F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O Selo de Deus

Compartilhe

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Re: O Selo de Deus

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 11:23

Um leitor analisando o caso de Vasuilvan e Washington...

Vejamos se estou com brincadeira ou você está equivocado na sua interpretação.
Vamos analisar sua postagem passo a passo.

A sua fala está de preto e a minha de verde: (Washington)

Amigo Washington, você precisa aprender a discernir entre Aliança e Mandamento.

Não. Todos precisamos saber quais são os mandamentos da Antiga Aliança e os Mandamentos da Nova Aliança. Também precisamos nos decidir qual a Aliança que iremos aceitar juntamento com seus mandamentos.

Aliança é bem diferente de Mandamento. Essa é a mesma diferença entre macarrão e tempero. O macarrão A talvez não é mais cozido no restaurante, mas no macarrão B o tempero é o mesmo usado no A.

Nas bíblias em que consultei, todas fazem referência a antiga aliança, antigo pacto, antigo concerto, antigo acordo. Quando você coloca antigo testamento, você foge do sentido literal do texto...

Antiga Aliança, Antigo Pacto, Antigo Acordo, Velho Testamento em 2 Corintios, são sinônimos, se referem ao mesmo assunto, ou seja, a Aliança Antiga. Paulo nos diz que foi abolida por Cristo.

Ele se refere aí aos livros da bíblia. Ele quis dizer que você interpreta "antiga aliança" como sendo as antigas escrituras, antes de Cristo.

Você já parou para imaginar, Cristo abolindo uma coleção de Livros como o do velho testamento? Pense, a bíblia sem DANIEL, SEM SALMOS, ISAÍAS, EZEQUIEL. Não quero nem pensar nesta possibilidade...

Aqui você está interpretando o "velho testamento" como sendo livros, contrariando o contexto de 2 coríntios e ainda cite livros sendo abolidos para justificar a sua interpretação. Paulo não está falando em livros e sim em Antiga Aliança e Nova Aliança e usa a expressão "velho testamento" para se referir a Antiga Aliança e nos diz que Cristo ABOLIU.
Agora você parece estar propositalmente generalizando a coisa. Onde Vasuilvan disse que esse trecho de Paulo está se referindo a livros, e não à aliança em si? Não generalize não, meu filho.

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 81

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 11:23

Vasuilvan
Washinfton. Se os mandamentos são os mesmos, por que vc não é circuncidado? Oferece sacrifícios? etc.. Amigo, aqui você não fala coisa com coisa...

Ninguém postou aqui, que as ordenanças cerimoniais perduram até hoje. Tente considerar a distinção entre leis, aí então entenderá do que estamos falando...

A Antiga Aliança não tinha duas leis, mas apenas uma. Jesus e os apóstolos não ensinavam duas leis.

Você sabe qual era o assunto que eu e o Gleison Elias estava debatendo quando eu fiz tal questionamento? Parece que você não leu a postagem ou se leu não entendeu nada. