F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+8
Schoeps
Jose Nildo
Maria Madalena
Samuel
Rasabino
Vasuilvan
Norberto
Gleison Elias
12 participantes

    Espírito peca?


    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1266
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Rasabino Sex 11 Abr 2014, 18:34

    Graça e Paz Madalena!

    Eu entendo o teu raciocínio porque lhe acompanho em outros debates e sei que para você o ser existencial em nós que vai para eternidade é o espirito, acertei? É o espirito que recebe corpo glorificado na eternidade, certo?
    Sendo assim, é o espirito que deve ser salvo e é o espirito que deve ser purificado, certo?

    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2255
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Maria Madalena Sex 11 Abr 2014, 19:13

    Rasabino
    A Paz de Deus

    Sim, Entendo que, para ser salvo, necessário é estar com vestes limpas e isso refere-se ao espírito.
    avatar
    Jose Nildo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 87
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Espírita Cristão (Kardecista)
    Igreja : Centro Espírita
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -2
    Pontos de participação : 86
    Data de inscrição : 17/09/2013

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re-Espírito Peca ?

    Mensagem por Jose Nildo Sex 11 Abr 2014, 21:40

    Gleison:

    Você pediu minha opinião a respeito do tema  “O Espírito Peca ?”. Relutei um pouco em participar ao perceber a confusão que se faz entre , , e . Quanto mais se pesquisa no Antigo Testamento, maior a confusão resultante !!

    Assim sendo, procurei o homem mais sábio da Bíblia, para conhecer a sua opinião a respeito do tema. Veja que decepção: “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica quanto ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura  como ao que  teme o juramento” Ec 9:2

    Mais adiante encontrei essas pérolas: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem  coisa nenhuma nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Ec. 9: 5-6” .

    Percebeu  que não adianta tanto apego ao Antigo Testamento, que em algumas passagens ele prega o contrário do que Jesus pregou?

    Voltando ao Tópico O Espírito peca ? Tenho plena convicção que o Espírito peca sim. É ele que comanda todas as ações do corpo fisico. O corpo por si só não passa de uma vestimenta para o Espírito a ele ligado. Tanto é verdade que quando o espírito se liberta, o corpo morre. Não pode viver sem o espírito ou alma (para mim, alma e espírito é a mesmíssima coisa).

    Consultemos o Novo Testamento. Em Mt 10:28:[ Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo.

    Mais adiante, em Mt 26:38: Então, lhes disse: a minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. E no verso 41: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

    E, finalmente, em Lucas 23:46 temos: Então Jesus clamou em alta voz: Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, dito isto, expirou.

    Estas citações provam que Jesus acreditava na alma IMORTAL e no espírito, diferentemente de Salomão o grande ATEU do Antigo Testamento

    Para mim o Espírito humano criado à semelhança de Deus é a obra prima da criação divina !! Nós não morreremos nunca. Só quando Deus quiser. Homem algum terá poder para destruir o Espírito Imortal. O corpo pode ser destruído facilmente. O Espirito (ou Alma) nunca!! jamais!!
    Samuel
    Samuel
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : Aguardando a Volta do meu Senhor!
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 65
    Idade : 30
    Cidade/Estado : Araçatuba/São Paulo
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Bíblica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 112
    Data de inscrição : 11/04/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Samuel Sex 11 Abr 2014, 23:14

    Paz

    Senhor Rasabino:
    Muito bom, gostei que você conhece o grego. Isto é muito importante.


    Falar que o nosso espírito é bom {sem pecado} é uma ideia gnóstica criada há aproximadamente 1900 anos. Cuidado ao crer nisto. O espírito peca. Quando o homem peca, ele peca por inteiro, e não apenas no corpo, e não apenas na alma.

    Não consigo entender que haja dois senhores dentro do corpo: espirito e alma. Portanto, apenas um deles é governo de tudo que somos, ou seja: Corpo, alma e espirito.

    Nosso "espirito" não é um ser dentro de outro ser, não tem volição ou vontade e portanto não peca! Nossa volição (Vontade) está na alma e não no espirito. Alma que muitas vezes chamamos de carne:

    A única vontade que pode combater com nossa alma é o ESPIRITO SANTO


    Agora que sei que você conhece grego, presumo que tenha um vasto conhecimento das doutrinas. A questão não é que há dois senhores. O que governa é o espírito, por isso quem não o tem (morto em seus delitos e pecados) não faz nada além de pecar.
    É por isso também que esta pessoa se torna escrava do pecado e não pode libertar-se a sí mesma. Suas ações são influenciadas por sua volição corrompida (alma), mas ela não tem controle sobre sí mesma (sem espírito) por isso uma pessoa não regenerada é chamada cega.

