F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Compartilhe

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 774
Data de inscrição : 10/07/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Dannilo Stelio em Qui 13 Nov 2014, 13:05

PROF. AZENILTON...

1 – De onde se extrai essa regra de que não se pode provar determinada doutrina com uma passagem isolada ?
1.1 – Caso exista essa regra, qual seria a definição de “outras poucas” ? Duas ? Três ? Dez ?

2 – Hb 9.27 fala que depois da morte, segue-se o juízo. Se não fala que é “imediatamente depois”, TAMBÉM não fala que é “somente no Juízo Final”. Então, o que temos de sua parte TAMBÉM é pura especulação.

3 – Em momento algum eu disse “a linguagem em Isaías 14 não se aplica a TODOS OS TEMPOS”, e sim que “o entendimento e cultura daquela época não podem ser utilizados como semelhantes aos da época em que foi relatada a história do Rico e Lázaro”. Releia a postagem que entenderá melhor o significado.
3.1 - Além disso, a questão da natureza da Divindade NÃO É tão diferente da questão da natureza do homem, já que ambas são imutáveis. O que muda, com o passar dos tempos, é a REVELAÇÃO BÍBLICA acerca dessa natureza. No NT, temos um descortinar maior sobre os atributos divinos e sobre a natureza humana, MAS em toda a Bíblia temos a mesma base sobre essas naturezas: assim, Deus nunca é mostrado como semi-potente, ou injusto, e o Homem nunca é mostrado como sendo apenas matéria, sem componente espiritual.

4 – O texto de Gn 2.7 fala de TRÊS elementos na criação do Homem: pó da terra, fôlego de vida, e alma. ALMA VIVENTE é o RESULTADO dessa junção.

5 – Sobre a “desmontagem” do homem, é certo que Sal. 104:25-29  e Ecl. 12:7 fala de corpo e espírito, Sal. 104:25-29 . Tampouco falam da saída da alma. PORÉM, outras passagens bíblicas falam da alma entrando e saindo do corpo, como as seguintes:
Gn 35:18-19 : “Então Raquel, ao sair lhe a alma (porque morreu)… Assim morreu Raquel, e foi sepultada…”;
1º Rs 17:17-23 (O filho da viúva de Sarepta) : “Depois destas coisas aconteceu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego. Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus?… Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu braço,… E, clamando ao Senhor, disse: Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Senhor meu Deus, faze que a alma deste menino torne a entrar nele. O Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive”.

Desta forma, usando a LEI DO TEXTO PARALELO (HERMENÊUTICA), um texto deve ser auxiliado na sua interpretação utilizando o mesmo assunto que ocorre em outras partes das Escrituras Sagradas. As únicas maneiras de conciliar esses textos são: 1) espírito e alma são a mesma coisa; 2) espírito e alma são distintos, e ambos entram e saem do corpo quando do nascimento/morte/ressurreição. A primeira interpretação não encontra respaldo bíblico. Logicamente...

6 - O fato de não louvar a Deus não implica ausência de consciência. Ímpios e demônios são um bom exemplo disso.

7 – A não existência referida por Davi no Salmo 39.13 pode ser muito bem entendida como existência como pessoa que interage no mundo físico. Se a morte implicasse a não-existência, por que razão Jesus contaria a história (ou parábola, no seu entender) do rico e do Lázaro usando ações que na realidade não ocorriam ? Veja bem que em TODAS as parábolas Jesus narra os personagens realizando ações verídicas e possíveis de acontecer !

8 – Quanto a Jó 7.21:
Usaremos a Lei do contexto (HERMENÊUTICA) não se deve interpretar um texto sem o auxílio do contexto, para não se fazer um pretexto.
O capítulo 7 de Jó é uma fala do patriarca dirigida a Deus, questionando a razão dos seus sofrimentos e pedindo a morte como ato de misericórdia para colocar fim às suas dores. Estabelecido o contexto, vejamos que no referido versículo 21 Jó diz que “tu me buscarás, porém eu não serei mais”. Ora, como podemos entender que Deus buscaria uma pessoa e ela não seria encontrada ? Isso contraria a onipotência e a onisciência, bem como, a fala de Jesus em Lucas 20:38 - “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos."
No capítulo 14:7-14, o patriarca Jó não fala de estado pós-morte, e sim da esperança da ressurreição.

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 13 Nov 2014, 16:05


* Respondendo rapidamente à enumeração de objeções do Dannilo Stelio, segundo a numeração que ele estabeleceu:




1 - Quantas doutrinas realmente fundamentais, importantes, da fé cristã são comprovadas com uma ou duas passagens da Bíblia?


2 - Não, porque outras passagens deixam claro que o juízo se dará após a ressurreição dos mortos, com a volta de Cristo, como João 5:28, 29; Apo. 20:12, 2 Ped. 2:9; Fil. 1:10; 2 Ped. 2:4; Isa. 56:1; 2 Tim. 1:18,e muitas outras.


3 - E o homem nunca é mostrado, desde as bases de sua criação (Gên:27), como tendo natureza dualística, a não ser quando se é condicionado a crer segundo a CULTURA e filosofia do mundo, segundo o pensamento dominante dos pagãos todos, modernos e antigos--que há um corpo material e uma “alma imortal”.


4 - Alma vivente é aplicável a ANIMAIS TAMBÉM, pelo que isso não serve de prova alguma de alguma superioridade do homem com relação a tais seres em termos de ter um “algo” imortal embutido no seu ser que sobrevive à morte do corpo (ver Lev. 11:46).


5 - Vamos expor mais abaixo o real sentido destas passagens mal compreendidas.


6 - No Sal. 6:5 não só é dito que os mortos não louvam ao Senhor, como diz que no Seol não há conhecimento de nada (pelo que ninguém louvam a Deus). No Sal. 115:17 há um significativo paralelo entre os que morrem e NÃO LOUVAM A DEUS, porque ENTRAM NO SILÊNCIO.


7 - Eu apresentei 20 RAZÕES por que a parábola do rico e Lázaro não pode ser entendida como relato real, e apenas objeções contra um ou dois aspectos da mesma não parecerão nada convincentes.


8 - O que Jó fala em diversas passagens está em HARMONIA com o que Salomão diz em Ecl. 3:19-21 e 9:5, 6-10. Se Jó fala da ressurreição, a linguagem por ele empregada em 19:25-27 destrói qualquer ideia do “morrer e ir pro céu”, pois ele fala da morte, e de ver o Redentor que se levantará sobre a Terra. Ele NADA DIZ de morrer, ir para o céu como um espírito, e daí ver o Redentor.




