F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+4
Ernesto
Rodrigues
Betho
Norberto
8 participantes

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado


    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 597
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Washington Ruiz Qua 24 Ago 2016, 13:18

    Olá, Norberto,

    Você disse: O Senhor afirmou em sua palavra que a alma pode morrer (Ez 18.4,20), pois, nesse contexto, o termo “morte” significa separação, e não extinção, me dando a entender que a morte propriamente dita não pode ser aplicada nessa expressão como morte, mas como separação, porém, veja como eu interpreto isso.  

    Entendo que a expressão: A alma que pecar essa morrerá, não está se referindo apenas a homens, mas a anjos também, mesmo porque o primeiro pecado aconteceu no Céu e não na Terra.

    Os anjos que pecaram no Céu, no 4º dia, certamente receberam essa ordem de Deus antes de terem cometido o seu pecado, senão não poderia ter havido a caracterização da desobediência deles, portanto,

    Pensando assim, temos de admitir que os anjos foram os primeiros filhos de Deus a serem chamados de ALMAS.

    Satanás é um ser criado por Deus, criado não da mesma essência de Deus, posto que foi criado de coisas criadas, por isso, não tem em si a imortalidade (1Tm 6.16), que é um atributo exclusivo de Deus, portanto, é um ser mortal, aliás, é uma ALMA MORTAL, ou, tem uma ALMA MORTAL.

    O que dá vida a qualquer corpo criado de coisas criadas, seja CORPO ou seja ALMA, isto é, seja corpo físico (de homem) ou corpo espiritual (de anjo), é o assopro de Deus, quer dizer,

    Assim como o assopro de Deus dá vida aos CORPOS DOS HOMENS, assim também o mesmo assopro de Deus tem de dar vida às ALMAS DOS ANJOS.

    Quando Deus retirar o seu assopro das almas dos anjos que no Céu foram enganados por Satanás, almas essas que estão tendo a sua chance de justificação, acontecerá a morte espiritual, chamada de a segunda morte.

    Até mais!

    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 597
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Washington Ruiz Qui 25 Ago 2016, 09:41

    Olá, irmãos,

    Os anjos foram criados antes dos homens, e Deus já tinha de ter criado um lugar para colocar esses filhos, que não podem ter sido criados UM A UM, como acontece com a criação dos filhos dos homens, mas criados todos simultaneamente.

    Essa interpretação se fundamenta na lógica de que os lugares (Céu, Terra e Inferno) têm de ter sido criados antes dos seres (anjos e homens).

    Não teria sido inteligente Deus, depois de criar os seus primeiros filhos, os anjos, não colocá-los no MELHOR desses três lugares, no Céu, afinal um pai sempre quer dar o melhor para seus filhos.

    Pensando assim, por que, então, Deus, sendo nós também filhos, não nos colocou também no Céu, isto é, por que ele não nos colocou no melhor desses três lugares?

    Estaria Deus sendo discriminatório com seus filhos TERRENOS, como que fazendo acepção de pessoas? De maneira nenhuma!

    Assim como Deus teve de criar primeiro, teve de moldar primeiro, do barro, o corpo físico de cada homem, para depois, através de suas narinas, lhe colocar o seu assopro, assopro esse que deu vida ao boneco de barro, que ele chamou de homem, assim também ele deve ter procedido quando criou os anjos do Céu.

    Interpreto que primeiro Deus moldou não do barro, não de coisas do nosso mundo material, não de elementos que conhecemos da nossa tabela periódica, mas de coisas exclusivamente do mundo espiritual, de elementos de uma tabela periódica que não conhecemos, de elementos que têm de ser mais nobres que os da nossa tabela, o corpo espiritual de cada anjo, corpo esse que ele chamou de ALMA, para depois lhe colocar o seu assopro/fôlego/espírito, a fim de que cada alma pudesse ter vida própria.

    Entendo que a morte física acontece aqui na Terra a qualquer CORPO quando o assopro de Deus, que é o elemento de composição de vida que dá vida a qualquer corpo, inclusive aos unicelulares, lhe é retirado, pois isso está escrito (Sl 104.29 SE LHES TIRAS O FÔLEGO, MORREM, e voltam para o seu pó).

