F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

Compartilhe

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 28 Abr 2014, 21:59

Boa noite

Rasabino

Você não entende mesmo não é, mais uma vez.. Por que matar outro ser vivo para expiar  pecados, entenda que esse ritual macabro não era um ato  inclusivo praticado pela tua crênça, mais em todos mitos na era primitiva. É nesse sentido que gera a pergunta ................. PORQUE SANGUE?

Cara o Livro de Levítico parece  mais um fetiche estranho para um ser sobrenatural. E por que o sangue sacrificado é a única maneira de aliviar pecados? 

Pensa comigo,  É Impossivel Acreditar em um Ente Que Cria o Mundo Para Que uns Comam os Outros Para Sobreviver e Depois Diga: NAO MATARÁS

Almoedo

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1166

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 08:08

Rasabino,

Segue comentários:

Primeiro, não creio que Abrão fosse um pagão. Trabalhava numa terra pagã. Seu pai servia a deuses pagãos de onde vinha o sustento familiar. Mas a escritura não diz que Abrão era pagão ou que servia juntamente com seu pai a deuses pagãos!

Porque não? A nação inteira era pagã, isto também o incluia.
O que te faz pensar que ele era um santinho?
O cara nasceu, se criou neste contexto todo e não foi afetado por ele?
Da caldéia, de onde ele veio, havia uma infinidade de divindades para se adorar.
Sacrificar filhos e filhas era comum em sua região.
Ao ser solicitado para que fizesse a mesma coisa com o seu filho, ele aceitou com total naturalidade, não era novidade para ele, visto já conhecer os procedimentos que seu povo fazia para reverenciar Moloque.

O ato de sair de sua terra, em direção ao deserto, por ordem de uma divindade que apareceu a ele e solicitou que lhe fizesse um sacrifício, não lhe pareceu estranho por já ter conhecimento prévio do que se tratava, aquilo não era novidade.

A solicitação da nova divindade em nada diferiu das práticas já conhecidas dos deuses pagãos.

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2869

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 08:21

Rasabino,

Segue comentários:

Passar pelo rio (Hebreu) era justamente a separação dos costumes e culturas dos povos. Abraão fez esta viagem, afim de ser ensinado por Deus a não agir de acordo com os costumes dos povos pagãos. O sacrifício de pessoas era uma das coisas que Abraão aprendeu que Deus não aceitaria.

Se ele aprendeu a lição, porque então fez com tanta naturalidade e não questionou a intenção da divindade ao solicitar seu filho?

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 08:31

Rasabino,

Na minha mensagem de n. 49, ficou pendente de resposta de sua parte, quando eu questionei a relação que fizeste do sacrifício de Abraão/Isaque e Deus/Cristo, alí eu fiz as seguintes indagações:

Na comparação acima, Abraão oferece seu filho para agradar uma divindade. Se a comparação é verdadeira e pertinente ao caso, a divindade toma seu único filho e oferece em holocausto. Porém para agradar a quem? Para aplacar a ira de quem? de si mesmo?  

Simplificando a questão, a divindade oferece seu único filho para salvar a humanidade de quem ou do que?
Para salvar a humanidade de si mesmo? de sua própria ira?
Para salvar a humanidade de alguma outra divindade?

Márcio

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 10:26

Marcelo Almoedo escreveu:Você não entende mesmo não é, mais uma vez.. Por que matar outro ser vivo para expiar  pecados, entenda que esse ritual macabro não era um ato  inclusivo praticado pela tua crênça, mais em todos mitos na era primitiva. É nesse sentido que gera a pergunta ....PORQUE SANGUE?

Já te respondi. Se não houver o derramamento do sangue que carrega a vida (sacrifício de animais), não haverá substituição para o sangue que carrega a morte. Qualquer infante já teria entendido.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 10:35

Márcio escreveu:
O que te faz pensar que ele era um santinho?
O cara nasceu, se criou neste contexto todo e não foi afetado por ele?

Deus não escolheu a Abraão. Não esta afirmativa na escritura. Mas há princípios que podemos estudar para entendermos o por que ter sido Abraão o homem que ficou conhecido como "o pai da Fé".

