F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Compartilhe

Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 998

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Qua 03 Ago 2016, 12:49

@ANDERSON - Origem do texto minha doutrina
A alma –  ou psique – é o princípio vital existente em todos os seres vivos, diferente essencialmente do corpo que anima, e fonte de todas as perfeições dos seres organizados, como princípio formal.
Na Doutrina do Amanhecer, a alma, também chamada de MICROPLEXO, é o microcosmo, ou seja, o princípio ativo, modelador, redutor, que modifica o estado de SER do espírito para a situação de ESTAR desse mesmo espírito na situação do Homem encarnado.
A alma não pode existir sem o corpo, seja ele de natureza densa - na superfície da Terra - ou de natureza etérica - nos planos sutis da Terra.
A função do microplexo é absorver, assimilar e emitir energias em dois planos - o do espírito e o do corpo -, comandando a percepção e a comunicação do Homem. Enquanto o corpo - o plexo físico - é limitado no tempo e no espaço, pelas leis da matéria física, a alma age dentro de limites mais amplos no tempo e no espaço.
É a alma que vai em busca dos desejos, das satisfações e dos anseios, que emite e recebe vibrações, que influencia e é influenciada por outras mentes, que alimenta e é alimentada pela inteligência.
Quando o feto completa três meses de gestação, recebe o perispírito e a alma. A alma passa, então, a alimentar o feto com a energia vital. No desencarne, a alma deixa o corpo, ligada ao perispírito, que passa a ser o seu invólucro, atuando como o corpo fazia com o espírito, formando o corpo astral.
• “Nós sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito.
O corpo e a alma são instrumentos do espírito.
Na verdade, nós separamos todos, pois há uma independência muito grande de cada um.
O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica seu corpo, de acordo com o tipo de vida por ele planejado.
Da mesma forma, a alma é projetada segundo o espírito.
O trabalho evolutivo do espírito é feito através do corpo e da alma.
• “A força psíquica, quando chega a ser espírito humano - a alma -, tem necessariamente gravada no perispírito todas as qualidades distintas e caracterizadas, que são as condições absolutamente indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade à sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza.

No contexto deste texto acima posso afirmar segundo minha fé que: Quando o homem esta em terra a partir do 3o mês de gestação ele recebe, passa a ser, a ter uma ALMA VIVENTE (O sopro da vida) e antes de chegar a este mundo ele é uma ALMA.

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1144

Mensagem por Ernesto em Qua 03 Ago 2016, 21:43

Ernesto diz:

Olá Anderson. Eu não sigo a linha espirita porque, embora tragam alguma coisa das Escrituras sagradas, Também traz muita heresia que é contraria a bíblia.
Quanto ao ter uma alma, ou ser uma alma, a bíblia não deixa duvidas quanto a este ponto.
A alma é considerada sendo o homem vivo de carne e ossos, Os homens assim como os animais são almas, por isso vemos que, alma não é algum ¨ser¨ que maneja o nosso corpo.
 O que nos administra é o espirito do homem, leia Zac,12:1, ...Fala o Senhor o que estende o céu, e que funda a terra, e que FORMA O ESPIRITO DO HOMEM DENTRO DELE. O espirito do homem não vem de fora, ele é formado dentro do homem.
O que confunde a muitos é que não sabem separar o Espirito Santo do espirito do homem.
O Espirito Santo sai, e entra no nosso corpo quando ele bem quiser, o espirito do homem é diferente, no momento da morte do homem, ele deixa de existir, porque faz parte do corpo,e quando o folego da vida sai a alma se estingue porque uma parte (o corpo) fica na terra e o folego volta para Deus que o deu.

Normalmente aplica-se o termo alma para a vida, exemplo: A minha alma (vida) tem sede do Deus vivo. Sal. 42:2,
Saiba que, aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma ALMA, veja a alma aqui é uma vida que está sujeita a morte. Tiago 5:20,
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar TODA ALMA VIVENTE. Apoc. 16:2,
A alma que pecar essa morrerá Ezequiel 18:20, 
Estas passagens e muitas outras semelhantes a estas vc. encontra na bíblia. Mas, coloca VIDA em todos os lugares de almas,e vc. verá que a alma não é um ser independente que vive dentro de nós, nós somos uma alma.(vida).

Abraços Ernesto
Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Palmas/TO
Religião : Espiritista
Igreja : Vale do Amanhecer
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 43
Pontos de participação : 1550

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Qui 04 Ago 2016, 09:40

@Ernesto
Olá Anderson. Eu não sigo a linha espirita porque, embora tragam alguma coisa das Escrituras sagradas, Também traz muita heresia que é contraria a bíblia ...

@Anderson
Claro Ernesto, sei que é um cristão de igreja evangélica, graças a Deus.
Mais o meu texto anterior lhe pareceu que eu quis de alguma forma induzir alguém a seguir a doutrina espírita ou eu insinuei com alguém deste tópico segue alguma coisa? Se sim peço desculpas a quem assim se sentiu. Não tive a intensão.
Mais quero afirmar o que postei na mensagem nr. 121, foi apenas dando a minha contribuição e justificando a fonte daquilo que escrevi.