    Quando Deus também tirar dos corpos dos anjos o seu espírito (assopro/fôlego) acontecerá a segunda morte, que será a morte espiritual de cada anjo desobediente e também a morte espiritual de cada homem que não tiver sabido aproveitar a sua chance de reconciliação com Deus que teve enquanto vivo.

    Até mais!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Sáb 29 Abr 2023, 02:49





    Olá a todos.








    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.



    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.







    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 P_up_en

    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 510
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1060
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Qua 27 Mar 2024, 21:52

    Amigos

    Pelo menos quatro tópicos já foram abertos para abordar este tema. Dentre eles escolhi este, seja pelo seu título quanto pela excelente abertura do Norberto e, sem demérito de outros participantes, a oportuna intervenção do Ernesto.

    Isto posto, passo à análise de alguns trechos significativos da Bíblia, nos quis ficará clara a diferenciação:

    Em Isaías 26.9: "Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te".

    Resta claro que Isaias está enfatizando a diferença entre os dois conceitos, pois "Com minha alma te desejei” : O “desejar” é uma atividade mental, psíquica; nossos desejos são manifestações de nossa vontade racional; podemos decidir desejar ou não desejar. E “com o meu espírito.... a buscar-te":  “buscar a Deus” é uma manifestação de nossa essência espiritual (“que está dentro de mim” ), metafísica, independe da razão o que nos impulsiona a buscar a aproximação com Deus.

    Em Lucas 1.46-47 Maria, mãe de Jesus, orou assim: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador"

    “A minha alma engrandece ao Senhor”, depende de nossa decisão homenagear ou não a alguém; podemos até mesmo decidir ofender a alguém. Prestar uma homenagem, engrandecer, é uma decisão da mente, psíquica.

    “e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador”: É a essência espiritual e não a racional que se alegra em Deus. Alegrar-se ou entristecer-se não dependem de uma decisão consciente.

    Os seguidores da doutrina espírita, de Allan Kardek, apresentam uma solução muito razoável: “Alma é o espírito encarnado”. Essa concepção fica evidenciada ao se considerar estes dois trechos:

    Em Mateus 26.38 disse Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal". Aquí a condição de depressão é atribuída à alma, enquanto Jesus estava vivo.

    Em Lucas 23.46, Na cruz, Jesus bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito".  Jesus retorna ao Pai em sua essência metafísica, não sua atividade mental psíquica; entrega seu espírito, não sua alma.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Sex 29 Mar 2024, 03:47


    Olá Aldo.



    Aldo escreveu:Resta claro que Isaias está enfatizando a diferença entre os dois conceitos
    pois "Com minha alma te desejei” : O “desejar” é uma atividade mental, 
    psíquica; nossos desejos são manifestações de nossa vontade racional; 
    podemos decidir desejar ou não desejar. E “com o meu espírito.... a buscar-te": 
     “buscar a Deus” é uma manifestação de nossa essência espiritual 
    (“que está dentro de mim” ), metafísica, independe da razão o 
    que nos impulsiona a buscar a aproximação com Deus.

    Pois que o meu espírito se angustia em mim;
    e o meu coração em mim está desolado.

      Salmos 143:4
     
      Porque a minha alma está cheia de angústia,
    e a minha vida se aproxima da sepultura.

      Salmos 88:3



    E como é que você faz distinção quando aos dois conceitos 
    é atribuído o mesmo adjetivo ?







    Aldo escreveu:Os seguidores da doutrina espírita, de Allan Kardek, apresentam uma solução
    muito razoável: “Alma é o espírito encarnado”.
    Essa concepção fica evidenciada ao se considerar estes dois trechos:

    Em Mateus 26.38 disse Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste,
    numa tristeza mortal"
    . Aquí a condição de depressão é atribuída à alma, enquanto Jesus estava vivo.

