F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

ARCANJO Miguel pode ser que seja JESUS?

Compartilhe

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3171

Re: ARCANJO Miguel pode ser que seja JESUS?

Mensagem por Vasuilvan em Seg 02 Jun 2014, 18:13

realmente esse é um tema novo e que não foi fechado de forma convincente...

Eu, particularmente, estou convencido de que Gabriel seja uma teofania de Cristo, preencarnado...

Sandro Plácido
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 50

Mensagem por Sandro Plácido em Ter 03 Jun 2014, 07:04

"Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:13-14)

Os anjos trabalham para Deus para fazer com que a situação do mundo ande de tal forma que se chegue ao estabelecimento do Reino de Deus. Temos exemplos desses anjos no livro de Daniel que atuavam na corte Pérsia.

Eu sei que as TJ ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel. Mas eu não poderia estar mais em desacordo.

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Ter 03 Jun 2014, 11:02

.
Sandro Plácido escreveu:Eu sei que as TJ ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel. Mas eu não poderia estar mais em desacordo.

Sandro Plácido,

Não ficou claro.

Você entende que as Testemunhas de Jeová estão corretos ou não?
.
Sandro Plácido
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : Algarve
Religião : Cristã
Igreja : Cristadelfiana
País : Portugal
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 48

Mensagem por Sandro Plácido em Ter 03 Jun 2014, 11:05

.
Norberto,

Não concordo com elas.
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Ter 03 Jun 2014, 11:36

Arcanjo Miguel pode ser Jesus?? Uau!!! Como surge assuntos loucos sobre Deus e a bíblia. Suspect 

Pelo menos não apareceu- pelo menos ainda não- alguém que defenda isso... What a Face 

Mas Vasuilvan, como você chegou a esse convencimento?

"Eu, particularmente, estou convencido de que Gabriel seja uma teofania de Cristo, preencarnado..."

Como assim?
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3171
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10419

Mensagem por Vasuilvan em Ter 03 Jun 2014, 11:52

;;;

Oi Phaby...........

tem um outro tópico sobre esse tema e já já está bem mais adiantado em relação a esse tópico....

http://www.forumevangelho.com.br/-quem-e-miguel-o-arcanjo-jesus-cristo-ou-um-super-anjo

Não consegui colar o tópico, pois nunca aprendi a fazer isso. kkk

mas veja, esse [é o nome do tópico...

Penso que deva dar uma lida por lá e depois tirar suas conclusões de uma forma mais apurada, como sempre tem feito por aqui...

Naquele tópico, existe alguns questionamentos acerca desse tema, feitos pelo azenilto, que ninguém se habilitou a responder...

Na paz...
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Ter 03 Jun 2014, 12:00

.
Phaby,

Creio que o Vasuilvan quis dizer Miguel e não Gabriel.

Bem, não sei se você sabe, tanto o Adventismo quanto as Testemunhas de Jeová, entendem que:

- o Arcanjo Miguel é Jesus.

- quando morremos ficamos inconscientes até a ressurreição.

- que os ímpios, os que não alcançaram a salvação, serão extinguidos, deixarão de existir.

.
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Ter 03 Jun 2014, 12:29

"Creio que o Vasuilvan quis dizer Miguel e não Gabriel."

Ahhh.. sim!!! Já pensei que além de Miguel, existiria essa segunda teoria de que Gabriel fosse Cristo também lol! 

Pra mim essa é nova, não sabia que os Adventistas acreditassem nisso.
Sobre a "incosciencia" e a "extinção dos impios" não são temas exclusivos deles e dos TJs, à pastores de outras denominações que crêem assim também.
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Quem é Miguel? seria Miguel o Próprio Jesus?

Mensagem por Rodrigues em Sab 02 Ago 2014, 21:27

Dentro do contexto da Bíblia Sagrada, que, sem sombra de dúvida, é a fonte de informações mais segura e confiável sobre angelologia, encontramos uma série de declarações que, comparadas e confrontadas, nos levam a pensar que o Arcanjo Miguel é o próprio Cristo.

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 907
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Igreja : Casa
Mensagens Curtidas : 141
Pontos de participação : 1962

Mensagem por Clayton Lima em Sab 02 Ago 2014, 21:39

Não concordo, analiso como poucos e não conclusivos os textos que associados levam ao entendimento de que Jesus é Miguel o arcanjo, sem contar que nenhum texto é direto neste sentido.

