F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4295
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Sex 18 Jul 2014, 14:28

.
Mensagem 841 do Gleison Elias:

Gleison Elias escreveu:"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
I João 5:19-20

Antonio,

Observe: "E sabemos que o Filho de Deus é vindo" "em seu Filho Jesus Cristo".

Perceba que, o "Filho de Deus" tem outro filho, "Jesus Cristo". Se o verso for interpretado da maneira trinitária, ocorre esse grande problema! Jesus Cristo se torna filho do Filho de Deus!

Portanto, a maneira mais coerente de se observar esse verso é conhecendo 2 pessoas nele. Um Pai, e outro, Filho. Não 2 filhos, um filho de outro.
O Deus Verdadeiro é o Pai, e a Vida Eterna é o Filho.

Uma versão católica (não é unitarista) traduzida da Vulgata, que tenho em mãos, reza de uma maneira bem mais sensata:

"Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".

-

O verdadeiro Deus é o Pai, e Jesus é a vida eterna, meio a qual conhecemos o Verdadeiro Deus.

Em seu filho Jesus Cristo, estamos no verdadeiro. Este é o verdadeiro Deus (quem enviou o Filho) e a vida eterna (Jesus Cristo)



Mensagem 842 do Clayton Lima:

Clayton Lima escreveu:Antônio diz:

vejam que em I Jo 5: 20 e dito claramente, e isso ninguém poderá afirmar o contrario, há não ser que usar uma tradução que torça o sentido da frase! E o que nos diz o verso em questão? Diz assim: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." Sei que muitos aqui vão argumentar que a frase "...Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna..." se referem ao Pai! Mas será que é mesmo? Bom prefiro ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto que é: "... E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. (AQUI JESUS É CHAMADO DE VERDADEIRO) AI COMPLETA: ESSE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.

Pra você este é o claro e objetivo, pois você assume que o "Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna" se refere inapelavelmente ao que vem imediatamente antes, "Jesus Cristo". Agora veja se você mantém o mesmo padrão de sequência e interpretação com uma outra citação de João:

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
2 João 1:7

Me diga Antônio, usando a mesma forma seqüencial que você usou para interpretar 1 João 5:20, quem é o enganador e o anticristo de 2 João 1:7?

Graça e paz amado.



Mensagem 843 do Valdomiro:

Valdomiro escreveu:Caro Antônio, Paz!

Nobre irmão, o convite unitarista será sempre o de examinar melhor os versos que supostamente defendem a trindade ou a deidade de Jesus, considerando que todo o restante da Bíblia aponta para outro como sendo o único Deus, e esse outro é o Pai de Jesus.

Não propomos inventar argumentos, criar coisas que não existem, mas a partir da própria Bíblia buscar reconhecer a declaração de Jesus em Jo. 17.3. Veja que teu requerimento, se confirmado, seria a negativa do que foi afirmado em Jo. 17.3 (Jesus encarnado) e Ap. 3.12 (Jesus glorificado).

Veja o cuidado que precisamos ter quando lemos um verso.

Você citou: "E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO." Desprezemos, por enquanto, o fato de que "ISTO É" não encontra-se no original e atentemos para a pergunta que você interpolou. Considere que a frase seguinte diz "EM SEU FILHO". A pergunta apropriada é: "'SEU' DE QUEM"? Esse possessivo "SEU" tem um referente, não é verdade? Inapelavalmente está se falando do VERDADEIRO, de quem o Filho é, e não do Filho como o verdadeiro. Percebe?

Como bem observou o Gleison, se você entender do jeito trinitário, O Filho de Deus teria um Filho, já que se o Filho for o Verdadeiro e nós estamos em SEU Filho, decorreria que o Filho tem um Filho (isso seria um disparate). Mas, se você entender do jeito bíblico, verá que o Filho de Deus nos veio dar a conhecer o Verdadeiro, e, nós que estamos EM SEU FILHO podemos conhecer o Verdadeiro (o Pai). Leia Jo. 1.18 (O Filho veio nos dá a conhecer).

O pronome "ESTE" próximo de "EM SEU FILHO" não condiciona entender o Filho como Verdadeiro Deus, porque o possessivo SEU faz referência a outro (exatamente ao Verdadeiro), e indica o Filho como um meio para um fim, que é estarmos no Verdadeiro através de seu Filho.

Um bom exemplo de que não é sempre o mais perto a quem a palavra "ESTE" se refere foi dado por Clayton. E, para complementar, em grego "houtos" tanto pode ser traduzido por "este" como por "ESSE".

