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A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

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Ademar
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Ademar em Sex 20 Set 2013, 08:54

E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12


Diephe
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Diephe em Sab 28 Dez 2013, 09:48

Cristãos modernos é que fazem separação entre Velho Testamento e Novo Testamento...
Para os discípulos e apóstolos não estariam escrevendo "evangelhos" mas cartas; e eles usava a Torah como sustentabilidade.
Dizer que os evangelhos (que dão as boas novas) são uma nova Torah é o mesmo que fazer comunhão com o diabo e querer ser salvo.
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Prof. Azenilto G. Brito
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NEM HONRA A INTELIGÊNCIA. . .

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 19 Mar 2014, 23:17



Sinceramente, esse argumento de que Cristo é o SUBSTITUTO do sábado por causa do que disse sobre ser o “descanso” que concede aos cansados e oprimidos (Mat. 11:29) nem honra a inteligência de quem levanta tal noção.

O sábado representa descanso físico e mental, e Cristo fala do DESCANSO ESPIRITUAL DA SALVAÇÃO. É outra coisa completamente diferente.

As santas mulheres, que tão de perto seguiam a Jesus, guardaram o sábado “segundo o mandamento” logo após a morte de Cristo (Luc. 23:56). Elas não interpretaram os Seus ensinos quanto a irem a Ele para desfrutar o “descanso para as vossas almas” como implicando que:

a) Jesus teria, por Seus atos e palavras quanto ao sábado, desqualificado o mandamento. Mas Ele nem poderia fazer isso na mínima medida, pois daí teria que ser considerado, Ele próprio, o mínimo no reino dos céus à luz do que disse em Mat. 5:19.

b) Quem aceita a salvação Nele (como certamente era o caso daquelas mulheres, que incluíam Maria, mãe de Jesus) fica dispensado de observar o sábado.

c) Elas eram etnicamente judias, mas IDEOLOGICAMENTE CRISTÃS.

d) E há um fato interessante no vs. seguinte (24:1): Para Lucas, que relatou o episódio 30 anos depois, o dia que se deve observar “segundo o mandamento” é exatamente o que vem antes do que ele chama de “primeiro desde o sábado”, como seria a tradução literal de mia twn sabbatwn.

Assim, 30 anos DEPOIS da morte de Cristo, a) o sábado não era para ser descartado, e sim observado “segundo o mandamento”; b) a contagem de tempo era judaica e c) o primeiro dia da semana não tinha nenhum título especial, sendo um mero “primeiro dia da semana--o primeiro a contar do sábado”.

Quanto a Hebreus 4, Israel não entrou no descanso da salvação como nação, mas dentro de Israel houve aqueles que entraram nesse descanso (como os heróis todos da “galeria de heróis da fé”, de Hebreus 11. Nem por isso qualquer deles deixou de observar o sábado por ter encontrado tal descanso.

Está provado cientificamente que o sábado é necessário e benéfico para os seres humanos. Cientistas cronobiólogos comprovaram o chamado “ritmo do sétimo dia”, ou “circaseptano”, o regime ideal de seis dias de trabalho e um de descanso.

O pastor e médico evangélico, Michael Cesar, conta que Hitler, querendo levar vantagem em tudo, determinou que os operários das fábricas de armas e munições na preparação para a 2a. Guerra Mundial deviam trabalhar os 7 dias semanais direto, só parando à noite para descansar. Não funcionou. As pessoas ficavam esgotadas, nervosas, a produção caiu. Daí o Führer teve que retornar ao regime natural de 6 dias de trabalho e 1 de descanso.

Por isso batistas e presbiterianos também acentuam em seus respectivos documentos confessionais ser da LEI NATURAL que haja esse regime de seis dias de trabalho, e um de descanso.

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Maria Madalena
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Maria Madalena em Qua 19 Mar 2014, 23:25

"Seis dias de trabalho e um de descanso".

Se o descanso oficial é sábado:
Logo, o domingo é um dia de trabalho, é um dia para dedicação do corpo, para o ganha-pão.
Logo, é ERRO quem aceita ficar de folga no domingo ou não gasta o seu suor no empenho do trabalho.
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TEXTO FORA DE CONTEXTO = PRETEXTO PARA HERESIA

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 19 Mar 2014, 23:31



O iniciador deste tópico claramente incorre no problema comum entre os que adotaram a linha interpretativa neoantinomista do dispensacionalismo, de confundir LEI com CONCERTO. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Essa linha interpretativa resultou na visão dianenhumista que NÃO CORRESPONDE ao pensamento consensual dos cristãos protestantes ao longo dos séculos, como até mais recentemente é confirmado por obras de editoras pentecostais, como a Betânia e a CPAD.