Graça e paz.
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Mensagem por Rodrigues em Sab 02 Ago 2014, 22:13

Há casos em que as pessoas são conhecidas por mais de um nome. Por exemplo: O patriarca Jacó é conhecido também como Israel, e o apóstolo Pedro, como Simão.(Gn.49.1.2. Mt 10.2) Da mesma forma, a Bíblia indica que Miguel é outro nome de Jesus. Vejamos algumas razões para chegarmos a essas conclusões.

Arcanjo. A Bíblia fala de Miguel, " O arcanjo".(Jd.9) Esse termo significa "Anjo principal". Note que Miguel é chamado de o arcanjo. Isso sugere que existe apenas um anjo assim. De fato, a palavra "arcanjo" ocorre na Bíblia apenas no singular, NUNCA no PLURAL. Além do mais o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus sobre o ressuscitado Senhor Jesus Cristo, 1 Tess.4.16. Diz: " O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com VOZ DE ARCANJO". a voz de Jesus aqui é descrita como de arcanjo. Portanto esse texto indica que o próprio Jesus é o arcanjo Miguel. A Bíblia diz que "Miguel e seus anjos batalham com o dragão e seus anjos"(Ap.12.7). De modo que Miguel é o Líder de um exército de anjos fiéis. Ap também se refere a Jesus como Líder de um exército de anjos fiéis(AP.19.14-16) E Paulo menciona especificamente o "Senhor Jesus" e "seus anjos poderosos"(2 Tel.1.7) Portanto a Bíblia fala tanto de Miguel e "seus anjos" como de Jesus e "seus anjos"(Mt.13.41; 16.27;24.31; 1 Pe.3.22).

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 907
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Igreja : Casa
Mensagens Curtidas : 141
Pontos de participação : 1962

Mensagem por Clayton Lima em Sab 02 Ago 2014, 22:26

Rodrigues:

Note que Miguel é chamado de o arcanjo. Isso sugere que existe apenas um anjo assim.

Agora note isto também:

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
Hb 1:4-5

Graça e paz.
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Número de Mensagens : 450
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098

Mensagem por Diephe em Sex 22 Ago 2014, 22:01

Só rasgando a bíblia...
Partindo que "arcanjo" é uma categoria da forma genérica "anjo" e que em Hebreus diz que Deus jamais escolheu o Filho dentre os "anjos" (tronos, arcanjos, dominações, potestades, etc) não tem "mimimi" ou "momomó" que justifique essa argumetação.

Claro, se formos falar em "tipificação" é outra história... Miguel pode "tipificar" o Cristo que viria... mas nunca serão a mesma pessoa...

Mas mesmo com Cristo existe um ser chamado Miguel... Além disso quem expulsou Satanás do céu foi Miguel e não Jesus... no texto diz que "Miguel expulsou... pela autoridade da vitória do cordeiro sobre a Cruz", ou seja, Sob a autoridade de Cristo... se fosse o próprio Cristo não falaria da autoridade de outro mas pela própria autoridade...
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 446
Cidade/Estado : Maracanaú/CE
Religião : evangelica
Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
Mensagens Curtidas : -9
Pontos de participação : 724

Mensagem por Elielson Ribeiro em Dom 30 Nov 2014, 16:38

Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

Hebreus 2:16

JESUS HOMEM VEM DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, E SUA NATUREZA DIVINA É O ESPIRITO SANTO

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Lucas 10:18

Jesus foi um espectador ELE VIU
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Dom 30 Nov 2014, 23:02

POR QUE MIGUEL É TÍTULO HONORÍFICO DE CRISTO

O pessoal do “ministério CACP”, que serve de base para muito material copiado por aí com distorções gritantes sobre os ensinos e sentimentos dos adventistas do sétimo dia, trata da questão do ensino adventista sobre Miguel = Cristo de forma DESONESTA pois querem comparar o ensino ASD nesse ponto com o das “testemunhas de Jeová”. A desonestidade está na OMISSÃO de que os adventistas NÃO NEGAM a divindade de Cristo e igualdade com o Pai, como fazem as TJ’s, mas não dão um pio sobre isso, buscando passar a imagem falsa de IGUALDADE entre as crenças, quando há evidente DIFERENÇA.

