F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Tradições Teológicas na Igreja - I

Compartilhe
avatar
Jaime_Dias
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 229
Idade : 63
Cidade/Estado : Curitiba Pr
Religião : Cristão
Igreja : Espiritual
País : Brazil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 378
Data de inscrição : 08/02/2013

Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Jaime_Dias em Dom 17 Mar 2013, 11:38

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram
, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens Mat. 15:8-9.

AS TRADIÇÕES TEOLÓGICAS DESTE ESTUDO:
1).NA HIERARQUIA DA IGREJA
2).NA SAUDAÇÃO CRISTÃ
3).NO APELO ÀS ALMAS

As tradições teológicas entraram no meu do povo de Deus desde o princípio, em alguns casos paralelas a Palavra de Deus, em outros completamente alheias a Ela.
“AS TRADIÇÕES TEOLÓGICAS” no meio religioso têm como principais fatores, “A MÁ INTERPRETAÇÃO” dos textos bíblicos, e o desleixo para com a Palavra de Deus, dos religiosos do passado (os escribas, fariseus, saduceus, etc...), como também pela maioria dos TEÓLOGOS DE NOSSOS DIAS.

O Senhor Jesus repreendeu os escribas e fariseus, chamando-os de hipócritas, pois ao longo das gerações haviam introduzido na lei e os profetas, várias “TRADIÇÕES DE HOMENS”, que além de concorrer com os muitos mandamentos e ser um jugo ao povo israelita, também tinha a finalidade de invalidar a lei do Sinai, em vigência na época.
“Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra o teu pai e tua mãe; e: Quem maldizer ao seu pai ou à sua mãe, morra de morte.
mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderia aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem seu pai nem sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.”Mt.15:1-6


A MÁ INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA:
a).Ocorre quando é direcionada pela falta de conhecimento bíblico, ou para satisfazer “A CONVENIÊNCIA” de cada intérprete de uma denominação ou de um sistema teológico. II Cr. 18:11-13.
b).Quando não se é fiel, acrescentando ou diminuindo as Escrituras sagradas. I Pe. 4:11
c).Quando se tem como fonte qualquer outro recurso ou filosofia humana, que não seja “A ESCRITURA, SEGUIDA DA REVELAÇÃO DELA”. (Gl. 1:12), PELO ESPÍRITO SANTO. II Tm. 3:16.

Em qualquer uma destas três situações, a interpretação da Palavra continuará somente na “MESMICE DA LETRA”, morta e vazia; pois sem o aval Divino, seu fim é ser desfeita com o tempo, não passando de “TRADIÇÃO, FILOSOFIA, DOGMA, ACHOLOGIA, COSTUME, IDÉIA, TEORIA, RELIGIÃO, Etc...”
“As quais coisas todas perecem pelo uso,segundo os preceitos e doutrinas de homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não é de valor algum senão para a satisfação da carne.” Cl. 2:22-23


1).A TRADIÇÃO TEOLÓGICA NA HIERARQUIA DA IGREJA
A hierarquia da Igreja primitiva era composta de:
PRIMEIRO: Apóstolos.
SEGUNDO: Profetas.
TERCEIRO: Doutores.
“E uns pôs Deus na Igreja, primeiramente apóstolos,em segundo lugar profetas, em terceiro doutores...” I Co.12:28.

A TRADIÇÃO TEOLÓGICA CONTEMPORÂNEA em nome da sua conveniência, já inverteu a ordem colocando na liderança em PRIMEIRO LUGAR “OS DOUTORES”, aniquilando os ministérios apostólicos e proféticos na Igreja.

Alguns teólogos rebatem, dizendo que todo aquele que prega a Palavra de Deus, é um profeta; mas, isto é não é verdade; pois Paulo deixou claro que, nem todos são apóstolos, e nem todos são doutores, nem todos são operadores de milagres, como também NEM TODOS SÃO PROFETAS.
I Cor. 12:29 - Porventura são todos apóstolos?são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

Em razão disso, ele mandou a Igreja buscar com zelo os melhores DONS, principalmente O DE PROFETIZAR. I Co.14:1.

