F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Como os primeiros cristãos congregavam.

Compartilhe
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 369
Cidade/Estado : Ilhéus - BA
Religião : Cristianismo
Igreja : Frequentante da CCB
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 20
Pontos de participação : 505

Como os primeiros cristãos congregavam.

Mensagem por MateusAlcântara em Seg 04 Fev 2013, 13:55

A palavra "congregação" significa "reunião". Analisando as cartas apostólicas, não percebemos a construção de templos, púlpito, uma pessoa só na frente conduzindo o culto, etc. Percebe-se que os cristãos atuais herdaram muitas coisas do judaísmo. Vamos ver como era o culto dos primeiros cristãos:

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
1 Coríntios 14:26-32

A Igreja congregava na casa de irmãos. Vemos aqui ela na casa de Priscila e Aquila.

Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
Romanos 16:3-5

Em Coríntio vemos as mesmas coisas.

As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.
1 Coríntios 16:19-20
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

Mensagem por Devaney em Seg 04 Fev 2013, 17:22

Mateus,

A análise amostral que você fez corresponde aos relatos de Atos, que foram entre os anos 34 a 64 d. C., um período que considero muito pequeno para que as nascentes congregações cristãs começassem a tomar corpo e houvesse menção a templos grandes, mas repare que haviam sim locais ESPECÍFICOS para reunião e não eram somente nas casas.

1) Em Atos 2, a Igreja estava com todos os seus membros REUNIDOS no Cenáculo, porque não tem como reunir 120 pessoas simultaneamente numa casa.

2) Antes da perseguição de Herodes, os apóstolos ensinavam no templo: E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida. E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Atos 5:18-21

3) O concílio de Jerusalém reuniu toda a igreja já existente e mais os apóstolos Paulo e Barnabé. A Bíblia cita multidão reunida, e dificilmente poderia ser numa casa. Ao mesmo tempo, elementos como a presença da multidão em si, a redação simultanea de cartas e debates sem interrupções até à noite demonstram que não estavam em local aberto: Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Atos 15:12

4) Algumas descrições de eventos da Igreja demonstram que estavam reunidos para importantes decisões, onde todos estavam reunidos e não havia a necessidade de que cada casa fosse avisada acerca da decisão: E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. Atos 13:1-3

5) No início de sua evangelização, Paulo frequentava assiduamente as sinagogas, porque era o único local disponível para debater a fé e as Escrituras com os judeus. Isso demonstra a necessidade de um local público para a propagação - tanto de Moisés, antigamente, como também do Evangelho, pois se somente as casas fossem suficientes, Paulo não teria usados esses locais, teria chamados os judeus para as casas. E por isso confesso que não entendi porque vc fala que a Igreja herdou hábitos do judaísmo, pois nesse caso, sua proposta de reunir em casas era JUSTAMENTE o que o povo judeu não fazia!

6) Seria estranho o Senhor querer que não houvessem mais locais específicos para reuniões, uma vez que Ele mesmo havia instruído a construção primeiramente de um tabernáculo onde o povo se reunia e depois um grande tempo para o povo se reunir, a quem chamava "minha casa de oração" e tinha um apreço especial por aquele lugar, ao ponto de ser a única cena de violência física de Jesus na terra para expulsar os vendilhões de dentro.

7) Repare que em Coríntios, que foi uma carta enviada para TODOS os crentes da cidade, Paulo fala em reunir TODOS ao mesmo tempo. Isso numa casa jamais seria possível: Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 1 Coríntios 14:23. Eu vejo que a condicional SE que Paulo está usando, não é para a possibilidade de estarem todos juntos, mas sim quanto ao aspecto de todos FALAREM EM LÍNGUAS.

