F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+4
Sargento
Márcio
Gleison Elias
Norberto
8 participantes

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?


    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 420
    Data de inscrição : 10/05/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Sargento Seg 03 Dez 2012, 18:29

    Bem...

    O simples facto de ser OUTRO consolador diz que não é ELE mesmo!
    O simples facto de ELE ter de ir para enviar o Espírito mostra que são dois... e o simples facto do Espirito ter descido sobre ELE como pomba mostra que não são o mesmo!



    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1041
    Data de inscrição : 20/03/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Seg 03 Dez 2012, 18:41

    Boa tarde!

    No sentido de tb sermos seres espirituais, filhos de Deus, no sentido da vida, sopro divino. Conheça a te mesmo e estará mais próximo de Deus.

    Anderson
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gleison Elias Ter 04 Dez 2012, 02:12

    O simples facto de ser OUTRO consolador diz que não é ELE mesmo!
    O simples facto de ELE ter de ir para enviar o Espírito mostra que são dois... e o simples facto do Espirito ter descido sobre ELE como pomba mostra que não são o mesmo!
    João evangelista se referia a ELE MESMO como sendo "o discípulo amado", ele não dizia "eu".

    Segundo João evangelista, a pomba era apenas um SINAL que deus havia dado ao João Batista (somente o Batista poderia ver) para identificar quem era o Cristo.
    É nesse sentido que ele é o "espírito de deus", um sinal de deus.

    Prefiro considerar o Espírito Santo do pentecostes diferente do Espírito Consolador. Porque?
    O espírito (no sentido de poder) do pentecostes, não era diferente, mas já se manifestava desde os tempos primórdios, antes mesmo de existirem profetas... Tal espírito não é especificadamente cristão, enviado para a igreja.

    O espírito consolador, é o próprio Cristo como fator de comunhão entre os irmãos da igreja, visto que também é o corpo da igreja.
    Note que o espírito consolador é o espírito da verdade. Note que Jesus é a verdade.
    Note que o espírito consolador é nosso intercessor. Note que Jesus é o único mediador entre os homens e deus.
    Então posso concluir que o espírito consolador é o espírito de Cristo.
    Jesus Cristo é o que, em espírito (isto é, atua em poder, em sinais, embora não esteja pessoalmente) guia a igreja e une seus membros. O que, através de seu evangelho, consola seus irmãos e aniquila o pecado.
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 10/05/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Sargento Ter 04 Dez 2012, 18:23

    Acha que João ao relatar a história é comparável a dizer "eu vo-lo enviarei"???
    Jesus ia-se enviar a si mesmo??

    As voltas que você faz para dizer que duas pessoas são a mesma!!!

    Homem, Jesus diz que nós e o PAI somos um...
    Que conclui a sua lógica daqui?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 05 Dez 2012, 01:00

    Algo que poucos consideram é que Jesus falava muito em parábola. Daí muitos tropeçam nesse ponto, não analisando contexto de cada passagem do evangelho.

    O tema tratado em João 14 é sobre o consolador, o espírito da verdade. Se analisarmos bem o texto, é deixado com bastante clareza que o consolador é o espírito de Cristo.

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
    Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós."
    João 14:16-18

    Acho que não há ao menos necessidade de discutir isso, o contexto é muito claro, não entende quem realmente não quem entender.
    O consolador não é uma terceira pessoa da trindade ou algo assim, pois a bíblia é clara em afirmar várias vezes de variadas formas que o consolador só estaria depois da ressurreição de Jesus, ele não o era antes disso.

    E, meus pais são 1 só carne segundo a bíblia. Nem por isso são uma única pessoa e nem por isso têm o mesmo espírito.
    Jesus pediu ao Pai para que seus discípulos se tornassem um só assim como ele com o Pai é um só e nem por isso somos uma única divindade.
    Quando se diz que Jesus e o Pai são um só, esse "um" não expressa nenhum número, mas simplesmente que eles se concordam. Nisso observamos a intimidade, a comunhão e união entre Jesus e deus. Nada demais.

    "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada."
    João 14:23
    Se levarmos esse verso ao literal, fica algo irracional (e deus não é irracional): Como uma pessoa, Jesus no caso, pode morar em outra?
    Então só podemos interpretar da seguinte forma: O texto não é literal; Jesus habita em nós por meio da ação de seu espírito, o espírito da verdade (pois Jesus é a verdade).
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 10/05/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Sargento Qua 05 Dez 2012, 10:57

    Gleison...

    Quando diz "não entristeçais o Espirito Santo" refere-se a uma pessoa! Mas Jesus disse (João 14:23) "viremos" e "faremos" falando dEle mesmo e do Pai...
    O Pai também é o Espírito Santo? ...se é assim então Jesus e o Pai são a mesma pessoa também!?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 06 Dez 2012, 01:40

    Se você querer me compreender (não te forço a nada...) terá que por um momento desacreditar em tudo que você já acredita como sendo "espírito santo".
    Primeiro, deve [tentar] entender que "espírito santo" não é um nome, é apenas uma expressão. Apenas expressão, assim como também "filho de deus", "anjo do SENHOR", "filho do homem", "Sargento", "soldado da marinha"... são apenas expressões e não nomes. E essas expressões podem se referir a quaisquer coisas.

