F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+24
Roberto Costa
Betho
Gleison Elias
Washington Ruiz
Gilcimar
Rodrigues
Diephe
Rasabino
Maria Madalena
Vasuilvan
Flavio da Silva
Vitor
Misael Campos
Pereira
Paulo Henrique
Monica P.
Anamim
Pr. Francisco Belvedere
Vagner Luis
Bruno
Devaney
Norberto
Paulo Cesar
Zilton Alencar
28 participantes

    Pecados por pensamento - isto existe?

    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Zilton Alencar Qua 11 Fev 2009, 11:56

    Eu sempre fui meio "mordido" com a expressão que herdamos da ICAR que afirma que pecamos "por atos, pensamentos e omissões". Realmente pecamos por pensamento, ou o pensamento é esfera exclusiva de tentação, e não de pecado?

    Jesus nos ensina, em relação ao adultério, que olhar para uma mulher com pensamento impuro indica que o adultério já se consumou (Mt 5.27-28 ). Isto parece ser a prova definitiva da existência de pecados por pensamento, e é o texto básico em que se apoiam os defensores do pecado por pensamento.

    Contudo, Tiago dá a entender que o pecado só existe quando sai da esfera do pensamento e se transforma em atitudes: Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tg 1.14-15).

    Levando a mesma idéia para outra área que não seja o adultério, digamos que eu seja tentado no pensamento de aproveitar a saída de meu chefe do escritório para subtrair-lhe algo (roubar mesmo!); aparentemente, este pensamento só se transforma em pecado efetivo após a concretização, a transformação do pensamento na ação do roubo. Antes disso, não passa de tentação.

    O escritor da carta aos Hebreus também nos afirma que Jesus em todos os aspectos foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15), o que dá a entender que Ele também foi tentado na esfera sexual, sentiu desejos carnais, já que a tentação sexual passa, em todos os homens, obrigatoriamente pelos pensamentos e desejos. A diferença é que Jesus não pecou. Como isso seria possível, se o pensamento lhe passou pela cabeça?

    O que os irmãos entendem acerca deste assunto, o pecado por pensamento. Existe? Em caso afirmativo, como identificar o que é tentação e o que faz esta tentação se tornar pecado?
    avatar
    Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 120
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Cristã
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 69
    Data de inscrição : 08/12/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Paulo Cesar Qua 11 Fev 2009, 13:24

    Zilton,

    Minha dúvida maior é com aquele pensamento, aparentemente incontrolável, que vem à nossa mente e não somos capazes de tirá-lo, mesmo se esforçando para desviar a atenção. Seria pecado? Eu penso que não, já que eles são involuntários. Já aquele pensamento que vem à nossa mente, e não fazemos nada para impedi-lo, ainda que não o transformamos em atos, é pecado.

    Quanto a Jesus, não posso concordar com você quando diz que ele teve desejos sexuais. Jesus foi tentado sim, em todos os aspectos, mas essa tentação foi externa. Não invadiu seus pensamentos. O diabo tentou Jesus mas sua resposta foi imediata: "Vai-te para trás de mim, Satanás". Aquelas tentações não faziam o menor efeito sobre Jesus.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Norberto Qui 12 Fev 2009, 09:04

    .
    Aos participantes e leitores, minha opinião:

    Com relação ao adultério (desejar em pensamento), creio ser exceção à regra estabelecida em Tiago 1.14-15.

    Nos demais casos de pecados, o pecado é consumado havendo concebido após a tentação. (Tg 1.14-15)

    Com relação ao Senhor Jesus ter sido tentato, não significa que a tentação gerou o desejo, como por exemplo, de relacionar-se com alguém sexualmente.

    Pecado por pensamento existe, no caso de adultério citado acima.
    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Devaney Qui 12 Fev 2009, 19:45

    Entendo que o Senhor colocou os maus pensamentos em pé de igualdade com todos os pecados efetivamente realizados na passagem abaixo.

    Não acham isso também ?