Quanto ao seu comentário "Também traz muita heresia que é contraria a bíblia.". Quero dizer que na minha doutrina ensina-se que "Não importa se a pessoa acredite em nós ou venha querer nos seguir, mas sim que ela fique mais convicta de sua própria religião e de si mesma e principalmente com mais fé ainda em Deus.
O que me parece por este seu comentário grifado acima foi o que ocorreu ou no mínimo ti manteve nas sua convicções, na sua fé, então fico feliz por isso, mais sou humano e não quero ser hipócrita em dizer que não fiquei também magoado com essa seu comentário. Porque religião como mãe cada um tem uma e a sua é a melhor mãe do mundo e, quando tecem comentários negativos assim a gente fica chateado.

Mais fica também o meu abraço.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1144
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 166
Pontos de participação : 3142

Mensagem por Ernesto em Qui 04 Ago 2016, 15:06

Anderson diz;

Quanto ao seu comentário "Também traz muita heresia que é contraria a bíblia.". Quero dizer que na minha doutrina ensina-se que "Não importa se a pessoa acredite em nós ou venha querer nos seguir, mas sim que ela fique mais convicta de sua própria religião e de si mesma e principalmente com mais fé ainda em Deus. 
O que me parece por este seu comentário grifado acima foi o que ocorreu ou no mínimo ti manteve nas sua convicções, na sua fé, então fico feliz por isso, mais sou humano e não quero ser hipócrita em dizer que não fiquei também magoado com essa seu comentário.

Ernesto pergunta;

Meu caro Anderson, eu fiquei confuso com a sua mensagem, porque jamais eu pretendi te magoar, visto que vc. apresentou uma doutrina espirita eu apenas mencionei que a doutrina espirita não acompanha a doutrina bíblica, mas, longe de te acusar de alguma coisa. Eu apresentei o verdadeiro sentido da alma dentro da bíblia, eu sei que os imortalistas interpretam diferente certos textos bíblicos. mas eu apresentei provas concretas dentro das bíblia Gen 2:7, que a alma é formada com a matéria física, aqui no caso o barro, e o folego da vida assoprado por Deus, ambos não tem vida própria, A bíblia, em lugar nenhum diz que Deus soprou um ¨ser¨  vivo com personalidade própria num boneco de barro, A junção do barro e do folego da vida se tornou, (ou veio a ser)  um homem vivo , ou uma alma, 
Aqui vemos que a alma não é um espirito que Deus colocou no boneco de barro. É o folego. E por isso podemos dizer sem errar que a alma, ou o homem é mortal. Se queres provas leia, Sal 8: 4, Que é o homem MORTAL para que te lembres dele? E se ainda duvidas vamos ler em Gênesis 3: 19, No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela fostes tomado, porquanto és pó e ao pó te tornarás.
O que eu te escrevo não são heresias, são a pura palavra de Deus, e se alguém pensa diferente é porque não está de acordo com a bíblia. 
Peço que menciones as heresias que dizes eu ter escrito.

Uma Obs. Não confunda o espirito do homem com o Espirito Santo.

Abraços     Ernesto 
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5287
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11267

Mensagem por Tzaruch em Qui 04 Ago 2016, 16:37

.
Resposta à Mensagem Nº120

Olá Clébio.

Clébio escreveu:
Tzaruch escreveu:
E como é que você chama a essas almas debaixo do altar dos que foram mortos ?

Clébio-
Apoiar em texto isolado bem como numa visão não vai te apoiar muito para provar a imortalidade da alma.

Clébio,,, foi feita uma pergunta, mas isso não significa que o texto citado
para apontar a imortalidade da alma seja um texto isolado.

Somente você pensou tal coisa,, pois existem MUITOS OUTROS TEXTOS que 
acompanham com esse de forma a não ficar isolado.

E um que será citado mais na frente é -Apocalipse 20:4-.

Clébio escreveu:Mas vejamos o contexto do texto a qual você não ousou em postar, 

Contexto que você ousou mudar na tentativa de refutar aquilo que nunca conseguirá negar.

Clébio escreveu:talvez porque não faria tão bem à heresia da imortalidade da alma

Você por acaso tem como mostrar alguma heresia sobre a imortalidade da alma ?

Por certo não tem,, portanto fica aqui o conselho de quem lhe quer bem,
não volte a apontar heresia onde ela não existe.

Clébio escreveu:Apocalipse 6

8  E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte;
e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, 
com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram 
mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, 
não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Clébio-
Veja as incoerências:

As únicas incoerências vão ser as palavras que você escreveu.

Clébio escreveu:1 - O sangue de Abel clama (cf Gn 4:10), bem como a sabedoria (cf Pv 1:20). 

Clébio-
Será que o fato de clamar é requisito básico para ser um ser que tem imortalidade?

Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. 
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão
-Lucas 19:38-40-

Evidentemente que não, por isso é que JESUS falou que se os seus discípulos
se calassem até as pedras (inanimadas) clamariam.

Assim você está a misturar uma coisa com a outra, clamar não é requisito básico
para nada,, por isso a sua pergunta é sem sentido e equivocada.

Clébio escreveu:2 - . Se até o trovão fala no Apocalipse (cf. Ap.10:3),

E você está a duvidar que os trovões emitiram as suas vozes 
e que João entendeu e que ia escrever isso ?

E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, 
eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia
Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas. 
-Apocalipse 10:4-

A voz que veio do céu disse para João selar e não escrever o que
os sete trovões tinham emitido, portanto é certo que foi algo entendido.

