F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

"É a alma humana mortal ou imortal?"

Compartilhe

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1447

Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

Mensagem por Ernesto em Qua 21 Fev 2018, 22:30

Edison diz:

Ernesto,

Eu acho engraçado você dizer "se a alma é um ser com vida própria....."

A alma é você Ernesto.

Ernesto responde;

É aí que os imortalistas fazem confusão. Se a alma sou eu, assim como tu dizes, então quando o Ernesto morre ela deixa de existir juntamente com corpo físico do Ernesto. porque o ¨Eu¨sou indivisível.

Edison responde;

É você que pensa que você se resume ao seu corpo físico, consequentemente ao seu cérebro.
O corpo físico é o seu hardware. O cérebro é parte integrante do hardware, da máquina.

Ernesto diz:

Eu te parabenizo, por esta colocação; E te pergunto; onde o software programa a sua ação sem o hardware? ele tem alguma serventia sem o restante do computador? Tire o cérebro do corpo e veja se existe alguma reação de vida?

Edison diz:

Peopleware - é a inteligência que desenvolve e comanda os programas e as peças do computador. - ALMA.

Ernesto responde:

Fizestes uma bela comparação do corpo humano com um computador, porque a inteligencia é formada dentro do corpo, mas, sem o corpo ativo não existe inteligência. Eclesiastes 9:5, ultima parte, mas, os mortos não sabem de coisa nenhuma ....mas, a sua memória foi entregue ao esquecimento.
Tu hás de convir comigo; que as ondas hertzianas, ou eletromagnéticas são gerado por um aparelho físico que chamamos de radio, estas ondas chegam até o outro lado do mundo, em uma velocidade de 300.000 km/s, assim é a nossa mente, não são mais do que ondas eletro magnéticas geradas dentro do nosso cérebro, que é físico também. Podemos pensar nas Olimpíadas de inverno na Coreia do Sul, e em um segundo podemos voltar com o pensamento no morro do Alemão no Rio.
Assim como o radio precisa de energia elétrica para produzir estas ondas, da mesma maneira o nosso corpo físico é alimentado pelo folego que traz a energia (vida) da parte de Deus ao nosso corpo.
O que os imortalistas não querem entender, que o corpo só é vivificado pela centelha de vida que se encontra no folego. A prova está para quem quiser ver, passe uma corda no pescoço, ou cole um papel colante na boca e no nariz, e verão que o homem deixa de viver, porque não recebe mais a vida pelo folego.
O grande problema é que os imortalistas, continuam teimando que continua alguma coisa viva independentemente do corpo(que se chama de alma),
Os mortalistas nunca negam que o homem só vive graças a centelha de vida vinda de Deus, através do folego. O que não podemos aceitar é acreditar que algo continua vivo com inteligencia própria, dentro do homem depois de ele morto.

Vamos dialogar

Abraços Ernesto

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2321

Mensagem por Edison em Qui 22 Fev 2018, 10:49

Ernesto, a centelha de Vida, a partícula de Vida, a partícula de Deus que saiu de Deus não é o seu corpo físico. O corpo físico saiu da Terra. A partícula de Deus habita no teu corpo físico. Você é aquilo que Paulo ensina em II Cor. 5:1-8. Aquele corpo eterno é a partícula do Deus Eterno.

É a tua alma representado naquele corpo celestial eterno que tem a Vida Eterna. O teu corpo físico depende daquele corpo celestial, a tua alma, vir e "se misturar", revestir o seu corpo físico e então seremos semelhante a Ele (I Jo 3:2).
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 196
Pontos de participação : 4084

Mensagem por Ernesto em Qui 22 Fev 2018, 16:21

Edison diz:

Ernesto, a centelha de Vida, a partícula de Vida, a partícula de Deus que saiu de Deus não é o seu corpo físico. O corpo físico saiu da Terra. A partícula de Deus habita no teu corpo físico. Você é aquilo que Paulo ensina em II Cor. 5:1-8. Aquele corpo eterno é a partícula do Deus Eterno.