Assim, bom irmão, concordo com você que devemos " ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto", mas desde que façamos a leitura correta do texto e se considere também o contexto. Amém?

Por favor, não se apresse em fazer oposição. Leve algum tempo meditando na verdade dita em I Jo. 5.20, e lembre-se que alguém muito influente que você conhece defendeu que o Pai é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO (Jo. 17.3). Temos a partir do exposto duas opções: 1) buscar confirmar isso ou 2) afirmarmos que NÃO É SOMENTE O PAI, mas o Pai e mais alguém. Contrariando assim o que o próprio Jesus disse.

Grande abraço!
Valdomiro.
.


Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2166
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gilcimar em Sex 18 Jul 2014, 17:59

Noberto escreveu:Ademais, estamos esperando (eu pedi) o Gilcimar apresentar um versículo bíblico que declare que Jesus é Deus.

 Você espera que eu apresente um texto Explícito  declarando isso  mas não pode ignorar que as escrituras dizem tantas outras coisas de forma implícita...

 A força Unitarista esta no superficialismo dos textos pois quando aprofundamos somos acusados de estar fazendo malabarismo para firmar a ideia trinitariana...

 O que eu não entendo é que em outros assuntos muitos  dos Unitaristas não são tão exigentes assim cobrando explicitez...
 Outro recurso é pensar que a quantidade de textos aparentemente a favor  possa servir por si mesmos como de prova definitiva a favor da verdade de um pensamento...

 Imaginem se fosse assim em outros temas...( Quantos textos existem a favor da Mortalidade pois por contra partida há muito menos a favor da imortalidade...)

 Eu não estou tendo muito tempo para postar nestes dias e por isso não pretendo manter sequência  de discussões  e nem tenho lido as postagens excetos algumas que ficam no final ( Minha esposa está de resguardo e preciso fazer as tarefas Domesticas que ela fazia ficando sem tempo..)

 Que Deus abençoe a todos..!
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4295
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17339
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Sex 18 Jul 2014, 18:38

.
Gilcimar,

Gilcimar escreveu:Você espera que eu apresente um texto Explícito declarando isso mas não pode ignorar que as escrituras dizem tantas outras coisas de forma implícita...

Há um propósito em pedir isso a você ou qualquer outro Trinitário.

1) Saber, da parte de um Trinitário, qual texto bíblico que melhor vem declarar Jesus como Deus.

2) Fazer com que os Trinitários reconheçam que não há texto explícito declarando a deidade de Jesus, ao contrário da existências de textos bíblicos que declaram explicitamente que o Pai que é o Deus, inclusive Deus do próprio Senhor Jesus, o qual é sujeito a Deus mesmo hoje.

3) Deixar claro que a defesa da Trindade é por inferências, comparações de trechos bíblicos, ou seja, nada de Escritura que venha declarar que Jesus é Deus.
.
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2166
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gilcimar em Sex 18 Jul 2014, 18:50



Noberto escreveu: 3) Deixar claro que a defesa da Trindade é por inferências, comparações de trechos bíblicos, ou seja, nada de Escritura que venha declarar que Jesus é Deus.


É invalido uma ideia recolhida por inferências ou relações legais de textos ?

Pois é uma regra que tem que ser explicito ?

Não entendo estas regras Unitaristas....

Pois em outros assuntos ignoram isso e trazem ideias da mesma forma que como acusam os Trinitarianos...

Não sei você mas eu já vi gente Unitarista dispensando a regra do explícito para defender o domingo como dia estabelecido pela Bíblia de observância para os Cristãos ao mesmo tempo que exigem esta norma dos Trinitarianos...

Será que o que é implícito nas escrituras não vale..?

Só podem negar caso nem na implicitez exista tal possibilidade mas criar uma regra que tem que ser explícito para aceitar é outra coisa...

Não sei se isso que quis dizer....

Mas eu sinceramente não reconheço como regra o que os Unitaristas parece entender que seja...

Fique na paz..!


Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1266
Idade : 49
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761
Data de inscrição : 03/01/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Rasabino em Sex 18 Jul 2014, 18:57

Norberto, Graça e Paz imão!
Norberto escreveu:.
Para quem deixou de acompanhar os argumentos contrários sobre a passagem de 1Jo 5.20 trazida novamente pelo Rasabino seria interessante repeti-las aqui. Farei na próxima mensagem.