Minha família construiu um templo em nossa fazenda. E ali temos pastores que vão pregar e as pessoas que se reúnem tem boas acomodações, banheiros, duas salas de aula e uma pequena cozinha. Se fosse para reunir todos na nossa casa de família, não haveria condições, portanto, acho que fizemos muito bem em construí-la.
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por MateusAlcântara em Ter 05 Fev 2013, 00:01

Devaney, é interessante olharmos que nos primeiros capítulos de Atos a Igreja ainda mantinha a guarda da lei do AT. É só com a chegada de Paulo que isso muda, você pode ver em Gálatas 2 Paulo dizendo que expôs a Pedro e os demais o Evangelho que ele pregava, etc. A ideia de construir um templo específico pra adoração não é do cristianismo primitivo, pois eles sabiam que eles eram o próprio templo, não precisariam ficar preocupados com um lugar específico, como faziam os judeus.
Sobre Paulo pregar nas sinagogas, ele não fazia isso pra igreja, e sim para os judeus crerem. Paulo se fez servo de todos.

Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
1 Coríntios 9:19-22

Não estou dizendo que Deus não está com os cristãos no templo. Ele está onde estiver dois ou três reunidos, não importa o local, seja no templo, seja no monte, seja na varanda de uma casa, etc.

O que acho um absurdo mesmo é que muitos crentes chamam o templo de "Casa do Senhor", parecendo que vivemos no Antigo Testamento.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Ter 05 Fev 2013, 01:37

Mateus, "Casa do Senhor" se refere à Jerusalém, do tempo do AT. Como vc deve saber, e por isso não concorda. Da mesma forma, "Casa de Deus" por exemplo também não é bíblico.
Que eu saiba, o NT só cita algo parecido 1 única vez, mas a tradução certa seria "FAMÍLIA de Deus", é "casa" no sentido de Lar, e não algo físico. A família de deus em qualquer lugar que esteja realmente constitui um LAR, mas nunca uma moradia visto que deus não mora em lugar algum a não ser em nós.

No meu blog eu postei algo falando sobre a verdadeira Igreja, que não é uma instituição mas sim o povo chamado por deus. Se quiser conferir, clique aih: http://www.autenticismo.tk , esse é meu ponto de vista sobre igreja.

Não acredito por exemplo, que alguém abra uma igreja.
Ou, que alguém vá para a igreja.
Igreja não é lugar para se ir ou se abrir! Onde estiver reunido o povo de deus, ali que está a igreja!

Os apóstolos na época... apostólica... nunca se referiam à igreja como um lugar, mas sim como a reunião dos irmãos salvos.
A igreja se edifica em cada um de nós, e juntos formamos uma única igreja.

Tanto é, que a igreja se reunia em casas. Eles nada se importavam por localidade própria, por exemplo, um simples salão.

Obs: A igreja se reunia em casas. As igrejas não eram as casas, mas estavam nelas!
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por MateusAlcântara em Ter 05 Fev 2013, 16:52

Bravo! Acho que não tem mais nada pra acrescentar na resposta.
xD
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Ter 05 Fev 2013, 16:59

Mateus, ainda não retruquei sua resposta...tenha calma, meu jovem...rsrs Rolling Eyes

Mas antes de responder na Bíblia, deixa eu perguntar algumas coisas...

1) Sua proposta é que fechemos todas as igrejas e passemos a nos reunir nas casas dos membros?

2) Como vocês, de sua igreja, se reúnem? Sempre na mesma casa, ou alternam as reuniões nos lares?

3) Como é a liderança de seus pastores, como eles se comunicam para que haja uniformidade de doutrina?
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por MateusAlcântara em Qui 07 Fev 2013, 00:11

1- Não, minha intenção foi mostrar o que significa "Igreja" e o que fizeram com esse nome (deram à templos humanos). Minha proposta é que o povo prefira mais ir visitar aos irmãos, dar mais valor a visita. Não tô dizendo pra não ir mais aos templos, mas pra colocar como principal reunir com irmãos em suas casas.

2- No templo (fazer o quê, né). Há também reuniões na casa de irmãos, mas são poucas, o povo vai mais mesmo é no templo. Eu também tenho que ir, se não fico sem congregar.