Ernesto responde:

Ja vens novamente com confusões; Onde, e quando eu afirmei que a partícula divina é meu corpo físico? Vc. está acrescentando o que não está escrito; O folego da vida não possui corpo, ele é uma partícula divina, ou faísca divina. tu queres forçar a barra e insinuar que o folego divino é um ser vivente que habita independentemente no nosso corpo, a bíblia não apoia tua interpretação.

Edison diz:

É a tua alma representado naquele corpo celestial eterno que tem a Vida Eterna. O teu corpo físico depende daquele corpo celestial, a tua alma, vir e "se misturar", revestir o seu corpo físico e então seremos semelhante a Ele (I Jo 3:2).

Ernesto responde:

Nós ja discutimos tantas vezes sobre a alma, mas, tu não queres aceitar a verdade.
Alma na bíblia há varias aplicações, Em principio, a alma vivente é o conjunto do folego da vida com o boneco de Barro; se fez alma vivente, se o folego da vida fosse um corpo então estaria um corpo dentro do outro, isso a bíblia não diz.
Há ocasiões que a bíblia aplica o termo alma para a vida, se alma fosse um ser vivo independente dentro do corpo vivente; então o que dizes do verso de Salmos 42:1-2, era Davi,que tinha sede, ou foi somente a alma dele ? Salmos 42:Como um servo brama pelas correntes das águas,assim suspira a minha ALMA por ti Ó Deus,
V 2, A minha ALMA tem sede de Deus, do Deus vivo. passagens simples como estas ja contradizem a tua alma, que tu dizes estar vivendo dentro de ti.

Eu não quero me prolongar, Por hoje peço apenas que me respondas uma passagem.

Hebreus 10:38, Mas o justo viverá pela fé, e, se, ele recuar,a minha ALMA não tem prazer nele

Pergunto:

Se o teu corpo físico para viver depende daquele ¨corpo¨ celestial, para ser uma ALMA, Deus também é uma ALMA então qual o corpo vivifica a ALMA DE DEUS?

Eu sei que esta pergunta é de difícil entendimento, mas, também sei que tu entenderás as minhas colocações,
Para deixar bem claro aos outros leitores, eu não compartinho dessa interpretação erronêa, Eu tenho certeza que Paulo também não acredita que em existe em Deus uma alma independente com personalidade própria, que pode sair e entrar em Deus quando bem quiser.

é assim que os imortalistas creem,
Deus diz: a minha alma, que não é nada mais que a minha vida.

Abraços Ernesto

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2321
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5975

Mensagem por Edison em Sex 23 Fev 2018, 12:34

Ernesto,

Ernesto escreveu:Edison diz:

Ernesto responde:

Ja vens novamente com confusões; Onde, e quando eu afirmei que a partícula divina é meu corpo físico? Vc. está acrescentando o que não está escrito; O folego da vida não possui corpo, ele  é uma partícula divina, ou faísca divina. tu queres forçar a barra e insinuar que o folego divino é um ser vivente que habita independentemente no nosso corpo, a bíblia não apoia tua interpretação.

Edison diz:

Ernesto responde:

Nós ja discutimos tantas vezes sobre a alma, mas, tu não queres aceitar a verdade.
Alma na bíblia há varias aplicações, Em principio, a alma vivente é o conjunto do folego da vida com o boneco de Barro; se fez alma vivente, se o folego da vida fosse um corpo então estaria um corpo dentro do outro, isso a bíblia não diz.
Há ocasiões que a bíblia aplica o termo alma para a vida, se alma fosse um ser vivo independente dentro do corpo vivente;  então o que dizes  do verso de Salmos 42:1-2, era Davi,que tinha sede, ou foi somente a alma dele ? Salmos 42:Como um servo brama pelas correntes das águas,assim suspira a minha ALMA  por ti Ó Deus,
V 2, A minha ALMA tem sede de Deus, do Deus vivo. passagens simples como estas ja contradizem a tua alma, que tu dizes estar vivendo dentro de ti.

