F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Compartilhe
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4344
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17454
Data de inscrição : 17/11/2008

LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Norberto em Dom 21 Abr 2013, 07:53

.
A luz de Gn 1.4 é a manifestação da glória de Deus em forma de luz (1Jo 1.5)

Se o sol e os demais luminares foram criados no quarto dia, que luz é aquela que aparece no segundo dia da criação?


Antes de respondermos a essa pergunta, é necessário reiterar que a Palavra de Deus é a verdade. Ela foi dada por inspiração divina. Portanto, é infalível e inequívoca e o árbitro final em todas as discussões. Sua autoridade é derivada do seu Autor, e não das opiniões dos homens (Rm 15.4; 2Tm 3.15-16; 2Pe 1.21).

Outra verdade que precisamos ter em mente é que toda a criação foi repentina e feita do nada (o que os estudiosos chamam de Creatio Êx Nihilo). Houve um tempo em que a luz não existia, mas, repentinamente, ela apareceu. O mesmo aconteceu com tudo que veio a existir (Sl 33.6-9;148.1-6; Hb 11.3). Dar uma resposta definitiva quanto ao que era essa luz é muito difícil, até mesmo para os estudiosos do assunto. Entretanto, podemos inferir algumas conclusões. É muito relevante que Deus tenha criado a luz antes do sol. É interessante notar também que o nome "sol" foi dado a essa estrela apenas em Gênesis 15.12. Isso significa, para muitos estudiosos, uma resposta antecipada de Deus contra a adoração desse ser inanimado. Muitos povos pagãos da antigüidade, principalmente os egípcios, adoravam o sol como uma divindade, mas, antes de sua existência, Deus já existia em toda sua glória (Sl 90.2; 102.25-27; Is 40.28; Jo 5.26; 1Tm 1.17; 6.16).

Assim, depreende-se que a luz a que se refere Gênesis 1.4 trata-se da manifestação da glória de Deus em forma de luz (1Jo 1.5) antes mesmo da criação dos seres animados e inanimados. Dessa forma, Deus mostra para o homem que Ele é superior a tudo que existe e se move sobre a terra (Rm 13.1; Hb 6.13). Isso também serve para mostrar que as coisas criadas não são divindades, portanto não são Deus (doutrina conhecida como "panteísmo"), embora a criação seja prova suficiente da existência de Deus (Sl 19.1-6; Rm 1.20).

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - setembro/2001
.

avatar
Juliano Toledo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 124
Idade : 68
Cidade/Estado : toledo parana
Religião : abhodha
Igreja : de Cristo
País : brasil
Mensagens Curtidas : -14
Pontos de participação : 611
Data de inscrição : 18/04/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Juliano Toledo em Dom 21 Abr 2013, 10:41

Como crer na criação instantânea?

antes do principio só existia Deus, pleno em poder, e glória, soberano em tudo que é, eu creio que ja existiam muitas coisas criadas antes mesmo do principio do universo, por conta do que vemos do poder de Deus na terra e espaço.
até aqui não existia a terra.
1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.
a criação do räqîa (vastidão no hebraico, ou céu natural onde se movimentam os astros), ou seja, a partir daqui começou a existir o universo, e a terra foi só um foco onde o narrador aponta para o personagem principal do enrredo.
existindo o universo então é impossivel negar que as estrelas que irradiam luz ainda não haviam sido formadas, o sol não havia recebido seu nome, nem sido referenciado mas já existia.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus passeava sobre a face das águas.
aqui vemos a descrição de como a terra era depois de sua criação, o tempo que demorou só Deus vai nos dizer, mas é fato comprovado, vendo o relato que ja existia agua, e que o Espirito de Deus passeava sobre ela, o verbo passeava esta no pretérito imperfeito do indicativo, algumas traduções trazer outras palavras no lugar de passeava, mas todas no mesmo tempo do verbo, o que nos indica que é uma ação que ja acontecia no passado e tinha sua continuação até este ponto, por que foi usado este tempo do verbo não sei mas ele indica tempo passado de uma ação.