1Jo 5.20 foi trazido pelo Antônio, como argumento, na tentativa de afirmar que Jesus é Deus. Está na mensagem dele (nº 840), que foi postada neste mesmo mês, em 04/julho/2014. - clique aqui para ler -

Eu seria displicente com todos os estudos que já foram aqui apresentados, se meu discernimento do que seja "DEUS" fosse o mesmo conceito que 99,9% da cristandade entende e ensina.

"DEUS" não é nome nem pessoa! Este termo (palavra) designa qualidade: "VERDADEIRO DEUS" é VERDADEIRA VONTADE, a qual não tem nenhuma sombra de variação, equívoco ou engano. A qual não há arrependimentos a serem exercidos, mas é PLENA, COMPLETA E realiza tudo que é BOM, PERFEITO E AGRADÁVEL.

O Pai tem esta qualidade e Jesus também, pois a VONTADE DO FILHO é fazer a VONTADE DO PAI, logo também este é DEUS.

Quando ouvimos "único Deus", significa que JESUS não faz a sua própria VONTADE, MAS "UNICAMENTE" A VONTADE DO PAI.

Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5:30

Assim, DEUS é uma qualidade do Pai, que guia a obra do Filho, a qual nos é revelada pelo Espirito Santo! Os três concordam (vontade) nos céus acerca de uma única vontade. E na terra, esta VONTADE foi encarnada, para dar testemunho da ÚNICA VONTADE PERFEITA.

Se Jesus efetuou (consumou) o obra que recebeu do Pai com perfeição, logo é DEUS em unidade com PAI, ou seja, O Pai está em Jesus plenamente encarnado (vontade encarnada) e realizada:

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2:9

O difícil para a visão humana é retirar do Pai o nome DEUS, e atribuir a Ele a qualidade de DEUS.

Vois sois deuses, e todos filhos do altíssimo. Também possuímos vontade, pois somos feitura Sua, para realizações de boas obras, mas ainda com uma vontade que não é realizada com perfeição, pois fazemos nossa vontade  e não a do Pai. Assim se diz, que fomos feitos nesta imagem e semelhança do Criador, seres criados e dotados de VOLIÇÃO/VONTADE. Esta é a nossa semelhança com ELE, mas a nossa imagem dELe só será revelada naquele dia em que assim como Ele é, nós também seremos.
avatar
Tiago Antunes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 108
Idade : 34
Cidade/Estado : Vitória
Religião : Cristianismo
Igreja : Cristã
País : Brazil
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 186
Data de inscrição : 08/07/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Tiago Antunes em Sex 18 Jul 2014, 20:07

Eu como defensor da doutrina da trindade deixo claro à todos que a defesa da Trindade é por inferências e comparações de trechos bíblicos.
Não há um versículo direto que fale sobre a trindade. Nem por isso deixa de ser perceptível aos olhos mais atentos.

Paz de Cristo

avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2166
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gilcimar em Sex 18 Jul 2014, 20:12

Tiago....

Será que assim vale ?

Você não acha que tem que ser necessariamente claro e explicito  ?

Pois se não precisa porque parecem cobra que seja explicito?

Eu sinceramente não entendo esta possível regra ..!
avatar
Tiago Antunes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 108
Idade : 34
Cidade/Estado : Vitória
Religião : Cristianismo
Igreja : Cristã
País : Brazil
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 186
Data de inscrição : 08/07/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Tiago Antunes em Sex 18 Jul 2014, 20:35

Gilcimar,

Um assunto ser claro e explícito é relativo. Pode ser claro e explícito para uns e para outros não.

Por exemplo:

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Efésios 5:31-32

Como Paulo fez a conexão entre o casamento instituído por Deus e Cristo e a Igreja? Será que alguém lhe havia ensinado?

O que quero dizer é que há conexões nas escrituras que só podem ser vistas por aquele que tem a mente de Cristo.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Para esses sim, os textos são claro e explícitos, mas para os demais, as escrituras lhes são como parábolas:
E sem parábolas nunca lhes falava (referindo-se à multidão); porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos. Marcos 4:34

Isso nos mostra que, se você tem um "particular" com Jesus VIVO, ou seja intimidade com Deus, você terá uma porção de entendimento a mais, como Jesus fazia com seus discípulos.

Para a multidão nada era claro e explícito, mas para os discípulos sim. E também hoje se vê essa distinção.

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

Fique na Paz do Senhor
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2166
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gilcimar em Sex 18 Jul 2014, 20:47

Tiago.......


Estou falando daquilo que se ler ou se percebe pela leitura.....

Pois é disso que os Unitaristas falam e não de algo relativo...