Para entender Gên. 35:18 e 1 Reis 17:17:23:



* A “alma” de Raquel que dela saiu.

Procurando preservar o sentido original do texto bíblico, algumas traduções da Bíblia têm vertido o termo nêfesh, em Gênesis 35:18, por exemplo, como “suspiro” (Bíblia na Linguagem de Hoje, Tradução Ecumênica, New English Bible, Living Bible, New International Version) e “vida” (Moffatt, Lutero [revisada de 1984]). A Tradução Ecumênica (Loyola) verte a parte inicial de Gênesis 35:18 como: “no seu último suspiro, no momento de morrer, ela...”. E a Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “Porém, ela estava morrendo. E, antes de dar o último suspiro...”. Desta forma, o texto pode ser perfeitamente harmonizado com outras passagens bíblicas que falam que os mortos permanecem em estado de completa inconsciência (ver Sal. 115:17; 146:4; Ecles. 3:9, 20; 9:5, 6 e 10; etc.).


* Ressurreição do filho da viúva


Em 1 Reis 17, o vs. 17 claramente indica que a morte do menino é descrita como a cessação da respiração: “Não restou qualquer fôlego nele” [VKJ]. Logo se vê que o cessar de respirar é que causou a partida da alma-nephesh, de modo que a recuperação da respiração provocou o retorno da alma. Como o pesquisador Edmund Jacob ressaltou: “Em 1 Reis 17:17 a falta de ‘neshamah’ [respiração] provoca a partida da ‘nephesh’, que retorna quando o profeta concede a respiração ao menino novamente, pois a ‘nephesh’ somente é o que faz uma criatura vivente tornar-se um organismo vivo”.

Um dos primeiros significados da palavra ‘nephesh’, alma, é vida, como ocorre em Gên. 9:4, Jó 2:4, 6, etc., ou “fôlego”, como em Jó 41:21. Gênesis 9:5 fala de “sangue das vossas vidas”, sendo a palavra “vida” a mesma nephesh. Assim, ‘nephesh’ tem sangue, pois o sangue é essencial à vida. Um pouco mais adiante, em 1 Reis 19:4, quando Elias exclama, “ó Senhor; toma agora a minha vida”, no original a palavra para vida é também nephesh.

Portanto, nephesh não poderia ser algo imaterial. Em Gên. 1: 20, 30 é dito que os animais que têm nephesh têm “vida”. A posse de nephesh, pois, não dá ao homem nada que seja distinto de outras formas de vida animal. E como em Ecl. 3: 19 é especificamente declarado que tanto o homem quanto os animais têm a mesma respiração, e que assim como morre um, morre o outro, o texto não serve de prova alguma de que uma “alma imortal” foi que saiu no menino e depois retornou.

Ademais, no hebraico, o vs. 21 literalmente assim reza: “Que a alma da criança adentre novamente suas partes interiores”. Esta leitura, que se acha à margem da versão AV, apresenta uma construção linguistica diferente. O que retorna às partes interiores é a respiração. A alma como tal nunca se liga a algum órgão “interior” do corpo. O retorno da respiração às partes interiores resulta no reavivamento do corpo, ou, poderíamos dizer, faz com que se torne uma vez mais uma alma vivente.

Concluímos, pois, que a declaração “a alma do menino tornou a entrar nele” simplesmente significa que a criança recuperou a vida, ou começou a respirar novamente. É desta forma que os tradutores da New International Version entenderam a cláusula ao traduzirem, “a vida do menino retornou-lhe”. Esta é uma maneira perfeitamente inteligível de entender o texto e está em sintonia com o resto do ensino veterotestamentário.

avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5183
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10998
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sex 14 Nov 2014, 01:00

.


Azenilto escreveu-
 2 - Não, porque outras passagens deixam claro que o juízo se dará após a ressurreição dos mortos, com a volta de Cristo
.
Qual juízo está a falar ?

Será este que você ainda não conseguiu, nem conseguirá contradizer no seguinte link ?

http://forumevangelho.com.br/t1385p315-a-alma-do-homem-e-eterna  Mensagem nº318
____________________________________

De seguida, você entra em contradição, e acaba REFUTANDO a sua própria escrita.
Azenilto escreveu-

Azenilto Escreveu-       Mensagem nº317
 
O problema todo começa com a definição de "alma", que não é um tipo de fantasminha camarada embutido dentro do ser humano.


 É como no próprio hino famoso que diz--”canta a minh'alma, canta a Ti Senhor”.

Afinal, a alma, embutida lá no interior do indivíduo é que canta?!


Ou o sentido aí é que A PESSOA CANTA INTEGRALMENTE, COM TODO O SENTIMENTO?
.
Muito bem falado irmão Azenilto, a alma EMBUTIDA lá no interior do indivíduo, depois ainda será
lembrado destas suas próprias palavras que se contradizem, pois INTEGRA a Alma no CORPO.


Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12:20

Pois, e neste texto,,,, será que (a pessoa) o corpo também é pedido integralmente ?,,,R:- ERRADO.

Ou será que só pedirão a ALMA EMBUTIDA lá no interior do indivíduo ?,,, R:- CORRETO.



O certo é a alma ser pedida ,,, ou consegue dizer o contrário desta afirmação ?
________________________________




Azenilto escreveu-
 3 - E o homem nunca é mostrado, desde as bases de sua criação (Gên:27), como tendo natureza dualística, a não ser quando se é condicionado a crer segundo a CULTURA e filosofia do mundo, segundo o pensamento dominante dos pagãos todos, modernos e antigos--que há um corpo material e uma “alma imortal”.
.
Alguma coisa não bate certo, veja o que você diz de seguida sobre isso.


Azenilto escreveu-

Mensagem nº317
http://forumevangelho.com.br/t1385p315-a-alma-do-homem-e-eterna 
Mensagem nº318

-

 É como no próprio hino famoso que diz--”canta a minh'alma, canta a Ti Senhor”.

Afinal, a alma, embutida lá no interior do indivíduo é que canta?!


Ou o sentido aí é que A PESSOA CANTA INTEGRALMENTE, COM TODO O SENTIMENTO?
.
O homem é MOSTRADO como tendo natureza dualista, porque tem a alma embutida lá no
interior do corpo,,, e ao estar vivo, a PESSOA CANTA INTEGRALMENTE.