antes disto a afirmação de que haviam treva, era só sobre a face do abismo, o que pode indicar o céu negro visto da terra, por que a inspiração vem de Deus mas o relator é humano, portanto Deus revelava sua criação do ponto de vista do relator (autor do relato), por isso o céu negro pode ser comparado a um grande abismo escuro, haja vista que na terra não podemos definir qual o lado de cima por que a nóssa visão é limitada, criamos um ponto de referencia e a partir dele definimos as direções, isto na atualidade, mas na visão antiga como seria interpretada?
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

a partir deste momento a luz tem incidencia plena sobre a terra como esta escrito, na visão do relator a luz só passou a existir neste momento, mas na visão do criador com certeza a luz ja existia, só não estava incidindo sobre a terra.

seguindo o que temos do relato da criação e analisando o texto um minuciosamente é possivel ver alguns pontos que afirmam o correr de um tempo, não como o nosso, mas dão sensação de espaço temporal, pelo menos eu creio assim.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 11:59

O detalhe disso tudo é o verbo "haja ".
Se A coisa a que se refere já existia de alguma forma antes do "haja", logo não teria sentido o próprio "haja " e nem o "houve" depois do "HAJA".
Tanto para a luz no primeiro dia quanto para os luzeiros no Quarto dia existe o termo "HAJA".Gênesis 1:3,14
Logo argumentos para explicar a origem da luz do primeiro dia e dos luzeiros no quarto dia antes do termo "haja" , ficariam limitados pelo próprio termo "haja".
Teria que por necessidade interpretativa explicar o próprio termo "haja" para validar tais argumentos .
Mas é notável que o caso é complexo e isso deve ser reconhecido para que não criamos argumentos silenciosos .
Um outro detalhe é que essa luz tem nome , se chama "dia" Gênesis 1:5.
A partir dessa luz , Deus começou a contar o tempo em dias e semana.
Se essa luz já existia antes do "haja" logo é necessário dizer que já existia o sistema "dia" e "noite" antes do primeiro dia o que não faria sentido.... como nós explicaríamos isso ?
Essa é a razão para não criarmos argumentos só pela dedução sem contextualização bíblica!

fiquem na paz!


avatar
Juliano Toledo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 124
Idade : 68
Cidade/Estado : toledo parana
Religião : abhodha
Igreja : de Cristo
País : brasil
Mensagens Curtidas : -14
Pontos de participação : 611
Data de inscrição : 18/04/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Juliano Toledo em Dom 21 Abr 2013, 12:38

concordo com o argumento sobre o verbo haja para o ponto de visão do relator, por que nós estamos lendo segundo a visão do relator que é quem esta relatando o fato, por isso entendo que para este a luz se fez presente neste momento, mas é fato que ja existiam os elementos principais em todo sistema, a principio e visivelmente estão explicitos o oxigenio e o hidrogenio na agua, bem como o carbono em sua maioria na terra, isso é fato inegavel, pois estes elementos são composição da água e da terra, portanto é possivel e passivel a existencia já da luz, juntamente com os elementos que compões toda expansão, o que não temos certeza é sobre o ponto de visão do relator, como citei acima, eu sei que é mais facil mistificar ou fantasiar muitas vezes as coisas a fim de evitar uma analise mais minuciosa do fato.

mas vendo que o personagem principal do enredo é a terra, é fato mais que provavel no próprio texto que a luz existiu na terra no momento do "haja", uma vez que este trata do momento sobre a terra, não é feito referencia sobre a expansão, ou sobre o abismo após os primeiros versiculos.

se não considerarmos o fato de que a nossa terra ja existia, então não podemos crer na revelação de Deus que afirma que satanas foi "...cortado (lançado) por terra..." Isaias 14:13 quando intentou em seu coração se colocar ao lado do altissimo, ou considerar que existia uma outra terra criada antes desta, o que desacredito totalmente.

pegar genesis e analisar só os seus primeiros versiculos e tirar conclusões somente sobre eles, é o mesmo procedimento que cria doutrinas hereges por todo o mundo.