Mas um texto distorcido de que se valem é Heb. 7:12, “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”.

Só que existe um elemento importantíssimo em exegese bíblica chamada CONTEXTO que esse cavalheiro claramente ignora. O que a passagem está dizendo NÃO É que a lei muda para cair fora o sábado (e só o sábado, do Decálogo) para entrar, seja o domingo, seja o mais preferido “dianenhumismo”.

Nada disso. O que o autor de Hebreus está dizendo é que, sendo Cristo da tribo de Judá, não podia ser sacerdote PELA LEI DO SACERDÓCIO, pois para alguém ser sacerdote teria que ser da tribo de Levi.

Contudo, ele diz isso apenas retoricamente, pois na prática não haveria mudança de lei nenhuma. Como, se os líderes judaicos nem aceitavam a messianidade de Cristo, quanto mais o Seu papel de Sumo-Sacerdote!

Então, amigos, não se esqueçam daquele dito que é bastante certo--um texto fora de contexto, é pretexto para heresia.


Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 19 Mar 2014, 23:45, editado 1 vez(es)
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 19 Mar 2014, 23:39

Maria Madalena escreveu: . . .é ERRO quem aceita ficar de folga no domingo ou não gasta o seu suor no empenho do trabalho.



Olá, Maria Madalena

Você acha que o mandamento é só para quem tem emprego e tem que trabalhar suando a camisa numa fábrica, loja, oficina, fazenda, escritório, etc., etc.? O que dizer das crianças, estudantes, donas de casa, desempregados, aposentados? Claro que a lei é abrangente a TODOS.

Não se esqueça que o mandamento não fala só sobre trabalho servil, como também há o aspecto do “. . . e farás toda a tua obra”. Isso significa tudo quanto tem caráter secular, preocupações, práticas de esportes, estudos. . . No dia do sábado não se terão essas preocupações com as atividades normais do dia a dia.

Os observadores cristãos do sábado têm muitas atividades a partir do pôr de sol do sábado. As donas de casa vão lavar a louça acumulada no dia de descanso, vão reunir a roupa a ser lavada geralmente no dia seguinte, domingo, vão começar a limpar a casa, a TV será ligada em estações seculares (no sábado podiam estar vendo a TV Novo Tempo, ótima opção para o sábado e mesmo outros dias da semana). Os jovens vão para a quadra esportiva, às vezes com companheiros jovens da própria Igreja. Os homens têm seus telefonemas a fazer para cuidar de negócios ou assuntos vários de caráter secular, as garotas vão à festinha de aniversário de uma amiga de fora dos círculos da Igreja, o que evitariam no sábado, os que estudam voltam aos livros para prepararem-se para o vestibular.

No domingo as atividades não param--é o carro para lavar, a casa para arrumar, o conserto para fazer, o contato comercial para combinar, as compras no super-mercado ou shopping. Enfim, a agenda de um observador do sábado no sábado à noite e domingo é bem mais cheia do que imagina.
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Gleison Elias em Qui 20 Mar 2014, 00:22

Se for pensar por essa lógica, também é incoerente uma mulher que não é casada usar véu na igreja.

...
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Maria Madalena em Sab 22 Mar 2014, 19:16

Prof. Azenilton

certo. Desde que trabalhem no domingo, amém! Agora, se usarem o domingo para descanso e recreação, então isso se chama DESOBEDIÊNCIA, visto que o domingo é ordenado o TRABALHO, ou seja, manter o dia todo OCUPADO com trabalho, desde a manhã.

Quanto ao assunto "LEI"
Vamos pensar:
Se é chamado "LEI"- deve - conforme a sua própria "configuração de lei", estar ligada a uma determinada penalidade.

Sobre a penalidade:

1) As específicas penalidade que estão ligadas a cada um dos Mandamento da lei de Deus - foram alteradas, mudadas ou excluídas?

2) Existe algo chamado "Lei" (seja do mundo, seja de Deus) sem estar associada a sua determinada e específica penalidade?

3) Os 10 Mandamentos podem "divorciar" de suas penalidades - mudando a sua configuração original?

Pois mudaram. Os castigos e penalidades não são os mesmos. Isso se chama: Adulterar a lei.
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FILHOS POR DEMAIS REBELDES DEVEM SER HOJE APEDREJADOS?!