    Não há como duas partes do corpo pecarem e outra ficar aparte como um membro vestigial; se é que eu posso chamar assim.
    __________________________________________________________

    Paulo apenas diz que nossa alma (carne), deve ser purificada de todo "respirar de imundícia"

    Foi isso mesmo o que Paulo disse? Ok. Analise a seguinte situação!

    let us cleanse ourselves from all defilement of flesh and spirit - American Standard Version
    let us cleanse ourselves from all filthiness of the flesh and spirit - Authorized Version
    mundemus nos ab omni inquinamento carnis et spiritus - Vulgata

    παντὸς μολυσμοῦ σαρκὸς καὶ πνεύματος

    Em qualquer língua Paulo diz: impureza carne e espírito - molysmou sarkos kai pneumatos/μολυσμοῦ σαρκὸς καὶ πνεύματος
    ____________________________________________________


    Vou te propor uma questão fora dos homens. Os anjos pecaram, eles são espíritos. Os animais podem pecar?
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Rasabino Dom 13 Abr 2014, 08:57

    Samuel escreveu:

    Agora que sei que você conhece grego, presumo que tenha um vasto conhecimento das doutrinas.

    Não preciso conhecer o grego nem ter um "vasto conhecimento de doutrinas" para perceber que a escritura que temos hoje em nossa mãos não é inerrante nem infalível. Portanto, não confio na letra que leio, mas creio no Espirito que me revela todas as coisas e me guia a toda verdade apesar da letra que já sofreu inúmeras mudanças.

    Samuel escreveu:A questão não é que há dois senhores. O que governa é o espírito, por isso quem não o tem (morto em seus delitos e pecados) não faz nada além de pecar. É por isso também que esta pessoa se torna escrava do pecado e não pode libertar-se a sí mesma. Suas ações são influenciadas por sua volição corrompida (alma), mas ela não tem controle sobre sí mesma (sem espírito) por isso uma pessoa não regenerada é chamada cega.

    Isto quer dizer que Adão quando foi feito alma vivente seu espirito já se encontrava morto?

    Samuel escreveu:Não há como duas partes do corpo pecarem e outra ficar aparte como um membro vestigial; se é que eu posso chamar assim.

    Fomos criados dotados de consciência (espirito). Esta consciência em nós faz análise do bem e do mal, mas não tem poder de dirimir entre estes dois caminhos. Apenas nos faz saber:

    ...Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal...Gênesis 3:22

    O fato do espirito nos fazer saber entre uma coisa e outra não o responsabiliza pelas decisões da alma.

    O Espirito Santo faz a mesma coisa em nós. Nos mostra a mente de Deus:

    Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens SABE as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém SABE as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 1 Coríntios 2:9-12

    Todo governo do corpo (Corpo, alma e espirito) sempre esteve no domínio da alma, e assim será que toda alma seja julgada para a vida eterna ou para morte eterna, pois o corpo volta ao pó e o espirito volta para Deus!

    Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4
    _________________________________________________________
    Samuel escreveu:
    Em qualquer língua Paulo diz: impureza carne e espírito - molysmou sarkos kai pneumatos/μολυσμοῦ σαρκὸς καὶ πνεύματος

    Não estou negando que em 2 Cor 7 exista o termo "espirito", mas afirmando que o espirito ali mencionado é aquele que foi soprado, como fôlego de vida, e nos faz respirar. Portanto que seja o nosso "respirar" pela coisas puras e não imundas.

    Mas é óbvio que a letra e seus significados podem trazer várias interpretações para o termo espirito dependendo do contexto. Pode significar: fôlego de vida, pensamento, vontade... até mesmo vida, etc.

    Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua vida nele está. Atos dos Apóstolos 20:10

    PSUCHE ortografia fonética: (psoo-khay ') Definição sucinta: a alma, vida, auto Definição: (a) o sopro vital, espírito de vida, ( b) a alma humana, (c) a alma como sede dos afetos e da vontade, (d) o eu, (e) a pessoa humana, um indivíduo.

    E por isso os "espiritas" dizem que alma e espirito são as mesmas coisas!  Shocked 
    ____________________________________________________

    Samuel escreveu:
    Vou te propor uma questão fora dos homens. Os anjos pecaram, eles são espíritos. Os animais podem pecar?

