Quando o Sacerdócio Levitico foi encerrado?
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Norberto
Salomão
Devaney
Maria Madalena
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Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Maria Madalena- - Áqüila / Priscila -
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Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Devaney- - Davi / Abigail -
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Boa pergunta !
Eu mesmo fico em dúvida sobre dois momentos:
1) O início do ministério de João Batista, pois ali perdeu o vigor a Lei que instituiu os sacerdotes levitas:
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16
2) Ou a morte de Jesus na cruz, que cumpriu toda a Lei (eu creio ser essa a opção correta):
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (...) E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:11-12, 15-17
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:11-12,28
Eu mesmo fico em dúvida sobre dois momentos:
1) O início do ministério de João Batista, pois ali perdeu o vigor a Lei que instituiu os sacerdotes levitas:
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16
2) Ou a morte de Jesus na cruz, que cumpriu toda a Lei (eu creio ser essa a opção correta):
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (...) E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:11-12, 15-17
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:11-12,28
Salomão- - Abraão / Sara -
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O fim do sacerdócio levítico foi lá na cruz .
to com você nessa Devaney !
Norberto- ADMINISTRADOR
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.
Maria Madalena, bom tema, parabéns!
Esperemos que todos fiquem na argumentação para nosso crescimento.
Confesso que eu ia opinar ontem mesmo com uma simples frase. Mas esperei as primeiras opiniões.
Fico com a segunda opção relatada pelo Devaney. O que eu ia postar ontem, numa frase seria:
O Sacerdócio Levítico esteve em vigor até o sacrifício vicário. Digo isso observando o seguinte fato ocorrido: o véu foi rasgato no momento da crucificação! Está consumado! Palavras do nosso Senhor!
Uma curiosidade: era uma dúvida sua?
.
Maria Madalena, bom tema, parabéns!
Esperemos que todos fiquem na argumentação para nosso crescimento.
Confesso que eu ia opinar ontem mesmo com uma simples frase. Mas esperei as primeiras opiniões.
Fico com a segunda opção relatada pelo Devaney. O que eu ia postar ontem, numa frase seria:
O Sacerdócio Levítico esteve em vigor até o sacrifício vicário. Digo isso observando o seguinte fato ocorrido: o véu foi rasgato no momento da crucificação! Está consumado! Palavras do nosso Senhor!
Uma curiosidade: era uma dúvida sua?
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Salomão- - Abraão / Sara -
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O Sacerdócio Levítico esteve em vigor até o sacrifício vicário. Digo isso observando o seguinte fato ocorrido: o véu foi rasgato no momento da crucificação! Está consumado! Palavras do nosso Senhor!
Prova inquestionável !
Argumentos baseados em fatos são incríveis ....
Éeeeee Noberto , lembra da comparação ? tu gostas de jogar nos espaços vazios....
Parabéns pela bela observação !
Maria Madalena- - Áqüila / Priscila -
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Norberto
A Paz de Deus
Sim, uma dúvida.
O fim do sacerdócio Levitico pode ter sido encerrado na crucificação e morte, onde o escrito de divida foi pago.
Ou na ressurreição.
Ou no momento em que o povo de Deus recebeu o Espírito Santo (Pentecostes). Digo isso por causa de alguns fatos biblicos (referente ao sacerdócio Levitico) ainda sendo praticados após morte de Cristo.
Madalena
A Paz de Deus
Sim, uma dúvida.
O fim do sacerdócio Levitico pode ter sido encerrado na crucificação e morte, onde o escrito de divida foi pago.
Ou na ressurreição.
Ou no momento em que o povo de Deus recebeu o Espírito Santo (Pentecostes). Digo isso por causa de alguns fatos biblicos (referente ao sacerdócio Levitico) ainda sendo praticados após morte de Cristo.
Madalena
Gleison Elias- - Áqüila / Priscila -
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Nem na morte, nem no nascimento, nem na ressurreição. Foi quando ele (Jesus) foi à destra de Deus, assumindo sacerdócio.
Devaney- - Davi / Abigail -
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Nem na morte, nem no nascimento, nem na ressurreição. Foi quando ele (Jesus) foi à destra de Deus, assumindo sacerdócio.
