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    Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

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    Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras? Empty Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

    Mensagem por Rondinelly Sex 08 maio 2009, 20:51

    Todos sabem que Lutero, durante a elaboração do cânon protestante, quis excluir a epístola de Tiago. Isso porque o apóstolo escreveu o oposto do que ele ensinara sobre a fé.

    Se eu tivesse que ficar sem uma ou outra -- ou as obras ou a pregação de Cristo -- eu antes ficaria sem suas obras do que sem sua pregação. Pois as obras não me ajudam, mas suas palavras dão vida, como ele mesmo diz. Ora, João escreve muito pouco sobre as obras de Cristo, mas muito sobre sua pregação.

    Os outros evangelistas escrevem muito de suas obras e pouco de sua pregação. Portanto, o evangelho de João é aquele terno, verdadeiro, de longe o principal evangelho a ser preferido aos outros três e colocado acima deles. Assim, também, as epístolas de São Paulo e São Pedro, ultrapassam de longe os outros três Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas.

    Numa palavra, o evangelho de São João e sua primeira epístola, as epístolas de São Paulo, especialmente Romanos, Gálatas e Efésios, e a primeira epístola de São Pedro são os livros que nos mostram Cristo e que nos ensinam tudo o que é necessário e bom para conhecermos, ainda que nunca se veja nem ouça qualquer outro livro ou doutrina. Portanto, a epístola de São Tiago é realmente uma epístola de palha (eyn rechte stroerne Epistel]), comparada com as outras, pois não tem nada da natureza do evangelho nela."


    Luther, Works of Martin Luther - The Philadelphia Edition, trans. C. M. Jacobs, vol 6. Preface to the New Testament (Grand Rapids: Baker Book House, 1982), páginas 439-444. Conforme citado em Bercot, David W., Will The Real Heretics Please Stand Up, (Scroll Publishing, 1989), página 112.

    Como se concebe que a salvação, então ensinada pelos protestantes, seja alcançada somente pela fé, quando o apóstolo diz:

    De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2,14-26
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    Mensagem por Denis Sex 08 maio 2009, 21:33

    Rondinelly, companheiro Very Happy

    Para entendermos o que Tiago quis dizer com esta afirmação, precisamos atentar para o contexto anterior de sua epístola.

    O tom que Tiago usou ao escrevê-la, nos passa um entendimento de que as igrejas estavam mergulhadas em religiosidades, andavam como sepulcros caiados. Queriam aparentar o que , em verdade, não eram.

    Basta que laiamos alguns versículos atrás :

    TG 1
    22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
    23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
    24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
    25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
    26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.


    Está claro que as aparências estavam imperando no meio da Igreja. Se continuarmos lendo , veremos que Tiago exorta aqueles que julgam os irmãos pelas vestes que usam ou pela sua condição social.

    Dito isto , então Tiago arremata:

    TG 2
    14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? ...
    17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.


    Veja bem o termo utilizado em grifo.

    Entendo então que esta afirmação de Tiago soa como:

    De que adianta manter as aparências e enganar o coração?
    De que adianta parecer bom e ficar a contemplar ao espelho o seu próprio rosto natural ( alimentar sua própria vaidade )?

    PS: É verdade, Lutero tentou ´apagar´ Tiago do canon. E muitos hoje em dia ainda ignoram esta epístola. mas eu creio que seja por um engano hermenêutico.
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    Mensagem por Pereira Sáb 09 maio 2009, 10:38

    Perfeito amado Denis,

    Estes erros de interpretações ocorrem quando o contexto Bíblico é deixado de lado.
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    Mensagem por Rondinelly Sáb 09 maio 2009, 22:43

    Denis, desculpe, mas não creio que a pergunta se refere à compreensão do contexto sobre o qual versa o apóstolo. A respeito disso agradeço sua contribuição. A pergunta se refere à doutrina da Sola Fide, enquanto doutrina cujo conceito o apóstolo nega nessa carta. É de se notar o detalhe que a única parte da Bíblia em que há a palavra somente seguida pela palavra é nesta epístola.
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    Mensagem por Denis Seg 11 maio 2009, 19:04

    Rondinelly,

    A compreenssão do contexto, faz apologia ao Sola Fide.
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    Mensagem por Rondinelly Ter 12 maio 2009, 08:39

    Denis, você disse:

    Entendo então que esta afirmação de Tiago soa como:

    De que adianta manter as aparências e enganar o coração?
    De que adianta parecer bom e ficar a contemplar ao espelho o seu próprio rosto natural ( alimentar sua própria vaidade )?
    Onde está a defesa da Sola Fide?
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    Mensagem por Denis Ter 12 maio 2009, 11:09

    Está neste contexto, Rondinelly


    O tom que Tiago usou ao escrevê-la, nos passa um entendimento de que as igrejas estavam
    mergulhadas em religiosidades
    , andavam como sepulcros caiados. Queriam aparentar o que , em verdade, não eram.
    ...