São as SUAS PALAVRAS, ninguém aqui inventou nada.




Azenilto escreveu-
 4 - Alma vivente é aplicável a ANIMAIS TAMBÉM, pelo que isso não serve de prova alguma de alguma superioridade do homem com relação a tais seres em termos de ter um “algo” imortal embutido no seu ser que sobrevive à morte do corpo (ver Lev. 11:46).
.

((( Alma vivente é aplicável a ANIMAIS TAMBÉM )))

É TAMBÉM, mas NÃO SÃO IGUAIS EM TUDO.


Nem toda a carne é uma mesma carne,
mas uma é a carne dos homens,
e outra a carne dos animais,
e outra a dos peixes e outra a das aves.

1 Coríntios 15:39

Não são mesma carne.... os animais NÃO são racionais,,,,,
e só o HOMEM foi feito à imagem e semelhança de DEUS.


Não sabeis vós que sois o templo de Deus
e que o Espírito de Deus habita em vós?

1 Coríntios 3:16

Claro que é aplicável pelo fato de estarem vivos na carne, mas NUNCA IGUAL,
no homem habita o Espírito de DEUS.

Ou vem dizer que os animais é que são o templo de DEUS ?


Se os animais não são NADA disso, e o homem é, logo NÃO É IGUAL como pensa.


 


(((( pelo que isso não serve de prova alguma de alguma superioridade do
homem
com relação a tais seres )))

Quem derramar o sangue do homem,
pelo homem o seu sangue será derramado;
porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Gênesis 9:6

E o homem ao ser conforme a imagem de DEUS não teria superioridade sobre os animais ?


E Deus os abençoou, e Deus lhes disse:
Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;
e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus,
e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 1:28

Também DEUS disse ao homem para sujeitar a terra, e DOMINAR sobre TUDO que
se move sobre a TERRA.

E você ainda diz que o homem não é superior ?




(((em termos de ter um “algo” imortal embutido no seu ser que sobrevive à morte do corpo)))


Azenilto escreveu- Mensagem nº294
  É como no próprio hino famoso que diz--”canta a minh'alma, canta a Ti Senhor”.

Afinal, só a alma, embutida lá no interior do indivíduo é que canta?!

Ou o sentido aí é que A PESSOA CANTA INTEGRALMENTE, COM TODO O SENTIMENTO?
.
Deve ser este "algo" IMORTAL que você fala, e está EMBUTIDO lá no interior do indivíduo, e que
sobrevive à
morte do corpo.


Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12:20

Pois é essa alma EMBUTIDA que será PEDIDA, e terá de responder.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

Depois da morte da carne, será igualmente essa Alma EMBUTIDA
que irá a juízo responder sobre o que tem preparado para DEUS.


Qual é então a duvida da imortalidade da ALMA, se não consegue contradizer isto ?





""""O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?""""

A resposta à pergunta do tópico.

O Homem é chamado de uma Alma, enquanto a Alma estiver EMBUTIDA no corpo,
ao sair, a carne morre, apodrece, e vira PÓ, e a Alma vai a julgamento.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo,
que habita em vós, proveniente de Deus,
e que não sois de vós mesmos?

1 Coríntios 6:19

Nunca é o corpo "carne" a possuir a ALMA, é sempre a ALMA quem possui o corpo.
 





.






                                                            SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                              PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                            TE AMO MEU PAI
avatar
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 774
Idade : 43
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305
Data de inscrição : 10/07/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Dannilo Stelio em Sex 14 Nov 2014, 12:28

Prof AZENILTO, sua réplica:

1 - Qualquer uma. Basta que não se considere determinada passagem como estando isolada do contexto bíblico, como parece ser o caso da história do rico e do Lázaro. Além disso, sua fala deixa subentendido que o mínimo de passagens bíblicas para se comprovar determinada doutrina seriam três ? É isso mesmo ? Se positivo, qual o embasamento ?

2 – Ressurreição dos mortos é uma coisa, juízo é outra. Assim como não haverá apenas um único evento de ressurreição (justos e injustos ressuscitarão juntos ? Claro que não !), também não haverá um único evento de julgamento, haja vista a Bíblia falar sobre Tribunal de Cristo, Juízo das Nações, Juízo Final, etc. Todos em momentos diferentes. Pois bem: nesse caso, não há base bíblica para se afirmar que o Juízo será SOMENTE na ressurreição.

3 – Ao contrário: a Bíblia SEMPRE mostrou o Homem como tendo um componente material e outro espiritual, INCLUSIVE os judeus (seriam eles pagãos, então ?). A única alternativa a esse pensamento é crer que o Homem é somente matéria (ex: materialismo dialético), e acredito que você não compactua dele, não é mesmo ? A divergência, nesse caso, é se esse componente espiritual é ou não imortal.

4 – Levítico 11.46 fala de CRIATURA VIVENTE, não ALMA VIVENTE. Há uma sutil diferença entre essas expressões, que parece ter lhe escapado. Veja por exemplo o relato do Diluvio, pode lhe ajudar a entender:
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. Gênesis 7:21-23

5 – Vamos aos seus argumentos, então.

6 - Vejo que valeu a pena lhe relembrar a regra das passagens paralelas. Mas infelizmente tirou a conclusão errada das mesmas. A um, porque não há correlação lógica alguma entre a falta de consciência da alma do falecido e a falta de louvor a Deus por parte dele. O louvor decorre de existir MOTIVO para se louvar a Deus. Usando a REGRA DO CONTEXTO no Salmo 6, vemos que o escritor clama a ajuda divina para sua aflição, e o versículo 5 nada mais é do que o arremate desse clamor, dizendo que se essa ajuda viesse após a morte, não adiantaria mais nada. Além disso, suponhamos que a pessoa tenha morrido inconversa; que razão sua alma terá para louvar a Deus ?

7 – O seu texto com as “20 razões” não responde esses dois questionamentos básicos e lógicos. Aliás, lembre-se que em termos de exegese e homilética, quantidade não implica qualidade ou veracidade. Inclusive, os questionamentos que tenho colocado até aqui decorrem de vários pontos do seu “texto das 20 questões”que não restaram suficientemente explicados. Reportar-se ao que falou e dizer que já é o suficiente não é conduta aceitável num fórum de debates evangélicos. Portanto, aguardo seu posicionamento sobre esses dois pontos: 1) a não-existência referida por Davi no Salmo 39.13 pode ser muito bem entendida como existência como pessoa que interage no mundo físico. 2) Se a morte implicasse OBRIGATORIAMENTE a não-existência, por que razão Jesus contaria a história (ou parábola, no seu entender) do rico e do Lázaro usando ações que na realidade não ocorriam ?