Clébio escreveu:
e isso é claramente uma linguagem simbólica, por que as “almas” gritando
vingança no Céu tem que ser necessariamente literal? 

Se isso de fato é simbólico então a voz que veio do céu falou para João
selar e não escrever coisas simbólicas ?,, que ideia é a sua Clébio ?

E o que tem isso a ver com o que João viu ?

Porque se você não tiver essas almas a clamar literalmente, então também 
terá de colocar simbolicamente o restante dentro do mesmo assunto, e não
haverá almas dos que foram mortos pela palavra de DEUS etc etc.

__Clébio__
por que as “almas” gritando vingança no Céu tem que ser necessariamente literal? 

E porque não Clébio ?,,, afinal eles foram ou não foram mortos por amor da Palavra de DEUS ?

Clébio escreveu:Afinal, João escreveu um livro altamente simbólico:

Afinal você distorce é o que está escrito por João, e isso só para tentar dizer 
aquilo que João não falou. 

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito 
que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse 
o número de seus conservos e seus irmãosque haviam de ser mortos como eles foram. 
-Apocalipse 6:11-

Se Apoc: 6:10 é simbólico eles não foram mortos, nem tão pouco lhes foi falado para 
repousarem mais um pouco de tempo para o número dos conservos e irmãos mortos 
se completasse, e afinal não morreu ninguém segundo você quer dizer.

Clébio escreveu:“Quando ele bradou, os sete trovões falaram. Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes 
a escrever, mas ouvi uma voz do céu, que disse:  Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva”
 (cf. Ap.10:3,4). 
Dois pesos... duas medidas! 

Já lhe foi mostrado nas palavras de JESUS como até a pedras podem clamar, 
mas você quer que Apocalipse seja simbólico em todo o seu conteúdo.

Deveria começar por ouvir o que o Espírito diz ás igrejas,, porque com certeza
você está em uma dessas igrejas.

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu,  
para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;  
e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;  
-Apocalipse 1:1-

Também é simbólico as revelações de JESUS sobre as coisas que breve devem acontecer ?

Bem-aventurado aquele que lê
e os que ouvem as palavras desta profecia, 
e guardam as coisas que nela estão escritas
porque o tempo está próximo. 
-Apocalipse 1:3-

O que você afinal guarda das palavras dessa profecia se converte 
tudo em simbolismo ?,,, será que vai guardar alguma profecia ?

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir 
as palavras da profecia deste livro que, 
se alguém lhes acrescentar alguma coisa
Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, 
Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, 
e das coisas que estão escritas neste livro. 
-Apocalipse 22:18-19-

Faça então especial atenção ao que JESUS fala nessas palavras, pois elas são também 
para você ler e perceber,, e não tem ai nada de simbolismo.

Clébio escreveu:
3 - Ademais, o paraíso não é um lugar onde almas ficam inquietas, gritando 
em alta voz” (cf. Ap.6:10) em seus clamores por vingança contra os seus inimigos,

Deixe de inventar Clébio,, o texto citado não tem escrito paraíso.

E se está incomodado com as almas a clamarem isso é problema seu,
porque João escreveu aquilo que viu

Clébio escreveu:muito pelo contrário, é exatamente o inverso: 

Inverso são as suas ideias, pois tenta mudar o que não pode ser mudado.

Clébio escreveu:é o momento em que as pessoas recebem a sua merecida recompensa e entram no conforto do Pai, no lugar no qual 

“Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor,
porque as primeiras coisas passaram” 
(cf. Ap.21:4). 

Qual momento Clébio ?,,, por acaso naqueles textos já tinha chegado o que é depois
apontado em Ap:21:4 ?,,, você não sabe ver a ordem dos acontecimentos ?

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que 
repousassem ainda um pouco de tempoaté que também se completasse 
o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. 

Acaso quando João viu essas almas debaixo do altar já estava completo o número 
dos seus conservos e irmão que haviam de ser mortos como eles foram ?

Mais uma vez você inventou e distorceu os textos para dizer o que não está escrito.

Clébio escreveu:Se não há mais dor, nem luto e nem lágrima na presença de Deus,

Se você no minimo fosse ler com atenção o que está escrito seria mais fácil.

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; 
e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, 
e pela palavra de Deuse que não adoraram a besta, nem a sua imagem
e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; 
e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 
-Apocalipse 20:4-

E estas almas Clébio ?,,, não são elas os que não adoraram a besta ?

Não são elas daqueles que foram degoladas pelo testemunho de JESUS e pela palavra de DEUS ?

Não são estas almas que reviveram (em um corpo de carne) e reinaram 1000 anos com CRISTO ?

Qual é o simbolismo que consegue apontar ?

Clébio escreveu:então é totalmente inconcebível que haja literalmente almas clamando por vingança contra os seus inimigos, aos gritos!

Se não é concebível para você, então isso é algo que terá que lidar por si próprio,
porque são os textos citados que tem isso escrito.

E clamar não é sinônimo de gritos,, pare de acrescentar coisas que não estão escritas.

Clébio escreveu:O Céu é exatamente o inverso disso, é um lugar de paz, adoração e louvor ao nosso Deus...

Onde no texto citado diz que é esse céu que você está a pensar ?

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas 
e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo
até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, 
que haviam de ser mortos como eles foram. 

