F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    O Comma Johanneum em um manuscrito esquecido

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    O Comma Johanneum em um manuscrito esquecido Empty O Comma Johanneum em um manuscrito esquecido

    Mensagem por Norberto Sex 12 Jul 2013, 11:40



    O Comma Johanneum em um manuscrito esquecido
    por: DANIEL B. WALLACE
    tradução: ferramenta do Google Chrome
    2/7/2010

    Estou atualmente em Munique, examinando manuscritos gregos do Novo Testamento em uma das maiores bibliotecas do mundo, o Bayerische Staatsbibliothek (Biblioteca Estadual Bavarian). Entre outras coisas, esta biblioteca possui a maior coleção de incunábulos (livros impressos antes do ano 1500) na Europa, uma gritante 18 mil do total de 30 mil títulos que pertencem a este período de início da impressão.

    O BSB também tem 29 manuscritos gregos do Novo Testamento. O Centro para o Estudo de manuscritos do Novo Testamento fotografado alguns deles neste momento no ano passado e postou aqueles on-line.

    Desta vez, estou em uma viagem solo. O exame cuidadoso dos manuscritos é uma tarefa vital na preparação como para a fotografia. Às vezes, os fragmentos de página são negligenciados e não se fotografado. Muitas vezes, a foliação dos manuscritos está incorreta, e as folhas que estão um pouco presos juntos podem passar despercebidos. O 'prep doc', feito com cuidado, garante que cada página é fotografado. Torna-se um guia para os fotógrafos que poderia perder alguma coisa. Além disso, o exame pré-fotográfica, por vezes, revela folhas palimpsested que exigem luz UV para ler e fotografar corretamente. CSNTM descobriu vários manuscritos através deste processo.

    Por definição, o undertext de um palimpsesto é mais velho que o uppertext. E se é bíblico, é um bom encontrar, muitas vezes muito significativo, para o estudioso da Bíblia.

    Na outra extremidade do espectro estão os textos de folhas nas quais um escriba depois tem 'corrigidas' do texto. Frequentemente, essas correções são mais valiosos do que a mão original, uma vez que quer corrigir um erro do escriba original ou corrigir o manuscrito para uma melhor exemplar.

    Em outras ocasiões, tais marginalia são de nenhum valor para recuperar a redação dos autógrafos, mas eles são, no entanto, significativo para a história da transmissão do texto. Tal é o caso de Gregory-Aland 177.

    Este manuscrito, alojados no BSB, é um dos manuscritos que examinei hoje. É um décimo primeiro século pergaminho rolamento minúsculo número prateleira Cod. graec. 211. O códice contém Atos, as cartas gerais, o Paulinum corpus (incluindo Hebreus), e Apocalipse. Há extensas notas, escritas em uma mão muito mais tarde, funcionando através de cartas de Paulo. A ordem dos livros é: Atos, cartas gerais, as cartas de Paulo, Apocalipse. As letras em geral estão em sua ordem moderna comum, como são Paulo (com Hebreus no final). Primeiro John é nas folhas 68 verso a 74 verso.

    Em 74 recto é 1 João 5:7-8. O principal começa no meio de uma John 5.4. Versos 7-8 ler, οτι τρεις εισιν οι μαρτυρουντες, το πνευμα , και το υδωρ, και το αιμα · και οι τρεις εις το εν εισιν ("Pois há três que dão testemunho: o Espírito, a água, o sangue; e os três estão de acordo "). Isso é normal, pois é. Mas há uma nota marginal, escrito acima do texto na margem superior. A nota é escrita de forma muito mais tarde, à mão, pelo menos, segunda metade do século XVI, como pode ser visto pela introdução quais especifica 'v 7. ' Números dos versículos não foram inventados até 1551, na quarta edição Stephanus "de seu Novo Testamento grego. Portanto, isso não pode ser mais cedo do que naquela data. A mão, contudo, parece ser muito mais tarde. Eu iria julgá-lo a ser de 17 º -18 º século.

    Na mesma mão que lista o número do versículo é o seguinte texto grego: οτι τρεις εισιν οι μαρτυρουντες εν ουρανω: πατηρ, λογος, και πνευμα αγιον, και οι τρεις εις το εν εισιν ('Há três que testificam no céu: o Pai , a Palavra, o Espírito Santo, e estes três são um).