    Em Lucas 23.46, Na cruz, Jesus bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito".
     Jesus retorna ao Pai em sua essência metafísica, não sua
    atividade mental psíquica; entrega seu espírito, não sua alma.


    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que 
    foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 
    E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, 
    não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 
    E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que 
    repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse 
    o número de seus conservos e seus irmãos, 
    que haviam de ser mortos como eles foram. 
    -Apocalipse 6:9-11 ACF-

    E aqui, como é que os que foram mortos ainda tem atividade mental psíquica ?





    E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; 
    e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, 
    e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, 
    e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; 
    e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 
    -Apocalipse 20:4 ACF-

    E como é que você com base naquilo que citou da doutrina espírita vai explicar
    que depois de mortos e no altar ainda são chamadas de ALMAS ?










    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Ter 02 Abr 2024, 20:14

    Boa noite

    É primordial que consiga entender que você não tem uma alma; você é uma alma. Você tem um corpo. . Gênesis 2:07

    Estudo mais aprofundado da Palavra de Deus mostrará que em nenhum lugar da Bíblia os termos "imortal" ou "eterno" estão ligados à palavra "alma". Em vez disso, as Escrituras declaram que uma alma é mortal, o que significa que ela morre. (Ezequiel 18: 4-20) Portanto, a Bíblia chama alguém que morreu simplesmente de “alma morta”. - Levítico 21:11

    Os escritores da Bíblia usaram a palavra hebraica ruach ou a palavra grega pneuma ao escrever sobre o “espírito”. As próprias Escrituras indicam o significado dessas palavras. Por exemplo, o Salmo 104:29 declara: “Se você (Jeová) tirar seu espírito (ruach), eles morrerão e voltarão ao pó.”

    E Tiago 2:26 observa que “o corpo sem espírito (pneuma) está morto. ” nestes versos, então, ‘espírito’ se refere ao que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. Portanto, na Bíblia a palavra ruach é traduzida não apenas como "espírito", mas também como "força" ou força vital. Por exemplo, a respeito do dilúvio nos dias de Noé, Deus disse: “Vou trazer águas da inundação sobre a terra para destruir debaixo dos céus toda a carne que tem o fôlego da vida.” (Gênesis 6:17 e 7:15-22)"Espírito", portanto, refere-se a uma força invisível (a centelha da vida) que anima todas as criaturas vivas.

    A alma e o espírito não são os mesmos. O corpo precisa do espírito da mesma maneira que um rádio precisa de eletricidade - para funcionar. Para ilustrar isso ainda mais, pense em um rádio portátil. Quando você coloca as baterias em um rádio portátil e o liga, a eletricidade armazenada nas baterias dá vida ao rádio, por assim dizer.

    Sem baterias, no entanto, o rádio está morto. O mesmo ocorre com outro tipo de rádio quando ele é desconectado de uma tomada elétrica. Da mesma forma, o espírito é a força que dá vida ao nosso corpo. Além disso, como a eletricidade, o espírito não tem sentimento e não pode pensar. É uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força vital, nossos corpos "morrem e retornam ao pó", como afirmou o salmista.

    Falando sobre a morte do homem, Eclesiastes 12:7 declara: “O pó (de seu corpo) retorna à terra exatamente como era, e o espírito retorna ao verdadeiro Deus que a deu.” Quando o espírito, ou força vital , deixa o corpo, o corpo morre e volta para onde ele veio - a terra.

    Comparativamente, a força da vida retorna para onde ela veio - Deus. (Jó 34:14-15) Isso não significa que a força da vida realmente viaje para o céu. Pelo contrário, significa que, para alguém que morre, qualquer esperança de vida futura repousa sobre Jeová Deus. Sua vida está nas mãos de Deus, por assim dizer. Somente pelo poder de Deus o espírito, ou força vital, pode ser devolvido para que uma pessoa possa viver novamente.
    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Ter 09 Abr 2024, 22:34

    Boa noite

    Mas o que a Bíblia diz? Eles são a mesma coisa?