A PROFECIA tem sido confundida com o espírito de revelação - adivinhação, muito comum nas igrejas pentencostais; no entanto na sua essência, ela tem a finalidade de manifestar o plano de Deus “OCULTO EM MISTÉRIO”, anunciado desde o princípio. I Co. 2:7.
Assim como de Adão até João Batista, existiram PROFETAS segundo a lei (Lc.16:16). Assim também, da Igreja primitiva (At.15:32) até ao arrebatamento, haverá profetas (Ap.11:10); já no milênio de Cristo e da Igreja, não haverá profetas (Zc.13:2-5), todos serão ensinados por Deus. Jo. 6:45.

A PERSEGUIÇÃO DO SISTEMA TEOLÓGICO CONTRA OS PROFETAS NAS SUAS GERAÇÕES
Na história Bíblica, sempre houve perseguição do sistema religioso de cada época contra os profetas, exatamente por causa do conflito de mensagens:
Enquanto o sistema religioso, sempre trouxe para o povo de Deus, “O LADO BOM DE SE OUVIR - O MEL DA PALAVRA” (Ap. 10:10); os profetas por sua vez, sempre apresentaram “O LADO AMARGO DE SE OUVIR - A REALIDADE DA PALAVRA”. Jr.7:4-6.
O Profeta Isaías, já clamava em sua época sobre isso:
"QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PREGAÇÃO? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Is. 53:1

Desta forma, quase todos os profetas da Bíblia, foram perseguidos pelo sistema religioso: Elias, Jeremias, João Batista, o Filho de Deus, Pedro, Paulo, Silas, Estevão, João, etc... E muitos outros que foram expulsos das sinagogas ou Igrejas; andaram errantes pelos montes e covas das caverna ( Hb.11:38), por causa do compromisso com a verdade, pela REVELAÇÃO DA PALAVRA.
Pois, os profetas foram escolhidos para trazer em primeira mão ao povo, as novidades do Reino de Deus, que contrariava e contraria até hoje, a mesmice e os interesses dos sistemas religiosos em geral.

2).A TRADIÇÃO TEOLÓGICA NA SAUDAÇÃO CRISTÃ
Jesus ensinou a seus discípulos, que ao entrarem numa casa eles deveriam saudar com: “PAZ SEJA NESTA CASA”.
Lc. 10:5 - E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro:Paz seja nesta casa.

Após a sua ressurreição, o Senhor continuou saudando os seus discípulos com: “PAZ SEJA CONVOSCO”.
Jo. 20:19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes:Paz seja convosco.
20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez::Paz seja convosco;assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.


O Apóstolo Paulo mais tarde, saudou quase todas as Igreja, com “GRAÇA E PAZ DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI, E DA DO SENHOR JESUS CRISTO”. I Co. 1:3 – II Co. 1:2 – Gl. 1:3 – Ef. 1:2 – Fl. 1:2 – Cl. 1:2 – II Ts. 1:1 – II Ts. 1:2, etc...

A TRADIÇÃO TEOLÓGICA mudou para várias outras saudações:
-PAZ DE DEUS: Esta saudação foi implantada pela liderança da Congregação Cristã no Brasil aos seus adeptos como sendo a verdadeira saudação Bíblica, tendo como aparente base “O ÚNICO” versículo “indefinido”, abaixo:
E A PAZ DE DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Fl. 4:7.

Mas, isto nunca foi saudação bíblica cristã, por quatro razões:
1º . Paulo, já havia saudado “ANTES” os irmãos de Filipos, no início da sua carta com “GRAÇA E PAZ”. Fl. 1:2.
2º . Ele não estava saudando e nem mandando os filipenses saudar uns aos outros COM A PAZ DE DEUS; mas, “DESEJANDO-LHES” que a paz de Deus, guardasse seus corações e seus sentimentos.
3º . Paulo estava no meio da mensagem (4:7); o que tira qualquer hipótese de uma SEGUNDA saudação aos Filipenses no meio da sua carta.
4º . Paulo termina a sua carta, não saudando com “paz de Deus”; mas com: ”A GRAÇA DE NOSSO SENHOR...” (v.23).
Portanto, a interpretação dos nossos irmãos da Congregação, afirmando que A PAZ DE DEUS é a verdadeira saudação Bíblica, esta completamente equivocada.