Então você só tem uma maneira de conciliar tudo isso, que é perceber a parte
do texto que fala para eles repousarem ainda um pouco de tempo, porque ali
aconteceu o que João viu,, e não será você quem terá como dizer o contrário.

Clébio escreveu:O Paraíso, contudo, é chamado de local do descanso (cf. Ap.14:13), 

O texto citado não diz que eles estão no paraíso,, isso é invenção sua,
e mesmo que fosse não mudaria aquilo que os textos dizem.

E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: 
Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. 
Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. 
-Apocalipse 14:13-

O texto que cita não fala nada de paraíso,, mas sim fala dos que morrem no Senhor,
os quais depois de mortos descansam, e as suas obras (feitas enquanto vivos) os seguem.

Clébio escreveu:
precisamente porque não nos preocuparemos mais com isso, 
mas desfrutaremos do máximo da comunhão com o Senhor. 

Mais precisamente você só veio foi inventar coisas, os textos citados 
dizem exatamente aquilo que você não quer ler.

Clébio escreveu:Por isso amigo Tzaruch, cai por terra o argumento de Ap. 6:9 para provar a imortalidade da alma, lamento...

Toda a sua resposta acabou de ser refutada, pois os argumentos que tentou apresentar
não passaram de invenções suas e de distorções daquilo que está escrito.

Também o texto de Ap 6:9 não está sozinho para provar imortalidade da alma,
ele apenas foi citado para você dar uma resposta que afinal não sabe dar.

E dessa forma foi o seu argumento que não conseguiu se sustentar.

lamento... escreveu:lamento...

As suas lamentações não servem para nada,, porque se baseiam no 
que pensa ter feitoe não no que na realidade fez.(ou melhor,, não fez)

Já que não soube responder a esses dois textos de Apocalipse,, tente agora 
com o seguinte texto do AT,,, mas aqui nem pense sequer em simbolismos.

Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, 
e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. 
E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. 
E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, 
e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. 
-1 Reis 17:21-23-

Consegue ver que o corpo de carne estava morto porque a alma tinha saído ?

Percebeu que a alma ao tornar a entrar no corpo este reviveu ?

E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma ( porque morreu ),
chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. 
Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém. 
-Gênesis 35:18~19-

E aqui,,, consegue ver que a alma saindo de dentro do corpo de Raquel esse corpo morreu ?

E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela,
caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio 
durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, 
disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. 
-Atos 20:9-10-

Também aqui Paulo mostra claramente que a alma não é o corpo de carne como
muitos querem dizer,, tanto é que falou que a alma desse jovem estava nele "no corpo".

Inclusive na bíblia a um corpo morto (cadáver) não é chamado de alma, e isso porque
simplesmente já não tem nenhuma alma dentro desse corpo, mas enquanto estiver
vivo o corpo chama-se de alma vivente, porque essa alma vive na carne.

Qual é afinal a sua dúvida Clébio ?,, pensou mesmo que era um texto isolado ?

Quantos textos mais você precisa para perceber que não tem argumentação ?

.
Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Palmas/TO
Religião : Espiritista
Igreja : Vale do Amanhecer
Mensagens Curtidas : 43
Pontos de participação : 1550

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Qui 04 Ago 2016, 21:22

@Ernesto
Peço que menciones as heresias que dizes eu ter escrito.
Uma Obs. Não confunda o espirito do homem com o Espirito Santo.

@Anderson
Ernesto, eu não disse que você falou "heresias". Eu disse que você disse que a doutrina espírita diz muita "heresia sobre a Bíblia".
Ernesto, "Espirito Santo" é o espirito de Deus. Eu não tenho nenhuma duvida aqui.

@Ernesto
Você também fez a seguinte afirmação: "O que eu te escrevo não são heresias, são a pura palavra de Deus, e se alguém pensa diferente é porque não está de acordo com a bíblia."

@Anderson
Volto a dizer em nenhum momento lhe acusei de herege.
Se o que você diz são puras palavras de Deus... Graças a Deus. Também em nenhum momento lhe disse que não são.
Quanto alguém pensar diferente do Senhor, me desculpe mais lhe faltou humildade em aceitar que não é o detentor da verdadeira interpretação da Bíblia. Percebe que a sua afirmação coloca a maioria, talvez algo em torno de 99% aqui do fórum como "NÃO ESTAR DE ACORDO COM A BÍBLIA". Agora imagina se levarmos isso para fora.

@Ernesto
Meu caro Anderson, eu fiquei confuso com a sua mensagem, porque jamais eu pretendi te magoar, visto que vc. apresentou uma doutrina espirita eu apenas mencionei que a doutrina espirita não acompanha a doutrina bíblica.

@Anderson
Ernesto, apresentei uma doutrina espírita porque sou espírita. Quanto ser contrario a Bíblia quem em algum ponto não é.

Voltando ao tópico: O homem tem uma Alma, tem um espírito e tem um corpo. Essa é a estrutura do homem na terra.

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qui 04 Ago 2016, 22:18

.
Resposta à Mensagem Nº124

Olá Ernesto.

Ernesto escreveu:Eu apresentei o verdadeiro sentido da alma dentro da bíblia,

Será que apresentou mesmo ?,, então qual é o motivo de você fugir dos assuntos
quando é refutado e questionado pelos erros que escreve ?

É fácil você dizer que diz,, difícil é provar e sustentar essas afirmações.