Qual a base Bíblica? Gleison, sempre é bom expressar opinião com embasamento, ou temos a impressão que é algo do tipo "Eu acho que é assim". Não tem problema algum você expressar sua opinião própria, mas você o faz de uma maneira DETERMINANTE, IMPOSITIVA, como que tentando anular a argumentação contrária que pelo menos, veio embasada em algum texto bíblico.
Questionando pela lógica sua frase acima: um juiz é considerado Juiz quando é promulgado como tal no Diário Oficial da União ou somente quando começa a exercer o cargo, fazendo seu primeiro julgamento?
Questionando pela Bíblia: Note a base bíblica que reforça a validade do novo concerto após a Morte do Testador: E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:15-17
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Hebreus 8:6
Entendemos que o "testamento" é a nova aliança, que estabelece um único Sacerdote (Mediador) e pôs fim ao antigo.
Jefté- - Áqüila / Priscila -
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Olá irmãos
Muito bom esse tema do tópico!
E sem dúvidas, ele nos possibilita muitas reflexões...
Mas sobre a referida pergunta:
Pelas razões já expostas por alguns irmãos.
Porém, precisamos considerar várias coisas, por exemplo:
Ainda que Cristo nascesse sob a lei (Gal. 4:4); ou seja, submetido a ela, e em carne, Ele, ao ser batizado nas águas do Jordão por João Batista (aliás, o último profeta da lei) que ao mesmo tempo que foi enviado p/ preparar-lhe o caminho e para batizar-lhe, e também p/ lhe anunciar e dizer a Israel: "Este é o Filho de Deus" cumprindo assim o seu papel de profeta da lei - pois todos eles tinham a importância de anunciar a vinda do Messias - e o último jamais deveria faltar c/ este testemunho.
Então, ainda que o sacerdócio levítico estava (durante a vida de Cristo inteira) em plena vigência sem nenhuma perda de valor - mas, o Messias, desde a sua manifestação, ou seja, desde o início de seu ministério (no seu batismo) quando Ele foi manifestado a Israel (Jo. 1:31) - Cristo e Sua Palavra tinha TOTAL PODER sobre os preceitos da lei, vide o perdão a mulher adúltera em João 8, que pela lei deveria ser imediatamente apedrejada até a morte, porém, Cristo, sobrepõe ao mandamento da lei - deixando os seus sobrepondo-se a mesma...
Também Mateus 5,6 e 7, e todo o Novo Testamento de Cristo - e isso, antes do Senhor pagar pelo pecado c/ Sua morte.
Então, devido ao Senhor c/ Sua lei e Sacerdócio ter pleno vigor e prevalecer sobre o que se estava escrito na lei - então muitos de nós nos confundimos devido a não saber bem o porquê das coisas, pois Cristo tinha poder p/ perdoar os pecados; salvar um pecador qualquer (c/ uma só palavra); curar, libertar, justificar, nos amar, e nos dar liberdade (Is. 61:1-2), nos dando a cobertura de seu Sacerdócio e seu ministério (mesmo antes de sua crucificação).
Por isso mesmo é que em Mateus 12 - quando os fariseus censuraram os discípulos p/ colherem espigas no sábado - o que perante a lei era terminantemente proibido - mas o Senhor lhes dava o aval e os justificava, porquanto em NOVO TESTAMENTO - é SUA LEI a que prevalece, mesmo estando Ele em vida ainda neste mundo - porquanto Ele veio a mando da lei, e p/ que Seu Ministério e liberdade - prevalecessem sobre todas as coisas da lei. Amém! (Jer. 31:31-32)
Porém há ainda algo a cumprir-se profeticamente quanto ao ministério levítico em Jerusalém.
Embora muitos irmãos ainda não reflitam sobre isso.
Pois, quando Deus na época de Daniel - determinou sobre Jerusalém e os judeus 70 semanas de anos sobre a cidade santa - então, a lei de Moisés c/ todos os seus rituais e preceitos e sacerdotes e levitas e o templo vigoram sobre Jerusalém e os judeus durante todo este período.
Ou seja, na 70ª semana da profecia (não importando em qual época esta 70ª semana ocorra) a lei passa a vigorar sobre Jerusalém e os judeus, e o sacerdócio levítico idem, e o templo também, e o sacrifício contínuo todas as tardes e manhãs idem!