Não é relativo o que está escrito se não existe escrito que Jesus é Deus só se pode desdobrar isso de maneira implícita ...

Falo do explicito Escrito e não o entendimento que se tem..!

É relativo aquilo que não se poder ler ou ver escrito ?

falo da escrita ( fisicamente falando segundo exige os Unitaristas)...

Fique na paz..!
avatar
Tiago Antunes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 108
Idade : 34
Cidade/Estado : Vitória
Religião : Cristianismo
Igreja : Cristã
País : Brazil
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 186
Data de inscrição : 08/07/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Tiago Antunes em Sex 18 Jul 2014, 21:21

Gilcimar,

Na mensagem anterior (968) me referia especificamente à doutrina da trindade, pois achei que estava dando continuidade ao assunto da mensagem 966, mas você está se referindo à divindade de Cristo.

Eu creio pelas escrituras que Jesus é Deus. Na verdade, não sei o que os unitaristas explicam dos textos que falam que Jesus é Deus.
Vou colocar abaixo esses textos e gostaria que algum unitarista refutasse cada versículo para eu poder entender o que pensam.

Primeiro gostaria de pedir que colocassem uma definição da pessoa de Jesus, pois não ficou muito claro para mim até agora o que realmente vocês pensam do Filho, a não ser do fato que é uma criatura.

1) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

2) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1

3) Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8

4) E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35

vou ter de sair agora, talvez amanhã poste outros.

Fiquem na Paz do Senhor

5) E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1:6

6) E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13



Fiquem na paz do Senhor
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2166
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 137
Pontos de participação : 5716
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Gilcimar em Sex 18 Jul 2014, 21:27


Tiago.....

Não sou Unitarista....

Mas sei quando estes são sinceros e organizados com seus argumentos....

Eu não sou Trinitariano por influencia de organizações ou coisas de História e tradição...

Mas é necessário melhorar nossos argumentos...

Vamos pensar nisso..

Abraços..!

avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4295
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17339
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Sex 18 Jul 2014, 22:16

Gilcimar escreveu:

Noberto escreveu: 3) Deixar claro que a defesa da Trindade é por inferências, comparações de trechos bíblicos, ou seja, nada de Escritura que venha declarar que Jesus é Deus.


É invalido uma ideia recolhida por inferências ou relações legais de textos ?

Pois é uma regra que tem que ser explicito ?

Não entendo estas regras Unitaristas....

Nada de se exigir como se fosse uma regra.

Como disse, fiz uma comparação apenas. Enquanto o Pai é declarado sendo Deus explicitamente nas Escrituras, para o senhor Jesus não há declarações explícitas.

Seria mais para meditar e ficarmos nos perguntando por qual razão, uma doutrina tão importante (importante para quem crê na Trindade) ficou implícito. Pelo menos o apóstolo Paulo poderia deixar tudo mais claro.

Sei que nem tudo está claro nas Escrituras, mas há de se reconhecer (pelo menos eu penso assim) de que a Trindade não poderia ficar implícita por muitos anos até que se definiram no século IV. Não entendo como pôde se passar mais de 300 anos para definirem a Trindade.

Isso que escrevi acima não é argumento contra a Trindade. Não vejam dessa forma. Apenas observações.
.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1142
Idade : 44
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Márcio em Seg 21 Jul 2014, 12:21

.
Tiago Antunes escreveu:
Eu como defensor da doutrina da trindade deixo claro à todos que a defesa da Trindade é por inferências e comparações de trechos bíblicos.

Esta é uma conclusão importante.

Pois não há declaração explícita que valide o dogma.

Márcio
avatar
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 774
Idade : 43
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305
Data de inscrição : 10/07/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Dannilo Stelio em Seg 21 Jul 2014, 13:14

NORBERTO, entendo que o lapso temporal de quase 300 anos até que se reconhecesse a doutrina da Trindade pode ser explicado em razão do estado de perseguição religiosa que os cristãos sofreram, bem como, se levarmos em conta que o acesso à cultura e à leitura eram mínimos naquela época. Por fim, havia outras frentes de batalha intelectual (gnosticismo, judaizantes, etc) que drenavam os parcos recursos teológicos da Igreja Primitiva.
avatar
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 781
Idade : 45
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878
Data de inscrição : 02/07/2014

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Célio Saldanha em Seg 21 Jul 2014, 13:22

Vc acredita que Jesus nasceu da virgem Maria?[/quote]

Quem não crer nisso, sequer poderia dizer que crer na Bíblia. É como a doutrina do "versículo isolado" para justificar visões distorcidas. A pergunta pode ter inclinação católica romana para defender o parto cesário ou então, como afirmam, para criar uma nova divindade humana feminina, como fez a serpente quando prometeu para Eva - que não só acreditou na mentira, mas como está levando em nossos dias inúmeras pessoas a crer da mesma forma.