Ernesto escreveu:eu sei que os imortalistas interpretam diferente certos textos bíblicos.

Você é que interpreta diferente a verdade que está escrita na Bíblia,
tanto é que quando apontou mentiras ao Tzaruch ele mesmo mostrou
todas as mentiras que você tinha falado,, e não até hoje não negou
nada do que lhe foi apontado.

Ernesto escreveu:mas eu apresentei provas concretas dentro das bíblia Gen 2:7, que a alma é formada com a matéria física,

Deve ser por isso que você não consegue refutar os seguintes textos....

Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, 
e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. 
E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa,
e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
-1 Reis 17:21-23-

E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma ( porque morreu ),
chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. 
Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém. 
-Gênesis 35:18~19-

Então ? a alma é mesmo formada de matéria física ? ,,, qual foi então a matéria física
que ao sair do corpo de Raquel e desse menino fez com que o corpo ficasse morto ?

Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus 
encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. 
-1 Pedro 4:19-

Quem vai encomendar carne morta, como ao fiel Criador ?

Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens
mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. 
-Lucas 9:56-

Desde quando o Filho do homem veio salvar carne ?

Ernesto, uma vez mais não responda,, porque você não tem como responder.

.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qui 04 Ago 2016, 22:25

.
Resposta à Mensagem Nº124

Olá Ernesto.

Ernesto escreveu:Uma Obs. Não confunda o espirito do homem com o Espirito Santo.

De novo este assunto ?

Vai começar de novo a afirmar coisas que não estão escritas para dizer o que ninguém pode ler ?

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne,
para nos corrigirem, e nós os reverenciamos;
não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

-Hebreus 12:9-

Afinal DEUS é ou não é o Pai dos espíritos ?

.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1003
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1890

Mensagem por Clébio em Sex 05 Ago 2016, 10:42

Tzaruch escreveu:Clébio,,, foi feita uma pergunta, mas isso não significa que o texto citado
para apontar a imortalidade da alma seja um texto isolado.

Somente você pensou tal coisa,, pois existem MUITOS OUTROS TEXTOS que
acompanham com esse de forma a não ficar isolado.

E um que será citado mais na frente é -Apocalipse 20:4-.

Pois bem amigo Tzaruch, qual é a regra que você adotou para provar que a PALAVRA ALMA no texto tem que se referir a ALMA IMORTAL?

Agora uma pequena análise do outro texto que você apresenta, vejamos:  

“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (cf. Apocalipse 20:4)

1 - Aqui só há vida depois da ressurreição;

2 - É evidente que a linguagem do capítulo 6 é claramente simbólica, pois as almas não revivem senão na ressurreição (cap.20), após todos os acontecimentos apocalípticos tiverem término. O Céu não é um lugar onde almas agonizam-se debaixo de um altar em seus gritos por vingança, mas sim o local onde somos tomados da mais profunda alegria que jamais seria possível sentir nesta vida. Isso é estar na presença de Deus!  

As almas que clamavam em alta voz por vingança era uma representação daqueles mártires que deram a sua vida pelo evangelho, daqueles que, enquanto vivos, clamavam em alta voz contra os terrores daqueles que pronunciavam morte e perseguição a eles. O que é ensinado simbolicamente em Apocalipse é que estas almas que clamavam em alta voz enquanto eram martirizadas pelo Império Romano (pela “Babilônia” espiritual) seriam vingadas, e para isso restaria mais algum tempo, até que se completassem o número dos seus conservos e irmãos que deveriam ser mortos como eles.

Jamais estava ensinando que depois da morte dos mártires, depois deles sofrerem tanto aqui nesta vida, eles sobem ao Paraíso e continuam agonizando debaixo de um altar em gritos por vingança! Prova maior ainda de que se trata de uma simbologia apocalíptica é o fato de que as almas não ficariam gritando debaixo de um altar, sofrendo aflitas, clamando em altos brados por vingança contra os inimigos.

Além de “incomodar” os outros moradores do Céu (que diferentemente daquelas “almas” deviam certamente estar curtindo o Paraíso, e não clamando vingança), isto nem é do espírito cristão, que manda “amar os inimigos, e orar por eles” (cf. Mt.5:44). Desta maneira, além de proferir que o Céu assim como a terra é um local de agonia e de sentimentos de vingança, eles estariam descumprindo totalmente aquilo que o próprio Cristo ensinou biblicamente sobre o que fazer com os seus inimigos.

Além disso, se fossem “espíritos” ( seres imponderáveis, fluídicos e abstratos, como querem os imortalistas), como se concede eles estarem trajando “vestes brancas” e tivessem “palmeiras nas mãos”? Isso fica claro nessa passagem:

“Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmeiras nas mãos; e um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (cf. Apocalipse 7:9-14)

O imaterial não se veste de algo físico. E o que dizer das “palmeiras”, que se levavam nas mãos? Eram palmeiras imateriais e não-físicas também, igual o “espírito” que as segurava? Qual a base bíblica para uma palmeira invisível?

Não, tratava-se de uma visão. Tudo era simbólico.

Tzaruch escreveu:Contexto que você ousou mudar na tentativa de refutar aquilo que nunca conseguirá negar

Lá vem as acusações...

Então acuse a Bíblia, pois é ela que nos ensina isso. Reclame com ela...

Agora, se não consegue compreender, peça a ajuda que te ensino e não cobro nada por isso....