8 – Quanto à fala do patriarca Jó: segundo a maioria dos teólogos, ele viveu em época muito anterior sequer à lei mosaica. Como, então, poderia ter conhecimento teológico semelhante ao atual ? O máximo que ele conhecia era a realidade da morte, a certeza da ressurreição e do juízo vindouro, e da existência do Redentor. No entanto, nada disso invalida o restante da revelação bíblica posterior.

9 –  No seu entender, baseado na versão (Bíblia na Linguagem de Hoje, Tradução Ecumênica, New English Bible, Living Bible, New International Version), as passagens bíblicas de Gên. 35:18 e 1 Reis 17:17:23, ao se referirem ao termo “nêfesh” simplesmente se referem ao ato de respirar, característico do está vivo, e não a uma componente imaterial e imortal do ser humano. Pois bem. Nesse caso, está se confundindo o efeito (respirar) com a causa (fonte de vida). O erro é compreensível, já que em toda a Bíblia o respirar de Deus é mostrado como causa do respirar do Homem; logo, nada mais natural que associar, por analogia, a alma com a respiração física. PORÉM, entender que são A MESMA COISA é uma tremenda incorreção.
Se assim fosse, todas as 754 vezes que “nephesh” aparece no AT seria traduzida por “respirar, fôlego de vida”. Por outro lado, sempre que aparece “alma” (472 vezes no AT), sempre é a tradução de “nephesh”. Além disso, aparece somente 22 vezes se referindo aos animais, e as restantes se referindo ao Homem.
Por tudo isso, é muito desproposital entender “nephesh” como sendo apenas o efeito/ato de respirar, característico dos seres vivos.

10 – Quanto às passagens bíblicas elencadas que supostamente comprovariam que os mortos permanecem em estado de completa inconsciência, cabe notar que a maioria delas são do AT, quando a revelação de Cristo não havia ainda ocorrido, e o povo judeu ainda estava em seus primeiros passos no conhecimento de Deus.
10.1 - Em vívido contraste, o NT mostra um panorama mais amplo, com a alma tendo consciência após a morte. Ainda que se recuse o texto de Lucas para tal fim, existem vários outros que assim o comprovam. Como exemplo, as declarações do Apóstolo Paulo:
“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (2 Cor 5:1,8 ). Outro exemplo ainda é quando o mesmo apóstolo escreve em Fp 1:23: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.
Por que razão Paulo estaria com tanto desejo de partir desta vida, se fosse apenas para ficar num estado de inconsciência após a morte até o dia da ressurreição e do Juízo ?
Por que Paulo falaria em “estar presente com o Senhor” e “estar com Cristo”, se fosse apenas para ficar num estado de inconsciência após a morte até o dia da ressurreição e do Juízo ?
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 14 Nov 2014, 21:42

Primeiramente, a “sutil diferença” entre alma vivente para homem e animal é IGNORADA por Moisés, pois ele usa A MESMA PALAVRA nephesh aplicando-a a homens e animais indistintamente. Aliás, isso faz parte de meu questionário com 30 Perguntas aos Crentes na Imortalidade da Alma, que estão entre as primeiras:

4ª. - Por que Moisés usa exatamente as mesmas palavras para “alma vivente” com relação ao homem e aos animais (Gên. 2:7 cf. 1:20 e Lev. 11:46)?
 
Obs.: Certas versões da Bíblia traduziram o hebraico nephesh hayyah como “criatura vivente” ao referir-se aos animais. Mas não há a mínima variante. É a mesma linguagem original que trata de “alma vivente” referindo-se ao homem.
 
5ª. - Por que Moisés trata na mesma base o fôlego de vida do homem e dos animais, com linguagem tão semelhante (Gên. 2:7; 6:17)?
 
Obs.: O fôlego de vida não pode ser algo imaterial, imortal, que sobrevive à matéria pois não há tal definição bíblica para “alma”, e nunca tal palavra é modificada pelos adjetivos “imortal” ou “eterno” na Bíblia toda. A expressão “fôlego de vida (neshamah)” em Gên. 2:7, indica que Deus soprou nas narinas de Adão, não uma alma imortal, pois é claro o paralelo entre tal termo, e ruach, como em Jó 33:4. Esse paralelismo entre o “espírito de Deus” e “o soprou do Todo-poderoso”, se acha com frequência na Bíblia, como em Isa. 42:5; Jó 27:3; 34:14-15 e sugere que os dois termos são usados intercambiavelmente, ambos fazendo referência ao dom da vida concedido por Deus a Suas criaturas mediante esse fôlego vital.
 
6ª. - Como prova que o fato de Deus ter soprado particularmente o fôlego de vida no homem faz com que tal fôlego seja uma “alma imortal”, quando o autor nunca transmite tal ideia, o que seria de muita importância para definir a natureza humana?
 
Obs.
: O detalhe da criação separada, tanto do homem quanto dos animais, é prova fragilíssima para a visão dualista. É detalhada a criação dos seres principais da criação--homem e mulher. Os animais são meros coadjuvantes no cenário, que retrata a preocupação divina com o ser criado à Sua imagem e semelhança, o que não caracteriza os animais.
 
7ª. - Como prova que o fato de Deus ter soprado particularmente o fôlego de vida no homem faz com que tal fôlego seja um “espírito imortal”, quando há clara informação de que “o mesmo fôlego de vida” do homem é atribuído aos animais, tanto no relato da criação, quanto milênios depois, nas palavras do sábio Salomão (ver Ecl. 3:19-21)?
 
Obs.: Salomão dedica-se a uma profunda reflexão da vida humana e mostra que “tudo é vaidade”, já que nem mesmo na morte o homem leva vantagem sobre os animais. Se ele cresse na imortalidade da alma, não empregaria tal linguagem para evitar ambigüidade ou para não transmitir noções materialistas. Mas até a descrição dele da morte do homem, com a retirada do fôlego de vida, se assemelha à forma como o salmista se refere à morte dos animais (comparar Ecl. 12:7 com Sal. 104:25-29).
 
8ª. - Por que o salmista Davi confirma não só que animais e homens têm o mesmo fôlego de vida (comparar Ecl. 12:7 e 3:19-21 com Sal. 104:25-29), como também que na morte prevalece a inconsciência (Sal. 6:5, 13:3; 146:3-4) e a total inexistência (Sal. 39:13)?
 
Obs.: Davi reflete ainda profundos pensamentos sobre a condição de não-existência dos que morrem no Sal. 88:3-6, e indica que os que morrem não louvam ao Senhor, utilizando o significativo paralelo sinônimo de “mortos” e “descem ao silêncio” (Sal. 115:17).
 
9ª. - Por que o homem precisaria de uma alma imortal, já que não iria morrer, segundo o projeto original da criação divina, e sim viver eternamente como um ser físico, num paraíso físico (aliás, como também se daria com os animais. . .)?
 
Obs.: O pecado é um intruso neste planeta que trouxe morte física e espiritual ao homem. Mas o “plano de contingência” divino é a ressurreição final, uma providência tomada APÓS o pecado, como parte de Seu plano restaurador. A ressurreição integra o “esmagar a cabeça” da serpente no conflito entre o bem e o mal (Gên. 3:15, Rom. 16:20), já que a vitória sobre a morte ocorre em função da ressurreição dos mortos, não de o indivíduo superá-la por contar com algum elemento espiritual que prevalece sobre a morte (ver 1 Cor. 15:52-55).
 
10ª
. - Quando exatamente a “alma imortal” é introduzida no ser vivo? Quando o óvulo é fecundado? Quando o bebê respira por primeira vez, já que se estabelece o paralelo fôlego—de vida/alma imortal?
 
Obs.: A dificuldade de estabelecer o início da posse dessa “alma imortal” é imensa ao se fazer a ligação ‘fôlego de vida/alma imortal’. O feto NÃO RESPIRA na bolsa maternal, envolto por fluídos até o nascimento.

Eu diria que é muuuuito discutível que Deus fosse deixar na ignorância o Seus filhos no AT quanto à condição dos mortos. Afinal, será que NINGUÉM teria a mínima curiosidade em saber como seria? Ninguém tocava nesse assunto? Que fossem os filhos pequenos, na sua imensa curiosidade, nunca perguntavam aos pais aonde foi o vovô ao descer à cova?

A revelação bíblica é COERENTE do começo a fim sobre o tema da natureza do homem. A não ser tomando-se textos esporádicos daqui e dali no NT é que se chega à conclusão da imortalidade da alma, doutrina mais e mais denunciada por grandes estudiosos bíblicos como originária do paganismo, como mais recentemente Oscar Cullmann, John Stott, Paul Althaus, Clark Pinnock, e o pastor brasileiro Ed René Kirvitz.

E para reflexão adicional, veja este texto abaixo:


JESUS NÃO ENSINAVA A IMORTALIDADE DA ALMA
Disse Jesus:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:1-3.

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”. João 5:28, 29.
 
Cristo fala sobre “preparar lugar” para os Seus, seguindo-se a promessa de retorno: “virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também”. Cristo NÃO DISSE que os lugares estariam disponíveis aos salvos conforme fossem morrendo e suas almas chegassem no céu para assumi-los. Ele relaciona o Seu retorno ao encontro com os remidos para, então, ocuparem tais moradas. Simplesmente não há espaço para a noção de almas ou espíritos indo para o céu nessa Sua fala.

Ademais, Ele diz que estaria “para sempre” com os seus a partir de VIR para buscá-los. Ora, os crentes na imortalidade da alma costumam dizer de seus mortos que ESTÃO NA COMPANHIA DE JESUS, ao morrerem. Cristo simplesmente não confirma esses seus sentimentos. Ele estaria “para sempre” com os Seus filhos a partir de Sua vinda e de levá-los Consigo para os lugares que foi preparar.
 
Por outro lado, o texto de João 5:28 e 29 é antecedido por alguns comentários muito significativos de Cristo: “Em verdade, em verdade, vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, VIVERÃO” (vs. 25).
 
Observem que Ele fala que “os mortos” ouvirão a voz do Filho de Deus e VIVERÃO. Ele certamente se refere aos salvos, pois fala: “os que a ouvirem, viverão”. Isso não faria sentido para quem creia na imortalidade da alma--os que ouvirem a voz ESTARIAM VIVOS, como uma “alma imortal”.  Os que VIVERÃO são os que estiverem nas sepulturas, não em alguma parte do universo.
 
As palavras e atos de Cristo são coerentes com o que havia dito em João 6:39: “E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum Eu perca de todos os que Me deu; pelo contrário, Eu o ressuscitarei no último dia”.

Tais palavras são repetidas nos vs. 40, 44 e 54. O último verso é muito significativo: “Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. E no vs. 58 Ele novamente acentua: “Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram, e contudo morreram: quem comer este pão viverá eternamente”. Ele relaciona mui claramente a posse da vida eterna com a ressurreição no último dia!

Se Cristo ensinasse a imortalidade da alma sem dúvida Suas palavras refletiriam tal noção nestas declarações. Seria incrível que deixasse de referir um fato tão relevante sobre o destino dos salvos, o tema que está expondo nessas passagens.
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5183
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10998
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sab 15 Nov 2014, 01:25



Azenilto escreveu-
 2 - Não, porque outras passagens deixam claro que o juízo se dará após a ressurreição dos mortos, com a volta de Cristo
.
Qual juízo está a falar ?

Será este que você ainda não conseguiu, nem conseguirá contradizer no seguinte link ?

http://forumevangelho.com.br/t1385p315-a-alma-do-homem-e-eterna  Mensagem nº318
____________________________________





O irmão Azenilto continua a falar sempre das mesmas coisas aos outros membros,
mas não responde nos tópicos (nem aqui nem lá) ao que lhe é apresentado.

Será que o Curso Teológico das perguntas não alcança para saber responder ?





.
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 15 Nov 2014, 14:57

O Tzaruch é engraçado: ele tem tanta convicção de que o que diz é a pura e indiscutível verdade que até se sentiu no direito de OFENDER numa tacada só todos os cristãos ao longo dos séculos dizendo que são CARNAIS porque lhe revelei (o que ele claramente ignorava) que ensinam, sim senhor, segundo os documentos clássicos, histórico e ainda OFICIAIS de luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, mais modernamente confirmado por obras de autoridade de pentecostais (como das editoras Betânia e CPAD), que os 10 Mandamentos seguem sendo normativos à Igreja em TODOS os seus preceitos.

