F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
AbraaoPereiraS
Gleison Elias
Maria Madalena
Jefté
Xsara
Erick dos Santos
Jean
11 participantes

    Andar e viver no Espírito

    Jean
    Jean
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 36
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campos dos Goytacazes-RJ
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Batista de Custodópolis
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 19/08/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jean Ter 17 Set 2013, 19:32

    O capítulo 5 de Gálatas traz duas expressões fundamentais. No início, temos a promessa de que se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos os desejos da carne. E no fim, esta escrito que se vivemos no Espírito, devemos andar no Espírito.

    Pra vocês, o que significa NA PRÁTICA viver no Espírito e andar no Espírito?

    ---

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente - Edificando mentes e corações
    Erick dos Santos
    Erick dos Santos
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 14
    Idade : 29
    Cidade/Estado : Castro.PR
    Religião : realidade soberana desententida
    Igreja : nenhuma ainda
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 31
    Data de inscrição : 18/09/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Erick dos Santos Qui 19 Set 2013, 11:29

    Penso que sempre devemos ter cuidado com nossas perguntas quanto às Sagradas Escrituras, ainda mais quando fazemos aos outros, devemos ter em mente que:

    "A letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6)

    "Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada".» (Mateus 26:52)

    Eu poderia lhe responder segundo a minha experiência espiritual, entretanto poderia estar usando da espada contra você, (através das palavras que eu escrever e você ler). Ou ainda dando uma resposta errônea e atrapalhando sua busca espiritual..

    Esses versículos são bem mais interessantes de se compreender com sua própria edificação espiritual.

    "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á."(Mateus 7:7-11)

    “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14

    Minha dica é: busque incessantemente e verá se o que encontrar condiz... verá também se procede ou não da verdadeira doutrina.

    Você pode considerar que eu estou enrolando e que não tenho capacidade de lhe escrever sobre isso...
    entretanto se lhe fosse escrito diretamente sobre essas verdades, estariam desestimulando sua busca...

    Eu poderia lhe escrever de modo mais direto como enxergo essas verdades, mas sei que é bem provável que venha a se arrepender de ter lido...

    Ajudei ?
    Jean
    Jean
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 36
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campos dos Goytacazes-RJ
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Batista de Custodópolis
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 19/08/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jean Qui 19 Set 2013, 11:35

    Não, não ajudou nem um pouco. Não me venha com essa de "a letra mata". Eu sou um estudioso da Palavra e quero aprender tudo o que ela tem. Se você tem uma interpretação correta destes termos que citei na pergunta, por favor, me explique. É sua obrigação como meu irmão.

    ---

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente - Edificando mentes e corações
    Erick dos Santos
    Erick dos Santos
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 14
    Idade : 29
    Cidade/Estado : Castro.PR
    Religião : realidade soberana desententida
    Igreja : nenhuma ainda
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 31
    Data de inscrição : 18/09/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Erick dos Santos Qui 19 Set 2013, 12:21

    gostei muito do post do seu blog:

    http://prosadecrente.blogspot.com.br/2013/07/carta-de-deus-para-seus-filhos.html#more

    A sua resposta me abalou muito.

    Ao mesmo tempo que fiquei feliz pela sua determinação em declarar que é um estudioso da Palavra em querer uma resposta. Além disso você é muito corajoso por querer aprender tudo sobre a Palavra...

    Eu realmente quero poder lhe ajudar. Poderia lhe preparar uma resposta mais direta sobre estas verdades, mas ficaria muito descontente se depois disso, você que é um estudioso da Palavra, não aceitar nem uma frase como fez na última e ainda escrever que sou um mentiroso e um louco querendo inventar histórias para me sobrepor no entendimento da Sagrada Escritura.

    Além disso talvez nunca poderei garantir que minha interpretação é correta...

    Com a sua coragem sei que um dia poderá saber o que significa, ainda sim quer que lhe prepare uma resposta mais direta, para lhe ajudar melhor?

    avatar
    Xsara
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 238
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Minas Gerais
    Religião : Livre
    Igreja : eu S2
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 1735
    Data de inscrição : 02/04/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Xsara Qui 19 Set 2013, 13:05

    Boa tarde!


    É Jean... Pelo visto vc precisa mesmo de orientação sobre andar e viver no Espírito, pois seu tratamento com a resposta do seu irmão Erick , não há nenhuma demonstração.
    Jean
    Jean
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 36
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campos dos Goytacazes-RJ
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Batista de Custodópolis
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 19/08/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jean Qui 19 Set 2013, 13:26

    Perdão pela forma em que falei, gente. É que eu realmente estou ansioso por um esclarecimento sobre essa questão, e quando vi que a resposta não foi uma resposta, eu fiquei nervoso e saí do sério. Perdoe-me, Erick.

    Você tem toda razão, Xsara, eu não demonstrei a unção que há em mim. Peço desculpas pelo descompasso.



    E Erick, em momento nenhum eu te chamei de mentiroso e louco. Se dei essa impressão, me perdoe, por favor.