Tzaruch escreveu:Você por acaso tem como mostrar alguma heresia sobre a imortalidade da alma ?

Leia e releia tudo que já escrevi que vai perceber isso claramente...

Tzaruch escreveu:Deixe de inventar Clébio,, o texto citado não tem escrito paraíso.

E estas almas indicadas por você tava no hades ou no paraíso/céu?

Tzaruch escreveu:Qual é afinal a sua dúvida Clébio ?,, pensou mesmo que era um texto isolado ?

Errado nobre amigo, não tenho dúvida nenhuma, nunca duvide disso e já venho provando em todas as minhas posts dirigidas a você, basta ler com carinho e muita atenção...

Fica na paz meu bom amigo...

Clébio
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Sab 06 Ago 2016, 04:16

.
Resposta à Mensagem Nº129

Olá Clébio.

Clébio escreveu:Agora uma pequena análise do outro texto que você apresenta, vejamos: 

Por favor confirme.

Já terminou de responder à mensagem Nº125 que é uma refutação da sua mensagem Nº120 ?

É só isso que tem a repetir sobre as interpretações e erros que lhe foram apontados ?

Não tem mais nada para responder em defesa ou a contra argumentar ?

.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Sab 06 Ago 2016, 13:31

Tzaruch escreveu:Não tem mais nada para responder em defesa ou a contra argumentar ?

Só quando você conseguir me mostrar que a alma seja imortal...

Ficarei no aguardo...

Clébio
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Sab 06 Ago 2016, 15:12

.

Olá Clébio.

REPETEKO.....

Por favor confirme.

Já terminou de responder à mensagem Nº125 que é uma refutação da sua mensagem Nº120 ?

.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Sab 06 Ago 2016, 15:26

Tzaruch,

Deixe de enrolação e me prove que a Alma é IMORTAL....

ficarei no aguardo...

Clébio
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Sab 06 Ago 2016, 21:30

.
Olá Clébio.

Clébio escreveu:Deixe de enrolação e me prove que a Alma é IMORTAL....

Enrolação é da sua parte, a Mensagem Nº120 já está a provar que a alma é imortal
e não deixa de existir quando ela sai do corpo de carne morre.

Mas você não tentou sequer refutar essa resposta,, não citou nada a apontar erros,
nem deu melhor entendimento,,, e isso porque não tem como o fazer.

Clébio escreveu:ficarei no aguardo...

Cite a mensagem Nº125,, tente refutar o que lá está escrito, porque na verdade
todos estão a esperar sobre o que tem a dizer e que tanto evita falar dessa Msn.

.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Dom 07 Ago 2016, 14:01

Tzaruch escreveu:
Enrolação é da sua parte, a Mensagem Nº120 já está a provar que a alma é imortal
e não deixa de existir quando ela sai do corpo de carne morre.

Mas você não tentou sequer refutar essa resposta,, não citou nada a apontar erros,
nem deu melhor entendimento,,, e isso porque não tem como o fazer.

ERRADO!!!!!

Tratávamos sobre Ap 6:9 e eu te refutei na post 120 da seguinte maneira:

Clébio escreveu:Apoiar em texto isolado bem como numa visão não vai te apoiar muito para provar a imortalidade da alma. Mas vejamos o contexto do texto a qual você não ousou em postar, talvez porque não faria tão bem à heresia da imortalidade da alma

Apocalipse 6

8  E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Veja as incoerências:

1 - O sangue de Abel clama (cf Gn 4:10), bem como a sabedoria (cf Pv 1:20). Será que o fato de clamar é requisito básico para ser um ser que tem imortalidade?

2 - . Se até o trovão fala no Apocalipse (cf. Ap.10:3), e isso é claramente uma linguagem simbólica, por que as “almas” gritando vingança no Céu tem que ser necessariamente literal?

Afinal, João escreveu um livro altamente simbólico: “Quando ele bradou, os sete trovões falaram. Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz do céu, que disse:  Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva” (cf. Ap.10:3,4). Dois pesos... duas medidas!

3 - Ademais, o paraíso não é um lugar onde almas ficam inquietas, gritando “em alta voz” (cf. Ap.6:10) em seus clamores por vingança contra os seus inimigos, muito pelo contrário, é exatamente o inverso: é o momento em que as pessoas recebem a sua merecida recompensa e entram no conforto do Pai, no lugar no qual “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (cf. Ap.21:4).

Se não há mais dor, nem luto e nem lágrima na presença de Deus, então é totalmente inconcebível que haja literalmente almas clamando por vingança contra os seus inimigos, aos gritos! O Céu é exatamente o inverso disso, é um lugar de paz, adoração e louvor ao nosso Deus...

O Paraíso, contudo, é chamado de local do descanso (cf. Ap.14:13), precisamente porque não nos preocuparemos mais com isso, mas desfrutaremos do máximo da comunhão com o Senhor.

Por isso amigo Tzaruch, cai por terra o argumento de Ap. 6:9 para provar a imortalidade da alma, lamento...

Fique na paz...

Clébio

E agora vai continuar dizendo que não te respondi?

Tzaruch escreveu:
Cite a mensagem Nº125,, tente refutar o que lá está escrito, porque na verdade
todos estão a esperar sobre o que tem a dizer e que tanto evita falar dessa Msn.

