F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Compartilhe

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2166

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Sab 12 Jul 2014, 13:17

Dannilo.. escreveu:Tente de novo. Está se contradizendo.

Seria contradição se eu não tivesse dito antes desde da primeira postagem...

Mostre em que postagem eu disse o que tu pensas que eu disse ?

Postagem 1 escreveu:Eu não disse que fazia parte de uma mesma relação contextual...

Não sei ainda porque insiste em dizer que eu disse o que não disse...

Mas examinem as postagens e verá que está sendo injusto...

Se eu abrir o tópico para combater uma coisa não faz sentido que tu digas que eu promova aquilo que combato...

Eu não sei porque age assim...

Mas se quiser pensando o que eu disse que eu não disse problema é teu...
  Os outros vejam as minhas postagens desde da primeira e façam suas avaliações em quem está mentindo ou se equivocando..!

abraços..!

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 774

Mensagem por Dannilo Stelio em Sab 12 Jul 2014, 13:20

Gilcimar, ninguém está acusando vc de mentir ou se equivocar. Vc só não está tendo êxito em demonstrar corretamente seu ponto de vista.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716

Mensagem por Gilcimar em Sab 12 Jul 2014, 13:21

Gleison escreveu:Já mostrei que é possível o homem ter alma e ser alma ¬¬ .

Ninguém negou isso ...

Agora o que é questionado é que o homem não pode ter uma alma no mesmo sentido que é...

Assim o homem é uma alma no sentido de ser um Ser Vivo mas o homem não tem uma alma no sentido de ter um Ser Vivo .....
  O homem é o Ser vivo e não tem o Ser vivo...

Quando as escrituras fala que o homem tem uma alma não está querendo dizer que o homem tem um Ser vivo dentro dele...

As escrituras não ensina isso e seria um absurdo pregar isso...

Mas você não é imortalista e não pregaria isso..!
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 12 Jul 2014, 13:25

Dannilo escreveu:Gilcimar, ninguém está acusando vc de mentir ou se equivocar. Vc só não está tendo êxito em demonstrar corretamente seu ponto de vista.

É você que diz isso..

Mas não é isso que questiono mas o fato de você falar que eu disse uma coisa que eu não disse..

Agora ninguém aqui conseguiu provar que o homem tem um Ser vivo nele em vez de ser o próprio ser vivo...
Neste sentido o Homem é uma alma e as escrituras diz isso ....

Eu não disse que o homem não tem uma alma mas que quando tem não tem no mesmo sentido de quando é...
Eu não preciso ter sucesso ou não em convencer alguém disso...
Absurdo é negar isso..!

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 12 Jul 2014, 13:51

Boa tarde

Como a maioria aqui sabe, Eu sou um ateu, porque eu não acredito em divindades e a palavra ateu descreve este estado de descrença. Eu não acredito em deuses, porque nenhum argumento ou prova apresentado a mim em apoio da sua existência tem sido convincente e satisfatória 

Mais compreendo que:

01 <> Biologia descreve adequadamente a vida e as emoções sem recorrer a mística almas ou espíritos invisíveis 

02 <> Astronomia descreve adequadamente a formação de estrelas / planetas / Universo / etc sem recorrer a mística deidades invisíveis

03 <> Geologia descreve adequadamente a evolução da Terra, formações de terra, etc, sem apelar a mística deidades invisíveis 

04 <> Psicologia descreve a psique humana melhor do que apelar para mística almas ou espíritos invisíveis. 

05 <> Apelando para deidades invisíveis místicas é um apelo para alguma explicação das nossas perguntas mais frequente  ao desconhecido 

06 <> Não há nenhuma evidência física para a existência de almas ou espíritos invisíveis místicas. 

07 <>Uma miríade de divindades invisíveis místicas foram posta por sociedades enfaticamente supersticiosos e têm provado ser produtos de imaginação excessivamente ativos (religião de hoje é o mito de amanhã) como aconteceu com vários e vários outros.

08 <> Acreditar em deidades invisíveis místicas parece tornar-se um absurdo quando aqueles que postulam as místicas invisíveis almas / espíritos começar a explicar por que e como eles existem em face de evidências físicas contraditória. 

09 <>  Como conhecimento aumenta científicos, o papel das místicas invisíveis almas / espíritos estranhamente é empurrado cada vez mais e mais para trás. 

10  <>  Os ateus não costumam acreditar em almas; em vez disso, eles costumam adotar um materialista abordagem para a questão da vida e afirmam que o que somos é, em última análise depende de nossos corpos físicos. Nós somos o que nós vemos, sem alma para viver depois de nossos corpos morrem.