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 24 Mar 2014, 21:54


Olá, Madalena. Ninguém é obrigado a trabalhar dia nenhum. Por exemplo, nas férias que uma pessoa tira fica ela obrigada a trabalhar, senão na mesma função, mas outra qualquer para cumprir o preceito? Claro que não.

O que o mandamento diz é que trabalhos e preocupações várias a se cumprir (“toda a tua obra”) o sejam em seis dias, com o sétimo dedicado ao Senhor, segundo o exemplo Dele mesmo que no sétimo dia, ao concluir Sua obra criativa, SANTIFICOU o 7o. dia (Gên. 2:2, 3). A palavra “santificar” significa separar para uso exclusivo de dedicação à Divindade.

Quanto às condenações ligadas ao mandamento, primeiro que os 10 Mandamentos não tratam de absolutamente nenhuma condenação. Apresenta só os princípios básicos da Lei Moral de Deus (como sempre a comunidade cristã entendeu ser). Segundo, que no caso de filhos muito rebeldes, os pais tinham que levá-lo a autoridades à porta da cidade e ali seria apredejado (ver Deu. 21:18-21). Mas vejamos o exemplo de Efé. 6:1-3--Paulo recomenda que os filhos respeitem o “primeiro mandamento com promessa”, que é o 5o. do Decálogo.

Daí, pergunta: Ao Paulo fazer tal recomendação aos efésios, os pais ali ficaram obrigados a apedrejar os filhos por demais rebeldes? Se não, por que não?!

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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Maria Madalena em Seg 24 Mar 2014, 22:12

Prof. Azenilton

Sei que para o mandamento do sábado, no caso da transgressão do sábado, a penalidade ligada a essa lei era o apedrejamento.
MAS: Para o mandamento "honrar pai e mãe", EU NÃO SABIA que a penalidade era o apedrejamento.

Isso é NOVO para mim. Peço capitulo e versiculo que comprove isso que vc está falando.
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Vasuilvan em Seg 24 Mar 2014, 23:23

Maria, esse apedrejamento foi estabelecido como regra ao que profanasse o sábado, ou consta somente aquela ocasião em que o homem apanhava lenha no dia de sábado?...

   Quero entender, se houve uma relação de penalidades a ser aplicadas e que o apedrejamento foi relacionado e ligado à profanação do sábado...
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Maria Madalena em Ter 25 Mar 2014, 05:41

Vasuilvan
A paz de Deus

Olha, não vou lhe responder no momento, para não errar. Pois o Prof. Azenilton, ao dizer que "o apedrejamento" era uma penalidade ligado ao mandamento "honrar pai e mãe" (eu não lembro disso não !!!), então tomo a consciência de que eu esqueci os trâmites da LEI, que estudei por muitos anos e então, PRECISO estudar novamente - e só depois posso lhe responder de forma correta.
Estou aguardando a resposta do Prof e estou muito curiosa em ler o capitulo e versiculo sobre a penalidade relativa ao 5º mandamento (que o prof. Azenilton disser ser o apedrejamento), pois se o texto e o estudo é dele, certamente saberá me informar. Só não entendo a demora....

Madalena
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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 27 Mar 2014, 06:35

Maria Madalena escreveu:
Estou aguardando a resposta do Prof e estou muito curiosa em ler o capitulo e versiculo sobre a penalidade relativa ao 5º mandamento (que o prof. Azenilton disser ser o apedrejamento), pois se o texto e o estudo é dele, certamente saberá me informar. Só não entendo a demora....

Madalena

Eu já lhe respondi noutro tópico. Veja esta interessante passagem:

“Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá”. -- Deuteronômio 21:18-21.

E também blasfemos, adúlteros, praticantes de bestialidade tinham que morrer.

No caso dessa regra de apedrejamento dos filhos por demais rebeldes, como fica a recomendação de Paulo aos efésios em Efé. 6:1-3? Ele lhes recorda o “primeiro mandamento com promessa”, que é o 5o. do Decálogo, e ainda faz a aplicação da promessa de “longa vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá”, que era a terra de Canaã no mandamento original (Êxo. 20:12), aplicando isso a qualquer terra onde os cristãos possam viver. Isso revela que os GENTIOS de Éfeso saberiam identificar claramente a que mandamento ele se referia, que não podia ser de uma lei “abolida” (pois se tivesse sido, Paulo nem a ela recorreria).

Então, fica no ar a pergunta: Será que os efésios ficaram obrigados a apedrejar os filhos muito rebeldes ante a citação desse mandamento a ser por eles respeitado? Se não, por que não?


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Re: A Transição da Lei e os Profetas para o Evangelho

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    Data/hora atual: Qui 14 Dez 2017, 22:40