    Este é um exemplo clássico de como e termo "espirito" na escritura pode ser interpretado de diversas formas, dependendo do contexto:

    "Pecado" é a transgressão de uma lei ou mandamento. Anjos não foram criados e sujeitados a alguma lei, pelo menos não está escrito que eles desobedeceram algum mandamento, mas diz que alguns deles não guardaram o seu principado, sua HABITAÇÃO, quiseram adentrar em corpos de carne (homens) e por isso Deus RESERVOU uns em lugares escuros e outros em prisões "eternas" até o dia do juízo. (Jd. 6-7)

    Um deles entrou na mente de Eva. Mentiu a ela e a conduziu (guia) para a morte!

    Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo....Não são TODOS eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1: 7; 14

    οὐχὶ  πάντες  εἰσὶν  λειτουργικὰ  πνεύματα  εἰς  διακονίαν  ἀποστελλόμενα  διὰ  τοὺς  μέλλοντας  κληρονομεῖν  σωτηρίαν;

    πνεύματα - pneuma: vento, espírito
    Palavra Original: πνεῦμα, ατος, τό
    parte do discurso: Substantivo, neutro transliteração: pneuma ortografia fonética: (pnyoo'-mah) Definição sucinta: vento, respiração, espírito
    Definição: vento, respiração, espírito.

    Então fica assim: Anjos são ministros de Deus, atuando como vento (espirito) em favor da salvação de todos os homens.

    Animais irracionais, não possuem consciência (espirito) apenas alma que segue a instintualidade da matéria (corpo físico).
    Schoeps
    Schoeps
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 114
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Swindon
    Religião : Cristão Evangelico
    Igreja : JD Church
    País : England
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 127
    Data de inscrição : 30/03/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Schoeps Qua 23 Abr 2014, 13:37


    E você, Convidado, pensa como? Espírito peca ou não peca?

    OBS!
    Não me refiro aos espíritos exteriores, cujo corpo é espiritual.
    Me refiro AO NOSSO espírito INTERIOR, com qual nascemos, que dá vida à carne. Ok? Hum.
    [/quote]


    Bom! A Bíblia diz "nós" estamos mortos espiritualmente, devido o pecado. Efésios 2: 1-10.

    Se for observar todo o contexto Bíblico o pecado afetou o ser humano de forma tão profunda, atingiu o âmago ser ser humano.

    Espiritualmente mortos, separados de Deus (Is.59; Ef. 2; Rom 3;23; etc.)

    Emocionalmente com problemas ( a primeira reação de Adão e Eva após o pecado foi ter vergonha de próprio corpo)

    Fisicamente adoecemos, temos que usar óculos, envelhecemos, etc. e morremos.

    Não ficou nada no ser humano que não tenha ficado intacto sem. (Coloquei duas versão para você escolher a que parecer melhor)

    Veja o Salmo 32.

    O pecado afetou Davi no espirito (tua mão pesava sobre mim), nas emoções (meu humor se tornou em sequidão de estio), no corpo (envelheceram os meus ossos)

    Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.

    Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.

    Salmos 32:3-4

    Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
    Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. P

    Salmos 32:3-4

    Há três palavras no hebraico que se traduz como espírito e no grego tem a palavra "πνυεμα" (pneuma) que se refere ao Espírito de Deus e as vezes ao do homem.

    Se falarmos que o Espírito de Deus que habita no homem não peca acho que seria mais adequado.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 23 Abr 2014, 14:42

    --

    Na bíblia não existe espírito morto.

    Ninguém está "espiritualmente morto".

    A morte nesses casos é a separação (contrário de comunhão) a Deus. Não é morte literal, muito menos do espírito, espírito não morre.
    Schoeps
    Schoeps
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 114
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Swindon
    Religião : Cristão Evangelico
    Igreja : JD Church
    País : England
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 127
    Data de inscrição : 30/03/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Schoeps Qua 23 Abr 2014, 15:02

    E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
    Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
    Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

    Efésios 2:1-3


    Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
    nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
    Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

    Efésios 2:1-3


    Como você interpreta o Paulo diz?

    Com certeza não é literal, de que forma estávamos mortos?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 23 Abr 2014, 15:38

    Eu já disse:

    "Separados de Deus".

    Vc tem uma mania feia de perguntar coisas já respondidas... preste mais atenção no que escrevo...
    Schoeps
    Schoeps
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 114
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Swindon
    Religião : Cristão Evangelico
    Igreja : JD Church
    País : England
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 127
    Data de inscrição : 30/03/2014

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Schoeps Qua 23 Abr 2014, 16:19

    .
    Gleison Elias,

    É porque você é superficial nas suas respostas, as vezes tento espremer para ver se saia mais alguma coisa, mas pelo visto você é sem conteúdo mesmo.

