aspecto divino.
E é o aspecto divino que importa.

Isso é como Você está dando a entender o texto mas não é assim que se percebe ali...
 O Jovem Rico não estava chamando Jesus de Bom na condição Divina pois quando o chamou de Bom o chamou de Mestre  também.......

Quando o jovem disse: "Bom mestre", ele não estava chamando Jesus de bom?
Pois é, é isso que importa.
Jesus, em resposta, disse que o único que é bom é Deus.

Você insiste nisso...

Mas quando justifica tua resposta parece querer dizer que o Jovem Rico não estava chamando Jesus de Bom na forma que ele disse ser o Pai...
É isso que questiono...
Pois se Jesus foi chamado de Bom na forma que ele poderia ser não faria sentido ter negado...
Não há espaço para o argumento do menos bom ou de que Jesus não é bom....

Veja até que ponto você esta indo quando diz que jesus não é Bom...
Pior ainda é dizer que o Bom Pastor não é Bom e ainda dizer que o Bom ali é só na condição divina se não foi assim que o Jovem Rico o chamou...

Nunca se imagina que alguém com mentalidade Unitarista ( Jovem Rico) chamaria Jesus de Bom  de uma forma que só Deus poderia ser chamado..
Será que o Jovem Rico Chamaria Jesus de Bom numa bondade que ninguém tem Além de Deus ?
Só  se ele fosse trinitariano....

Pois Jesus nega ser chamado de Bom justificando que ninguém é Bom como o jovem Rico o chamou .....
Volto a dizer : Se a forma como o Jovem Rico chamou Jesus de Bom era numa forma em que ele( Jesus) poderia ser não faria sentido Jesus ter negado dando a justificativa que Deu...

Não tem como Os Unitaristas dizer que o Jovem Rico estava chamando Jesus de Deus ao Chama-lo de Bom na forma que ninguém poderia ser chamado senão exceto Deus...

Pense comigo:

Um Unitarista chamaria Jesus de Bom numa bondade que só Deus poderia ser chamado ?

O problema  é que para os Unitaristas todos os Judeus eram Unitaristas e por esta razão teriam dificuldade em pensar isso do Jovem Rico ( judeu)...

Por isso tentam explicar que o Jovem Rico  estava chamando Jesus de Bom de uma forma diferente que Jesus disse ser o Pai o que não faria sentido visto Jesus justifica o ter negado ser chamado de bom dizendo que não poderia ser chamado de Bom por ter só um....
Assim Jesus passa a expressão que não poderia ser chamado de Bom  da forma que ele  foi por que ninguém o poderia ser ...

Não podem dizer que Jesus disse que o Pai é bom  diferente da forma que ele foi chamado...
Do contrário não faria sentido Jesus ter negado o ser chamado de Bom....

O ponto focal é como o Jovem rico  o chamou de Bom e não como os Unitarista pensam que Deus é Bom...

Ele negou no ponto focal e não na forma Unitarista de entender ...
O Jovem rico não quis  chama-lo de Bom na forma que Deus é para que ele pudesse negar da forma que os Unitarista pensam Pois o Jovem Rico era Judeu e com isso Unitarista ( Segundo os Unitaristas)

Assim continuo pensando que Jesus foi apenas humilde em negar ser chamado de Bom e isso é legal e podemos pensar assim também quando alguém nos chama de Bom...

Fique com Deus amados..!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 07:06