Estou esperando que ele nos confirme que é assim mesmo que pensa.

O tal quadro 318 que ele menciona já foi refutadíssimo, mas ele nunca repara nas minhas ponderações, quando percebe que lhe atravessam os interesses apologéticos. Basta comparar traduções bíblicas várias (um recurso muito importante e válido na pesquisa bíblica, ou seja, para quem tem a mínima formação teológica, o que ele confessou não ter) para perceber que “esta noite tem pedirão a tua alma” não prova por si só que essa “alma” é um elemento imortal, invisível, inodoro, incolor, mas portador de vida e consciência mesmo fora do corpo, embutido no corpo de todos e cada um dos seres humanos.

O sentido é simplesmente de que esta noite pedirão a vida, ou esta noite o indivíduo vai morrer. Simples assim. E o “disse a sua alma” é apenas um emprego de expressão típica do hebraico, em que “alma” funciona como um reflexivo. Neste ponto temos outra deficiência dele, não entender nada de línguas bíblicas originais. O hino conhecido que fala “canta minh'alma” em nada trata de algum tipo de “fantasminha camarada” que cada um carrega dentro de si, e sim que cantamos com todo o sentimento, toda vontade, toda disposição. Daí que Jesus, na chamada “regra áurea” falou sobre amar a Deus de toda alma, pensamento, sentimentos.

Daí, um indivíduo que se confessa um não-teólogo sentir-se no direito de OFENDER todos os demais que não pensam como ele, e são milhões e milhões pelo mundo e ao longo da história--luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, assembleianos, adventistas--é realmente algo muito sem sentido, ¿verdad?
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5183
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10998
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sab 15 Nov 2014, 17:22

.


Azenilto escreveu-
  O Tzaruch é engraçado:
.
Como já é a segunda vez que diz isso, o certo seria ter falado " O Tzaruch continua a ser engraçado".


Azenilto escreveu-
  ele tem tanta convicção de que o que diz
.
Consegue você CITAR e MOSTRAR EXATAMENTE onde foi que o Tzaruch disse alguma coisa ?


Azenilto escreveu-
  é a pura e indiscutível verdade que até se sentiu no direito de OFENDER numa tacada só
todos os cristãos ao longo dos séculos dizendo que são CARNAIS
porque lhe revelei
(o que ele claramente ignorava) que ensinam, sim senhor, segundo os documentos clássicos,
histórico e ainda OFICIAIS de luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas,  congregacionais,
anglicanos, mais modernamente confirmado por obras de autoridade de pentecostais  (como das
editoras Betânia e CPAD), que os 10 Mandamentos seguem sendo normativos à Igreja em TODOS
os seus preceitos.
.
Consegue você CITAR e MOSTRAR EXATAMENTE onde foi que o Tzaruch OFENDEU ALGUÉM ?

Apresente lá as provas, citação direta, com numero de Mensagem.



Azenilto escreveu-
  Estou esperando que ele nos confirme que é assim mesmo que pensa.
.

Se você conseguir dizer em quais palavras isso está escrito, depois então o Tzaruch lhe dirá o que pensa.









.
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Dom 16 Nov 2014, 19:10

Eu disse que o Tzaruch OFENDEU TODOS OS CRISTÃOS ao longo dos séculos quando eu lhe comentei que esses cristãos consensualmente (luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, mais modernamente confirmado pelos assembleianos) ensinam que TODOS os 10 Mandamentos prosseguem como Lei Moral de Deus, normativa aos cristãos.

Ele me desafiou a provar onde teria dito isso. Pois bem, eu creio que se deve, como dizemos no Brasil, “matar a cobra e mostrar o pau”.

MENSAGEM 432 do tópico: “Romanos 10:4: Cristo, o fim da lei”:

Eu disse:

NÃO SÓ OS ADVENTISTAS ENSINAM, mas TODOS os cristãos ao longo dos séculos: que os 10 Mandamentos seguem sendo a Lei Moral de Deus, no que se contrasta com as leis Cerimonial e Civil, as duas últimas não mais aplicáveis à Igreja.

Tzaruch assim reagiu:

Ensinam, porque ainda andam a seguir a lei da carne, do pecado, e da morte.

Vejam por este link:

http://www.forumevangelho.com.br/t4265p420-romanos-104-cristo-o-fim-da-lei

Mas o tema aqui e outro. . . Seja como for, ele mesmo me desafiou a comprovar o que afirmei, e aí está a confirmação.

Sobre este tópico especificamente, que tal lembrar o que diz aquele canal de TV brasileira, “Vale a Pena Ver de Novo”?

Vejam a concatenação de textos que vai aos ALICERCES do que é o ensino bíblico sobre a natureza do homem, ou seja, como Deus formou o ser original. A gente não constrói uma casa a partir do teto ou da metade superior das paredes. Tem-se que firmar a construção em firmes fundamentos. Então, para entender o ensino bíblico sobre a natureza do homem, sua condição em vida e morte, temos que ir a esses alicerces. Pois bem, eis minha concatenação de textos:

a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

O que Tzaruch tem a dizer sobre isso?
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5183
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10998
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Seg 17 Nov 2014, 00:50

Azenilto escreveu:Eu disse que o Tzaruch OFENDEU TODOS OS CRISTÃOS ao longo dos séculos quando eu lhe comentei que esses cristãos consensualmente (luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, mais modernamente confirmado pelos assembleianos) ensinam que TODOS os 10 Mandamentos prosseguem como Lei Moral de Deus, normativa aos cristãos.

Ele me desafiou a provar onde teria dito isso. Pois bem, eu creio que se deve, como dizemos no Brasil, “matar a cobra e mostrar o pau”.

MENSAGEM 432 do tópico: “Romanos 10:4: Cristo, o fim da lei”:

Eu disse:
.
Você diz muita coisa fora do CONTEXTO.

Já reparou que as suas conversas são as mesmas em todos os tópicos ?

Em vez de se focar no assunto, e responder á Mensagem nº63, veio aqui neste tópico
falar e fazer as mesmas acusações que já tinha feito em outro tópico.


Deixe lá as acusações deste tópico, e responda sobre a Mensagem nº63,,, isso que acusa
será respondido no outro tópico sobre Romanos 10:14.


Se voltar a sair aqui do assunto, será pedido aos moderadores para apagar a sua resposta.