Devido as 70 semanas que Deus determinou sobre Jerusalém e os judeus.
Por isso existe até a profecia das 2300 tardes e manhãs (Daniel 8:9-14) dizendo que haverá em Jerusalém 2300 tardes e manhãs de sacrifício contínuo e de transgressão assoladora) nas quais tanto um (o sacrifício contínuo) quanto o outro (a transgressão assoladora) serão considerados pela profecia como tais: ou seja, um será sagrado (o sacrifício) e o outro (será verdadeiramente abominável) a transgressão assoladora.
E isso se dará em plena 70ª semana sobre Jerusalém e os judeus - na qual o templo (santuário) p/ a LEI, para Deus, e para a PROFECIA são contados como santos.
Por essa razão é que Jesus diz assim sobre o tempo do fim:
"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes..." (Mat. 24:15-16)
Por essa mesma razão é que também Apocalipse apregoa:
"E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses." (Apc. 11:1-2)
Ou seja, nesta época a lei estará em pleno vigor sobre Jerusalém e os judeus!
Jesus volta ao final desta 70ª semana, no último dia desta. Amém!
E é por isso que o anticristo pisará Jerusalém (como cidade santa) por 42 meses, porque nessa época ela (será cidade santa e lhe será entregue), e também o santuário - ou seja, exatamente quando ela pela profecia é contada como santa - quando estoura a grande tribulação.
Muito bom esse tema do tópico!
E sem dúvidas, ele nos possibilita muitas reflexões...
Mas sobre a referida pergunta:
Mas creio que a resposta correta seja mesmo o expirar de Cristo na cruz do Calvário!Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Pelas razões já expostas por alguns irmãos.
Porém, precisamos considerar várias coisas, por exemplo:
Ainda que Cristo nascesse sob a lei (Gal. 4:4); ou seja, submetido a ela, e em carne, Ele, ao ser batizado nas águas do Jordão por João Batista (aliás, o último profeta da lei) que ao mesmo tempo que foi enviado p/ preparar-lhe o caminho e para batizar-lhe, e também p/ lhe anunciar e dizer a Israel: "Este é o Filho de Deus" cumprindo assim o seu papel de profeta da lei - pois todos eles tinham a importância de anunciar a vinda do Messias - e o último jamais deveria faltar c/ este testemunho.
Então, ainda que o sacerdócio levítico estava (durante a vida de Cristo inteira) em plena vigência sem nenhuma perda de valor - mas, o Messias, desde a sua manifestação, ou seja, desde o início de seu ministério (no seu batismo) quando Ele foi manifestado a Israel (Jo. 1:31) - Cristo e Sua Palavra tinha TOTAL PODER sobre os preceitos da lei, vide o perdão a mulher adúltera em João 8, que pela lei deveria ser imediatamente apedrejada até a morte, porém, Cristo, sobrepõe ao mandamento da lei - deixando os seus sobrepondo-se a mesma...
Também Mateus 5,6 e 7, e todo o Novo Testamento de Cristo - e isso, antes do Senhor pagar pelo pecado c/ Sua morte.
Então, devido ao Senhor c/ Sua lei e Sacerdócio ter pleno vigor e prevalecer sobre o que se estava escrito na lei - então muitos de nós nos confundimos devido a não saber bem o porquê das coisas, pois Cristo tinha poder p/ perdoar os pecados; salvar um pecador qualquer (c/ uma só palavra); curar, libertar, justificar, nos amar, e nos dar liberdade (Is. 61:1-2), nos dando a cobertura de seu Sacerdócio e seu ministério (mesmo antes de sua crucificação).
Por isso mesmo é que em Mateus 12 - quando os fariseus censuraram os discípulos p/ colherem espigas no sábado - o que perante a lei era terminantemente proibido - mas o Senhor lhes dava o aval e os justificava, porquanto em NOVO TESTAMENTO - é SUA LEI a que prevalece, mesmo estando Ele em vida ainda neste mundo - porquanto Ele veio a mando da lei, e p/ que Seu Ministério e liberdade - prevalecessem sobre todas as coisas da lei. Amém! (Jer. 31:31-32)
Porém há ainda algo a cumprir-se profeticamente quanto ao ministério levítico em Jerusalém.