    Mateus 15:19,20 - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
    Bruno
    Bruno
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 266
    Idade : 37
    Cidade/Estado : São Paulo
    Religião : Cristã
    Igreja : Protestante
    País : Brasil, infelizmente!
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 81
    Data de inscrição : 02/02/2009

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Bruno Sex 13 Fev 2009, 14:02

    Devaney, 10 anos de Assembleia, nunca vi ninguém punido por adultério mental, vc já viu?
    avatar
    Vagner Luis
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 101
    Idade : 50
    Cidade/Estado : Sumaré / SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 43
    Data de inscrição : 26/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Vagner Luis Sex 13 Fev 2009, 14:38

    Graça e Paz a todos!

    Acho que o pecado por pensamento só é pecado quando a pessoa "maquina" na mente algo, e nada faz para tirá-lo.

    Neste caso, o pecado já está consumado, feito, assim como o adultério em que Jesus equiparou o "olhar" para uma mulher.

    Outro exemplo: Se alguém vê uma bolsa recheada de reais, e pensa em roubar, e assim faz planos para cometer a infração e, de repente, seu verdadeiro dono tira a bolsa de perto, mesmo que o pecado do roubo não ocorreu, o pecado de ter tramado por isto está lá, só não foi efetuado.

    Vagner Luis
    avatar
    Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 459
    Idade : 41
    Cidade/Estado : PR
    Religião : Protestante
    Igreja : Metodista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 285
    Data de inscrição : 03/12/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Pr. Francisco Belvedere Sex 13 Fev 2009, 15:18

    Olha gente, esse tema é complicado, conheço gente que pensou ter blasfemado contra o ES, por causa de pensamento "icontralavel". O individuo tem uma compulsão de dizer em pensamento tudo aquilo que temeria pronuncair com os labios... é coisa estranha, mas até um pisicologo riria de ua cara desses ou o tacharia de louco, o cara vive atormentado com isso. Ele não faz por mal,ora rapido para esses pensamentos não o atacarem e ter que fazer outra oração para pedir perdão pelos pensamentos que passou em sua mente... a mente humana é complicada ainda mais se o demonoio resolver jogar pensamentos.
    Bruno
    Bruno
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 266
    Idade : 37
    Cidade/Estado : São Paulo
    Religião : Cristã
    Igreja : Protestante
    País : Brasil, infelizmente!
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 81
    Data de inscrição : 02/02/2009

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Bruno Sex 13 Fev 2009, 16:09

    Vagner acho que vc disse tudo...A COBIÇA!
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Devaney Sáb 14 Fev 2009, 21:43

    Bruno escreveu:Devaney, 10 anos de Assembleia, nunca vi ninguém punido por adultério mental, vc já viu?
    Risos... também nunca vi alguém admitir que fez. Se o fizer... já sabe.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Norberto Seg 16 Fev 2009, 18:59

    .
    Punição por "adultério mental"? O difícil seria comprovar que alguém o cometeu, para lhe impor a punição. Por essa dificuldade, creio eu, não termos visto caso(s) de adultério mental.

    Mas o ponto X no adultério mental não é a "punição", mas sim o "pecado". Este tipo de pecado está mais relacionado ao estado espiritual do pecador do que aos "dirigentes" que punem.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Devaney Seg 16 Fev 2009, 21:39

    Ninguém comentou essa passagem, que me parece clara:


    Mateus 15:19,20 - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Norberto Ter 17 Fev 2009, 06:36

    .
    Devaney, entendo que esta passagem não relaciona o "pensamento" aos seguintes pecados como consumados: mortes, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

    Entendo que do coração procede:

    1) os maus pensamentos e, além disso:

    2) os atos que geram mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

    Os pecados listados no item 2, não tem relação ao pensamento no sentido "pensar pecou" mas sim a atos que podem ser consumados, atos esses que procederão do coração/pensamento. No caso do adultério, pecamos não necessariamente por ato consumado, conforme orientação em Mateus 5.27-28.
    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Devaney Ter 17 Fev 2009, 19:58

    Norberto, eu concordaria contigo se a frase não estivesse no mesmo período coordenado, separado apenas por vírgulas, o que indica um elemento ADICIONAL à lista das coisas que "contaminam o homem".

    Verifique como ficaria diferente, se sua assertiva fosse correta:

    Porque do coração procedem os maus pensamentos. Mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias - são estas coisas que contaminam o homem.

    Assim eu concordaria. Mas os maus pensamentos também entram numa lista do que pode contaminar o homem. Se a separação por vírgula dá o direito de algum item ficar de fora, então QUALQUER UM poderia ficar também, inclusive o adultério.