    E sim, eu quero que você me dê essa resposta de que você está falando.

    ---

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente - Edificando mentes e corações
    avatar
    Xsara
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 238
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro e Minas Gerais
    Religião : Livre
    Igreja : eu S2
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 1735
    Data de inscrição : 02/04/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Xsara Qui 19 Set 2013, 15:45

    Olá Jean!

    Vou dar minha opinião sobre andar e viver no Espírito, para complementar seu estudo.

    Quando o Espírito Santo executa a obra e selo em você, os frutos dele exalam nas suas referências, descritas em gálatas ....

    Gálatas 5


    5 - 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

    5 - 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

    5 - 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

    5 - 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

    5 - 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


    Qualquer ser, que se diz cristão, não exala estes frutos em sua excelência, não pode dizer que anda e vive no Espírito Santo. O fato é, que quem tem o selo do Espírito, é capaz de demonstrar sem nenhuma dificuldade, ou esforço, sobre sua confiança nas promessas divinas e seus frutos, ou seja, muito poucos podem afirmar.


    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jefté Qui 19 Set 2013, 16:46

    Olá irmãos

    Paz a todos!
    Sobre a pergunta do tópico: 
    Gostaria de dizer que - Andar e viver no Espírito - só se é possível quando se tem a mente de Cristo, em Cristo!
    E o que é ter a mente em Cristo???

    É quando nos envolvemos por todo o Seu viver; quando na verdade passa a morrer o nosso ser - e deixamos de viver somente para nós mesmos, ou por nós mesmos, pelo contrário - esquecemo-nos de nós - e pensamos cada vez mais no Senhor. Em desejo e gozo de estar com Ele.

    Por isso diz:
    Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas paixões e concupiscências.
    Aliás, a única maneira de andar no Espírito é através da mente e coração repletos e envoltos de Cristo, não existe outra maneira de vivermos no espírito.
    Isso só é possível primeiramente pela fé, e no amor.
    Sem esses a fé e o amor (derivados de um conhecimento real de Cristo) é impossível viver Cristo. Ou seja, viver no espírito.

    Conforme diz o Senhor:
    Assim como o Pai que vive me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.
    Não existe outra maneira de viver ou andar no Espírito, a não ser pela fé e coração e alma e amor por Cristo.

    É Ele que (vivendo em nós - e nós Nele) que passa a cumprir todas estas coisas em nosso viver.
    Conforme diz:
    Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para a glória de Deus por nós" (II Cor. 1:20)

    Também diz: Tu Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo pensamento é firme em ti, porque ele confia em Ti. (Is. 26:3)

    Em contrapartida, se eu pensar: vou viver em espírito: em amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (sem a consciência de que esse é o viver de Cristo aqui - e que Cristo é quem cumpre em mim todas as coisas; por amá-lo, desejá-lo intensamente Seu pleno viver em mim - nada disso em mim se fará.

    E Jesus ainda diz: Porque sem mim nada podeis fazer.
    Na verdade, tais promessas e virtudes se cumprem em nós quando adoramos a Deus em espírito e em verdade; porque pensar, e desejar, e querer viver a Cristo - é adorar a Cristo.
    E sem isso - nada em nós se cumprirá;
    Aliás, a adorão a Deus só é possível pelo conhecimento verdadeiro de Deus e pelo amor a Deus.
    Do contrário não pode existir adoração!
    E tem mais: Cristo é a imagem do Deus invisível - ou seja, só conhecemos a Deus - pelo viver de Cristo - e quando amo a Cristo, amo a Deus - pois o Senhor é a única imagem do Deus invisível, de modo que é só amando e desejando e adorando a Cristo que eu o faço a Deus. 
    Porque sem Jesus, não há nada que se possa fazer.
    Nem oração, nem petição, nem adoração, e nem amor a Deus.
    Assim creio!

    Mas tem mais: mesmo que adquiramos a graça do viver em Espírito; N vezes nos enredaremos pela carne e o mundo, e as tentações nos submeterão, sendo-nos necessário seguir pela fé, pela fé em Cristo, conforme diz: o justo viverá pela fé.

    é isso aí irmãos ..... 
    Paz
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Maria Madalena Qui 19 Set 2013, 20:47

    A Paz de Deus a todos que receberem essa maravilhosa Paz.

    Andar no Espírito é abrir mão de si mesmo PARA realizar o desejo de Cristo, é abrir mão dos próprios interesses PARA realizar os de Cristo.

    Na prática, isso significa abortar o orgulho, a arrogância, a vaidade de coração (que faz o homem amar ser elogiado e colocado acima dos demais) - é abortar o orgulho em toda e quaisquer circunstâncias - para andar humildemente perante HOMENS - reconhecendo que não somos absolutamente NADA e portanto, como Cristo fez, nos reputarmos por NADA.