Qto a isso eu já te respondi na post 129 e o que eu deixei de comentar foi questões que nada tinham a ver com a imortalidade da alma, o que não faço questão nem de ler...

E por falar nisso, onde está a sua refutação à minha post 129?

Fico no aguardo...

Clébio

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2061
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5222

Mensagem por Edison em Dom 07 Ago 2016, 14:15

Clébio postou em resposta ao Tzaruch:

Pois bem amigo Tzaruch, qual é a regra que você adotou para provar que a PALAVRA ALMA no texto tem que se referir a ALMA IMORTAL?

Agora uma pequena análise do outro texto que você apresenta, vejamos:

“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (cf. Apocalipse 20:4)

1 - Aqui só há vida depois da ressurreição;

Aqui tem traduções que diz "reviveram" e outras que diz "viveram". De qualquer maneira isso acontece por ocasião das vésperas da primeira ressurreição. São cristãos que são mortos no início da Grande Tribulação e alcançam as bodas.

2 - É evidente que a linguagem do capítulo 6 é claramente simbólica, pois as almas não revivem senão na ressurreição (cap.20), após todos os acontecimentos apocalípticos tiverem término. O Céu não é um lugar onde almas agonizam-se debaixo de um altar em seus gritos por vingança, mas sim o local onde somos tomados da mais profunda alegria que jamais seria possível sentir nesta vida. Isso é estar na presença de Deus!

As almas que clamavam em alta voz por vingança era uma representação daqueles mártires que deram a sua vida pelo evangelho, daqueles que, enquanto vivos, clamavam em alta voz contra os terrores daqueles que pronunciavam morte e perseguição a eles. O que é ensinado simbolicamente em Apocalipse é que estas almas que clamavam em alta voz enquanto eram martirizadas pelo Império Romano (pela “Babilônia” espiritual) seriam vingadas, e para isso restaria mais algum tempo, até que se completassem o número dos seus conservos e irmãos que deveriam ser mortos como eles.

Jamais estava ensinando que depois da morte dos mártires, depois deles sofrerem tanto aqui nesta vida, eles sobem ao Paraíso e continuam agonizando debaixo de um altar em gritos por vingança! Prova maior ainda de que se trata de uma simbologia apocalíptica é o fato de que as almas não ficariam gritando debaixo de um altar, sofrendo aflitas, clamando em altos brados por vingança contra os inimigos.

Além de “incomodar” os outros moradores do Céu (que diferentemente daquelas “almas” deviam certamente estar curtindo o Paraíso, e não clamando vingança), isto nem é do espírito cristão, que manda “amar os inimigos, e orar por eles” (cf. Mt.5:44). Desta maneira, além de proferir que o Céu assim como a terra é um local de agonia e de sentimentos de vingança, eles estariam descumprindo totalmente aquilo que o próprio Cristo ensinou biblicamente sobre o que fazer com os seus inimigos.

O que fica claro é que esse pessoal de Apoc. 6:9 não são cristãos. Estamos em pleno desenrolar dos acontecimentos inerentes à abertura do 5o selo. Neste tempo o arrebatamento já se foi, Deus se volta para os judeus, é tempo das duas testemunhas de Apoc. 11 quando apresentam o Evangelho do Senhor Jesus para Israel, ocasião em que os 144.000 crerão. É tempo de martírio para os judeus, tempo quando trair-se-ão uns aos outros e de ódio mútuo (Mat. 24:9-13). É tempo de domínio do anti-Cristo, o homem do pecado.

Então estas almas, são judeus que morreram sob os ditames da lei moisaica, que determinava o "olho por olho", "aquele que com ferro fere com ferro será ferido", ou seja, morreram sob a lei conforme Deut. 19:11-13, por exemplo.
O cristão não clama por vingança. Veja o exemplo do Senhor Jesus......."Pai, perdoam-lhes porque não sabem o que faz", ou então Estevão que dizia: "Senhor, não lhes imputem esse pecado".

Agora, estas pessoas não estavam em tormento, em agonia, em desespero, ou algo assim. Eles estavam somente reivindicando a fé da Palavra que viveram. Eles estavam vivos e tinham consciência das coisas. Essas pessoas estão vivendo naquele corpo de II Cor. 5:1-8 / I Cor. 15:40.
Eles estão ali numa outra dimensão, que é a região dos salvos. Não são pessoas imaginárias, abstratas ou apenas imagens holográficas que João estava vendo. Aquilo estava no futuro. Como eu disse, o quinto selo já é Deus tratando novamente com os judeus. Tem início a grande tribulação, é tempo de arrebatamento da Igreja ocasião em que alguns membros da Igreja serão mortos porque o arrebatamento acontece em meio a um grande aperto para o Corpo de Cristo. Vide abertura do 4o selo. É em meio a isso que Deus tira Sua Igreja da terra.

O, digamos, "mundo espiritual" é uma realidade.
Olhe o que Paulo escreveu aos romanos 1:20: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis"

"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele" (Colossenses 1:16).

De onde vieram o Moisés e o Elias para se encontrarem com Jesus, Pedro, Tiago e João ali no monte em Mat. 17?

Aquilo foi um fato. Não foi um êxtase coletivo. Eles estavam ali no monte, assim como aqueles judeus estavam lá em Apoc. 6:9.

Eu não vejo qual é a dificuldade de se crer nisso? O que isso impede na salvação de cada um de nós?