Embora muitos irmãos ainda não reflitam sobre isso.
Pois, quando Deus na época de Daniel - determinou sobre Jerusalém e os judeus 70 semanas de anos sobre a cidade santa - então, a lei de Moisés c/ todos os seus rituais e preceitos e sacerdotes e levitas e o templo vigoram sobre Jerusalém e os judeus durante todo este período.
Ou seja, na 70ª semana da profecia (não importando em qual época esta 70ª semana ocorra) a lei passa a vigorar sobre Jerusalém e os judeus, e o sacerdócio levítico idem, e o templo também, e o sacrifício contínuo todas as tardes e manhãs idem!
Devido as 70 semanas que Deus determinou sobre Jerusalém e os judeus.
Por isso existe até a profecia das 2300 tardes e manhãs (Daniel 8:9-14) dizendo que haverá em Jerusalém 2300 tardes e manhãs de sacrifício contínuo e de transgressão assoladora) nas quais tanto um (o sacrifício contínuo) quanto o outro (a transgressão assoladora) serão considerados pela profecia como tais: ou seja, um será sagrado (o sacrifício) e o outro (será verdadeiramente abominável) a transgressão assoladora.
E isso se dará em plena 70ª semana sobre Jerusalém e os judeus - na qual o templo (santuário) p/ a LEI, para Deus, e para a PROFECIA são contados como santos.
Por essa razão é que Jesus diz assim sobre o tempo do fim:
"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes..." (Mat. 24:15-16)
Por essa mesma razão é que também Apocalipse apregoa:
"E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses." (Apc. 11:1-2)
Ou seja, nesta época a lei estará em pleno vigor sobre Jerusalém e os judeus!
Jesus volta ao final desta 70ª semana, no último dia desta. Amém!
E é por isso que o anticristo pisará Jerusalém (como cidade santa) por 42 meses, porque nessa época ela (será cidade santa e lhe será entregue), e também o santuário - ou seja, exatamente quando ela pela profecia é contada como santa - quando estoura a grande tribulação.
Maria Madalena- - Áqüila / Priscila -
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Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Jefté
A Paz de Deus
Pela sua resposta, pergunto: Houve uma época em que os 02 (dois) sacerdócios estiveram em vigor? É isso? Isso é possível? Ou você abordou dois assuntos distintos e no caso está falando sobre profecias? Pois profecias, de fato, são independentes de quaisquer Sacerdócios, ou seja: profecias não estão vinculadas a um governo. O que está vinculado a um governo (Sacerdócio) são apenas as leis, as regras da lei, e os rituais da lei.
Madalena
A Paz de Deus
Pela sua resposta, pergunto: Houve uma época em que os 02 (dois) sacerdócios estiveram em vigor? É isso? Isso é possível? Ou você abordou dois assuntos distintos e no caso está falando sobre profecias? Pois profecias, de fato, são independentes de quaisquer Sacerdócios, ou seja: profecias não estão vinculadas a um governo. O que está vinculado a um governo (Sacerdócio) são apenas as leis, as regras da lei, e os rituais da lei.
Madalena
Jefté- - Áqüila / Priscila -
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Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Olá irmãMMadalena escreveu:Jefté
Pela sua resposta, pergunto: Houve uma época em que os 02 (dois) sacerdócios estiveram em vigor? É isso? Isso é possível? Ou você abordou dois assuntos distintos e no caso está falando sobre profecias? Pois profecias, de fato, são independentes de quaisquer Sacerdócios, ou seja: profecias não estão vinculadas a um governo. O que está vinculado a um governo (Sacerdócio) são apenas as leis, as regras da lei, e os rituais da lei.
Sim, houve época de dois sacerdócios vigorarem: um que estava a ser findado na cruz do Calvário (o levítico), e o outro (do Senhor, segundo a ordem de Melquisedeque) que é eterno e sobrepõe-se ao sacerdócio de homens mortais.
Só pra lembrar, João Batista (último profeta da lei) era levita, e como profeta batizou o Senhor, apresentando-o a Israel como Messias e Filho de Deus (embora Israel não tenha atentado).