    Está claro que as aparências estavam imperando no meio da Igreja. Se continuarmos lendo , veremos que Tiago exorta aqueles que julgam os irmãos pelas vestes que usam ou pela sua condição social.

    O cristianismo nas igrejas estava mascarado por aparências, falsidade.
    Tiago os exortou a terem uma Fé genuína , deixarem as obras da falsidade e passaremn a viver a Fé. Quem tem fé não precisa mascarar uma falsa santidade, mas frutificará naturalmente com os frutos dos Espírito ( as obras da Fé ).

    GL 5
    22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
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    Mensagem por Rondinelly Ter 12 maio 2009, 19:27

    Dênis, "obras da falsidade" é boa.

    Pelo visto você concorda que fé e obras são essenciais, não?

    Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? fé sem obras é morta.
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    Mensagem por Denis Sex 15 maio 2009, 18:47

    Rondinelly,

    Não é esse o contexto que estou abordando para a palavra "obras".
    Vejo as obras da Fé como os seus frutos . Quem tem fé, tem o Espírito ( porque fé é dom de Deus ), portanto, tem os seus frutos. ( os frutos do Espírito )

    O fato de alguém ter Fé implica em "consequências", não o contrário como as igrejas estavam pensando pela epístola de Tiago.
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    Mensagem por Rondinelly Sex 15 maio 2009, 21:37

    Diante disso, a justificação ocorre somente pela fé, sem obras?
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    Mensagem por Jefté Sex 15 maio 2009, 22:42

    Declaração de Lutero:
    Se eu tivesse que ficar sem uma ou outra -- ou as obras ou a pregação de Cristo -- eu antes ficaria sem suas obras do que sem sua pregação. Pois as obras não me ajudam, mas suas palavras dão vida, como ele mesmo diz. Ora, João escreve muito pouco sobre as obras de Cristo, mas muito sobre sua pregação.

    Os outros evangelistas escrevem muito de suas obras e pouco de sua pregação. Portanto, o evangelho de João é aquele terno, verdadeiro, de longe o principal evangelho a ser preferido aos outros três e colocado acima deles. Assim, também, as epístolas de São Paulo e São Pedro, ultrapassam de longe os outros três Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas.

    Numa palavra, o evangelho de São João e sua primeira epístola, as epístolas de São Paulo, especialmente Romanos, Gálatas e Efésios, e a primeira epístola de São Pedro são os livros que nos mostram Cristo e que nos ensinam tudo o que é necessário e bom para conhecermos, ainda que nunca se veja nem ouça qualquer outro livro ou doutrina. Portanto, a epístola de São Tiago é realmente uma epístola de palha (eyn rechte stroerne Epistel]), comparada com as outras, pois não tem nada da natureza do evangelho nela."

    Irmãos
    Diante desta exposição de Lutero, ele na verdade não sabia o que estava dizendo.
    Todo o Novo Testamento foi escrito por homens inspirados e movidos pelo Espírito Santo. Nenhuma das obras que nos chegaram foi por vontade do homem. O Novo Testamento é uma obra do Espírito Santo e não obra de homens.

    E quando à Lutero prefirir as palavras de Cristo antes à suas obras.
    Por exemplo, as palavras de Cristo são espírito e são vida; mas o Espírito e Vida só nos poderia ser dado com a Sua morte - então são obras e palavras.
    Seria o mesmo que dizer que Jesus não precisaria nos ter amado, bastasse suas palavras.
    Ora, acaso não é isso que acontece hoje? ou seja, palavras e palavras mas sem amor e sem virtude?

    Vemos o que diz João: "como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." (Jo. 13:1b)
    Em suma, a vida de Cristo vivida e gasta por nós, doada a nós em vida, nos deu amor e esperança, e com Sua morte nos dá a vida, pois pagou com Sua morte pela nossa morte.
    As palavras de Cristo realmente são maravilhosas.
    Mas e a Sua vida inteira (33 anos como homem)gasta aqui na terra por mim?
    Essa é a maior expressão de amor que Deus (somente este Deus) poderia fazer por um ser que se tornou tão desprezível como o ser humano (embora criado a semelhança de Deus). Por isso o Senhor veio resgatá-lo, por causa do Seu amor - ora isso foi feito através de obra, e não de palavras).