Eu não quero me prolongar, Por hoje  peço apenas que me respondas uma passagem.

Hebreus 10:38, Mas o justo viverá pela fé, e, se, ele recuar,a minha ALMA não tem prazer nele

Pergunto:

Se o teu corpo físico para viver depende daquele ¨corpo¨ celestial, para ser uma ALMA, Deus também é uma ALMA então qual o corpo vivifica a ALMA DE DEUS?

Eu sei que esta pergunta é de difícil entendimento, mas, também sei que tu entenderás as minhas colocações,
Para deixar bem claro  aos outros leitores, eu não compartinho dessa interpretação erronêa, Eu tenho certeza que Paulo também não acredita que em existe em Deus uma alma independente com personalidade própria, que pode sair e entrar em Deus quando bem quiser.

é assim que os imortalistas creem,
Deus diz: a minha que não é nada mais que a minha vida.

Realmente Ernesto, a palavra "alma" tem algumas aplicações na Bíblia. Acontece que você acolhe apenas os textos em que a palavra "alma" signifique qualquer outra coisa que não seja algo integrante de você.
Você pode separar o Pai do Filho, o Pai do Espírito Santo, o Espírito Santo do Filho, o Filho do Pai, etc. etc etc.???

É assim companheiro. Você foi criado à imagem e SEMELHANÇA de Deus.

Agora você fica com essa análise intelectual, carnal, e vem com essa imaginação fértil, terrena de três pessoas. Não tem essa de você ser três pessoas distintas; a alma uma pessoa, o espírito outra pessoa e o o corpo físico outra pessoa. Isso não existe.
Você está tentando ver o quadro através do mesmo espírito trinitariano, aquele que te faz crer que Deus é composto de três pessoas distintas.

Você Ernesto TEM uma alma, um espírito e um corpo. A tua alma é você, o teu espírito é você e o teu corpo é você. Tira a tua fé alguns centímetro do chão, home.

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tes 5:23)

Eu insisto nessa Escritura porque ela é uma daquelas que você foge. E não tem como fugir dela, pois ela está na Bíblia.

E você querido irmão que insiste em viver a vida cristã com uma fé intelectual, deveria analisa-la simplesmente do ponto de vista gramatical. Não precisa nem fé. Só precisa de gramática portuguesa.

O pronome "VOSSO/VOSSA" é definido pela gramática como "pronome possessivo". Ele indica o possuidor do substantivo subsequente na frase.

NÚMERO PESSOA PRONOME
singular primeira meu(s), minha(s)
singular segunda teu(s), tua(s)
singular terceira seu(s), sua(s)
plural primeira nosso(s), nossa(s)
plural segunda vosso(s), vossa(s)
plural terceira seu(s), sua(s)

Exemplos:
Nós trouxemos as NOSSAS roupas.
Eles trouxeram as VOSSAS roupas.

"E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (1 Coríntios 15:14).

"Nossa pregação" - a pregação pertencente a Paulo.

"Vossa fé" - a fé pertencente aos corintios.

"E o mesmo Deus de paz vos santifique EM TUDO; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tes 5:23).

"Vos santifique EM TUDO". O que é esse TUDO?

Ora, o TUDO é "Vosso espírito, e alma, e corpo" - ou seja, espírito, alma e corpo que cada irmão pertence, ou é possuidor.

Isso é indivisível.

Quantos e quantos sonhos de Deus você não teve nos últimos 60 anos, por exemplo? Muitos deles já se cumpriram literalmente , creio eu.

Então, quando Deus falou com você através de um sonho, Ele falou à sua alma/espírito que muitos chama de subconsciência, enquanto o seu corpo estava numa espécie de letargia, dormindo sem percebe nada à sua volta.
Mas o homem de dentro, o Ernesto de dentro, o Ernesto anterior ao corpo, está vivo, ativo e recebendo recados de Deus através de sonhos.

