F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

É Bíblia - Inerrante e Infalível?

Compartilhe

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 399

Re: É Bíblia - Inerrante e Infalível?

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 14:38

Viana, você conhece pessoas que testemunharam a existência do Papai Noel com a própria vida ? Pessoas que mudaram completamente e de medrosos passaram a testemunhar que viram, tocaram, conversaram com o Papai Noel ? Pessoas que testemunharam derramando o sangue para não negar o testemunho ? De Jesus temos sim !!!! Temos os Apóstolos e muita gente depois deles.... até os nossos dias ! E temos também os milagres acompanhando esse testemunho nesse tempo todo. Milagres são fatos, fatos superiores às leis naturais.... mas fatos, que se pode verificar e comprovar.

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 465

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 15:00

Mazzo...
Quanto a esses "milagres"?
Vc já percorreu outros países com outras culturas, com outras religiões, com outros deuses; como os países Árabes, Índia Tibete, e outros que cultuam Alá, Shiva, Mitra, Buda e etc.?
Lá eles também defendem suas religiões e suas fé, com a própria vida, e até fazem as chamadas  guerras "santas" em defesa da fé.
E digo mais:
Como eu já disse, fui religioso desde o ano 1961 (porquanto por 55 anos), fui até pastor evangélico, e nunca vi nenhum MILAGRE em toda essa minha vida... (tenho 73)
Nota: estou me referindo a MILAGRES de fato, não a esse tipo de "milagrinhos" inventados nos púlpitos, para dar notoriedade, e para funcionar como falso "comercial" religioso.
E mais: quem nos garante que o jesus de fato fez tudo isso constante na bíblia?
Te digo; eu ainda continuo acreditando que fomos visitados por um SER celestial, com alto nível de conhecimentos futuros, e que nos revelou muitas coisas que iria acontecer na terra (e de fato está), e que este SER, era detentor de muitos poderes sobrenaturais para aquela época (e também para essa época), daí ELE ser lembrado, e cultuado até hoje. (dizer que ELE é amado, é falsa verdade, pois ninguém pode amar algo/alguma coisa, ou alguém que não se conhece, nem jamais se viu"...

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Espírito Santo do Pinhal
Religião : Católico com total convicção !!!
Igreja : Católica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -33
Pontos de participação : 896

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 18:59

Viana escreveu:
Lá eles também defendem suas religiões e suas fé, com a própria vida, e até fazem as chamadas  guerras "santas" em defesa da fé.
Eu não falei em defender a fé com a própria vida em guerra santa, mas em testemunhar (sob perseguição dos outros) até ao ponto de derramar o próprio sangue, como fez Pedro, Paulo, André, Inácio, Luzia, Inês, etc...

Viana escreveu:
fui até pastor evangélico, e nunca vi nenhum MILAGRE em toda essa minha vida... (tenho 73)

Não há milagres fora (no sentido de oposição) da Igreja Católica. Eu não estudei isso, mas gosto de ler os livros sobre os Milagres, escritos pelo Padre Quevedo. O rigor dele é muito grande.... e o da Igreja Católica para se reconhecer um milagre é maior ainda.

Viana escreveu:
(dizer que ELE é amado, é falsa verdade, pois ninguém pode amar algo/alguma coisa, ou alguém que não se conhece, nem jamais se viu"...[/color][/b]

Acho que pode ser amado sim pois basta a gente ter um relacionamento pessoal com Ele, abrindo nosso coração. Leia sobre os Santos e Santas de Deus, que tanto amaram Jesus !!!! Leia Santa Teresinha e viva o caminho que ela indicou !!!! Se você soubesse !!!!!
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 11674