    Dois versículos principais
    Primeira Tessalonicenses 5:23 diz:

    “E o próprio Deus da paz vos santifique em tudo, e que o vosso espírito , alma e corpo sejam preservados completos, sem culpa, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

    Este versículo crucial revela que temos três partes: um espírito, uma alma e um corpo. Em grego, língua original do Novo Testamento, a presença da conjunção e na frase espírito , alma e corpo indica que são três coisas diferentes. O corpo é obviamente distinto da alma, e a alma também é distinta do espírito.

    Então Hebreus 4:12 diz:

    “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito , e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

    As articulações e a medula do nosso corpo físico estão próximas umas das outras, mas podem ser separadas. Da mesma forma, a Palavra de Deus pode dividir a nossa alma e o nosso espírito, mostrando que são partes diferentes.

    Portanto, vemos na Bíblia que o espírito e a alma não são a mesma coisa. A Palavra de Deus também revela que a alma e o espírito têm funções diferentes relacionadas ao propósito de Deus .
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Ter 09 Abr 2024, 22:57


    Olá Elaine.





    Elaine escreveu:Este versículo crucial revela que temos três partes: um espírito, uma alma e um corpo.


    Quem é ESSE que tem alguma coisa ?


    Quando diz "temos,,,,",, qual é essa quarta parte que tem as outras 3 partes ?







    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Ter 09 Abr 2024, 23:44


    Resposta à Mensagem N21

    Olá Elaine.


    Elaine escreveu:

    Estudo mais aprofundado da Palavra de Deus mostrará que em nenhum lugar 
    da Bíblia os termos "imortal" ou "eterno" estão ligados à palavra "alma". 

    Tá bom, então quando esses ditos "estudos" mostrarem algum coisa,
    você cita a fonte e coloca aqui para verificação certo ?


    Entretanto fique com o próximo verso que já tem
    uns 2000 anos de existência.



    E direi a minha alma
    Alma, tens em depósito muitos bens para 
    muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 
    Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; 
    e o que tens preparado, para quem será?
    -Lucas 12:19-20 ACF-


    E explique como é que num momento em vida os bens eram materiais e para
    a alma, mas depois de morrer a mesma alma já não tinha nada preparado para DEUS.

    Aproveite também para explicar como é essa alma pedida para dar contas de algo,
    sendo que você dá a entender que a alma deixa de existir ?


    Vai ser o corpo de carne pedido em vez de ser enterrado ?

    Elaine escreveu:Em vez disso, as Escrituras declaram que uma alma é mortal, 
    o que significa que ela morre. (Ezequiel 18: 4-20) 

    E, havendo aberto o quinto selo, 
    vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos 
    por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 
    E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, 
    não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
    -Apocalipse 6:9-10 ACF-


    E que almas são estas que clamam debaixo do altar ?


    São almas mortas,, são corpos mortos,, e ainda falam ?

    A alma passa pela morte "processo de separação do corpo", mas não deixa
    de existir, o corpo esse sim, fica morto e volta ao pó.


    Elaine escreveu:Portanto, a Bíblia chama alguém que morreu simplesmente de “alma morta”. - Levítico 21:11

    E não se chegará a cadáver algum, 
    nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará;
    -Levítico 21:11 ACF-


    O verso indicado MAS NÃO CITADO fala de cadáver,, 
    onde foi que você conseguiu ler escrito "alma morta" ?




    E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; 
    e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, 
    e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, 
    e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; 
    e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
    -Apocalipse 20:4 ACF-


    Faça atenção ao destaque, as almas daqueles que foram degolados não são
    os corpos de carne,, mas essas almas estavam nesses corpos até ao momento
    da morte, e ai sem corpo ainda se chamam de ALMAS, e depois aponta que
    VIVERAM,, que foi voltar a usar um corpo de carne e osso e reinar por 1000 anos.