    Significativamente, nenhum dos nomes divinos são escritos como nomina sacra . Desde que eu estou longe da minha biblioteca, não pode facilmente verificar se este texto é idêntico ao códice 61. Mas minha lembrança é que a falta dos artigos antes πατηρ, λογος e πνευμα (que também permite a αγιον ser depois do substantivo), é o que se lê nesse famoso manuscrito. (Codex 61 é um manuscrito que aparentemente foi feito a pedido de um Roy ou Froy em Oxford em 1520, quando Erasmus soube disso, ele colocou o Johanneum vírgula na terceira edição de seu Novo Testamento No entanto Erasmus mudou o texto para ser melhor. grega, acrescentando os artigos a um texto que, se rigidamente traduzido do latim, seria o motivo de sua falta. Seu argumento de que ele não tem esta formulação em suas edições anteriores, porque ele não poderia encontrá-lo em quaisquer manuscritos gregos, assim, foi um pouco irônico, porque a forma do texto que ele colocou em sua terceira edição ainda não tinha testemunhas gregos!)

    Embora a base manuscrito para esta fórmula trinitária é bastante insignificante, que já infectou a história da Bíblia em Inglês de uma maneira enorme, funcionando como um ponto de encontro para a King James Somente defensores. Desde Lutero baseou sua tradução em segunda edição do Erasmus de 1519, a história da Bíblia em alemão tomou um caminho menos raivoso. Deve notar-se, evidentemente, que a base para o exegético Trinity nunca dependeu da Johanneum vírgula , por ter sido feito o seu caso há séculos, sem conhecimento desta leitura.

    A forma da vírgula no códice 177, portanto, parece ser dependente ou códice 61 ou sua base Latina. Ele não mostra consciência da redação do Erasmus em sua terceira edição. (Compare isso com 2318, um jovem de 18 º manuscrito do século, em Bucareste, que examinei no mês passado. Sua vírgula é idêntico ao da terceira edição do Erasmus vírgula . que eu não sei o que a base é para Bruce Metzger afirmar, portanto, que este manuscrito foi 'influenciada pela Vulgata Clementine' [ Comentário Textual 2 , 648], pois ele não dá outros dados. verificar um local de alguns lugares em 2318 mostra que o escriba sabia como usar o artigo grego.)

    Até o momento, apenas oito manuscritos são conhecidos por ter o Johanneum vírgula neles (Metzger curiosamente omite menção de codex 629 [ Comentário Textual 2 ], a um manuscrito que pode reivindicar uma data para essa leitura antes de 1520). Eles são como se segue:

    61 (produzido em 1520)

    629 (14 º século)

    918 (16 º século)

    2318 (18 º século)

    Há também quatro manuscritos que possuem esta leitura na margem do texto, adicionado em cada caso por um lado, muito mais tarde:

    88 (12 º século, Johanneum vírgula adicionado em 16 º século)

    221 (10 º século, Johanneum vírgula adicionado mais tarde)

    429 (14 º século, Johanneum vírgula adicionado mais tarde Metzger diz que 429 é a partir do 16. º século [ Comentário Textual 2 , 647])

    636 (15 º século, Johanneum vírgula adicionado mais tarde Metzger diz que 636 é a partir do 16. º século [ Comentário Textual 2 , 648])

    Por que codex 177 ser esquecido? Pelo seu número de Gregory-Aland, tem obviamente sido conhecida a NT críticos textuais por um longo, longo tempo. Talvez seja porque a descrição do catálogo da BSB deste manuscrito não diz nada sobre a vírgula para este manuscrito. No entanto, um microfilme do códice é certamente ser encontrado no Institut für neutestamentliche Textforschung em Münster, na Alemanha. Talvez seja porque a tinta da nota marginal é um pouco mais fraco do que o texto e, portanto, ele não apareceu no microfilme. Seja qual for a razão, é notável que um manuscrito, cuja existência é conhecida há muito tempo pelos estudiosos do Novo Testamento, e está alojado em uma biblioteca europeia de destaque, deve ser esquecido nesta passagem. No mínimo, isso sugere que pode haver muitos tesouros ainda a ser descoberto em conhecidos manuscritos do Novo Testamento. Microfilmes não vai revelar muitos deles, a única maneira de fazer essa informação acessível aos estudiosos é digitalizar esses códices e disponibilizá-los on-line.
    .

      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 06:00