Azenilto escreveu-

Mensagem nº317
http://forumevangelho.com.br/t1385p315-a-alma-do-homem-e-eterna 
Mensagem nº318

-

 É como no próprio hino famoso que diz--”canta a minh'alma, canta a Ti Senhor”.

Afinal, a alma, embutida lá no interior do indivíduo é que canta?!


Ou o sentido aí é que A PESSOA CANTA INTEGRALMENTE, COM TODO O SENTIMENTO?
.
O homem é MOSTRADO como tendo natureza dualista, porque tem a alma embutida lá no
interior do corpo,,, e ao estar vivo, a PESSOA CANTA INTEGRALMENTE.

São as SUAS PALAVRAS, ninguém aqui inventou nada.



Vá, chegue-se à frente, Mensagem nº63 e também Mensagem nº66 ,,,, o que tem a dizer ?


O homem tem ou não tem uma alma EMBUTIDA no seu interior ?

.





                                                            SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                              PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                            TE AMO MEU PAI
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 17 Nov 2014, 05:44

O Tzaruch diz que eu sempre repito as mesmas coisas. O engraçado é que a Psicologia trata de algo chamado PROJEÇÃO--atribuir a outrem uma característica da própria pessoa. Vejam como o tal quadro 63 dele é mera repetição do que havia dito antes, várias vezes, o argumento tão frágil de que “esta noite te pedirão a tua alma” prova que o homem tem uma alma imortal.

Agora, vejam como eu repito, sim, POR CAUSA DA REPETIÇÃO DELE desse argumento sem nexo, no quadro 67.

Como eu disse antes, e confirma-se mais uma vez, ele nunca repara nas minhas ponderações, quando percebe que lhe atravessam os interesses apologéticos.

Por causa desses problemas é que vemos sua conceituação geral aqui, baixíssima--apenas 2 pontos. Eu tinha 116, agora estou com 94. Caiu um pouco (há outros que também não gostam de meus argumentos, sem dúvida), mas não tão radicalmente. Isso é muito significativo e mostra que ele não está parecendo muito convincente, apenas de sua arte de tantos quadrinhos coloridos.
avatar
Janete
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : janetecardoso.blogspot.com
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 268
Idade : 45
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 477
Data de inscrição : 26/12/2013

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Janete em Seg 17 Nov 2014, 16:38

Professor Azenilto, o senhor não só se repete o tempo inteiro, como não absorve nada do que lê. Assim, não adianta pregar evangelho, porque o senhor só come doutrina de igreja. Está deslumbrado com o próprio gabarito e de nada adianta dialogar com o senhor. Mesmo sabendo que NENHUMA dessas igrejas guardam os sábados, continua sustentando que elas defendem o mesmo que a Adventista. Ou seja, "acreditem em seus documentos que estão certos, mas elas estão erradas!" rsrsrsr Só a Adventista entendeu o Evangelho. Assim que a paciência aumentar um tiquim, eu volto.
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 17 Nov 2014, 18:48

Olá, Janete. Prove-me que as Igrejas que eu sempre cito, ensinam o que VOCÊ crê ser a verdade sobre o tema da lei divina e do dia de repouso.

Eu NUNCA JAMAIS disse que elas defendem o sábado, como nós, mas o que ensinam é IGUALZINHO o que a IASD ensina sobre:

a) os 10 Mandamentos seguirem como a Lei Moral de Deus em TODOS os seus preceitos;

b) que o sábado é princípio originário da criação do mundo;

c) que as leis divinas devem ser entendidas como Moral (o Decálogo), Cerimonial e Civil, as duas últimas não mais aplicáveis à Igreja.


Quem ensina isso? Os luteranos (como na discussão de Lutero dos 10 Mandamentos no seu Catecismo Menor e outras de suas declarações), os presbiterianos, na sua Confissão de Fé de Westminster, de 1647, capítulo 19; os batistas, na sua Confissão de Fé de 1689, capítulo 19, e no Catecismo Batista de 1855, organizado por Spurgeon. Também posso demonstrar com documentação indiscutível que metodistas, congregacionais, anglicanos ensinam as mesmas coisas.

SÓ QUE. . . apenas alteram o dia, alegando que o sábado foi substituído pelo domingo desde a Ressureição. O problema é que, como admite gente da própria grei evangélica, isso não pode ser provado pelas Escrituras.


A MUDANÇA de dia de observância não tem base bíblico. O PRINCÍPIO do dia de observância, isso é ensinado claramente por todas as Igrejas tradicionais, mais recentemente confirmado pelos pentecostais, como em obras das editoras Betânia e CPAD. Agora, se acha que não é assim PROVE.

Aliás, sabiam que em pelo menos CINCO PONTOS são os adventistas que preservam a mais legítima tradição protestante/evangélica? Se quer saber mais, veja este vídeo:



Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 17 Nov 2014, 18:57, editado 1 vez(es)
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 17 Nov 2014, 18:56

Enfim, o que deve ficar claro é que o debate real NÃO DEVIA SER SE há um princípio de se dedicar um dia semanal integralmente ao Senhor, como o 4o. Mandamento da Lei Moral de Deus, e sim QUANDO é esse dia--sábado, domingo ou outro qualquer? É isso que se devia debater, mas vejo como o diabo cegou o entendimento das pessoas dada a tremenda LAVAGEM CEREBRAL do diispensacionalismo dianenhumista, que desde meados do séc. XIX passou a dominar o pensamento do evangelicalismo.

Apesar disso, temos o Catecismo Batista, organizado por Charles Spurgeon, que assim discute a questão:

*40. Pergunta. O que Deus revelou ao homem como regra de obediência?
 
- Resposta. A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral (1), que deve ser obedecida e que está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.
1. Deuteronômio 10:4. “Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim”. Mateus 19:17. “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”.
 
*41. Pergunta. Em que se resume os dez mandamentos?
 
- Resposta. Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento; e o teu próximo como a ti mesmo. . . .
 
*49. Pergunta. Qual é o quarto mandamento?
 
- Resposta. O quarto mandamento é: Êxodo 20:8-11. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas tendas.”
 
*50. Pergunta. O que se exige no quarto mandamento?
 
- Resposta. O quarto mandamento exige que sejam reservados santos a Deus os tempos que Ele determinou em Sua Palavra, especialmente um dia completo dos sete, que deve ser um sábado santo a Ele (1).
 