Para o adventista, Miguel é um título honroso dado a Cristo em Suas epifanias pré-Encarnação, assim como Emanuel é título a Ele atribuído. Em nada isso diminui o Seu papel como o Verbo que estava com Deus e era Deus.

Outro ponto é que essa gente IGNORA que tal posição é histórica. Muitos importantes autores bíblicos, como os eruditos Keil e Delitzsch, o metodista Adam Clarke, além de John Gill e Matthew Henry entendiam a questão EXATAMENTE como os adventistas, e nem por isso eram considerados heréticos. João Calvino mesmo admite que muitos creem assim--que Miguel é título aplicável a Cristo--e diz que não faz objeção a tal posição.

O problema é, por incrível que pareça, a FALTA DE SABER LER TEXTOS EM INGLÊS. Como já disse e repito noutro local, teólogo evangélico que não sabe pelo ler em inglês (assim, fica sem ter acesso a importantes informações históricas sobre o pensamento dos cristãos ao longo dos séculos) é igual um padre católico que não sabe latim—torna-se muito limitado como expositor teológico.

Mas vamos analisar neste tópico alguns pontos sobre essa questão:

O termo Miguel significa: “quem é como Deus?” Este é um nome dado a Jesus, usado quando ele está em direto conflito com as forças do mal. É um desafio a Satanás, que pretendia ser igual a Deus (Isa. 14: 12-14). Outros textos na Bíblia mencionam este Ser: Dan.10: 13 e 21; 12; Jud. 1:9 e Apo. 12:7.

O termo “arcanjo” significa “anjo chefe” e Jesus é o líder dos anjos—de forma alguma Ele é uma Criatura. O termo “anjo” significa mensageiro e Cristo é o mensageiro do Pai à humanidade.

Alguém para ser “chefe” ou dirigente de um grupo não precisa necessariamente ser da mesma categoria, como no Brasil já tivemos Ministros da Defesa que são civis, não militares. Também um Ministro da Saúde não precisa ser necessariamente um médico. A função é mais de caráter administrativo.

O nome Miguel não interfere em nada na plena Divindade de Cristo (João 1:1-3; Col. 2:9). O fato de Jesus ser considerado “Miguel” não o torna uma criatura; da mesma forma que, quando Apocalipse 5:5 O chama de “leão”, Ele não se torna um animal. Miguel é apenas um título que descreve uma função específica do Salvador no conflito entre o bem e o mal.

Observem a passagem: 1 Tes. 4:16, “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.

O texto fala claramente que o Senhor descerá com alarido e com voz de arcanjo. O único arcanjo que temos na Bíblia é Miguel. Acreditar que Miguel é uma espécie de potência celestial é inviável, pois de quantos arcanjos a Bíblia fala? Apenas de um, mas quando se fala em anjo, se fala da existência de milhares. E quem melhor para ser o chefe dos anjos senão o próprio Deus?

Alguns se apegam na passagem de Jud. 1:9, para tentar dizer que Miguel não pode ser Jesus pelo mesmo ter dito “que o Senhor te repreenda”:

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.

Leiam o relato da tentação de Cristo. O diabo levantou argumentos vários, inclusive com base na Bíblia. Mas Jesus não entrou em discussão com ele para mostrar que era um anjo apostatado, um ser desprezível, em contraste com Sua divina pessoa, nada disso. Ele apenas apegou-se ao “está escrito”, e com isso o diabo foi derrotado. Ele não rebaixaria a Sua linguagem e estilo, igualando-Se ao anjo apóstata.

Em muitos casos Jesus não tomou atitudes particulares, mas sempre esteve consultando ao Pai:

“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Luc. 22:42).

Outra passagem é:

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”. (Dan. 10:13)

O fato de Jesus ter sido chamado de príncipe não invalida sua Divindade, assim como em Isa. 9:6:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Esta passagem trata de Jesus, e todos aceitam que aqui Ele seja chamado de príncipe. Mas por que não aceitam em Dan. 10:13? Por que não convém para a crença de que Miguel seja uma espécie de potência celestial.