Conforme vimos, graças “A MÁ INTERPRETAÇÃO DOS SEUS LÍDERES”, criou-se mais uma “TRADIÇÃO” na Igreja, contrária a maneira correta da saudação Cristã, ensinada por Jesus, no Mandamento do seu Evangelho.

-FELIZ SÁBADO: É outra saudação particular, que foi implantada pelo grupo teológico Adventista do Sétimo dia na sua denominação, sempre ao final da escola sabatina, com a clara intenção de prestigiar “A GUARDA DO SÁBADO”.
No entanto, por não existir nenhum registro, mandamento ou menção, de saudação idêntica na Bíblia; fica mais que evidente, que isto nunca foi saudação do Evangelho, senão mais uma “TRADIÇÃO DE HOMENS”.

-PAZ DO SENHOR: Mais outra saudação “genérica” que virou “TRADIÇÃO”, no meio dos Evang/Cristãos. Também, não encontramos nenhum registro com esta forma de saudação, nem mandamento ou menção na Bíblia.
Alguém poderia argumentar que, há formas diferentes de saudação mas todas “SÃO DO SENHOR” e têm um mesmo objetivo, propagar SUA PAZ.

Até poderíamos concordar com esta colocação, se não fosse um detalhe: Jesus “DEIXOU, DEU A PAZ” aos seus discípulos:
“Deixo-vos a paz, A MINHA PAZ VOS DOU: Não vo-lo dou como o mundo a dá” Jo.14:27

Ou seja: da mesma forma que, também a salvação é do Senhor mas foi dada aos que creem, para que, através do “SEU TESTEMUNHO”, o mundo veja as suas boas obras, e glorifiquem o nosso Pai que está no céu; assim também, A PAZ é indiscutivelmente do Senhor, mas JESUS “NOS A DEU”, exatamente para que, através “DA NOSSA PAZ”, possamos fazer a diferença aonde entramos, ou a quem saudarmos.
“E, se ali houver algum filho da paz,REPOUSARÁ SOBRE ELE A VOSSA PAZ; e se não, voltará para vós”. Lc. 10:6


Os nossos irmãos Assembleianos, que auto se denominam os conhecedores das Escrituras, até agora não conhecem e nem usam a saudação Bíblica correta em seu meio; senão, a saudação da “TRADIÇÃO TEOLÓGICA”: A PAZ DO SENHOR.

Há de se louvar, as outras denominações cristãs que enxergaram e praticam as verdadeiras saudações, consoante ao Evangelho de Cristo.
A Igreja do Evangelho Quadrangular (paz seja convosco); os Batista (Graça e Paz); e muitas outras denominações, que neste quesito têm honrado a Palavra escrita, cumprindo o Mandamento de Jesus Cristo, na sua essência; sem acrescentar, um jota ou um til da Palavra.
Rom. 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

3).A TRADIÇÃO TEOLÓGICA NO APELO ÀS ALMAS
A Bíblia afirma que haverá salvação para aquele que “CONFESSAR AO SENHOR JESUS”, e em seu coração “CRER” que Deus o ressuscitou dos mortos.
“A saber: SE COM A TUA BOCA CONFESSARES AO SENHOR JESUS, E EM TEU CORAÇÃO CRERES que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”
Visto que com O CORAÇÃO SE CRÊ PARA A JUSTIÇA, e com A BOCA SE FAZ CONFISSÃO para a salvação.” Rm. 10:9-10


O COSTUME TEOLÓGICO também mudou por conta própria a forma bíblica do “CRER EM JESUS”, para ACEITAR JESUS.
Este termo têm sido largamente usado pelos pregadores, no momento do apelo às almas pecadoras. No entanto, não há nas Escrituras, nenhum registro, mandamento ou menção de justificação para quem “ACEITA JESUS”; e sim, para quem CRÊ NELE.

Alguns pregadores rebatem dizendo que, o termo “aceitar é o mesmo que receber”, o que não está errado diante do nosso dicionário, mas diante da Palavra de Deus a justificação bíblica não vem pelo “aceitar e nem pelo receber”; mas muito mais que isto:“CRER EM JESUS.”
Portanto, isso, constitui-se em mais um fermento da “TRADIÇÃO TEOLÓGICA” criado pelo próprio sistema religioso, que além de caracterizar um grande desrespeito, também é um tipo de acréscimo e infidelidade ao Mandamento do Evangelho de Cristo, (AO QUE NELE CRÊ),.