    Vejo que essa interpretação é que dá coerência às pregações do Sermão do Monte, onde até um mau pensamento (de desejo de adultério, ainda que não consumado) é motivo de condenação.

    Vejo que isso também gera uma necessidade nossa de purificarmos nossas mentes mortais, seguindo conselhos como "pensar nas coisas que são de cima e não nas que são de baixo", ou "purificar nossas mentes em Cristo Jesus".

    Eu sei que é assustador admitir que pensamentos maus, mesmo os que afloram do nada, podem nos fazer pecar. Mas vejo que isso é um motivo maior ainda para nos apegarmos ao Senhor e deixar que dia a dia o Espírito domine mais ainda nossa vontade.

    Quando uma pessoa está muito bem no seu casamento, ama sua esposa, está em harmonia com ela, não tem espaço sequer para considerar a hipótese de uma traição. Isso é naturalmente rechaçado pela alegria de estar bem com a pessoa que ama.

    Entendo que o mesmo se aplica a Jesus. O que temos que fazer mesmo é buscar mais a Deus no nosso dia a dia e fortalecer nossa união com Ele. Fatalmente os pensamentos vis irão ceder lugar à "mente de Cristo".
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Norberto Qua 18 Fev 2009, 07:09

    .
    Devaney,

    Antes de mais nada, quero deixar claro que não estou defendendo que podemos ter "maus pensamentos". Sei, também, que não afirmou isso.

    Complementando o meu entendimento, o que contamina o homem, é o que procede do coração, que pode fazer-nos a conceber os seguintes pecados (citarei alguns):

    - prostituição
    - furto
    - falso testemunho
    - blasfêmia

    Conforme *Tiago 1.14-15, citado na abertura do tópico pelo Zilton Alencar o pecado gera a morte (contamina o homem) após termos concebido.

    Então, parafraseando o trecho bíblico de Mateus 15:19-20, trazido por você ao tópico, ficaria assim:

    Nota: a partes negritadas são os acréscimos

    Porque do coração procedem os maus pensamentos, que podem nos fazer a conceber o pecado de prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas, ou seja os pecados concebidos, que contaminam o homem; inclusive o mau pensamento em desejar uma mulher (adultério), mesmo que não ocorreu o adultério por contato físico, mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

    Resumindo: pode passar pela minha cabeça, um mau pensamento, por exemplo: furtar algo que esteja na minha frente, que seja de propriedade de outrem. Mas se no mesmo instante reconheço que estou tendo um mau pensamento e descartado a idéia de furtar pois sei que é um pecado se o ato for concebido, o fato de eu ter pensado, apenas, não me contaminou, pois:

    *"Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1.14-15).

    Outro exemplo: quantas vezes já recebi troco errado, a maior. Quando ocorre isso, me vem, primeiramente, o pensamento em devolver e devolvo, mas sempre acompanhado de se eu não fosse cristão e reconhecesse que seria um pecado, eu poderia ficar com o troco a maior, pois não pesaria minha conciência. Antes da minha conversão eu ficava com o troco... Embarassed

    Neste caso específico, do troco, não vejo que o mau pensamento fez-me pecar.
    .
    Anamim
    Anamim
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 31
    Idade : 63
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Protestante
    Igreja : Presbiteriana
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 18/02/2009

    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Anamim Qua 18 Fev 2009, 12:57

    Irmão Zilton, eu é que por vezez não entendo por que tanta implicância com certas expressôes comuns aos católicos e protestantes, comuns aos cristãos de forma geral.

    Quando na oração de arrependimento e confissão de pecados pedimos que nos perdoe os pecados cometidos "atos, palavras, omissão e até por pensamento". Eu diria que isso está absolutamente certo!

    Somos pecadores sim por atos, voluntários e até involuntários; palavras, expressas ou transmitidas por expressões não-verbais, gestos etc; pela omissão, voluntária e involuntária da prática do bem ou na evitação do mal.

    Pecados por pensamento é o pecado por excelência, é da natureza daquele que necessitamos reconhecer, segredar com Deus e nos orientar pela regra de Filipenses 4:8 (Palavra de Deus!):

    "Quanto ao mais, irmäos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".

    Quando penso mal e portanto nutro maus pensamentos, peco por pensamento.

    Ocorre que devemos admitir que conquanto não haja a distinção de pecados veniais e mortais e sim que todos são mortais diante de Deus: há pecados mais graves e menos graves.

    Diria que pecado por pensamento é menos grave do que um pecado consumado. Por isso quem sabe o Bruno em "10 anos de Assembleia, nunca vi ninguém punido por adultério mental". Decerto se pune mais o pecado pelo escândalo que causa. Pune-se pelo pecado notório o que não é o caso do pecado por pensamento. Mas quem disse que o pecado por pensamento fica impune? A comunhão com Deus de que deriva a alegria da salvação começa intimamente: "A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará conhecer a sua aliança".

    Diria também que um pecado consumado mas incidental, não deliberado, é menos grave do que um pecado consumado comum feito por desleixo/relaxo de conduta. Um pecado habitual é ainda mais grave que um pecado incidental. E o que diriamos de pecado habitual praticado por ideologia, por sanha de sastifação de prazer? Muitissimo mais grave. Temos ai pecados cometidos, ainda que não pelas próprias mãos, por Hitler, Fidel Castro, Cesare Battisti, Catarina de Médici...

    Quem vai arder mais no fogo do inferno, se não se arrepender, mudar de vida e confiar no sacrificio de Cristo na Cruz do Calvário? Uma monja reclusa que nutria pensamentos devassos que nunca consumou ou uma fera solta como Josef Stalin ou Motoboy de Garulhos?

    É clássica a classificação de pecados por Calvino: um pecado qualquer normal, normalmente horrendo e normalmente mortifero é FALTA; uma falta grave é CRIME e uma falta-crime "cabeluda" é IGNOMINIA.

    Na minha experiência de crente dificilmente um nascido de novo cometerá por atos, palavras, omissõe e até por pensamento outra coisa se não FALTAS. Crimes e ignominias não é coisa de crente: pensamentos criminosos, ignomiosos é que geram crimes e ignominias.

    Oh, Senhor perdoa as nossas faltas, os nossos débitos para contigo. Faltas, débitos = Pecados.

    Há dois pensamentos divergentes acerca do pecado. Um que diz que pecado é transgressão da lei de Deus pronto acabou. Nesse sentido encontra-se a ortodoxia evangélica expressa no Catecismo de Westminster, que nesse ponto encontra acordo entre assembleianos, luteranos, gregos, troianos e goianos:

    "24. Que é pecado?

    Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou a transgressão de qualquer lei por Ele dada como regra, à criatura racional.

    Rom. 3:23; 1 João 3:4; Gal. 3:10-12".

    Outro pensamento diverge deste e é representado por Charles Finney. "Pecado é um ato voluntário de uma mente racional em contraposição com a lei de Deus"

    É comum entre os "finneyanos" a distinção entre pecado e falta. (mais lenha na fogueira...)

    É claro que discordo de Finney. E parece que no particular dessa discordância, Finney destoa da Santa Palavra de Deus para o Homem Santo. Acontece. Tem gente que ao invés da Santa Palavra de Deus para o Homem Santo, prefere a Santa Palavra do Homem Santo de Deus. No caso de Finney, o "homem santo", alguém diria, nem tão ssnto assim, dá pouco caso para os muitos casos de sacrificios em Exodo para os pecados involuntários.

    Mas veja, é matéria de discussão essa se há pecados involuntários, se é que podemos chamar de pecado o ato involuntário e um ato involuntária não seria um pecado e somente uma falta. Mas no ponto levantado por você até Finney admte os "pecados por pensamentos".

    Escreve Finney:

    "Desse modo poderá ser dominado e evitado o ato ou hábito exterior, enquanto que aquilo que realmente constitui o pecado permanece intato. O pecado não é externo e sim interno. Não é movimento muscular, nem mesmo a volição causadora da ação muscular: não é um sentimento ou desejo involuntário. É um ato ou estado voluntário da mente.


    Que continuemos a orar a Deus para que ante a nossa contrição e arrependimento e com confiança da Sua misecórdia nos perdoe os pecados por atos, palavras, omissões e até por pensamentos.

    Enfim, Zilton, quebra o meu galho ai - admita pecado por pensamento...

    Conteúdo patrocinado


    Pecados por pensamento - isto existe? Empty Re: Pecados por pensamento - isto existe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 02:16