é como foi citado o enrredo é demasiadamente complexo e há a necessidade de uma interpretação contextualizada com mais informações econtradas na biblia e que se referem a fatos antes da fundação do mundo.
avatar
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 450
Idade : 44
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098
Data de inscrição : 25/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Diephe em Dom 21 Abr 2013, 13:08

Não existe nada complicado:

Gênesis 1:2 "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".

Líquidos não possuem forma fixa; adquirem a forma do recipiente que está contido. No espaço a água tende a se agrupar e oscilar a forma.

Dá água se extrai o oxigênio e o hidrogênio, e este ultimo pode ser utilizado para produzir luz. Dependendo a temperatura que o hidrogênio é queimado, pode-se extrair partes de hélio.

Se observar a sequencia dos relatos de Gênesis, logo apos a luz, houve separação das águas (segundo dia / doce e salgada) assim como a atmosfera (final do segundo dia) que pode ser derivada, quase na totalidade, da água.

Somente ao terceiro dia foi criada a porção seca.

Em João 1:4 diz "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens". Como eu interpreto o texto sendo o Verbo o Espírito de Deus, que estava sobre Cristo, sei que quando diz "Nele" fala de Cristo; quando diz "vida" fala de um dos sinônimos do Verbo, que é o Espírito de Deus e, por final, "a vida é a luz".

No princípio ou, o Verbo, queimou hidrogênio, ou apenas brilhou.

Em gênesis no começo da criação diz:
"e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas"
ou em outras palavras:
"e a Lampada de Deus se movia sobre a face das águas"
Wink


Obs.: Eu ainda ouso a afirmar que a terra era um agrupamento de água salgada porque pode-se tirar (separar) água doce dela; do contrário não bastaria só separar, porque não se extrai água salgada de água doce. Ao separar a água doce da salgada sobram os resíduos minerais.
Este e mais um argumento que o Verbo de João 1 é o Espírito de Deus e que estava sobre Cristo conforme as profecias do Antigo Testamento. Se Cristo fosse o Espírito de Deus contrariaria I Jo 4.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 13:28

concordo com o argumento sobre o verbo haja para o ponto de visão do relator, por que nós estamos lendo segundo a visão do relator que é quem esta relatando o fato, por isso entendo que para este a luz se fez presente neste momento, mas é fato que ja existiam os elementos principais em todo sistema, a principio e visivelmente estão explicitos o oxigenio e o hidrogenio na agua, bem como o carbono em sua maioria na terra, isso é fato inegavel, pois estes elementos são composição da água e da terra, portanto é possivel e passivel a existencia já da luz, juntamente com os elementos que compões toda expansão, o que não temos certeza é sobre o ponto de visão do relator, como citei acima, eu sei que é mais facil mistificar ou fantasiar muitas vezes as coisas a fim de evitar uma analise mais minuciosa do fato.


Eu ainda acho arriscado concluir qualquer coisa sem contextualização Bíblica e unicamente pela dedução.
Precisamos saber quanto tempo tem do verso 1 para o verso 2.
No verso 1 tem a expressão "princípio" e logo o verbo "criou'.. criou o quê ? os céus e a terra....já no verso 2 diz " a terra , porém , estava.....
Esse argumento da "visão do relator" é Bíblico ou é apoiado por contextualização Bíblica ?
O conceito "dia" já existia antes da terra existir ? Pois a luz se chama "dia"....
Prefiro seguir o conselho do Noberto na abertura do Tópico em colocar a "Bíblia" como juiz desse assunto e não dedução com silêncio Bíblico.
Respeito toda tentativa de explicar o fato mas discordo de qualquer uma onde o contexto seguro da Bíblia se perde na argumentação!
Essa é minha posição por enquanto!