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 30 Jan 2016, 20:24

Boa noite

Mazzo 174
O acrescentar na Profissão de Fé nicenoconstantinopolitana a expressão "e do Filho" (do Pai e do Filho) no entender das autoridades católicas não é mudança no conteúdo da Fé mas uma explicação mais exata. 
Mais de onde vêem e quem recebe essa informações privilegiadas para corrigir a primeira explicação.?
Sobre a Igreja Católica decreta e nós acreditamos... sim, a resposta é sim. Isso é claro em matéria de fé e moral. Em outras matérias não é assim. Para a Igreja vale as palavras de Jesus: "quem vos ouve a mim ouve e quem vos rejeita a mim rejeita". Se eu discordar da Igreja, teria que discordar de tudo, até mesmo do ensinamento de que a Biblia é Palavra de Deus. Então, o que sobra ????
Porque você acha que a Igreja Católica confecçionou a Bíblia apenas no latim na idade das trevas e só os sacerdotes podiam ler?

Os livros do Novo Testamento foram decididas e votados pela Igreja Católica no decorrer de 1.600 anos atrás, nos Conselhos de Niceia, Hipona e Cartago, realizada entre 325 à 390  A.C

Deixe-me te trazer alguma recordação Mazzo..... Naquela época,o mais antigo movimento cristão, havia, na verdade, muitos manuscritos diferentes que circulavam naquela época, e muitas tradições sobre o que era ditos de Jesus. Se ele era divino, apenas humano, filho de Deus ou a melhor criação de Deus...etc... 

Alguns dos líderes estavam preocupados em dizer: "Bem, qual desses escritos podem ser lidos na igreja? Quais são os corretos? Quais são os melhores?" E Irineu, o líder de uma igreja na França por volta do ano 170, declarou que "Os hereges se gabam de que eles têm muitos mais evangelhos do que realmente existem. Mas realmente eles não têm nenhum evangelhos que não estão cheios de blasfêmia. 

Há, na verdade, são apenas quatro evangelhos autênticos. E isso é obviamente verdadeiro, porque há quatro cantos do universo e há quatro ventos principais, e, portanto, não pode haver apenas quatro evangelhos que são autênticos.

Agora, hoje, os estudiosos do Novo Testamento não iria concordar com Irineu, porque nós não sabemos quem escreveu os evangelhos que chamamos de Mateus , Marcos , Lucas e João , mais do que nós sabemos quem escreveu o Evangelho de Tomé Felipe, Maria Madalena etc. Eles estão todos atribuídos a discípulos de Jesus, mas nós realmente não sabemos quem os escreveu. E nós não sabemos se eles vieram como as fontes mais antigas ou não. Na verdade não havia interesse de saber.

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 30 Jan 2016, 21:30

Boa noite

Mazzo 176
Marcelo Almoedo escreveu:
Mazzo, por que a sua igreja (Igreja de Cristo) no ano de 1546, no Concílio de Trento, adiciona certos livros da Bíblia, entre o Antigo e o Novo Testamento? Chamando esses "livros apócrifos. Estes livros não foram reconhecidos como canônicos pela igreja judaica - e não são reconhecidos hoje pela igreja protestante. Por que a igreja católica romana esperou centenas de anos para decidir adicionar esses livros?]
Mazzo
Será que a Igreja acrescentou livros no Concílio de Trento ou os Livros já estavam na Biblia ? Veja na primeira Bíblia a ser impressa (bem antes de Lutero e do Concílio de Trento) já tem todos os Livros lá.... os mesmo que temos hoje.  Foram os protestantes que tiraram livros e por isso ele tem uma bíblia amputada...
.
Não meu amigo, os os livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque,Macabeus, foram introduzidos na bíblia católica no dia 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento que foi realizado no período de 1545-1563 para fazer frente a reforma protestante de Lutero de 1517. 
Portanto, seria impossível os protestante terem excluindo algo que ainda na existia. Portanto reveja as suas fontes