Almoedo
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305

Mensagem por Dannilo Stelio em Sab 12 Jul 2014, 18:20

Gilcimar escreveu:
    Agora ninguém aqui conseguiu provar que o homem tem um Ser vivo nele em vez de ser o próprio ser vivo...Neste sentido o Homem é uma alma e as escrituras diz isso .... Eu não disse que o homem não tem uma alma mas que quando tem não tem no mesmo sentido de quando é... 

E quais as implicações práticas dessa conclusão, no seu entender ?
Explicando melhor:
1 - Supondo-se que o Homem seja uma alma, isso significa que... (complete vc).
2 - Supondo-se que o Homem NÃO seja uma alma, isso significa que... (complete).
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 12 Jul 2014, 19:47

.
Dannilo,

A questão não é do homem ser ou não ser e não é nisso que se foca a discussão  mas ter uma alma  significa algo diferente do que  ser uma alma....

Se você ler a primeira postagem vai ver que eu digo que nas escrituras  há textos que diz que o homem tem uma alma e há textos que diz que é uma alma.....

Em nenhum momento eu disse que o Homem não é uma alma mas o homem sempre vai ser uma alma ....

O que se discute é que o  termo alma nos textos que diz que o homem tem uma alma  não tem o mesmo sentido dos textos que fala que o homem é uma alma.....

Assim ter uma alma não é a mesma coisa que ser uma alma...
Se ser uma alma signifique ser um Ser vivo então ter uma alma signifique uma outra coisa de acordo até com aquela lista de significados que você postou  sobre o Termo "ALMA"

Não diga que eu disse  que o homem não é uma alma...

Abraços..!
Tiago Antunes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 108
Cidade/Estado : Vitória
Igreja : Cristã
País : Brazil
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 186

Mensagem por Tiago Antunes em Dom 13 Jul 2014, 17:23

Penso que o motivo da discussão de vocês seja porque não se determinou a posição do observador que está à analisar o ser Homem.

Se o hipotético observador está vendo o homem por fora, considerando a informação de que este é um ser composto de corpo carnal (visível ao observador), alma e corpo espiritual (invisível ao observador): sua conclusão é: o homem tem uma alma.

Se o observador entrasse dentro do homem, como que podendo ver e analisar corpo, alma e espírito, poderia ver que o centro do livre arbítrio do homem, sua mente e seus seus sentimentos, não estão no corpo carnal, nem no corpo espiritual, e sim em sua alma: Sua conclusão é: o homem é uma alma.

De modo que o homem ter uma alma ou ser uma alma depende da posição do observador que o estuda.

Fiquem na paz do Senhor
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Seg 14 Jul 2014, 07:36

Tiago...

A mente do homem não funciona sem um cérebro...
Em Gênesis 2:7 fica muito claro que o homem só passou a ser um ser vivo depois que tudo nele teve vida por meio do folego de vida.....
Não existe consciência num ser não vivo e sem consciência não há sentimentos , pensamentos e nada processado pela mente..
Não podemos discutir Homem ou alma sem antes considerarmos tudo que precisou acontecer para que ele chegasse a ser um ser vivo .....
Assim o homem é uma alma quando o sentido e ser um Ser vivo quando tem uma alma o sentido é outro pois não podemos desconsiderar aquilo que tornou o homem um ser vivo para dizer que ter uma alma signifique ter um ser vivo...
Neste caso o homem só pode ser uma alma mas nunca ter...
Assim o homem tem uma alma num sentido diferente de quando é uma alma...

Abraços..!

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 01 Ago 2014, 20:33

Vejam esta interessante reflexão:

DESVANTAGEM DO “MORRER E IR PRO CÉU”
Se a pessoa morre e vai para o céu como “alma”, quando chega lá fica esperando que seus irmãos, amigos, pais, um dia apareçam por lá também. E quando não vão?!

Digamos que um dedicado cristão morre, e vai para o céu. Daí, fica esperando pelos filhos e esposa que também vão lá unir-se a ele. Mas passam décadas, e nada de a esposa (que, pela lógica, seria a primeira) aparecer. Ocorre que ela, tendo ficado viúva, se casou com um homem frio na religião, que termina se desviando e levando-a junto para o mundo.

Daí, os filhos seguem a má influência da mãe, e também vão para o mundo, embora quando criança assistissem fielmente aos programas da Igreja.

Então, passam-se mais umas décadas, e. . . nada. Nem a esposa, nem os filhos vão para lá. E morre um membro da Igreja e lhe conta tim-tim por tim-tim o que se deu com a vida da esposa e filhos.