avatar
Juliano Toledo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 124
Idade : 68
Cidade/Estado : toledo parana
Religião : abhodha
Igreja : de Cristo
País : brasil
Mensagens Curtidas : -14
Pontos de participação : 611
Data de inscrição : 18/04/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Juliano Toledo em Dom 21 Abr 2013, 14:09

entendo mas Deus no terceiro dia não fez a terra seca, apenas ordenou que aprecesse, então sendo assim é possivel crer que a terra ja existia, apenas era disforme, como cita o irmão com relação a água satisfazendo então uma premissa de que o liquido fica em forma esférica no espaço.

é fato que a energia negra, ou seja a escuridão não tem ação sobre corpos de qualquer estado, pelo menos não visivel e comprovavel dentro do que temos capacidade de testar, sendo que até poucos dias não se tinha idéia da existencia de energia na escuridão.

se houvesse uma certa quantidade de agua no espaço estaria na forma esférica, como citado, haja vista falta total de pontos de pressão, ou influencia de qualquer natureza gravitacional, nem mesmo é possivel afirmar que exista inércia no espaço, mesmo sabendo que a terra se move a mais de 30 km/s para completar a sua trajetória em torno do sol em 365 dias, e que nós estamos sentados em nossa casa fazendo uma viagem de milhões de quilometros, a impressionantes 470 m/s, para que nosso dia acabe e retorne após a noite, podendo aumentar ou diminuir ainda mais esta velocidade conforme nos movemos em direção aos polos, ou retornamos mais ao centro.

isso ja é ciencia aplicada, agua não alterna sua forma no espaço a menos que outro corpo exerça ação energética sobre ela, fica em suspenção e na forma esférica que é a representação geométrica perfeita quando não a exposição de força externa sobre a massa do liquido, ou esta não esteja em um envólucro (recipiente), como cita o irmão.

é claro que Deus é capaz de todas as coisas e no seu projeto perfeito e pleno ja existia o desenho do mecanismo perfeito para que a terra surgisse, para isso seria necessário moldar a agua, e sabemos que existem varios fatores que podem influenciar a agua, alguns deles e talvez os principais são o calor, frio e o campo magnético, o frio é ausencia de calor, e o calor é a presença de energia no caso nosso a principal delas é a luz, são explicações cientificas, claro que são, mas só prova que se alguem não criasse estes mecanismos para separar as aguas da terra, nosso planeta ainda seria uma grande bola de agua no universo.

é fato exato, concreto e provavel, que se toda agua existente em nosso planeta codenssar, ou se liquefazer não haveria onde colocar tanta agua, e com certeza absoluta cobriria o planeta todo, ou seja não veríamos mais nenhuma porção seca no planeta terra, voltando ao que o irmão cita como sendo uma grande bola de aguas, salgadas e doces.

é fato que a luz solar é formada por ondas eletromagnéticas e só é possivel vê-la onde há massa que a reflita, no espaço um canhão de luz não tem utilidade, por que não veríamos o tubo luminoso que são os fotons refletidos por particulas existentes no ar, por isso acredito que mesmo havendo a luz no espaço não seria possviel vê-la, neste caso não seria relevante falar sobre ela, uma vez que não haveria importancia, lembrando sempre que estamos falando de um texto onde nosso ponto de reflexão é o olho do relator, que é o observador do fato.

se não houvesse massa para refletir a luz, jamais perseberiamos ela visivelmente, uma vez que nossos olhos só conseguem observá-la sob incidencia direta ou através do reflexo de um corpo.

o que realmente faz diferença não é toda esta ciencia, embora sirva para um unico propósito, informar o quanto o projeto do nosso Deus vai alem de nossa compeensão, o que mais nos mostra uma referencia possivel de uma pré-existencia do planeta, são contextos biblicos relacionados a fatos anteriores a formação da terra, visiveis inicialmente no genesis e depois no enrredo biblico.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 15:23

Ainda é arriscado concluir !