E o Senhor na sua peregrinação dava plenas amostras da validade do sacerdócio levita e da lei, e dos sacerdotes no templo c/ seu ofício, quando:
1 - curava um leproso e o ordenava mostrar-se ao sacerdote, determinando ainda que oferecesse a oferta que Moisés determinou (para servir-lhes de testemunho). (Mat. 8:4)
Lembrando que no livro de Levíticos há vários capítulos assinalando que a cura e purificação do leproso em Israel deveria ser apresentada ao sacerdotes.
"Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote," (Lev. 14:2)
2 - Quando repreendeu os escribas e fariseus dizendo sobre o dízimo - que era dado aos levitas, e aos sacerdotes no templo (Mat. 23:23)
Lembrando ainda - que Jesus não tinha PARTICIPAÇÃO ALGUMA NA RECEPÇÃO DOS DÍZIMOS DOS LEVITAS NA LEI.
3 - E também quando Jesus dizia aos judeus:
Não tendes lido na lei, que aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado ficando sem culpa? (Mat. 12:5)
Ora, esse dia que o Senhor respondeu assim aos escribas e fariseus era um dia de sábado - e naquela exata hora, os sacerdotes no templo trabalhavam por causa do sábado fazendo DOBRE SACRIFÍCIO dos demais dias - e ficavam sem culpa - mostrando verdadeiramente a validade de tudo o que os sacerdotes no templo estavam a fazer conforme a lei p/ cumprir a mesma.
Porém há uma premissa importantíssima:
Apesar de a LEI está em pleno e total vigor durante o nascimento, e vida e morte de Cristo - a partir do seu batismo no Jordão, a lei conferia a Cristo toda a AUTORIDADE p/ como o Messias (enviado pela própria lei) então o Senhor detinha toda autoridade p/ evangelizar os pobres... curar os enfermos e endemoniados, expulsar demônios, dar vistas aos cegos, curar os coxos e aleijados, PERDOAR NOSSOS PECADOS e EFETUAR com apenas UMA PALAVRA a SALVAÇÃO dos que LHE CRIAM, e isso de imediato (porque esse é o seu poder); vide Zaqueu, o Senhor declarou-se a salvação sentado a mesa de sua casa... e também vários outros que Ele expressava: Filho, vai em paz, a tua fé te salvou... o ladrão na cruz... etc.
E quanto a profecia, sim, há ainda uma semana de anos a cumprir-se sobre a mesma Jerusalém e os judeus (Daniel 9:24-27)
E, durante este período a lei e o sacerdócio levítico vigoram sobre Jerusalém e os judeus - por isso é que haverá abominação da desolação NO LUGAR SANTO - porquanto assim como era na época de Davi - em que ninguém podia tocar na ARCA DO CONCERTO, e também na época de Salomão - em que qualquer que adentrasse ao santuário não sendo por demanda da lei, e não sendo o sumo-sacerdote e era morto - da mesma forma acontece na 70ª semana sobre Jerusalém e os judeus - o templo será local sagrado, e o anticristo vai adentrar ao santuário, após cessar o sacrifício e a oferta de manjares, estabelecendo a abominação desoladora por 1290 dias. (Dan. 11:31 - Dan. 9:27 - Dan. 8:11-14)
Só para procurar esclarecer: Quando Deus diz assim:
"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade..."
E diz também, sabe e entende: desde a saída da ordem de edificar Jerusalem até o Messias - passariam 7 semanas (das 70) + 62 semanas (das 70) ...
e depois das 62 semanas o Messias seria tirado, e o povo do príncipe que há de vir destruiria a cidade e o santuário... então, assim seria... e a lei vigorava sobre Jerusalém santificando a cidade e o templo desde a SAÍDA DA ORDEM p/ edificar a Jerusalém até o Messias (na sua morte); pois após as 62 semanas, o Messias foi cortado, e as 7 semanas mais 62 semanas haviam terminado... tanto é assim que o véu do santuário que separava o santo dos santos do santuário rasgou-se de alto a baixo...
Acontece que da mesma foram que Jerusalém era considerada durante as primeiras 7 semanas mais 62 semanas até o Messias - da mesma forma ela é considerada pela profecia na 70 semana, a qual há de se iniciar, conforme diz o verso de Daniel 9:27 - a saber: e ele firmará um CONCERTO com muitos por 1 semana...
e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares, e sobre a asa das abominações virá o ASSOLADOR (demonstrando haver nesta 70ª semana o santuário - pois o sacrifício e a oferta de manjares só se oferecem (depois de Davi) no templo.