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:17-21

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Resumindo: Não foi Deus que se aproximou ou buscou a Abraão. Mas tendo Abraão buscado ao Senhor:

Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Hebreus 11:8-10

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 10:43

Márcio escreveu:
Se ele aprendeu a lição, porque então fez com tanta naturalidade e não questionou a intenção da divindade ao solicitar seu filho? Márcio

Márcio, tem algo muito maior do que os sacrifício ali envolvido. Você está focando o sacrifício, mas o texto está focando a promessa:

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Gênesis 22:16-18

O questão em jogo ali não era a morte de Isaque. Não era nisto que Deus estava provando a Abraão, mas se Abraão teria fé para saber que a PALAVRA de Deus teria que se cumprir mesmo que Isaque viesse a morrer, ou seja, para que se cumprisse a PALAVRA anteriormente dada, Isaque, depois de morto, teria que ser ressuscitado!

É isto que está em jogo naquele momento, e foi somente por isso que Abraão ficou conhecido como o Pai da Fé! Fé na ressurreição dos mortos!

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. Gênesis 22:5

Ele sabia que Deus iria ressuscitar o seu Filho por causa a Sua Promessa. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 10:47

Márcio escreveu:
Na comparação acima, Abraão oferece seu filho para agradar uma divindade. Se a comparação é verdadeira e pertinente ao caso, a divindade toma seu único filho e oferece em holocausto. Porém para agradar a quem? Para aplacar a ira de quem? de si mesmo?  Simplificando a questão, a divindade oferece seu único filho para salvar a humanidade de quem ou do que?
Para salvar a humanidade de si mesmo? de sua própria ira?
Para salvar a humanidade de alguma outra divindade? Márcio

Não tem nada haver com "agradar" alguém ou aplacar a ira de Deus!

O que temos em nosso sangue? Morte, correto? Você está satisfeito com a tua morte??? Ou você quer ser "salvo" dela?

Jesus nos deu o Seu sangue carregado de vida eterna. Foi uma substituição de morte pela vida. O sangue de Cristo não apenas nos purifica os pecados mas nos traz vida eterna!

Esta é a salvação que está em todo o Evangelho:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. João 11:25

Esta é a única salvação possível aos homens: Ressurreição e vida eterna somente pelo sangue de Cristo!

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 11:51

Rasabino,

Segue comentários:

Não tem nada haver com "agradar" alguém ou aplacar a ira de Deus!

Tem a ver sim. A divindade não cobrou um sacrifício para limpar os pecados da humanidade? SIM ou NÃO?
Este sacrifício não deveria ser agradável, de aroma suave e etc... conforme preconizava levítico?  

O que temos em nosso sangue? Morte, correto? Você está satisfeito com a tua morte??? Ou você quer ser "salvo" dela?

Errado.
No sangue há vida. Levítico 17:11.

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 12:12

Rasabino,

Segue comentários:

Márcio, tem algo muito maior do que os sacrifício ali envolvido. Você está focando o sacrifício, mas o texto está focando a promessa:

Não. O foco é bem mais abrangente do que imaginas.
Vai desde o histórico de Abraão, como pagão em Ur, não é possível negligenciar um histórico de vida dentro de uma comunidade e simplesmente o indivíduo não ser influenciado em nada daquilo que viveu.

O questão em jogo ali não era a morte de Isaque. Não era nisto que Deus estava provando a Abraão, mas se Abraão teria fé para saber que a PALAVRA de Deus teria que se cumprir mesmo que Isaque viesse a morrer, ou seja, para que se cumprisse a PALAVRA anteriormente dada, Isaque, depois de morto, teria que ser ressuscitado! É isto que está em jogo naquele momento, e foi somente por isso que Abraão ficou conhecido como o Pai da Fé! Fé na ressurreição dos mortos!

Desculpe, não houve fé alguma na ocasião.
Abraão agiu em função de conhecimento prévio, de situações que já vivenciava em sua comunidade, onde era comum a divindade solicitar os filhos para se queimar no fogo.

A atribuição de que Abraão teve fé em uma ressurreição é uma dedução apenas humana. Não faria diferença para ele se morresse o filho dele ou não. Ele estava fazendo cegamente o que a divindade lhe havia instruído e terminaria o serviço se não fosse solicitado à abortar a missão.

Não é pertinente afirmar que Abraão cria ou tinha fé em uma ressurreição de Isaque, isto é especulação, é dar vazão à imaginação e suposição que o texto não afirma claramente.