1. Levítico 19:30.”Guardareis os meus sábados, e o meu santuário. Eu sou o Senhor”. Deuteronômio 5:12. “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus”.
 
*51. Pergunta. Como se deve santificar o sábado?
 
- Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias
(1), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (2), exceto nas obras necessárias de caridade (3).
 
1. Levítico 23:3. “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”.
 
2. Salmo 92:1-2. Um Hino ou Cântico para o Dia do Senhor. “Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade”.
 
3. Mateus 12:11-12. “Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados”. 
avatar
Janete
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : janetecardoso.blogspot.com
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 268
Idade : 45
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 477
Data de inscrição : 26/12/2013

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Janete em Seg 17 Nov 2014, 21:42

Será que você não entendeu que tô me lixando pros preceitos de homens e o que suas convenções decidiram como doutrina, o que suas assembléias votaram como estatuto, o que gente com peito de pombo acha que sabe? Só me importo com o que o Evangelho de Cristo diz. Institucionalização e vida com Deus são antagônicos entre si. Não é possível ser livre e ter uma lista de podes e não podes ao mesmo tempo, camarada.
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5183
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10998
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Seg 17 Nov 2014, 23:59

.



Azenilto escreveu-
 
O Tzaruch diz que eu sempre repito as mesmas coisas
.
E qual é a dúvida que você só sabe dizer as mesmas coisas,, e citar os outros escritores "famosos" ?

Qual é o dia que o seu EGO acorda para a realidade ???

http://forumevangelho.com.br/t4871p15-e-errado-aceitarmos-ser-servidos-em-dia-de-sabado-foi-deus-quem-os-colocou-para-nos-servir#67211


Até neste tópico se foi gabar da sua pontuação,,, quer levar alguma medalha para o céu ?

Todos os tópicos que entra acaba sempre a falar dos mesmos assuntos, mistura TUDO.

E agora parece que anda com o COMPLEXO TZARUCH, pois onde quer que poste,
você vai e cita o NOME, só para dizer coisas sem relação ao tema do tópico.


Azenilto escreveu-
  O engraçado é que a Psicologia trata de algo chamado PROJEÇÃO--atribuir a outrem uma característica da própria pessoa.
.
Tendo em conta que você disse que o Tzaruch é um ZERO,,, isso foi uma PROJEÇÃO que tentou fazer.

Pois atribuiu a outro uma característica própria.

Azenilto escreveu-
 
Vejam como o tal quadro 63 dele é mera repetição do que havia dito antes, várias vezes, o argumento tão frágil de que “esta noite te pedirão a tua alma” prova que o homem tem uma alma imortal.
.
Se o argumento era frágil, porque não argumentou sobre os argumentos ???,,,e veio foi com traduções ???

Pois, você NÃO consegue mudar a tradução de ALMA,,, tentou,, mas NÃO CONSEGUE.

Veja de seguida a lógica do seu raciocínio.

Azenilto escreveu em outra mensagem
  Em 1 Pedro 3:20, por exemplo, encontramos referência em algumas Bíblias a “oito almas”
que se salvaram do dilúvio. Puxa, foram só as “almas” que se salvaram?
Os corpos não foram salvos junto?
.

É uma ideia interessante, vamos aplicar esse seu raciocínio ?


Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12:20

Puxa, essa noite irão pedir o corpo ao homem,,, mas porque será que
"alguém" vai pedir carne que irá apodrecer, cheirar mal, e virar pó ?


E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

Será mesmo este corpo "carne" que irá a juízo ?

Já começou a perceber que você não sabe aquilo que diz ??

Porque se soube-se, não iria dizer coisas que depois não fazem sentido nenhum, nem NEXO,
e que em só dois textos, já se "enrolou" todo na conversa
?



Azenilto escreveu-
  Agora, vejam como eu repito, sim, POR CAUSA DA REPETIÇÃO DELE desse argumento sem nexo, no quadro 67
 
.
E onde foi que você se explicou acerca do raciocínio apresentado, e que não faz sentido ?

Responda e explique, se a alma só é alma com o corpo, porque não faz sentido no texto de
Lucas pedirem o corpo ao homem ?

E em Hebreus como irá o corpo "carne" a juízo ?


Vai descarregar mais PALHA no tópico,, ou vai citar e explicar isso ao pormenor ?



E NÃO TENTE MAIS MUDAR O QUE ESTÁ ESCRITO,,,, isso mostra tentativa de "escapar",
o que se entende por fraqueza de argumentos para falar sobre o que está escrito.








.





                                                            SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                              PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                            TE AMO MEU PAI
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 18 Nov 2014, 20:30

O que a Janete está, no fim de contas, dizendo é que ELA sabe mais do que todos esses dedicados cristãos que com oração, estudo bíblico, reuniões solenes estabeleceram aquelas regras de fé. Ou seja, fica claro que AS SUAS INTERPRETAÇÕES PARTICULARES devem prevalecer sobre a dos eruditos e pioneiros denominaicionais luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, e assembleianos. O não “lixar-se” para o que estabeleceram como DOUTRINA OFICIAL e CORRETA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA aos que se identificam como luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, assembleianos indica INDIFERENÇA a tudo por quanto se bateram ao longo dos séculos (os assembleianos por menos tempo). Não só INDIFERENÇA mas pretensa SUPERIORIDADE de entendimento. . . E depois vem atribuir a frase “peito de pombo a outrem. . . .

E ela aqui neste fórum não está sozinha com essa mentalidade. Creio que nem preciso citar nomes pois todos já viram declarações semelhantes à dela em seu último quadro (no. 75).

Quanto ao que o Tzaruch alega, já ouviram aquela expressão que antes era uma gíria comum entre nós, “isso até cansa a minha beleza”? . . .  Nem sei se ainda usam esse tipo de linguajar, mas antes de eu mudar-me para os EUA era comum no Brasil.

Pois eu já CANSEI de analisar a passagem do “esta noite te pedirão a tua alma” em vários contextos e traduções, e o rapaz diz que eu NUCA JAMAIS expliquei nada a respeito. Gente, esse cavalheiro precisa trocar os óculos, ou adquirir um urgente, pois é só dar uma olhada nos meus últimos quadros e perceber quantas e quantas vezes abordei EXATAMENTE esse assunto.

Nem vou comentar mais nada a respeito porque a “minha beleza” realmente cansou. . .

Conteúdo patrocinado

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 13:49