Então, da mesma forma que foi durante todo o período das primeiras 7 semanas + 62 semanas quando o sacerdócio levítico e a lei vigoravam sobre Jerusalém - e como foi também na época de Cristo - quando estavam em vigor, por causa da profecia e da vinda do Messias em que ambos os sacerdócios vigoravam - assim será também na 70ª e última semana da profecia sobre Jerusalém e os judeus.
Espero que dê p/ se entender.
A paz!
Maria Madalena- - Áqüila / Priscila -
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Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Jefté
A Paz de Deus
Agora entendi sua resposta na msg 9, onde afirmou que o Sacerdócio Levítico expirou na cruz de Cristo. Afinal, Cristo viveu sob este Sacerdócio antigo, praticando leis e ordenanças e rituais que estavam em vigor.
Valeu!
Madalena
A Paz de Deus
Agora entendi sua resposta na msg 9, onde afirmou que o Sacerdócio Levítico expirou na cruz de Cristo. Afinal, Cristo viveu sob este Sacerdócio antigo, praticando leis e ordenanças e rituais que estavam em vigor.
Valeu!
Madalena
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- Mensagem nº13
Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
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Maria Madalena,
- por falta de revelação de quem praticava?
ou
- quem praticava não tinha reconhecido a Jesus como Senhor e Cristo?
Caso dê para você trazer um exemplo bíblico dessa prática, seria interessante para o tópico e nosso aprendizado.
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Maria Madalena,
Da parte de seu texto que negritei acima será que a prática de alguns (referente do sacerdócio Levítico) não seria:Sim, uma dúvida.
O fim do sacerdócio Levitico pode ter sido encerrado na crucificação e morte, onde o escrito de divida foi pago.
Ou na ressurreição.
Ou no momento em que o povo de Deus recebeu o Espírito Santo (Pentecostes). Digo isso por causa de alguns fatos biblicos (referente ao sacerdócio Levitico) ainda sendo praticados após morte de Cristo.
- por falta de revelação de quem praticava?
ou
- quem praticava não tinha reconhecido a Jesus como Senhor e Cristo?
Caso dê para você trazer um exemplo bíblico dessa prática, seria interessante para o tópico e nosso aprendizado.
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Devaney- - Davi / Abigail -
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- Mensagem nº14
Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Eu tenho um exemplo do que a Maria Madalena quis se referir. A pessoa é PAULO.
E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Atos 18:18
Esse voto de rapar a cabeça é o NAZIREADO, estabelecido na Lei de Moisés:
Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico. Números 6:18
Mas eu entendo que o fato de raspar a cabeça era uma ESTRATÉGIA para parecer que ainda estava sob a Lei, mesmo não estando mais debaixo dela, aproximando-se dos judeus zelosos e mostrar-lhes Cristo. Reparem que mais à frente em Atos, isso fica mais evidente:
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. Atos 21:21-26
Outro exemplo foi o fato de circuncidar Timóteo, mas encaixa-se na estratégia acima:
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:3
Seria isso que vc perguntou, MM ?
E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Atos 18:18
Esse voto de rapar a cabeça é o NAZIREADO, estabelecido na Lei de Moisés:
Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico. Números 6:18
Mas eu entendo que o fato de raspar a cabeça era uma ESTRATÉGIA para parecer que ainda estava sob a Lei, mesmo não estando mais debaixo dela, aproximando-se dos judeus zelosos e mostrar-lhes Cristo. Reparem que mais à frente em Atos, isso fica mais evidente:
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. Atos 21:21-26
Outro exemplo foi o fato de circuncidar Timóteo, mas encaixa-se na estratégia acima:
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:3
Seria isso que vc perguntou, MM ?
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- Mensagem nº15
Re: Até quando esteve em vigor o Sacerdócio Levítico?
Olá irmãos
Eu creio que a irmã está a falar das práticas em Jerusalém após a morte de Cristo que continuaram a ser exercidas, como por exemplo o dia de Pentecostes (quando os apóstolos e irmãos todos reunidos (em Jerusalém conforme a ordem do Senhor) receberam o dom do Espírito Santo.