    Andar no Espírito significa rejeitar a satisfação da carne (paixões, ilusões carnais, o romantismo que conduz a carnalidade e ao sexo ilícito).
    "Quem andar satisfazendo o que dá prazer a carne este NÃO PODE estar agradando a Deus"

    Madalena
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Gleison Elias Sex 20 Set 2013, 04:01

    O Espírito aí é espírito. O contexto não fala nada de Espírito Santo, muito pelo contrário, o oposto desse espírito é a carne... então esse espírito é o NOSSO espírito...

    Viver em espírito quer dizer seguir as vontades espirituais.

    Espírito não peca.

    Acho que minha opinião sobre o que é viver no espírito, se encaixa na opinião da MM na mensagem 9.
    Jean
    Jean
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 36
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campos dos Goytacazes-RJ
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Batista de Custodópolis
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 19/08/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jean Sex 20 Set 2013, 09:37

    Gleison, na minha Bíblia diz "andai em Espírito", com E maiúsculo, significando ser o Espírito Santo e não o nosso espírito.

    Maria Madalena e Jefté, as respostas de vocês se aproximaram mais do que eu estou procurando entender. Porque vejam bem, caros colegas: toda essa questão de santidade, autonegação e coisas relacionadas sempre me foram passadas de uma forma muito mística, muito abstrata. Mas como se pratica essas coisas no dia a dia?

    Abrir mão das próprias vontades, pensar nas coisas do alto, como é que se faz isso? O que eu tenho que fazer pra conseguir alcançar esse estágio de espiritualidade? Porque pra mim tem sido bem difícil. A disputa dentro da minha mente tem sido grande. Eu preciso de ajuda, de instrução.

    ---

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente - Edificando mentes e corações
    Erick dos Santos
    Erick dos Santos
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 14
    Idade : 29
    Cidade/Estado : Castro.PR
    Religião : realidade soberana desententida
    Igreja : nenhuma ainda
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 31
    Data de inscrição : 18/09/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Erick dos Santos Sex 20 Set 2013, 11:33

    Antes, quero atentar a um fato muito importante: devemos nos cuidar para não mudar sequer uma palavra da Sagrada Escritura, quando ocorre isso é bem grave ainda mais nos livros de pregação.

    Reconheci que sua pergunta me abriu os olhos quanto a algumas concepções

    Estou demorando (para quem está esperando) porque minhas linhas de raciocínio ficaram confusas e pedi orientação do Senhor, fiz umas leituras e tive oportunidade de passar por uma experiência acerca do assunto (antes do amanhecer), glória ao Senhor. Amém!

    Temo ao Senhor, reconheço que não tenho santidade para sequer mencionar Seu santo Nome e que todos prestaremos contas do que fizemos com Sua santa Palavra, isso pode justificar minha primeira resposta e a forma sugestiva como lhe responderei.

    Enquanto espera, logo vou avisando que responderei especificamente:

    • O que significa viver pelo Espírito e andar no Espírito?
    • Na prática o que é viver em/no  Espírito?

    Lhe escreverei de forma sujestiva porque sem dúvida a resposta serve mais a mim do que a você(talvez não entenda isso),  e será melhor orientado quando no decorrer do tópico fizer perguntas mais específicas pelo que absorver como na última resposta (entendo que você não poderia abrir um tópico com uma pergunta específica).

    No mais aguarde, se demoro é por querer tentar lhe ajudar, acredite também que eu entendo a gravidade disso, pois tenho problemas semelhantes e até consultei um psicólogo cristão...
    (isso a uns meses atrás)
    Também sugiro atenção a esses testemunhos:
    http://www.divinerevelations.info/portuguese/
    Para conhecer sobre a experiência de quem teve maior presença com o Espírito Santo.
    (A todos que não leram coisa parecida, eu espero que creiam e se sintam feridos para buscar o Senhor no arrependimento de alguma falta).

    Desculpe qualquer confusão possível que pode haver neste texto...
    Desejo paz a todos vocês irmãos e fé Naquele que pode nos dar dela.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Gleison Elias Sex 20 Set 2013, 12:04

    não existe letra maiúscula no grego koiné...
    Jean
    Jean
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 36
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campos dos Goytacazes-RJ
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Batista de Custodópolis
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 42
    Data de inscrição : 19/08/2013

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Jean Sex 20 Set 2013, 15:35

    Erick, estou esperando sua resposta ansiosamente.

    Gleison, sou tentado a discordar da sua colocação. Já vi vários textos bíblicos na língua original e todos sempre possuem letras maiúsculas.

    ---

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente - Edificando mentes e corações
    http://prosadecrente.blogspot.com.br
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Gleison Elias Sex 20 Set 2013, 17:46

    Jean, infelizmente sou tentado a discordar de você.... o que vc viu são cópias, em grego moderno... pois o grego antigo não tem letras maiusculas.... pode perguntar pra quem entende... aqui no fórum tem o Norberto, Valdomiro, por exemplo, que concordam comigo..... e entendem mais de grego do que eu.....muito mais, o valdomiro é quase um professor (se jah não for).

    Conteúdo patrocinado


    Andar e viver no Espírito Empty Re: Andar e viver no Espírito

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 09:20