    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Sáb 13 Abr 2024, 01:43

    Bom dia

    Tzaruch
    Quem é ESSE que tem alguma coisa ?
    Veja a definição da palavra "TEMOS" só assim você irá entenderá
    Significado da palavra Temos
    Temos vem do verbo ter. O mesmo que: possuímos, obtemos, adquirimos, desfrutamos, detemos, mantemos, guardamos, efetuamos.
    Quando diz "temos,,,,",, qual é essa quarta parte que tem as outras 3 partes ?
    De onde você tirou essa ideia da "quarta parte"
    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Sáb 13 Abr 2024, 03:05

    Bom dia

    Tzaruch
    Entretanto fique com o próximo verso que já tem
    uns 2000 anos de existência.
    As palavras " Alma  e  Espirito" no seu original, tanto no hebraico quanto no grego não mudaram no decorrer do tempo. agora é fundamental e necessário para que possamos entender o seu real significado dentro dos textos, temos que fazer a conversão na linguagem atual (Portuguesa) para o original, ou seja, para o hebraico e o grego.

    Vou repetir para ficar explicito a explicação. Você e ninguém irá compreender a diferença se você não sabe a definição ou a distinção dessas palavras: Alma e Espirito no hebraico e no grego. Porque isso, porque essas duas duas palavras estão amalgamados, embaralhado dentro do contexto bíblico e isso acaba confundindo o leitor como aconteceu com você a nos apresentar esses versos do Novo Testamento. E assim distorcendo a palavra no seu real significado quando está se referido a Alma "Psique" no grego (corpo, criatura, sobro de vida, pessoa, ser vivo, o que respira, a substância respiração) Espirito - Pneuma e Espirito divino, respiração, vento do espírito.
    O mesmo conceito se aplica no hebraico Alma = "Nephesh" e Espirito "Ruach"

    Exemplo com o versos que você apresentou.
    E direi a minha alma (psique) : Alma (psique), tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma (psique); e o que tens preparado, para quem será? ACF-

    Nesse verso eu posso trocar a palavra "ALMA" por uma de sua definição (VIDA) e não irá alterar o resultado da sentença

    E direi a minha VIDA: VIDA, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
    20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua VIDA; e o que tens preparado, para quem será

    E não se chegará a cadáver algum,
    nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará;
    -Levítico 21:11 ACF-
    O verso indicado MAS NÃO CITADO fala de cadáver,,
    onde foi que você conseguiu ler escrito "alma morta" ?
    Primeiro releia todo o meu comentário para obter a capacidade de compreensão e entendimento da objetividade do seu contexto e depois veja o verso em questão no hebraico.
    Para você um "cadáver" é corpo com uma alma morta ou um corpo com espirito morto?
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Ter 16 Abr 2024, 03:45


    Resposta à Mensagem Nº25

    Olá Elaine.






    Elaine escreveu:Tzaruch
    Quem é ESSE que tem alguma coisa ?

    __Elaine__
    Veja a definição da palavra "TEMOS" só assim você irá entenderá

    Pensou mesmo que a pergunta foi feita ao acaso e sem entender
    o significado e definição da palavra "TEMOS" ?


    A gramática/linguística/semântica estão a ficar complicadas no fórum.


    Elaine escreveu:Significado da palavra Temos
    Temos vem do verbo ter.
    O mesmo que: possuímos, obtemos, 
    adquirimos, desfrutamos, detemos, mantemos, guardamos, efetuamos.

    A sua citação já diz TUDO, possuímos, adquirimos, detemos etc etc,
    e isso é na PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL.


    Portanto, é o verbo TER,, "eu tenho", "tu tens",,,,,, "nós TEMOS",
    o NÓS identifica os sujeitos que TEM ALGO.



     temos
    A forma temos é [primeira pessoa plural do presente do indicativo de ter].


    ter|ê|
    Conjugar
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.


    verbo transitivo
    1. Estar na posse ou em poder de (ex.: a família tem duas casas). = POSSUIR
    2. Estar na idade de (ex.: ele só tem 11 anos).
    3. Fazer o comércio de, exercer a indústria de.
    4. Agarrar, segurar.
    5. Receber, obter, alcançar.
    6. Gozar de.
    7. Sofrer de.
    8. Sentir, experimentar.
    9. Conter, poder levar.
    10. Ser do tamanho de.
    11. Ser composto ou formado de.
    12. Trazer consigo ou em si (ex.: tinha um casaco bastante coçado).
    13. Trajar.
    14. Sentir.
    15. Tocar-lhe em sorte.
    16. Produzir.