Pois não se pode dizer que o verbo "haja" esta sendo segundo o relator e não conforme a realidade expressa. Como pode garantir que é só segundo ponto de vista do relator ?
É um argumento que no minimo fica no campo da possibilidade ou do provável mas não dá para dizer que se trata de uma conclusão necessária.
Como provar um argumento criado com dedução somente ?
Apesar de respeitar as posições , ainda penso ser arriscado concluir e continuo seguindo o conselho da abertura do Tópico . A bíblia é o juiz desse assunto.
Assim permaneço !
avatar
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 6377
Idade : 64
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 11674
Data de inscrição : 25/08/2010

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 21 Abr 2013, 17:15

Boa tarde

Como pode ter havido luz , se o sol, foi criado no 4º dias?

(Gen 1:01 <> 2:03) No princípio

O primeiro dos dois relatos da criação contraditórias. Comparar com Gênesis 2:04-25, em que a ordem dos eventos é completamente diferente.

As duas criações

Quem criou o céu e a terra?

Quando o universo foi criado?

Genesis (01:01 <> 02:03) Os conflitos de Gênesis 1 conta com a ordem dos eventos que são conhecidas pela ciência.

Em Gênesis 1:01, a terra e o "céu" são criadas em conjunto "no começo", que, segundo estimativas atuais, a terra e o universo são cerca de 4,6 e 13,7 bilhões de anos, respectivamente.

Em Gênesis, a terra é criada (1:01) antes da luz (1:3), sol e estrelas (1:16), pássaros e baleias (1:21) antes de répteis e insetos (1:24), e plantas com flores (01:11), antes de todos os animais (1:20). A ordem dos eventos conhecidos da ciência está em cada caso, exatamente o oposto.

(Gênesis 1:03-05 <> 1:14-19 "Haja luz"

Deus cria a luz e a separa a luz das trevas, o dia da noite, no primeiro dia. No entanto, ele não fez a produção de objetos de luz (o sol e as estrelas) até o quarto dia Genesis 1:14-19? E como poderia haver "a tarde e a manhã" no primeiro dia se não havia nenhum sol para marcá-los?

O Firmamento (Céu)

Deus passa um sexto do seu esforço criativo inteiro (segundo dia) trabalhando em um firmamento sólido. Esta estranha estrutura que Deus chama céu, pretende separar as águas mais altas das águas mais baixas.

(Gen 1:11-13) Que a terra produza relva

As plantas são feitas no terceiro dia antes de ter haver um sol para conduzir seus processos de fotossíntese ( 1:14-19 ). Note, porém, que Deus permite que "Produza a terra" as plantas, em vez de criá-los diretamente. Talvez o Gênesis não é tão anti-evolução, afinal.

Plantas foram criadas antes ou depois de seres humanos? A Bíblia ensina sobre a evolução?

(Gen 1:14) Deixe-os para sinais

Deus colocou o sol, lua e estrelas no firmamento, para que possam ser utilizados "para os sinais". Isso, é claro, é exatamente o que os astrólogos fazem: ler "os sinais" no Zodíaco para prever o que vai acontecer na Terra.

Será que a Bíblia condena a astrologia?

O que a Bíblia diz sobre a astrologia

Deus fez os dois grandes luminares.

Quanto maior a luz [o sol] para governar o dia, e o luminar menor [a lua] para governar a noite." Mas a lua não em luz própria, Ela apenas reflete a luz do sol. E por que, se Deus fez a lua para "governar a noite, ele gasta metade do seu tempo se movendo pelo céu durante o dia?

Ele fez também as estrelas.

Deus passa a tomada de luz do dia (antes de fazer o sol e as estrelas) e separar a luz das trevas, então, no final do dia duro de trabalho, e quase como um segundo, ele faz os trilhões de estrelas.