Vejamos algumas passagens sobre a conversão de pecadores no passado, e o procedimento correto deixado por Jesus e pela Igreja primitiva:
“ Jesus ouviu que o tinham expulsado, e, encontrando-o disse-lhe: CRÊ TU no Filho de Deus?
Ele disse:CREIO, SENHOR e o adorou.” Jo. 9:35–38.

“E disse Felipe: É lícito,SE CRERES DE TODO O CORAÇÃO. E respondendo ele, disse: CREIO QUE JESUS É O FILHO DE DEUS.” At. 8:37

“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os queNELE CRÊEMreceberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” At. 10:43.

“ E eles lhes disseram: CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO, e serás salvo, tu e tua casa,” At. 16:31


Conforme o amigo leitor pode conferir nem Jesus, nem seus discípulos, jamais ensinaram a alguém “ACEITAR ELE”; isto foi mais uma TRADIÇÃO DE HOMENS, criada pelo próprio sistema teológico contemporâneo, tentando indiretamente invalidar o Mandamento do EVANGELHO DE CRISTO.

CONCLUSÃO:
Luc. 16:10 - Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.

Jaime e Júlio
avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Gleison Elias em Dom 17 Mar 2013, 14:38

bueno...

A HIERARQUIA NA IGREJA

As Escrituras não falam de nenhuma hierarquia dentro das eclésias, mas Jesus disse que todos somos irmãos, somos servos uns dos outros, enfim, não há ninguém maior na eclésia do ponto de vista de Cristo. Não confunda hierarquia de dons com de pessoas.

SAUDAÇÃO CRISTÃ

Essa "PAZ" já era tradição JUDAICA,o popular "Shalom".
Nas escrituras também não vemos um mandamento universal, para todos os cristãos, quanto a isso.

Algo a se observar:
PAZ DE DEUS - Já ouvi cristãos da CCB dizendo que "a paz do senhor" deixa vago quem é o senhor. Se esse senhor é deus ou não.
Portanto, da mesma forma há muitos deuses inventados por aí...

FELIZ SÁBADO - Eu não diria que é uma "tradição teológica"... Pois NÃO É...
A propósito, os adventistas não têm tradições quanto à saudação dos irmãos.
O "Feliz Sábado" é o mesmo que "Bom Sábado", ou "Bom Domingo", ou "BOM DIA"!!
É desejar um feliz dia de sábado para o próximo... Não há nada de teológico nisso...
Os adventistas descansam no sábado e tem sua principal reunião neste dia, sendo um ótimo momento, e proveitoso, para se desejar um dia feliz.
Não é tradição da igreja, nem regra, é simples tradição dos congregantes. E nada de antibíblico.

APELO ÀS ALMAS

Nada a declarar.
avatar
Gil Rocha
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 416
Idade : 37
Cidade/Estado : Pernambuco
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 13
Pontos de participação : 481
Data de inscrição : 15/01/2010

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Gil Rocha em Dom 17 Mar 2013, 16:35

Irmãos, esse ultra-literalismo é um perigo para quem prega e para quem ouve.

Fazendo uma leitura tão desmedidamente literalista da Bíblia é possível pregar que o crente deve odiar sua família:

Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece (grego: miseo, significado:
odiar, detestar, perseguir com ódio) a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Ou que deve se mutilar:

Mateus 18:8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
-------------------------

Lamentavelmente já ouvimos casos de um e outro exemplo sendo praticados, no primeiro caso por seitas (Como a de Jim Jones e o Templo do Povo), no segundo por pessoas comuns, por exemplo:

"
Um homem de 32 anos de idade, separado da mulher há poucos dias, cortou o próprio pênis depois de saber que sua religião o proibia de se relacionar com outras mulheres. O caso aconteceu, em Tanabi, interior de São Paulo.