    A coisa mais obvia que algum poderia dizer é separado de Deus, já vi  criancinhas de escola bíblica com respostas mais profundas.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 23 Abr 2014, 16:44

    Ok. Dê uma resposta mais profunda.

    Lembrando que você já confirmou que "a morte não é literal".

    Se você disser que a morte é do espírito, estará se contradizendo.
    avatar
    Jose Nildo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 87
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Espírita Cristão (Kardecista)
    Igreja : Centro Espírita
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -2
    Pontos de participação : 86
    Data de inscrição : 17/09/2013

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re- Espírito Peca ?

    Mensagem por Jose Nildo Qua 23 Abr 2014, 23:10

    Gleison Elias
    Você pediu minha opinião a respeito do Tópico "Espírito peca ?". Atendendo seu pedido, postei a msg 18-pág.2, onde tentei explicar o meu conceito sobre Alma e Espírito, baseado no Novo Testamento. Veja bem: para um judeu, doutor da Lei, futuro Rabino do Sinedrim, em substituição a Gamaliel, seu mestre, prestes a se aposentar, e que de repente se vê diante de Jesus, ressuscitado, indagando por que tanta perseguição aos seus discípulos, é muito difícil entender os novos conceitos trazidos pelo Mestre de todos nós, daí as idéias confusas arraigadas na tradição judáica.
    Paulo, como a maioria dos discípulos de Jesus, tinha esse dilema: como conciliar os novos ensinamentos com a cultura milenar do Antigo Testamento ? Alí não se acreditava em Alma, Espírito, Vida após a morte, Reino dos céus, julgamento após a morte física ...etc.
    Jesus veio para substituir o Deus Guerreiro do Antigo Testamento pelo Deus de Amor do Sermão da Montanha, mostrando que Deus é Pai de toda a humanidade e não de um só povo escolhido. Veio descortinar para nós a pátria espiritual, a pátria dos Espíritos, onde Ele reina soberano no Governo Espiritual do nosso planeta. Veio mostrar que o Homem é Espírito que se fez carne e habita entre nós e o corpo nada mais é que uma vestimenta ligada ao Espírito, enquanto durar essa vestimenta de carne e osso ! Com a morte física o Espírito se liberta e retorna para o mundo espiritual. Assim sendo, ele, o Espírito, é quem peca- não o corpo !!
    Se puder, se manifeste a respeito - Grato Jose Nildo
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 23 Abr 2014, 23:19

    --

    José Nildo,

    Seu conceito de "espírito" é diferente do conceito que tenho, portanto, nunca se chegaria a qualquer consenso.

    Para mim espírito é a energia vital, que pode reencarnar em outro corpo mas nunca viver desencarnado. Pois é apenas uma energia.
    E o que "evolui" é a alma, a reação que essa energia tem ao estar encarnada, e não a energia.

    Se para mim é energia, é portanto, impossível pecar.

    A carne é a única ferramenta para essa energia ser acionada, então é ela quem peca, a carne.
    Phaby
    Phaby
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 725
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
    Religião : Evangelica
    Igreja : IADVPC
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 31
    Pontos de participação : 727
    Data de inscrição : 31/07/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Phaby Qui 24 Abr 2014, 11:43

    "Mas que eu saiba só existe mandamentos para carne, pois o espírito não peca nem o pode pecar. "

    Como separar a nossa carne do nosso espírito?? Ou melhor tem como separar uma coisa da outra??
     confused 
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 24 Abr 2014, 13:53

    --

    Phaby,

    Tem como separar o combustível, seja ele qual for, de um carro?

    Não, se não o carro não anda.

    A pergunta é: O combustível anda? Ou é o carro que anda?


    --

    Não é porque B se relaciona com A, que tudo que o B faz o A também.
    Phaby
    Phaby
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 725
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
    Religião : Evangelica
    Igreja : IADVPC
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 31
    Pontos de participação : 727
    Data de inscrição : 31/07/2012

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Phaby Seg 28 Abr 2014, 13:55

    Tem como separar o combustível, seja ele qual for, de um carro?

    Sim, tem como separar! Se o carro funcionará sem combustível, ai são outros quinhentos, mas da para separar..hehe

    ....
    Eu sei que o nosso espírito tem a tendência para as coisas espírituais e a carne, obviamente, para as coisas carnais... Mas só a carne peca e o espírito não? Veja esse versículo:

    "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
    2 Coríntios 7:1"

    O destaque parece dizer que devemos purificar o espírito também.


    avatar
    San's
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 11
    Idade : 54
    Cidade/Estado : Florianopolis/SC
    Religião : Adventista Sétimo Dia
    Igreja : IASD
    País : Bz
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 22
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por San's Seg 28 Abr 2014, 16:36

    Gleison Elias escreveu:Uma usuária chamada Maria Madalena, da qual não vou falar o nome, deixou solto por aí a ideia de que existe mandamentos para o espírito.