Largue essa ideia de que você não passa de um esqueleto cansado, careca, um pouco míope, com dificuldade para lavar o carro (rsrsrsrs), sem a agilidade de 60/70 anos atrás, sem o vigor físico que te levava a enfrentar léguas e léguas em cima de um cavalo para ir pregar o Evangelho.
Você não é somente esse saco de carne e ossos.
Você tem uma alma/espírito que se não fosse a degradação que o pecado impõe ao corpo físico, você estaria lá no campo de batalha anunciando o Evangelho com o mesmo vigor de 60 anos atrás.

Esse Ernesto de fora realmente precisa de um sábado para descansar e repor as energias naturais que o corpo físico requer. Mas o Ernesto de dentro, o Ernesto Espírito/Alma não precisa de nada disso porque já entrou no Descanso Real, no verdadeiro Sábado Eterno, o Sábado que mantem o Ernesto interior descansado, seguro, amparado, ativo, vivo, despertado e amando o Senhor que lhe colocou Nele (Mat. 11:29).

Ernesto diz: Se o teu corpo físico para viver depende daquele ¨corpo¨ celestial, para ser uma ALMA, Deus também é uma ALMA então qual o corpo vivifica a ALMA DE DEUS?

Essa é uma pergunta que tenta alcançar resposta para o Ernesto intelectual.

Há muitas coisas na Bíblia que eu não preciso entender e nem me é dado entender intelectualmente. Há coisas na Bíblia que a nossa razão e a nossa lógica terrena não capta, não entende e fica patinando buscando resposta.

Eu, sem receio algum, ouso em dizer que Deus é Uma Alma, considerando que a Alma/Espírito é algo "extraterrestre", "extra pó", "extra mundo visível".

"Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hebreus 10:38).

"Deus é Espírito....." (Jo 4:24).

Quando Deus diz "a minha Alma" ou o "Meu Espírito", para mim está dizendo a mesma coisa. Ele está se referindo ao Seu Ser, a Si mesmo.

Não perco tempo com questões assim em minha mente.

abraços.

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 196
Pontos de participação : 4084

Mensagem por Ernesto em Sex 23 Fev 2018, 15:38

Edison diz;

Realmente Ernesto, a palavra "alma" tem algumas aplicações na Bíblia. Acontece que você acolhe apenas os textos em que a palavra "alma" signifique qualquer outra coisa que não seja algo integrante de você.

Ernesto responde:

Pois é! Mano; são exatamente estes textos dos quais vc. foge, porque discordam da tua fé, que não se acha ancorada em todos os textos bíblicos
Tu só vês trinitarianos na tua frente, e não enxergas outra coisa na tua elucubração.
Tu bem sabes que tenho outra forma de pensar sobre as três pessoas da divindade, que não chega nem perto da propalada trindade.
Eu compreendo o teu problema, é um meio de desviar as atenções do nosso assunto

Edison diz:

É assim companheiro. Você foi criado à imagem e SEMELHANÇA de Deus.

Ernesto responde:

Está aí o X da questão, a tua fé não aceita a segunda parte do verso de Genesis 1:26, Façamos o homem a nossa imagem, a nossa semelhança, agora vem a resposta que vc. não aceita.
E DOMINE SOBRE OS PEIXES, AVES, E SOBRE TODA A TERRA.
A semelhança de Adão e nossa, com Deus, é no sentido de dominar a terra e tudo que se acha sobre ela. Deus domina o céu, e nós aqui na terra. Portanto não me venha com retete, dizendo que também somos Deus semelhante a ele.

Edison diz:

. Não tem essa de você ser três pessoas distintas; a alma uma pessoa, o espírito outra pessoa e o corpo físico outra pessoa. Isso não existe.

Ernesto responde:

Perdoe a minha observação, mas, eu vejo que o irmão precisa de um psiquiatra, Quem divide as pessoas é vc, e não eu, Vc, está farto de dizer que, quando o Ernesto morre a alma dele continua vivendo, és tu que separas a vida do Ernesto da vida da alma, o homem é mortal, mas tu dizes que não, dizes que é só uma parte do homem morre.