Como esse homem poderá ser feliz no céu, sabendo dessas tristes situações sobre a Terra? Pior, se não foram para o céu, então estão no inferno, torrando na pior tortura. . .

Gente, isso não faz o mínimo sentido. Melhor é entender o que Paulo expressa, ao falar de sua expectativa de receber o galardão eterno NAQUELE DIA, e dizendo ainda, que será concedido “não somente a mim, mas a todos quantos amam a Sua vinda” (ver 2a. Tim. 4:6-8').

Não há VANTAGEM NENHUMA em crer no “morrer e ir pro céu”, notaram?
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sex 01 Ago 2014, 21:02

Azenilto escreveu: Não há VANTAGEM NENHUMA em crer no “morrer e ir pro céu”, notaram?

Não há mesmo...

Imagine se não houve ressurreição ?

Vou deixar Paulo demonstra a Importância da Ressurreição neste caso...

1 Coríntios

15.16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
--------------------------------------------------------------------------------
15.17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
--------------------------------------------------------------------------------
15.18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Dannilo Stelio em Sex 01 Ago 2014, 23:31

REF. MENSAGEM N. 25.

As mesmas "desvantagens" de morrer e ir para o céu podem ser apontadas para o recebimento do galardão.

Como ficará o cristão que recebe o seu galardão, e não vê seus queridos juntamente com ele recebendo , e pior, os vê sendo lançados no lago de fogo (Ap 14.10) ?
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sex 01 Ago 2014, 23:38

A morte desfaz a estrutura que garante a existência do Homem sendo recuperada na Ressurreição....

Querer que algo continue existindo sem a existência daquilo que o formou é além de ser Ilógico é anti Bíblico...

Quem volta ao Pó na morte é o próprio Homem com sua estrutura segundo Gênesis 3:19 e não só parte de si que não comprometa a sua existência.......

Para crer que alguém vai para o Céu após a morte sem passar pela Ressurreição é desconsiderar tudo aquilo que a Bíblia Diz precisar haver para condicionar a existência do homem...

Vamos orar para que todos percebam isso..!

Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Dannilo Stelio em Sex 01 Ago 2014, 23:53

GILCIMAR, se isso fosse totalmente verdade, após a morte não se seguiria o juízo (Hb 9.27-28). O quê seria julgado, se a pessoa não mais existiria ?
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 02 Ago 2014, 00:04

.
Dannilo,

É lógico que este após a morte não significa antes da Ressurreição...

Pois a Bíblia não poderia se contradizer ensinando antes o que é necessário para que um Homem e exista  como ser vivo e depois desconsiderar tudo isso com um Texto depois ...

Se todos fossem ter Juízo com Deus depois de morto a ressurreição dos Ímpios não seria chamada de Ressurreição do Juízo em João 5:28

Não coloque a Bíblia contra si mesma ...

Em vez de tentar explicar toda aquela construção relacionada antes com diversos textos prefere usar um texto deduzindo dele aquilo que crer sem antes resolver aquilo que os outros postaram....

Mas a ressurreição é que vai garantir que os que dormiram em Cristo não pereça segundo  1 Corintios 15:16-18...

Precisam voltar a existir com a ressurreição para não perecerem....
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Mensagem por Rodrigues em Sab 02 Ago 2014, 17:18

.
Paulo contra a imortalidade da alma em Atenas – Podemos perceber o contraste entre a doutrina de Paulo e a imortalidade da alma a partir do texto de Atos 17, em que Paulo foi a Atenas a fim de pregar o evangelho. Já vimos neste estudo que foi do dualismo grego que a mentira da serpente de que “certamente não morrerás” entrou no judaísmo por ocasião da diáspora judaica, sendo os gregos, portanto, ferrenhos defensores da doutrina da imortalidade da alma. Em outras palavras, se Paulo pregava esta mesma doutrina, ele estaria se sentindo praticamente em casa! O que nós vemos, contudo, é que Paulo de jeito nenhum ensinava a imortalidade da alma:

“Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição” (cf. Atos 17:18)

Aqui vemos duas coisas que Paulo pregava. Uma delas praticamente todas as religiões cristãs pregam: Jesus. A segunda coisa praticamente nenhuma igreja cristã que crê no dualismo prega: a ressurreição dos mortos. Satanás conseguiu praticamente silenciar as boas novas acerca da ressurreição porque conseguiu trazer o dualismo grego direto para a teologia dos imortalistas. Vemos, por enquanto, que Paulo pregava:

(1) Jesus
(2) Ressurreição

Prova ainda mais forte de que Paulo não pregava a doutrina da imortalidade da alma é o versículo seguinte, que diz:

“E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?” (cf. Atos 17:18)

O que para os gregos dualistas era de todas as coisas a mais primária e importante, para Paulo é desprezada – ele nem faz questão de mencionar junto ao “fôlego” e a “vida”! Disso já podemos perceber o contraste entre a teologia paulina e a dualista com relação à natureza humana. Um pouco mais à frente e o vemos desmoronando ainda mais os pilares da doutrina da imortalidade da alma pregada por eles:

“Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (cf. Atos 17:31)

Mais interessante ainda é a segunda parte de seu argumento: “...e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (cf. At.17:31). Aqui vemos que a segurança e a esperança de Paulo em uma vida eterna não se baseava em uma alma imortal que garantiria isso a todos, mas sim na ressurreição de Jesus Cristo, que garante a nossa própria ressurreição! A única esperança para o cristão ser julgado e obter vida é baseado e fundamentado na esperança da ressurreição dentre os mortos, da qual Cristo foi a nossa primícia. Os gregos depositavam toda a confiança deles na esperança de uma alma eterna ter sido implantada neles – e essa alma imortal é segurança de vida eterna, de juízo e, evidentemente, de imortalidade. Quanta diferença para o evangelho bíblico pregado por Paulo!

Isso tudo explica o porquê de os gregos o terem deixado falar sozinho em seguida:

“Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez” (cf. Atos 17:32)

Ressurreição dos mortos e imortalidade da alma realmente não tem nada em comum. Ambos são dois opostos e são também mutuamente excludentes, não se pode admitir a existência de uma alma imortal com a ressurreição, pois a primeira faz com que a segunda seja algo desnecessário e inútil, praticamente sem proveito uma vez que a nossa esperança não seria baseada na ressurreição, mas sim em uma “alma imortal” indo para o Céu e lá ficando eternamente.... independente de ressurreição ou não!

Sou livre do PAGANISMO GREGO!
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

NÃO SÓ PAULO, COMO TAMBÉM PEDRO NEGA A IMORTALIDADE DA ALMA

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 06 Ago 2014, 12:11

Um exame detido do que Pedro diz em suas epístolas demonstra que ele, como Paulo, igualmente não cria nessa doutrina de origem pagã da imortalidade da alma, que adentrou o cristianismo a partir de influências platônicas e de outras origens.

Examinemos, na ordem, como inicialmente Pedro discute essa questão. Sublinharemos alguns pensamentos que merecem destaque e comentários especiais. Diz ele no capítulo 1 de sua primeira epístola, versos 3 a 7:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.

As partes sublinhadas mostram a lógica do raciocínio do autor. A viva esperança de que os cristãos são possuidores têm que ver com a “herança” reservada no céu, e que será desfrutada pelos filhos de Deus, não quando morrem e suas almas vão para o céu, e sim “no último tempo . . . na revelação de Jesus Cristo”.

Clarissimamente a ênfase está no evento da volta de Cristo, quando Ele virá conceder essa herança aos salvos. Não existe a mínima pista de “morrer e ir para o céu”, como é o conceito tão popularizado entre os cristãos, e mesmo adeptos de outras fés, com base no conceito de imortalidade da alma.

Esta afirmação de certeza de Pedro quanto à herança garantida no céu, mas a revelar-se “naquele dia”, é reiterada no vs. 13 do mesmo capítulo:

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo”.

A tradução NIV traz “when Jesus Christ is revealed”, ou “quando Jesus Cristo for revelado”, o que é confirmado pela tradução em português, “A Bíblia na Linguagem de Hoje”.

No capítulo 4, vs. 12 e 13, lemos esta mensagem de encorajamento e esperança:

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis”.

A revelação da glória de Cristo se dará quando de Seu advento. Ora, se Pedro cresse na imortalidade da alma não teria por que falar em regozijo e exultação dos crentes ligando isso àquela ocasião. Se fossem com suas almas para o céu, seguindo-se à morte, não iriam ali exultar e alegrar-se? Na perspectiva do Apóstolo, porém, só quando da “revelação da Sua glória” é que tal sentimento de felicidade se confirmaria.        

No capítulo 5, versos 1 a 4, por outro lado, o Apóstolo volta a tratar da glória futura, destacando, não a imortalidade da alma, mas a revelação de tal glória no tempo final:

“Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória”.

A clareza da linguagem é indiscutível. Nada de esperar pela glória a não ser “quando se manifestar o supremo Pastor”, Jesus Cristo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 27 Jun 2017, 22:52