    Mas que eu saiba só existe mandamentos para carne, pois o espírito não peca nem o pode pecar.
    Só de se saber que o pecado é uma ação faltosa, já se anula a possibilidade do espírito pecar: Porque espírito não age, o que age é a carne.
    Outro ponto: O espírito é nosso elemento essencialmente divino, provém diretamente de Deus, não tendo condições de pecar.

    No quesito pecado, o espírito é apenas vítima. Ele fica sujo pelo pecado que a carne praticou. Não ele praticou, pois ele não peca.

    Esse é meu pensamento! Espírito não é um agente de pecado, ele  não peca!

    E você, Convidado, pensa como? Espírito peca ou não peca?






    OBS!
    Não me refiro aos espíritos exteriores, cujo corpo é espiritual.
    Me refiro AO NOSSO espírito INTERIOR, com qual nascemos, que dá vida à carne. Ok? Hum.


    Olá Gleison! Tudo certo?

    Te confesso que quando entrei no tópico e comecei a lê-lo fiquei surpreso.. minha testa franziu e meu semblante mudou. Sério.
    Nunca vi até hoje alguém falar a respeito de que o espirito do homem (ou seja lá o que for que haja dentro do corpo) não peca, somente a carne peca. Que o espirito não tem condições de pecar (ele não peca), etc.

    Parece, que para sua crença, que o espírito é apenas uma energia, a centelha de vida, a faísca, sem forma, sem braços e pernas, o sopro de vida que Deus deu para que o homem viva, pense, coma, ande e corra, enfim passe a viver!

    Te confesso que estou meio confuso.

    Priemeiro deixa eu entender. Esse espirito de que voce se refere é aquele folego de vida de Gênesis 2:7? Por favor, me dê uma definição.

    Irmão, sabes que sou adventista do sétimo dia né? Então deves sabes do que creio. A propósito, é quase parecido do que a maioria crê referente ao assunto do presente tópico, porém creio o seguinte em relação a natureza do homem. Deus criou o homem completo, corpo, alma e espírito. Porém sem divisões.

    Todos sabem, inclusive voce, que um assunto dessa natureza que voce levantou aqui não se pode debater e nem entender, sem antes entender primeiro sobre a natureza do homem. Isso já falei nos trocentos foruns que já participei em minha vida. Prego que Gen. 2:7 é o principio da crença de que o homem é mortal em sua totalidade. Não há uma entidade dentro do ser humano, que se desprende pra não sei onde quando o corpo morre. O verso biblico é claro:

    E Deus formou o homem do pó da terra, e Ele soprou em suas narinas a alma da vida (o folego de vida), e o homem se tornou uma alma viva" - Gen.2:7

    Ou seja, o homem é uma alma vivente, ele não tem dentro de si uma alma, ELE é uma ALMA. É sabido por todos aqui que a palavra alma é nephesh em hebraico, que significa "um ser animado, que respira, consciente e vivo". O homem não se tornou uma alma viva até Deus ter soprado vida nele.

    Ao receber o fôlego da vida o homem passou a ser alma vivente, que é o ser vivo. O Senhor não colocou dentro do homem a alma. Ele se TORNOU alma vivente, e NÃO RECEBEU A ALMA. Veja:

    CORPO + FOLÊGO DA VIDA = ALMA VIVENTE. A alma é o corpo com o fôlego da vida.

    Quando o homem morre é a ação contrária: o espirito volta a Deus, que o deu em Gen. 2:7 - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ecles 12:7. Acho que é uma matemática bem simples.

    Veja que em Eclesiastes o termo espírito é usado. A palavra espirito, usada neste verso, é TAMBÉM TRADUZIDA como "fôlego da vida" em Eclesiastes 3:19. Ela vem da palavra hebraica ruach , que quer dizer "alento", "fôlego", "respiração".

    Não é como os espiritas pretendem, ou seja, uma parte espiritual consciente e viva do homem que se separa do corpo por ocasião da morte. Tanto é que em Eclesiastes 3:19 o autor iguala a morte de homens com a dos animais.

    Bem........ paro por aqui, pois o assunto é enorme e não quero deixar a leitura cansativa. Isso é somente uma introdução. Continuo no proximo post sobre minha opinião ao tema do tópico.....

    Conteúdo patrocinado


    Espírito peca? - Página 2 Empty Re: Espírito peca?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 06:19