Quando foram feitas as estrelas?

E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra.
Então porque é apenas uma pequena fração de estrelas visíveis da Terra?, Nas melhores condições, não mais que uns poucos milhares de estrelas são visíveis a olho nu, mas existem centenas de bilhões de estrelas em nossa galáxia e cem bilhões ou mais galáxias. Foram todos eles criados "para alumiar a terra"?(1:20-21)

Deixe as águas trazem movimento a criatura que tem vida, e aves.

Do que os animais foram criados? Do que as aves foram criadas? (01:24) "Que a terra, brota a criatura viva"


Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.
Em Gênesis 1, a criação inteira leva seis dias, mas o universo é cerca de 13,7 bilhões de anos com novas estrelas em formação constantimente.

Marcelo Almoedo
avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Gleison Elias em Dom 21 Abr 2013, 17:29



Isso também serve para mostrar que as coisas criadas não são divindades, portanto não são Deus (doutrina conhecida como "panteísmo")

Nou nou.... sabia que eu odeio a ICP? Sem querer ofender, mas eu a odeio. Sabe pq? É a pior fonte de informação sobre doutrinas já vista na internet. Nunca vi uma doutrina da qual a ICP realmente pesquisa e diz a verdade sobre ela. Fala mal de tudo, mal e errado. Eu existo aqui, eu que sou panteísta e era cristadelfiano... graças a deus que nos topicos que foram citados textos sobre as duas crenças, da ICP, eu estava ativo no fórum e pude defender segundo a verdade.

O panteísmo não faz do Sol, nem da Lua, nem das estrelas, deuses. O panteísmo acredita em um ÚNICO deus, e esse ÚNICO deus rege a tudo em tudo. Isto é, ele é o universo, "continente", e não conteúdo. O Sol portanto, teria em si parte de deus mas não é deus. Eu sou parte de deus mas não o deus pleno... como alguém diz, somos "microteos".... Há quem divinize os seres e se intitulem panteístas, mas o panteísmo não deve ser associado a estes. O panteísmo abrange muitas teorias diferentes mas a definição maior dele é que todo universo é deus , sendo assim os seres apenas compõem parte deste deus.




A "luz" em algumas concepções "cristãs-científicas" é a explosão do big bang.

Em outras concepções, é a luz em si, isto é, a possibilidade da existência de luz só veio a partir disso. O Sol, a Lua e as estrelas são apenas "lâmpadas", o que deus criou antes foi a luz.

E como já exposto aqui, existe a concepção de que a luz seria a luz da glória de deus. O que acho totalmente antibíblico, pois a luz de deus não foi criada em momento algum, sempre existiu e foi manifesta na pessoa criada de Jesus Cristo.



Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 17:57


O panteísmo abrange muitas teorias diferentes mas a definição maior dele é que todo universo é deus , sendo assim os seres apenas compõem parte deste deus.
Querido Gleison !
Me explique essa história direito !
O que significa esta expressão : " Todo universo é Deus" .
Deus é ser pessoal .
E o universo , é um ser pessoal ?

avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Gleison Elias em Dom 21 Abr 2013, 18:22

o universo não é uma pessoa, nem é maior que deus... sendo assim, deus não é uma pessoa... acreditar nisso é dar limites a ele.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 19:19

o universo não é uma pessoa, nem é maior que deus... sendo assim, deus não é uma pessoa... acreditar nisso é dar limites a ele.

Quem disse que falar que Deus é pessoal o limita ?
Alguém que tem sentimentos , consciência , pensamentos e se relaciona com ouros seres!
O universo tem essas características acima ?
avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Gleison Elias em Dom 21 Abr 2013, 19:52

tem sim.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 170
Idade : 37
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911
Data de inscrição : 18/03/2013

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Salomão em Dom 21 Abr 2013, 20:29

tem sim.
Me mostre pelas escrituras !

Conteúdo patrocinado

Re: LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 19 Jul 2018, 08:46