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Ter 29 Abr 2014, 12:23

Rasabino,

Em um momento você diz: Deus não escolheu a Abraão. Não esta afirmativa na escritura.

Em outro momento você diz: Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu.

Afinal de contas quem chamou quem ? decida-se.

Em Hebreus 11:8, diz: Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Quem chamou Abraão? ou foi o contrário?

Quem disse a Abraão: Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que eu lhe mostrarei ?

Não faz sentido afirmar que Abraão escolheu a Deus, mediante um ato de fé. Isto ele passou a ter a partir de um relacionamento inicial, de uma chamado inicial, então a partir deste momento passou a crer. Não foi iniciativa de Abraão. Do contrário ele continuaria sua vida em Ur, seguindo os costumes locais.

Márcio

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 17:17

Márcio escreveu:

Tem a ver sim. A divindade não cobrou um sacrifício para limpar os pecados da humanidade? SIM ou NÃO? Este sacrifício não deveria ser agradável, de aroma suave e etc... conforme preconizava levítico?  

Márcio, gosto de debater contigo. Tem algo em você no qual me identifico...isso é bom! Vamos lá então:

Amado, a divindade (se está falando do Deus Eterno) não cobrou nada. Ouça:

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Gênesis 3:11

Esta foi ação humana!

E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21

Esta foi ação divina!

Quando Adão e Eva viram o Senhor matar (sangrar) um animal, tirar a pele dele, e vestir eles... foi daí que surgiu o entendimento acerca do sacrifício de animais.

A vergonha estava no homem e não em Deus. Vestir o homem para que ele (e não Deus) não ficasse nu (com medo/ envergonhado) na presença de Deus foi uma ação divina e não humana!

Agora ouça e compare:

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Apocalipse 3:18

Se você entender este verso, terá uma revelação!  Smile 

Márcio escreveu:No sangue há vida. Levítico 17:11.

No sangue de quem há vida??? Vamos ao contexto:

Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. Levítico 17:11 Márcio[/quote]

O sangue sobre o altar é humano?

Em qual sangue humano está a vida??? Que eu saiba somente no Verbo encarnado, haja vista, não foi gerado da carne nem do sangue de Maria ou de José!

O sangue de Cristo é sem morte. Um sangue incontaminado pelo pecado!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Ter 29 Abr 2014, 17:59

--

Almoedo... Seu problema pode ser resolvido com o espiritismo ou testemunhas de jeová.
Eles não acreditam na ressurreição corporea de Jesus.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Pontos de participação : 11674

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 29 Abr 2014, 18:05

Almoedo... Seu problema pode ser resolvido com o espiritismo ou testemunhas de jeová. 
Eles não acreditam na ressurreição corporea de Jesus.
Não entendi!!!!!!!!!!!!!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 18:48

Márcio escreveu:
Quem chamou Abraão? ou foi o contrário?

Quem disse a Abraão: Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que eu lhe mostrarei ?

Não faz sentido afirmar que Abraão escolheu a Deus, mediante um ato de fé. Isto ele passou a ter a partir de um relacionamento inicial, de uma chamado inicial, então a partir deste momento passou a crer. Não foi iniciativa de Abraão. Do contrário ele continuaria sua vida em Ur, seguindo os costumes locais.  Márcio

Eu ja respondi a estas perguntas em outro tópico ou post, só não me lembro onde! Acho que tô ficando véio! Razz 

Então vamos de novo:

Existem alguns princípios no relacionamento de homens pecadores com Deus:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:8-10

Não é Deus quem se apresenta ou se aproxima dos pecadores, e sim o contrário:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Agora, tendo Abraão buscado ao Senhor:

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui. Isaías 65:1

encontrou o seu chamado! Simples assim!  Smile

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Ter 29 Abr 2014, 18:54

Márcio escreveu:
A atribuição de que Abraão teve fé em uma ressurreição é uma dedução apenas humana. Márcio

Márcio, não é uma dedução, é uma interpretação do que disse Jesus:

Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:54-58

exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

Fala da ressurreição de Jesus, o Filho do Deus VIVO!
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Pontos de participação : 11674

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 29 Abr 2014, 19:43

Pense numa salada meu amigo que você faz com as palavras

Conteúdo patrocinado