Edison diz;

Você Ernesto TEM uma alma, um espírito e um corpo. A tua alma é você, o teu espírito é você e o teu corpo é você. Tira a tua fé alguns centímetro do chão, home.

Ernesto responde:

Veja como tu és incoerente, aqui dizes que tenho uma alma, na mesma linha vc. diz que eu SOU uma alma. Então como é que fica? Sou, ou tenho? uma alma?
Eu fico com a parte que vc. diz que sou uma alma, e quando o, eu, morrer deixo de ser uma alma.

Edison diz

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tes 5:23)

Ernesto responde;

Abandone esta fé cega e ponha os teus neurônios a funcionar, e deixe a realidade iluminar a tua mente,
Paulo quer que Deus nos santifique em tudo, (O que vem a ser, tudo?) depois ele menciona as três partes que compõe o Edison, ou o Ernesto,
As três parte são indivisíveis, é um tripé. Quando uma parte delas é atingida, as outras duas também sofrem as conseqüências, Uma parte não sobrevive sem a outra.

Edison da uma aula do ensino fundamental

NÚMERO PESSOA PRONOME
singular primeira meu(s), minha(s)
singular segunda teu(s), tua(s)
singular terceira seu(s), sua(s)
plural primeira nosso(s), nossa(s)
plural segunda vosso(s), vossa(s)
plural terceira seu(s), sua(s)

Exemplos:
Nós trouxemos as NOSSAS roupas.
Eles trouxeram as VOSSAS roupas.

Ernesto responde

Se és tão fino em nossa lingua, então decifra o ultimo parágrafo da tua mensagem

Edison diz:

Quando Deus diz "a minha Alma" ou o "Meu Espírito", para mim está dizendo a mesma coisa. Ele está se referindo ao Seu Ser, a Si mesmo.

Ernesto pergunta

Meu caro irmão, és tu mesmo que escrevestes estas linhas? ou foi o Espírito Santo que te iluminou para te convencer desta grande verdade,?
Assim como Deus usa o termo; Alma ou, Meu Espírito, referindo –se a si mesmo.
Da mesma maneira nós humanos aplicamos; A minha alma tem sede do Deus vivo, esta alma somos nós mesmos, e na morte esta alma que somos nós, deixamos de existir;

Abraços Ernesto

Mais uma semana passou, e o santo sábado chegou, que Deus vos dê a sua paz a todos os seu, neste seu santo dia, Amem!!!!

Antonio
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 223
Cidade/Estado : Barbacena - MG
Religião : cristã
Igreja : não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 449

Mensagem por Antonio em Dom 25 Fev 2018, 20:04

Perguntas que surgem ao ler as postagens: Se o homem possui uma alma ou espírito que habita em seu corpo porque ao receber uma forte pancada na cabeça ele perde os sentidos e ao acordar-se não lembra do que houve? Outro fato: numa cirurgia onde se aplica anestesia geral porque a pessoa apaga e fica inconsciente? Tem também outra: Porque pessoas normais de repente ficam com problemas mentais sérios impedidos de convívio com as pessoas? Essa e outras perguntas me levam a questionar essa teoria de uma suposta entidade imaterial, consciente e imortal que supostamente se encontra no homem. Se o cara tivesse isso, numa questão de assassinato, a pessoa assassinada iria matar seu assassino ou então manifestar num centro espírita e falar que foi que a matou. É muita ingenuidade em certas crenças que existem por ai... Fora que perde o sentido de ressurreição! Pra que? Já esta no céu gozando das alegrias celestiais! Bom sendo assim será que Jesus teria sido diferente? Será que ele tinha um espírito ou alma imortal? Quando ele morreu teria morrido completamente? Vou acabar pirando se for pensando tantas coisas contraditórias nas crenças dos homens!
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3282
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 151
Pontos de participação : 10710

Mensagem por Vasuilvan em Seg 26 Fev 2018, 08:23

Boas perguntas Antonio.

Creio que o Edison poderá nos jogar luz sobre seus questionamentos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 20 Jul 2018, 15:08