    "temos", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 
    2008-2024, https://dicionario.priberam.org/temos. 


    A citação acima confirma e vai servir já de seguida juntamente com o que citou.

    Elaine escreveu:
    Quando diz "temos,,,,",, qual é essa quarta parte que tem as outras 3 partes ?

    __Elaine__
    De onde você tirou essa ideia da "quarta parte"

    Por acaso não VIU a citação DAS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS ?

    __Elaine escreveu__

    Este versículo crucial revela que temos três partes: um espírito, uma alma e um corpo.



    Portanto, segundo AS SUAS AFIRMAÇÕES o (os) sujeito tem três partes.

    O sujeito tem um espírito, o sujeito tem uma alma, e o sujeito tem um corpo,
    até aqui existe alguém, UM SUJEITO que tem, possuí etc 3 partes..


    Assim, o sujeito TEM, possuí, detém, está na posse, tem em seu poder essas
    e partes, portanto agora falta VOCÊ IDENTIFICAR quem é esse SUJEITO.


    https://forumevangelho.forumeiros.com/t3267p15-nas-escrituras-alma-e-espirito-podem-ter-mais-de-um-significado#125895
    __Elaine escreveu__
    É primordial que consiga entender que 
    você não tem uma alma
    você é uma alma
    Você tem um corpo. . Gênesis 2:07 


    Igualmente nessa resposta você fala de um ALGUÉM que tem um corpo,, 
    quem é este VOCÊ (sujeito) ?


    Entendeu agora Elaine ?


    Quem é essa quarta parte ( o tal sujeito) que possuí as três partes ?




    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Ter 16 Abr 2024, 15:21

    Boa tarde

    Tzaruch
    Quem é essa quarta parte ( o tal sujeito) que possuí as três partes ?
    A sua incapacidade de compreensão de textos ou de qualquer obra escrita é algo simplesmente  assombroso

    Vamos tentar de novo: Quando eu ressaltei esse texto na linha no meu comentário, o que você pode discernir depois que carregou toda a definição e sinônimo da palavra TEMOS?

    "Este versículo crucial revela que "TEMOS" três partes: um espírito, uma alma e um corpo."

    Depois que você lê de novo, me diz onde você foi buscar ou teve a ideia de inserir a "quarta parte" dentro do mesmo texto?

    Impressionante e complicado discorrer qualquer assunto com qualquer pessoa que não assimila o que esta sendo apresentado para a devida refutação.
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 510
    Idade : 82
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1060
    Data de inscrição : 27/08/2013

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Ter 16 Abr 2024, 16:09

    Não tem sentido questionar se a alma é mortal ou imortal, pois essas duas condições são aplicáveis ao corpo biológico que nasce, cresce e morre e ao morrer se decompõe, deixa restos.

    A questão é se, com a morte do corpo biológico, a alma desaparece, se apaga como uma chama, ou se desprende e "sobe".

    Quanto à identidade de alma e espírito, se nos apoiarmos na ciência da psicologia, a alma é a psiqué,
    transcende ao corpo biológico e desaparece com a morte do indivíduo.

    Se nos apoiarmos nas Escrituras, devemos considerar que a nossa Bíblia decorre da Septuaginta, compilada em grego por 70 pessoas. É provável que escribas diferentes tenham usado ora “psiqué”, ora “pneuma” o que resultou na tradução ora “alma” e ora “espirito”, gerando a ideia de identidade. Portanto, não há como definir a diferença pelos textos bíblicos.

    Assim como na edição em língua portuguesa, na Bíblia em Italiano está escrito “anima” e “spirito”, gerando a mesma ideia de identidade.

    Em minha mensagem 19 apontei várias passagens bíblicas que diferenciam alma de espírito, entretanto muitas outras se referem a alma e espírito indiscriminadamente.