    No caso de espírito, se refere a qualquer espírito.
    No caso de espírito santo, se refere a qualquer espírito que seja santo.
    No caso de espírito santo de deus, se refere a qualquer espírito que provem de deus ou o próprio espirito dele.

    Jesus se refere ao consolador como sendo o "espírito da verdade", e acho isso o suficiente para notar que o consolador é o espírito de Cristo, já que a verdade é Cristo.
    Esse espírito provem de deus, então assim como o poder divino, ele também pode ser chamado de espirito santo de deus.

    Não vejo nada nas escrituras que me faça a retornar a crer que o consolador é uma terceira pessoa da trindade.

    Quando Paulo diz para nao entristecer o espírito santo, e Jesus disse para não o ofender, é porque ele representa uma pessoa, e essa pessoa tem sentimentos. Se eu disser "não entristeçais o espírito do Gleison Elias" você vai entender que esse espírito é uma pessoa distinta de mim? Não! É eu mesmo, porque o espírito é meu.
    Da mesma forma, não devemos entristecer o espírito de deus, de Cristo, meu, seu, o santo, do ímpio, depende do contexto cada hora o "espírito" é de uma pessoa.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Jefté Qui 06 Dez 2012, 02:10

    Olá irmãos interessante este tópico:

    Em Gêneses diz assim:
    "e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gen. 1:2b)

    Pergunto a quantos interpretam de outra forma:
    Se não era o Espírito de Deus que pairava sobre a face das águas, quem então era? Jesus ?? o Pai???

    Outra coisa já observada por outros irmãos:
    Se o Pai enviaria Outro Consolador (não poderia ser a Jesus, tampouco o Pai, mas outro consolador é que o Pai enviaria); e se não era o Pai e nem Jesus, quem o é?

    "E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei." (Atos 10:19-20)

    Outra coisa também expressou São Paulo dizendo aos Romanos:
    "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rom. 8:26)

    E o Espírito de Deus (que não é o Pai) é atendido pelo Pai:
    "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Rom. 8:27)

    E o mesmo Jesus também intercede por nós:
    "Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." (Rom. 8:34)
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 06 Dez 2012, 02:54

    "A intenção do espírito": O MEU ESPÍRITO. Aquele que intercede por mim (Jesus) sabe qual a intenção do espírito (o locutor da mensagem, que sou eu, então é meu espírito, o espírito de quem tem as intenções e ora).

    "O espírito de deus pairava sobre as águas": O poder de deus, a energia dele.

    "Disse-lhe o espírito": Quem mostra visões aos profetas geralmente são anjos. Anjos são espíritos ministradores de deus.

    "o espírito intercede por nós": O único mediador entre o homem e deus é Jesus. Então esse espírito é o de Jesus.

    *************

    “O espírito do Senhor se apossará de ti (Saul), e profetizarás com eles, e tu serás mudado em outro homem… Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.” – I Samuel 10:6 e 9.
    Esse verso, por usar a palavra "outro", quer dizer que deus literalmente transformou Saul em uma outra pessoa?

    *************

    Gleison Elias
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 10/05/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Sargento Qui 06 Dez 2012, 13:37

    Ok Gleison...

    Não vejo nada nas escrituras que me faça a retornar a crer que o consolador é uma terceira pessoa da trindade.

    Se não vê o que lhe mostrei... que poderia eu fazer mais?

    Mostrei-lhe diversas passagens separando Cristo do Espírito, mas isso a si não lhe diz nada!
    O seu espírito diz que é você mesmo... mas o de Deus diz que era a energia!!

    Enfim... tomara que este fosse o único problema no seu entendimento!... não seria muito grave!
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gerson Witezak Qui 06 Dez 2012, 14:40

    A paz de Deus.

    Compreendo está questão da seguinte forma:

    Como nós temos espirito, assim também Deus Pai, tem seu Espírito, que é Santo.

    Não diz as escrituras que somos imagem e semelhança de Deus?

    Pois bem: Somos apenas a sombra do que é verdadeiro.

    Deus é verdadeiro, e Ele tem seu Espírito, assim também como nós!

    A diferença é que nosso espírito habita num corpo carnal, mais o Espírito de Deus habita em Deus, e Jesus disse que Deus é Espírito, logo fico a meditar numa conclusão de grande complexidade, que o Espírito Santo habita em Deus que é Espírito. Assim também as escrituras afirmam que Jesus Cristo é Espírito vivificante, da mesma forma que o Espírito Santo, e Deus que é Espírito.

    Podemos querer esquadrinhar estas coisas, mais lá no fundo do meu coração; algo me diz que, para minha capacidade isso é impossível!

    Logo a minha compreensão não está totalmente formada, exatamente porque isso está fora de minha compreensão.

    Mais tenho certeza que, se eu for firme e fiel até ao fim, receberei minha coroa de glória, juntamente com todos os santos e fiéis à Deus, e naquele dia conhecerei como sou conhecido, e de eternidade em eternidade deleitarei nas delícias de Deus!



    Gerson Witezak
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 06 Dez 2012, 21:02

    Sargento,

    Infelizmente não posso continuar discussão visto que você não compreende meu ponto de vista de que "espírito" é mera palavra, e não um nome dado a uma única pessoa.

    Deus te abençoe.

    Conteúdo patrocinado


    Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido? - Página 2 Empty Re: Espírito Santo de Deus habita em nós, em que sentido?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 05:41