igreja judaica" ???  Eu não sou judeu e não sigo religião judaica.  Sou Cristo e sigo Cristo e Sua Igreja. Os judeus não tem autoridade para mim.  Se tivessem autoridade, eu teria que negar Cristo como eles negaram....  
Eu sempre pensei que o "Cristo" "Messias" "Jesus" fosse o mesmo que está profetizado no livro judaico (Torá) escrito por judeus e para os judeus, que ainda não reconhecem nenhum candidato a esse titulo de "Messias" por não atender/cumprir as rigorosas previsões de seus cumprimentos...  
Se interessar sobre o assunto o lugar indicado para se manisfestar é esse aqui.... Jesus Cumpriu Todas as Profecias do Antigo Testamento?
A Igreja de Cristo tem autoridade no conjunto de seus Bispos com o Papa.  As autoridades da Igreja não são eleitas por voto pois não é democracia mas vocação, chamado de Deus.  A pessoa sente o chamado a ser Padre e segue esse caminho e recebe o Sacramento da Ordem (e se tornam colaborados dos Bispos).  Dos melhores Padres são escolhidos os Bispos (que recebem a plenitude do Sacramento da Ordem, e são sucessores dos Apóstolos). Dos Bispos são escolhidos os Cardeais (por nomeação do Papa) e os Cardeais sim elegem o Papa (que é o Bispo de Roma, sede ou cátedra de Pedro Apóstolo). 
Não estava me referindo ao voluntarismo, e sim ao dirigente supremo do poder Eclesiástico (Papa) que está sempre se renovando a cada morte, e outro sendo eleito por VOTAÇÃO, em um conclave de cardeais, para eleger um novo pontífice.
"Marcelo Almoedo escreveu:
Claro que Jesus não escreveu ou ditou, mas todos os livros composto no Novo Testamento foram votados em plenários (Concílios) decidindo quais os livros deveriam ser incluídos no cânon da bíblico, e o resto ou não foram considerados, ou não conseguiu votos suficiente
Mazzo
Não é democracia.  Não é escolha por votos ao gostinho pessoal de cada um....  mas sim o de reconhecer que um Livro é inspirado por Deus quando ensina o mesmo que vem sendo ensinado desde o início.   Vários livros foram recusados por ensinarem coisas diferentes do que era ensinado desde o início. 
Mais quem recebeu tais inspirações? e como? foi através de fax, email, telex,carta etc...  para decidir quais livros você tem que acreditar e os que não?
O que é ensinado desde o início chama-se Sagrada Tradição Apostólica.   É tão Sagrada como as Escrituras. É tão Palavra de Deus como as Escrituras.
Faz sentido, afinal sem ela não haveria o cristianismo....

Almoedo

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Porto Alegre
Religião : Livre pensador
Igreja : nenhuma
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 1050

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 22:06

Ótimo, Almoedo, uma boa aula!

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 22:25

A propósito, veja o que postei: Jesus era casado com Maria Madalena (Miriam de Magdala)... Jesus está sepultado na índia.
Postei em: Assuntos diversos e de outras religiões.
Apesar de o Gleison não gostar que poste links, mas não tem como mostrar de outro jeito!

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 22:37

Mais de onde vêem e quem recebe essa informações privilegiadas para corrigir a primeira explicação.?

Não falei em correção pois não havia nada errado, mas de melhor explicação.

Porque você acha que a Igreja Católica confecçionou a Bíblia apenas no latim na idade das trevas e só os sacerdotes podiam ler?  [/i]

O Latim é a "língua da Igreja".  Só os sacerdotes podiam ler ou não havia gráficas para impressão em massa e uma Bíblia era uma fortuna em forma de livro ?

Última edição por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 22:44, editado 1 vez(es)

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 22:43

Marcelo Almoedo escreveu:Não meu amigo, os os livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque,Macabeus, foram introduzidos na bíblia católica no dia 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento que foi realizado no período de 1545-1563 para fazer frente a reforma protestante de Lutero de 1517. 
Portanto, seria impossível os protestante terem excluindo algo que ainda na existia. Portanto reveja as suas fontes

Veja no catálogo que, todos os 73 livros já constavam na primeira Bíblia impressa em 1460, quase um século antes do Concílio de Trento, em 1546. Acesse:
http://prodigi.bl.uk/treasures/gutenberg/search.asp e ou  ainda ::http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasraras/or_moguncia1.pdf