3- Se você os chamar de "pastores" irá tomar uma cacetada na cabeça. Eles acham errados ser intitulados assim, acham que o correto é Ancião, cooperador e Diácono (frequento a CCB desde moleque). Eles se comunicam sim, mas uniformidade na doutrina é meio difícil, pois a ccb tem tantas doutrinas humanas.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 07 Fev 2013, 00:44

a ccb tem tipo, doutrinas um pouco diferentes de acordo com o cooperador ou ancião que "lidera" ?

Demar
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 178
Cidade/Estado : Panorama
Religião : Cristã espírita
Igreja : Casa Espírita Joanna de Ângelis
Mensagens Curtidas : -2
Pontos de participação : 205

Mensagem por Demar em Qui 07 Fev 2013, 03:38

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
1 Coríntios 14:26-32

São sessões MEDIÚNICAS, também praticadas pelo Espiritismo. O cristianismo primitivo também mantinha o intermcâmbio mediúnico com o "outro lado", recebendo, assim, orientações,recomendações, ensinamentos,etc. Esse era o verdadeiro "culto" evangélico da época.Nenhuma novidade...
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qui 07 Fev 2013, 09:45

Demar e suas afirmações espíritas sem base bíblica.

Nem precisarei fazer um texto muito longo, você mesmo vai responder:

1) Quem está falando através da pessoa, quando ocorre o "dom de línguas" espírita?
2) Quem está entregado a profecia, quando ocorre o "profetizar" espírita?

Depois que você me responder, voltamos à Bíblia (que você não lê).
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qui 07 Fev 2013, 10:51

Mateus,

Voltando ao tema do tópico (apesar que acho que a colocação do Demar vai nos ajudar, pois até eles se reúnem em locais adequados, que são os "centros"), e agora que entendi qual era sua intenção, você não acha que a discussão sobre onde reunir a Igreja é meio "nati-morta" ?

1. Você não vai conseguir eliminar a necessidade de locais de culto;
2. Biblicamente, não tem fundamento reunirmo-nos apenas em casas;
3. Não há ordens para que não façamos locais específicos de culto, pelo contrário, o Senhor gosta de tabernáculos e templos (basta ler AGEU);
4. Sua própria denominação tem templos e está muito bem com isso (acho bonitos os padrões da CCB, com os jardins na frente de diversos templos).
5. Se sua intenção era apenas demonstrar para os que não sabiam que o vocábulo IGREJA significa o POVO DE DEUS e não a estrutura do templo, cumpriu sua missão.

Deus chama os templos de casa dEle sim. Qual é o problema de chamarmos assim os templos atuais? Algum pecado implícito? Se o próprio templo suntuoso e maravilhoso, reconstruído por um devasso chamado HERODES, Jesus chama de "minha casa de oração"...
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por MateusAlcântara em Sex 08 Fev 2013, 08:58

Devaney, respondendo:

1- Fazer o quê, se a cristandade passou a construir templos pra cultos (Dali Século IV, Santo Constantino, imperador muito cristão).
2- Percebe-se ao ler a epístola aos Coríntios e aos Romanos que eles se reuniam apenas em casas, pois não vemos o apóstolo dizer nada sobre reunião em templos.
3- Ageu é no Antigo Testamento, pacto de Deus com Israel. O Cristianismo é um NOVO pacto. Se você citar Atos dos Apóstolos, a Igreja só fazia isso antes de Paulo. Basta ver depois as viagens missionárias D'ele.
4- Não costumo me intitular "membro da CCB", e sim frequentante da mesma. Faço parte da Universal assembléia e a Igreja dos Primogênitos que estão inscritos nos céus.
5- Ok.

Deus chama os templos de casa? Isso era no Antigo Testamento. Quando Jesus falou "minha casa será chamada casa de oração...", ele só repetiu algo que Deus havia falado com o povo do AT.