    E quanto a epístola de Tiago, é uma Espada de dois gumes como as demais Escrituras.
    Por exemplo, em Hebreus 11, Paulo fala da fé dos antigos, mas essa fé só é mostrada através das obras deles, obras da fé.
    E Paulo diz que a fé deles que os justificou. Embora citasse só a fé, mas mostrava a obra, não como obra, mas como fé.
    Ora é somente a fé que justifica, mas a fé real me move.
    É o mesmo que Noé tendo a fé em Deus quanto ao dilúvio não construísse a Arca. Claro que ele construiria a Arca, porque pela fé tinha completa certeza do dilúvio.
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    Mensagem por Rondinelly Sex 15 maio 2009, 23:27

    Jefté, você disse que Lutero, na verdade, não sabia o que estava falando. Há algum reconhecimento, vindo de Lutero, onde ele reconhece que não sabi o que ele estava falando, ou é opinião sua?

    Você diz Ora é somente a fé que justifica

    Tiago diz Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?

    Então...
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    Mensagem por Denis Sáb 16 maio 2009, 00:37


    Diante disso, a justificação ocorre somente pela fé, sem obras?

    Sim !!!
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    Mensagem por Jefté Sáb 16 maio 2009, 10:16

    Olá Rondinelly

    Pode ser opinião minha, mas qual é o problema?
    Acaso Martinho Lutero não era cristão e não é como eu?
    Ora, Cristo, nosso Senhor e Deus abonou totalmente os Escritos do Velho Testamento embora os judeus procedessem levianamente.
    E quem é Lutero (mero homem), que pelos atos da Igreja Católica e pela reforma se põe a julgar as próprias Escrituras como se fossem passivas de juízo humano?
    Enquanto Lutero se sentia apto a julgá-las, Erasmo respeitosamente se dedica a edição do Novo Testamento grego.
    E quem é o homem capaz de julgar o Novo Testamento?
    Isto para mim é loucura e soberba humana.
    E digo, Tiago não está dizendo a verdade quando diz: "E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?" (Tiago 2:16)
    Acaso Jesus não diz o mesmo? "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes." (João 13:17)
    Eu digo isso como cristão; não importa quem seja Lutero. Eu sou um cristão e conheço a Palavra de Deus. Conheço o livro de Tiago - e como cristão testifico que a palavra de Deus ali escrita (no livro de Tiago) me sustentou, corrigiu e libertou durante muito tempo da minha caminhada de cristão.
    Agora, o que aconteceu a Lutero para ele dizer o que disse, e até quanto aos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, não sei nem quero saber.
    Só sei que é a Palavra do Deus vivo para eu pecador.

    E quanto ao que você escreveu:
    Você diz Ora é somente a fé que justifica

    Tiago diz Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?


    O homem é justificado somente pela fé. E é o que Tiago disse; porém mostrou que a fé não é apenas dizer: eu tenho fé. A fé só pode ser visualizada pelos frutos, e não pelas palavras.
    Exemplo?: Hebreus 11. Paulo mostra a fé dos antigos como? através das palavras deles? Não! pelas obras deles! Pelas obras dos antigos é que podemos ver sua fé.
    Houve discordância entre Tiago e Paulo?
    Jamais! Afinal, como Paulo mostrou-nos a fé dos antigos?
    Mostrou-nos citando suas obras de fé!
    Contuto afirmo! É a fé! Somente a fé quem justifica o homem.
    E é a verdadeira fé no interior do homem é que opera nele os frutos.
    Pereira
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    Mensagem por Pereira Sáb 16 maio 2009, 12:11

    Amado Rondinely,

    Com certeza as duas afirmativas são verdadeiras.

    A Salvação do mundo não resultou das Obra realizadas pelo Homem.

    O Altíssimo Trouxe salvação a todos os homens quando enviou Seu Unico Filho ao mundo para morrer por todos.

    (1 João)
    1 Yaohuhana 2: 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

    Portanto, a Salvação propiciada pelo Altíssimo não depende das Obras Ele nos amou primeiro e trouxe salvação a todos.

    Agora a Bíbli declara que quem tem fé tem obras. Logo temos obras não por sermos salvos e sim somos salvos por isso temos obras.

    As obras são as consequencia diretas da salvação.

    Não somos salvo por causas das Obras, temos obras por que somos salvos.

    è muito claro isso na bíblia.

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