Você poderá também, visitar a Biblioteca Nacional – Sede: Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro – CEP 20040-008 – Tel 55 21 3095 3879 – Fax 55 21 3095.

do site: https://caiafarsa.wordpress.com/apocrifos-na-biblia/

E eu tenho livros escritos por ex-evangélico que se converteu e se tornou Católico depois de verificar a verdade histórica de que todos os 73 Livros já estavam na Bíblia antes do Concílio de Trento e antes de Lutero.  Ele percebeu a maldade das mentiras e se tornou católico e escreve livros sobre o assunto.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2592
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Sab 30 Jan 2016, 22:51

@Mazzo

O Latim é a "língua da Igreja".
E porque então Deus já não INSPIROU em latim ? Ou a igreja está acima de Deus ?

E porque Deus ONIPOTENTE foi escolher um meio tão oneroso, facilmente manipulável, interpretado ao bel-prazer e O PIOR, durante séculos A PALAVRA dele ficou muda para os que não eram sacerdotes ou eram analfabetos !

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 22:52

Sabem... a essas alturas do campeonato, creio que deveríamos estar muito mais preocupados se de fato o "salvador" esteve mesmo por aqui... se de fato irá ocorrer a salvação... se de fato o salvador vai mesmo voltar pra nos buscar e nos salvar da grande destruição do planeta, que se aproxima...

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 23:09

Eu sempre pensei que o "Cristo" "Messias" "Jesus" fosse o mesmo que está profetizado no livro judaico (Torá) escrito por judeus e para os judeus, que ainda não reconhecem nenhum candidato a esse titulo de "Messias" por não atender/cumprir as rigorosas previsões de seus cumprimentos...  

Sim,  Jesus é profetizado no AT.  Aliás, o AT só tem valor para mim porque aponta para Jesus.  Se não fosse Jesus, o AT não teria nenhuma relevância para mim.  Nem Jesus e nem os apóstolos mandaram seus seguires tornarem-se judeus....  

Não estava me referindo ao voluntarismo, e sim ao dirigente supremo do poder Eclesiástico (Papa) que está sempre se renovando a cada morte, e outro sendo eleito por VOTAÇÃO, em um conclave de cardeais, para eleger um novo pontífice.´

E ?

Mais quem recebeu tais inspirações? e como? foi através de fax, email, telex,carta etc...  para decidir quais livros você tem que acreditar e os que não?

Os Bispos compararam o que estava sendo transmitido nesses livros  e o que vinha sendo transmitido na Sagrada Tradição (fé transmitida desde o início)

"O que ouvistes de mim em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar ainda a outros" (2 Tm 2,2

" Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.  8 Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente,  9 firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem."  I Tito 7 a 9

E para os Bispos, sucessores do Apóstolos, vale a autoridade dada por Jesus: "Como o Pai me enviou assim eu vos envio"   e "Quem vos ouve a mim ouve e quem vos rejeita a mim rejeita".    A garantia é o Espírito Santo para conduzir a Igreja.  Não pessoas isoladas, mas a Igreja, o colégio dos Bispos com o Papa guiando os fiéis. Eles receberam autoridade de Jesus para isso.

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 23:16

Benedito Bernal escreveu:
@Mazzo

O Latim é a "língua da Igreja".

E porque então Deus já não INSPIROU em latim ? Ou a igreja está acima de Deus ?

E porque Deus ONIPOTENTE foi escolher um meio tão oneroso, facilmente manipulável, interpretado ao bel-prazer e O PIOR, durante séculos A PALAVRA dele ficou muda para os que não eram sacerdotes ou eram analfabetos !

A Palavra de Deus nunca esteve muda. Nunca esteve sequer confinada num conjunto de Livros mas vem sendo anunciada pela Igreja através de todos os séculos até os nossos tempos.