Ser igual a Deus, ou, parecer com Deus.. ser mãe ou pai de Deus.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4295
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17339
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Seg 21 Jul 2014, 15:15

.
Dannilo Stelio escreveu:NORBERTO, entendo que o lapso temporal de quase 300 anos até que se reconhecesse a doutrina da Trindade pode ser explicado em razão do estado de perseguição religiosa que os cristãos sofreram, bem como, se levarmos em conta que o acesso à cultura e à leitura eram mínimos naquela época.

Dannilo Stelio,

Não entendo assim. Veja:

A igreja, apesar das lutas e perseguições, expandiu o evangelho fazendo a cada dia novos discípulos e ekklesias.

Portanto, se prova mais uma vez que a Trindade não fazia parte do compêndio doutrinário original, pois se fosse ela iria junto com a própria "bagagem" da pregação do evangelho.

A ausência de cultura também não poderia ser alegada porque Paulo não era um ignorante e mesmo assim não ensinou o dogma da Trindade.

O apóstolo Paulo, ele próprio era um combatente dos judaizantes. Além do mais, se ao final das contas, a Trindade não se explica porque é mistério. Ela poderia ter sobrevivido não com explicações (já que mesmo o mais culto não a conseguiria explicar) mas com esse rótulo de mistério por todos os trezentos anos, desde a época de Cristo. No entanto, isso, também não aconteceu.

Também não se pode dizer que a perseguição era forte em todo o período, nem em todos os lugares ao mesmo tempo. Não foi bem assim.

Se o próprio evangelho passou visível por todo esse período porque a Trindade não teria passado junto? Precisou entrar em mais de um Concilio para sua definição?

Concílio Niceia, em 325, que por sinal não foi definida a Trindade lá, mas sim décadas depois em outro Concílio, quando passou o Espírito Santo ser objeto do assunto. Somente aí, perto do ano 400 é que a declaração do dogma foi "expedido".
.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4295
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17339
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Seg 21 Jul 2014, 16:04

.
Clayton Lima, com relação à sua mensagem 659 deste tópico gostaria de um esclarecimento seu.

Clayton Lima, na mensagem 659 escreveu:Javé diz em Isaías 46 versos 9 e 10:

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

Semelhante em que?

Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.


Será que Jesus sabia que ninguém era semelhante a Javé neste quesito?:


Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Marcos 13:32


Para os trinitarianos:

Será que Jesus sabia mas esqueceu, pois no processo de esvaziamento houve uns efeitos colaterais na memória?

Será que ele sabia mas disse que não sabia, pois comportava-se como servo e deveria encenar um conhecimento limitado comparado com o do Pai?

Ou será que ele disse a verdade, e de fato, não sabia?


Graça e paz.

Fonte desta mensagem, aqui (número 659).

Com relação ao seu argumento acima, mais especificamente a passagem de Isaías, em outro tópico você observou:

Clayton Lima, em outro tópico escreveu:... creio que a pergunta foi clara o suficiente para demonstrar que a minha intenção era deflagrar aquilo que definitivamente não encontramos resposta nestas milhares postagens já feitas, que quando Jesus disse não saber daquele dia e hora, no mesmo momento em que o Pai sabe, comparado com o texto de Isaías que diz que Javé é o único Deus possuidor de um tipo de conhecimento que outros não possuem, concluímos que o Pai é Javé, e que Jesus, se considerado deus/Deus, não será Deus igual a Javé, e de antemão esperava que o Gilcimar fosse utilizar do argumento do "comportamento" de servo que ele recorre quando indagamos das diferenças de Jesus e Deus, mas é muito nítido que neste caso, o argumento do "comportamento de servo" não cabe.

Fonte desta observação:
http://www.forumevangelho.com.br/t1170p255-jesus-e-onisciente#57739

.

Para meu aprendizado e dos demais pergunto: por qual razão o argumento "comportamento de servo" não cabe para justificar que Jesus não sabia daquele dia e hora, em virtude do que as Escrituras nos traz em Isaías 46 versos 9 e 10?
.

Conteúdo patrocinado

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter 27 Jun 2017, 22:50