Vejamos outra vez:

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”. (Dan. 10:13)

Sabemos que o príncipe da Pérsia é Satanás, este que também foi chamado de príncipe deste mundo pelo próprio Jesus: “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (João16:11).

Ademais, a palavra hebraica para “UM”, echad, também se traduz por PRIMEIRO. Então, pode-se traduzir tranquilamente Dan. 10:13 no sentido de “o primeiro dentre os primeiros príncipes”, como entende o comentarista bíblico evangélico John Gill.

Isso se comprova comparando-se Bíblias em diferentes versões. A Reina Valera em espanhol, por ex., traduz Gên. 1:5 como, “y fué la tarde y la mañana, un día”. Também a versão da Sociedade Americana de Publicações Judaicas, traduz o texto como “and it was afternoon and morning, day one”. Já as versões em português, como é sabido, traduzem o “um” (echad) por “primeiro”.

Mas o argumento definitivo, que faz cessar debates a respeito, é uma comparação entre Jos. 5:13-15 e Apo. 12:7.

Quem é aquele Ser que se apresenta a Josué? Os comentaristas praticamente de forma unânime entendem que se trata de uma Epifania do Cristo pré-encarnação, pois o contexto todo mostra a atitude de Josué, muito semelhante à de Moisés perante o Senhor na “sarça ardente” (ver Êxodo, cap 3). Ele recebe ordens de tirar as sandálias do pé e inclina-se em adoração.

Esse “comandante dos exércitos do Senhor” só pode ser Jesus Cristo. Agora, entre os homens é comum se terem mudanças de comandos. Quando eu residia nos Estados Unidos o presidente Obama trocou os comandantes das tropas americanas no Iraque e Afeganistão por mudanças em estratégia das respectivas guerras.

Ora, entre as tropas divinas não há necessidade de troca de comandantes, seja por morte de generais ou por mudanças em estratégia.

Então, quem foi o COMANDANTE que expulsou o diabo do céu, como narrado em Apo. 12:7? É dito que foi MIGUEL.

Sendo Miguel quem comandou os exércitos divinos nessa guerra cósmica, e o Ser adorado por Josué identificou-Se a ele como “comandante dos exércitos do Senhor” não pairam dúvidas que foi o mesmo Ser—Jesus Cristo.
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 446
Cidade/Estado : Maracanaú/CE
Religião : evangelica
Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
Mensagens Curtidas : -9
Pontos de participação : 724

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 01 Dez 2014, 21:40

esta noção de ver o pai da eternidade como uma Criatura não mim entra na mente, aquele que é, que era, e que vem com as nuvem o todo poderoso!  como pode uma Criatura ser o Deus EU SOU?

não tem sentido ver Jesus como sendo o arcanjo miguel, quando a escrituras diz:

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme (velho testamento), e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor (Jesus homem), foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles(apóstolos e discípulos), por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Porque não foi aos anjos (miguel é um anjo)que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo:Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que o visites?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés

Hebreus 2:2-8

a escritura está dizendo que Cristo é um pouco menor e não que ele é um anjo maior ou anjo principal ou um dos príncipes, pois se Cristo fosse um anjo ele não seria miguel, mas o menor anjo da gloria!

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles
Hebreus 1:4

isto não esta falando dos anjos, mas de um HOMEM nascido da descendência de abraão, que NELE habitá a gloria do Deus invisível.

Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
Isaías 43:10-12

então quem é Cristo?

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens
Filipenses 2:6-7

ele tendo a forma de Deus não teve ciume em se por como servo, ele esvaziou-se de sua natureza divina (DEUS) para se torna um servidor!

pois ele anunciou e ele mesmo fez ouvir, Eu anunciei, e eu salvei e eu o fiz ouvir!

deus estranho não houve entre vós, e quem é Jesus? pois no texto diz: sendo em forma de Deus, mas Deus diz: eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. e quem é Jesus? pois ele é Deus como paulo diz, também judas diz:
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Judas 1:4

o mistério da piedade encarnada!

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Qui 06 Ago 2015, 08:38

A Paz de Deus

Mas...quem ensinou essa teoria de que Miguel é Jesus? Resposta: Uma mulher...
Jesus recebe adoração - mas Miguel não!
Portanto, Miguel não é Jesus.
Ponto.

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 21 Out 2017, 06:26