Facilmente manipulável ? Sim.... mas a garantia são as promessas de Jesus e a assistência do Espírito Santo,.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 31 Jan 2016, 01:06

Bom dia

Mazzo.... ficou em falta várias observações.... Mas tudo bem....
O acrescentar na Profissão de Fé nicenoconstantinopolitana a expressão "e do Filho" (do Pai e do Filho) no entender das autoridades católicas não é mudança no conteúdo da Fé mas uma explicação mais exata. 
Não falei em correção pois não havia nada errado, mas de melhor explicação
E qual era a explicação anterior que precisava de uma outra explicação para ser mais exata?

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 31 Jan 2016, 01:46

Bom dia

Mazzo
O Latim é a "língua da Igreja".  Só os sacerdotes podiam ler ou não havia gráficas para impressão em massa e uma Bíblia era uma fortuna em forma de livro ?
Só para constar...........
O latim era a língua oficial do império romano....ate a sua queda em meados do seculo V em 476 DC. 

Mazzo qual o idioma oficial do Vaticano hoje?  

Jesus falava aramaico, a bíblia foi escrito no grego e a igreja católica para complicar mais ainda traduziu pela Vulgata para o latim? Isso faz algum sentido?

A Vulgata" é o nome popular dado à versão latina da Bíblia, uma tradução geralmente atribuída ao Santo Jeronimo  que através dele a Igreja Católica escreveu a Bíblia em latim.
e a manteve mesmo depois da queda do Império e ficar praticamente sem função ou utilidade devido que ninguém mais falada esse idioma... então porque a igreja manteve tal idioma por seculos e seculos? Na minha opinião, por ter poucas pessoas ou quase nenhuma que entendia essa linguagem... Dessa forma, os sacerdotes podiam reivindicar a Bíblia diz que tudo o que quisesse e poderia confundir e manipular e controle das massas. 

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 31 Jan 2016, 02:53

Bom dia

Vamos com calma que o andor é de barro.......

Vamos pelos link indicado por você...
Não diz absolutamente nada 
Site de busca do Google contendo a principal o site APÓCRIFOS NA BÍBLIA | Caiafarsa
Declaração de "Fernando" que todos os links que indicou não atesta nada sobre a inclusão desse livros.
Nada aqui... 
Nem abre...
É o mesmo do link de abertura....
Também nem abre....
Não abre...
Não abre
Não abre
Você poderá também, visitar a Biblioteca Nacional – Sede: Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro – CEP 20040-008 – Tel 55 21 3095 3879 – Fax 55 21 3095.
Retirado do mesmo link que o Fernando se baseou para contestar, mais infelizmente, pelo que nos indicou não tem fundamento nenhum. Click Aqui para conferir

Não tenho certeza, mais esse 7 foram rejeitado pelo judeus no seculo III ou IV, considerado como livros Apócrifos, e a Igreja Católico adotou mais só oficializou no concílio de Trento em 1546....

Mas irei pesquisar e retornar com fonte mais confiável....

Almoedo
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4331
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17427

Mensagem por Norberto em Qui 18 Fev 2016, 17:07

.
Como eu disse em outro tópico:

No começo da minha fé, defendi com unhas e dentes que a Bíblia não havia adulteração. Se houvesse, isso faria com que ela caísse em descrédito e a minha fé poderia ser abalada.

Porém, hoje não vejo mais assim.

A prova disto está no texto espúrio que forma o que é chamado de Comma Joanina.

Trata-se das testemunhas celestiais, uma adulteração que, graças à história, não pode permanecer às escondidas.

Fora as adulterações, ainda temos a má fé dos tradutores que acabam inserindo termos e pontuação no texto traduzido, de maneira a favorecer, na leitura, entendimento/defesa a um dogma.

Sobre a Comma Joanina, o texto espúrio encontrado em algumas versões da Bíblia, confiram o tópico e se surpreenderão:

> COMMA JOHANNEUM - São três que testificam no Céu - 1Jo 5.7-8

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Jun 2018, 06:35