E também vemos no livro de Atos outras vezes mencionadas as festas dos pães ázimos, pentecostes, e o próprio sacrifício contínuo dos judeus e o zelo pelo templo e por cousas da lei - que se viam até mesmo nos cristãos judeus sendo exercidas em Jerusalém.
Por exemplo, em Atos 21 - Paulo ao subir a Jerusalém foi constrangido pelos anciãos da igreja em casa de Tiago a entrar no templo e se santificar c/ outros quatro homens - quase por sete dias, quando os judeus da Ásia ao chegarem viram-no e o quizeram matar, devido a saberem que Ele pregava a Cristo (e não mais o judaísmo), sendo necessário que um centurião romano intervisse em socorro p/ que não matassem a Paulo.
Mas irmã, isso é devido a ISRAEL não ter crido, nem aceitado, nem ouvido nem conhecido o tempo de sua visitação por para do Senhor e também nem atentado ao próprio profeta da lei - o último - João Batista, e por isso mesmo, como disse o Senhor a respeito de Israel, que sua casa ficaria deserta.
Ou seja, não mais teriam os profetas a lhe guiarem...
E assim ficariam a sua própria sorte e na sua própria escuridão...
Por essa razão é que os irmãos todos devem estudar as Escrituras, porque elas ficam sendo utilizadas por nós e nos servem de faca de dois gumes, pois vários irmãos adeptos da lei e do judaísmo se utilizam das práticas ainda "obedecidas" por alguns irmãos no decorrer de Atos para apoiarem a guarda da lei - embora, pela história, depois da morte e ressurreição de Cristo não havia como os apóstolos e irmãos (todos judeus) se transformarem de judeus a cristãos, da noite p/ o dia, pois os apóstolos e irmãos foram-se libertando do judaísmo a medida que conheciam mais a Cristo e ao evangelho, e isso gradativamente e a medida que compreendiam mais ao Senhor, e iam sendo libertos.
Eu creio que a irmã está a falar das práticas em Jerusalém após a morte de Cristo que continuaram a ser exercidas, como por exemplo o dia de Pentecostes (quando os apóstolos e irmãos todos reunidos (em Jerusalém conforme a ordem do Senhor) receberam o dom do Espírito Santo.
E também vemos no livro de Atos outras vezes mencionadas as festas dos pães ázimos, pentecostes, e o próprio sacrifício contínuo dos judeus e o zelo pelo templo e por cousas da lei - que se viam até mesmo nos cristãos judeus sendo exercidas em Jerusalém.
Por exemplo, em Atos 21 - Paulo ao subir a Jerusalém foi constrangido pelos anciãos da igreja em casa de Tiago a entrar no templo e se santificar c/ outros quatro homens - quase por sete dias, quando os judeus da Ásia ao chegarem viram-no e o quizeram matar, devido a saberem que Ele pregava a Cristo (e não mais o judaísmo), sendo necessário que um centurião romano intervisse em socorro p/ que não matassem a Paulo.
Mas irmã, isso é devido a ISRAEL não ter crido, nem aceitado, nem ouvido nem conhecido o tempo de sua visitação por para do Senhor e também nem atentado ao próprio profeta da lei - o último - João Batista, e por isso mesmo, como disse o Senhor a respeito de Israel, que sua casa ficaria deserta.
Ou seja, não mais teriam os profetas a lhe guiarem...
E assim ficariam a sua própria sorte e na sua própria escuridão...
Por essa razão é que os irmãos todos devem estudar as Escrituras, porque elas ficam sendo utilizadas por nós e nos servem de faca de dois gumes, pois vários irmãos adeptos da lei e do judaísmo se utilizam das práticas ainda "obedecidas" por alguns irmãos no decorrer de Atos para apoiarem a guarda da lei - embora, pela história, depois da morte e ressurreição de Cristo não havia como os apóstolos e irmãos (todos judeus) se transformarem de judeus a cristãos, da noite p/ o dia, pois os apóstolos e irmãos foram-se libertando do judaísmo a medida que conheciam mais a Cristo e ao evangelho, e isso gradativamente e a medida que compreendiam mais ao Senhor, e iam sendo libertos.