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Isaías 56:7

O Cristianismo é algo totalmente NOVO.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
Hebreus 10:19

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Sex 08 Fev 2013, 09:16

Mateus,

Não sei porque motivos você quer fazer com que tudo o que foi dito no Antigo Testamento não mereça crédito, sob o pretexto de uma nova Aliança. Isso só é aplicável no conceito de LEI MOSAICA, mas não desmerece nada do que não foi substituído pela nova aliança.

Nem tudo o que Deus determinou ou disse no Antigo Testamento está "fora de validade".

O próprio Jesus, mentor da Nova Aliança, rebateu as tentações de satanás usando frases do Antigo Testamento. Por que nesse caso as Escrituras valem e quando Ele usou no templo não tinham mais validade???

O próprio Jesus, mentor da Nova Aliança, cobrou dos fariseus diversas vezes "Não tendes lido?" , "Nunca lestes nas Escrituras?", como forma de demonstrar que questões até fora da Lei, como a ressurreição dos mortos, podiam ser respondidas pelo Antigo Testamento. Repito a pergunta: Por que nesse caso as Escrituras valem e quando Ele usou no templo não tinham mais validade???

O fato de Jesus - O PRÓPRIO DEUS ENCARNADO - fazer a menção ao Antigo Testamento e ter uma reação violenta no Templo para expulsar os desrespeitosos ao ambiente, reforça mais ainda que aquela frase fazia muito mais sentido naquele momento.

Jovem, pense consigo mesmo: Jesus disse que estaria conosco todos os dias até à consumação do século. Se não fosse da vontade de Deus que tivéssemos templos, porque então Ele continuaria salvando, curando e batizando com o Espírito Santo nesses locais, mesmo depois de 2.000 anos da vinda dele?

Na Igreja que eu frequento, e não deve ser diferente na CCB, o Espírito de Deus revela pecados ocultos, disciplina a Igreja através do dom de profecia, corrige severamente seus filhos até em questões que são guardadas debaixo de sete chaves pelos autores do pecado. Não seria o caso do Espírito de Deus repreender durante as reuniões feitas em templos, seja nas consagrações de oração, nas vigílias, nos cultos de lançamento de pedra fundamental, etc? Mas isso nunca ocorreu, pelo contrário, havia derramamento do Espírito e muita alegria quando uma nova casa de Deus era aberta. E isso há dois mil anos.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 08 Fev 2013, 09:34

nunca foi aberta uma casa de deus na era apostólica.

e que eu saiba tudo se referindo à templo era sobre o templo de jerusalém, não sinagogas. sendo assim, não menosprezamos o antigo testamento, mas lemos ele tal como ele é, templo é o de jerusalém e ponto final.
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por MateusAlcântara em Sex 08 Fev 2013, 10:36

Ué, Deus está no meio da sua Casa (seus Filhos), independente do lugar que estiverem. Se a Casa de Deus se reúne em templos, ele estará lá, se ela se reúne numa garagem, num quarto de uma sala, ele estará lá. Agora isso não significa que Ele tenha ordenado construir templos como no Antigo Testamento. Outra coisa, eu não desprezo o AT, mas sim vejo como figuras acerca no Novo pacto, e também o AT serve como exemplos de Fé, etc. O que estou fazendo é "dissecar" a Palavra, ou seja, dividir as coisas certinhas, as diferenças entre o Pacto de Deus com os israelitas e o Pacto com a Igreja. Se tudo o que a Igreja faz é da vontade de Deus, então a apostasia e outras coisas também é.
Gleison, tô contigo. Só respondendo a sua outra pergunta, na CCB eles procuram concordar com tudo, mas eles mesmos divergem em algumas coisinhas (doutrinas humanas). Nunca vi discussão sobre trindade e coisas do tipo, ela aceita como verdadeira e pronto. Como não há estudo bíblico lá, acredita-se que o que sai das reuniões e do púlpito é inspirado por Deus.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 11:56