    A meu ver, a solução mais adequada é a da religião Espírita, na qual a alma é o espírito encarnado. Quando o ser biológico morre, a alma volta a ser espírito. Resolvido o problema.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Tzaruch Ter 16 Abr 2024, 19:57


    Ainda sobre a resposta à Mensagem Nº25

    Olá Elaine.



    Já agora, se não for muito difícil aproveite para explicar as seguintes
    afirmações e a respectiva CONTRADIÇÃO.

    __Elaine escreveu__

    Este versículo crucial revela que temos três partes: um espírito, uma alma e um corpo.




    __Elaine escreveu__ 

    É primordial que consiga entender que 
    você não tem uma alma
    você é uma alma
    Você tem um corpo. . Gênesis 2:07 




    Na primeira afirmação o sujeito TEM 3 partes, e tem uma ALMA, mas na 
    segunda afirmação o sujeitonão tem alma, afinal ele é a própria alma ?


    Como explica a contradição ? 





    Elaine Campos
    Elaine Campos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Não praticante
    Igreja : Nenhuma até o momento
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 138
    Data de inscrição : 24/07/2021

    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Elaine Campos Ter 16 Abr 2024, 23:18

    Boa noite
    Tzaruch Na primeira afirmação o sujeito TEM 3 partes, e tem uma ALMA, mas na  segunda afirmação o sujeito já não tem alma, afinal ele é a própria alma
    Não há contradição alguma e sim a incapacidade de interpretação de sua parte e a dificuldade de compreensão e assimilar de todos os comentários apresentado dentro de todo um argumento e como isso não bastasse, fica fragmentando todos o seu conteúdo.

    Vamos lá, mais uma vez e última repassando uma explicação simples para que possa assimilar.

    Por favor, seria possível você nos dizer qual o pronome pessoal da primeira pessoa do plural que conjuga o verbo TER.
    Que pela sua definição gramatical indica mais outra ou outras pessoas inserido dentro de qualquer textos?
    Vamos lá você consegue, não é tão difícil assim.
    Tzaruch Na primeira afirmação o sujeito TEM 3 partes, e tem uma ALMA, mas na
    segunda afirmação o sujeito já não tem alma, afinal ele é a própria alma ?
    Alaine escreveu É primordial que consiga entender que você não tem uma alma; você é uma alma. Você tem um corpo. . Gênesis 2:07
    Como já foi destacado acima na mensagem 26 e está obvio que você não leu ou não entendeu, (que em termo prático é a mesma coisa) a explicação de alma/corpo e espirito nos contexto bíblicos e sou obrigada a expor pela terceira vez para que você possa tentar entender.

    Msg 26
    -Vou repetir para ficar explicito a explicação. Você e ninguém irá compreender a diferença se você não sabe a definição ou a distinção dessas palavras: Alma e Espirito no hebraico e no grego. Porque isso, porque essas duas duas palavras estão amalgamados, embaralhado dentro do contexto bíblico e isso acaba confundindo o leitor como aconteceu com você a nos apresentar esses versos do Novo Testamento. E assim distorcendo a palavra no seu real significado quando está se referido a Alma "Psique" no grego (corpo, criatura, sobro de vida, pessoa, ser vivo, o que respira, a substância respiração) Espirito - Pneuma e Espirito divino, respiração, vento do espírito.
    O mesmo conceito se aplica no hebraico Alma = "Nephesh" e Espirito "Ruach"
     
    Mesmo tentando explicar pela segunda vez não consegue entender.

    Portanto dos escritos original bíblicos deixa claro que as palavras ALMA/CORPO são sinônimos que possuem o mesmo significado, semelhança ou aproximação.

    Agora queremos saber onde entra a quarta parte que não sei o que seja,  dentro do meu discurso. Aponta ai que estou esperando. Porque estou achando que você está colando chifre em cabeça de cavalo pra provar que unicórnios existem.

    Conteúdo patrocinado


    Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado - Página 2 Empty Re: Nas Escrituras, alma e espírito podem ter mais de um significado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 18 Abr 2024, 23:59