Mais algumas características das visões de Daniel:
Os impérios nas visões algumas vezes são representados por bestas feras: Daniel 7 e Daniel 8.
E os chifres podem ser tantos apenas um rei quanto representarem um reino.
Mas nunca um império pode ser representado como um chifre ou ponta.
Por isso mesmo, a ponta mui pequena de Daniel 8 jamais poderia ser Roma; pois Roma em Daniel 7 foi representado por uma besta terrível (que sequer tinha aparência semelhante neste mundo) e ela tinha 10 chifres.
Então, Daniel 8 não poderia quebrar esta característica e representar Roma como agora na visão do capítulo 8, comparando-a c/ uma ponta mui pequena.
Pois as visões seguem somente uma linha.
Assim sendo, a ponta mui pequena de Daniel 8 é também a (mesma) ponta pequena de Daniel 7.
E na verdade o que ocorre (e que, com dificuldade conseguimos entender) é que a visão de Daniel 7 é uma visão que mostra todos os impérios mundiais (a partir de Babilônia) de forma linear apresentando-os sequencialmente um a um sem restrição alguma.
Já a visão de Daniel 8 não segue esta característica; pois ela é uma visão paralela a um período profético apenas; o das 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus.
Por isso é que embora Daniel recebera a visão no 3º ano de Belsazar (império babilônico) mas a visão não mostra Babilôna, a omite (como se não existisse), e inicia-se no próximo império (Medos e Persas), e segue ao próximo império (Grego) e acompanha a sua divisão em 4 partes, e se detém na respectiva divisão - e não mostra Roma (como se Roma também não existisse) e depois realiza um SALTO no TEMPO e na HISTÓRIA passando a mostrar o que ocorrerá precisamente no período de 7 anos da 70ª semana da profecia de Daniel 9.
E embora a visão de Daniel 8 só vise mostrar os impérios e potências mundiais que governam durante as 7 semanas + 62 semanas + 1 semana (das 70 semanas); ou seja, embora a visão só se ocupe a mostrar os impérios (e não os eventos de Jerusalém), contudo durante a 70ª semana da profecia, a potência a governar, a Ponta Mui Pequena - ela exatamente instalará o seu governo Mundial exatamente e tão somente em JERUSALÉM.
Por isso, neste período profético de ambas as visões: Daniel 9 e Daniel 8 (uma seguindo os eventos em Jerusalém - e outra acompanhando as potências a governarem o período) se encontram a falar não somente do mesmo período histórico (da 70ª semana) quanto também no mesmo evento histórico - porquanto se cumprirão na cidade santa.
Por isso, Daniel 8 fala somente dos impérios (Medos e Persas e Grécia) e ao citar a ponta mui pequena, e o seu engrandecimento ao céu, e ao Príncipe do exército, a correlaciona ao santuário (Templo) e ao retirar-se do sacrifício contínuo. Pois tomará a cidade santa e, como diz São Paulo aos Tessalonicenses:
"O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (II Tes. 2:4)
"E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem." (II Tes. 2:8-10)
Por isso diz também Apocalipse:
"E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. (Apc. 11:1-2)
Diz também:
"E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses." (Apc. 13:5)
"E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação." (Apc. 13:6-7)
"E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens." (Apc. 13:13)
"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." (Apc. 13:16-18)