Se alguém crê que ao morrer vira um monte de elementos químicos e nada mais, o que isso o impede de estar na ressurreição?

E se eu creio que ao morrermos temos uma alma conforme II Cor. 5:1-8 e que na ressurreição essa alma se funde novamente com o corpo físico ressuscitado, o que isso impede na salvação?

Além disso, se fossem “espíritos” ( seres imponderáveis, fluídicos e abstratos, como querem os imortalistas), como se concede eles estarem trajando “vestes brancas” e tivessem “palmeiras nas mãos”? Isso fica claro nessa passagem:

“Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmeiras nas mãos; e um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (cf. Apocalipse 7:9-14)

O imaterial não se veste de algo físico. E o que dizer das “palmeiras”, que se levavam nas mãos? Eram palmeiras imateriais e não-físicas também, igual o “espírito” que as segurava? Qual a base bíblica para uma palmeira invisível?

Não, tratava-se de uma visão. Tudo era simbólico.

Veja, o Jacó lutou com um anjo e até se machucou. Deus e mais dois anjos desceram até a casa do Abraão e comeram, beberam, lavaram os pés, conversaram e depois foram embora.
Eu não sei explicar isso. Mas creio que aconteceu exatamente como está escrito.
Eu não sei explicar o Melquisedeque ser um homem sem pai, sem mãe, sem princípio de dias e nem fim de vida, comendo, ceando com Abraão.

Nem toda visão é um acontecimento abstrato.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2189
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 5785

Mensagem por Gilcimar em Dom 07 Ago 2016, 14:30

Análise:

Tzruch usa Apocalipse 6:9 como uma das provas da imortalidade incondicional da alma desencarnada......

Na postagem 119 Tzaruch escreveu:E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos
por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
-Apocalipse 6:9-

E como é que você chama a essas almas debaixo do altar dos que foram mortos ?

Clébio respondeu quando escreveu:Apoiar em texto isolado bem como numa visão não vai te apoiar muito para provar a imortalidade da alma. Mas vejamos o contexto do texto a qual você não ousou em postar, talvez porque não faria tão bem à heresia da imortalidade da alma

Apocalipse 6

8  E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Veja as incoerências:

1 - O sangue de Abel clama (cf Gn 4:10), bem como a sabedoria (cf Pv 1:20). Será que o fato de clamar é requisito básico para ser um ser que tem imortalidade?

2 - . Se até o trovão fala no Apocalipse (cf. Ap.10:3), e isso é claramente uma linguagem simbólica, por que as “almas” gritando vingança no Céu tem que ser necessariamente literal?

Afinal, João escreveu um livro altamente simbólico: “Quando ele bradou, os sete trovões falaram. Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz do céu, que disse:  Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva” (cf. Ap.10:3,4). Dois pesos... duas medidas!

3 - Ademais, o paraíso não é um lugar onde almas ficam inquietas, gritando “em alta voz” (cf. Ap.6:10) em seus clamores por vingança contra os seus inimigos, muito pelo contrário, é exatamente o inverso: é o momento em que as pessoas recebem a sua merecida recompensa e entram no conforto do Pai, no lugar no qual “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (cf. Ap.21:4).

Se não há mais dor, nem luto e nem lágrima na presença de Deus, então é totalmente inconcebível que haja literalmente almas clamando por vingança contra os seus inimigos, aos gritos! O Céu é exatamente o inverso disso, é um lugar de paz, adoração e louvor ao nosso Deus...

O Paraíso, contudo, é chamado de local do descanso (cf. Ap.14:13), precisamente porque não nos preocuparemos mais com isso, mas desfrutaremos do máximo da comunhão com o Senhor.

Por isso amigo Tzaruch, cai por terra o argumento de Ap. 6:9 para provar a imortalidade da alma, lamento...

Minha observação:

Apocalipse não é 100% simbólico e nem 100% literal mas é muito inseguro usar qualquer texto do Apocalipse sem provar ou usar um critério seguro para dizer o que é literal ou não...

Como o Tzaruch decide por ele mesmo que as "almas gritando" é uma situação literal e real mas tudo envolvido com essas "almas gritando" é figuras ou símbolos?

1-Eles estavam debaixo de um altar real agonizando e clamando por vingança realmente?
2-Se é literal e real que as almas dos justos vão para o Céu e ficam debaixo de um altar então porque Jó agradeceu a Deus da alma dele não ter IDO PARA A COVA segundo Jó 33:28? ( Talvez teria que ter agradecido de não ter ido para o tal inferno mitológico defendido por alguns mas nem neste assunto jó tocou)

Eu gostaria que o Tzaruch caso queira responder minha postagem não responde me fazendo mais perguntas como tem o costume de fazer mas responda cada observação para depois me fazer perguntas ....

E responda de acordo com o contexto de cada observação e se tiver duvida do contexto me questionei em qual contexto observei...

Tá muito claro que eu questionei a regra que você usou para decidir num Livro cheio de figuras o que é literal e o que é figura e não concordo que deva jogar o texto de qualquer jeito para teu oponente como se já fosse uma prova de tua tese num texto citado de um livro cheio de figuras...

A resposta do Clébio foi muito boa e eu terei mais observações para fazer mas vamos ver como você reagir e se vai responder conforme eu observei fazendo suas perguntas só depois que responder as minhas nos contextos perguntados...

Abraços!!!!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 18:04