Freqüentador da igreja evangélica Congregação Cristã do Brasil, o homem decidiu se auto-mutilar depois de ouvir dos “irmãos” que a orientação religiosa de sua igreja considera pecado o sexo fora do casamento e que estaria impossibilitado de se casar novamente. ..."
Texto completo em: http://noticias.gospelmais.com.br/homem-se-mutila-por-causa-de-religiao-em-sp.html

avatar
Jaime_Dias
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 229
Idade : 63
Cidade/Estado : Curitiba Pr
Religião : Cristão
Igreja : Espiritual
País : Brazil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 378
Data de inscrição : 08/02/2013

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Jaime_Dias em Seg 18 Mar 2013, 00:13

.
A HIERARQUIA NA IGREJA
Gleison Elias escreveu:As Escrituras não falam de nenhuma hierarquia dentro das eclésias...
As Escrituras não falam, ou você NÃO ENXERGOU que na Igreja há HIERARQUIA? A menos que na tua não exista Pastor, Presbítero, Diácono, etc...

Te ensinaram errado, colega! Jesus disse que todos somos um, mas EM UNIDADE, NÃO EM PERSONALIDADES.
Jo. 17:23 - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Gleison Elias escreveu:Não confunda hierarquia de dons com de pessoas.
Ah tá, a hierarquia de dons foram dados então para os E.Ts???
Ef. 4:11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros
para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.


Portanto, creio que quem está confundido aqui é você, o reino de Deus é formado por várias hierarquias.
-Dos anjos: Serafins (Is. 6:2), querubins (Ez.10:1), arcanjos (Jd. 9) e anjos (Lc. 2:10).
-Da Dinvindade.
Pai, Filho e Espírito Santo.
Jo. 14:28b....Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

-Da Igreja.
I Cor. 11:3 - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

O resto nem vale a pena comentar, pois trata de opinião particular, quando o assunto aqui É BÍBLICO!!!
.
avatar
Jaime_Dias
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 229
Idade : 63
Cidade/Estado : Curitiba Pr
Religião : Cristão
Igreja : Espiritual
País : Brazil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 378
Data de inscrição : 08/02/2013

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Jaime_Dias em Seg 18 Mar 2013, 00:28

Gil Rocha escreveu:Irmãos, esse ultra-literalismo é um perigo para quem prega e para quem ouve.
Irmão Gil, será que poderia definir para nós o que você entende por SÃ DOUTRINA, uma vez que pela tua ótica é um perigo PREGAR O QUE ESTÁ ESCRITO???

II Tm. 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.

avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Gleison Elias em Seg 18 Mar 2013, 00:47

.
Jaime,

Eu te pergunto então meu caro:

Os apóstolos são superiores ao profetas? E os profetas aos doutores? E os doutores aos demais?

Me responda, com as ESCRITURAS.

Não coloquei nenhuma opinião minha. Eu enxergo muito bem que existe hierarquia nas atuais igrejas, mas não enxergo isso nas ESCRITURAS. Elas é o que me importa, e não vc, e nem as autointituladas igrejas por aí...
.
avatar
Gil Rocha
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 416
Idade : 37
Cidade/Estado : Pernambuco
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 13
Pontos de participação : 481
Data de inscrição : 15/01/2010

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Gil Rocha em Seg 18 Mar 2013, 08:57


Jaime_Dias Hoje à(s) 00:28

Gil Rocha escreveu:Irmãos, esse ultra-literalismo é um perigo para quem prega e para quem ouve.

Irmão Gil, será que poderia definir para nós o que você entende por SÃ DOUTRINA, uma vez que pela tua ótica é um perigo PREGAR O QUE ESTÁ ESCRITO???

II Tm. 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.


Os textos, bíblicos ou não, precisam ser interpretados pelo leitor que desejar entendê-los corretamente.

No caso dos textos bíblicos, escritos num tempo, cultura e língua muito diferentes dos nossos, tal interpretação se dá pela Assistência do Espírito Santo, mas sem desprezar a necessidade de conhecer o contexto gramatical-histórico para a perfeita compreensão de algumas passagens.

Os ensinos da palavra de Deus, corretamente interpretada, são a sã doutrina.

Ler a Bíblia sem interpretá-la ocasiona erros graves, como os exemplos que citei.

Conteúdo patrocinado

Re: Tradições Teológicas na Igreja - I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 13:07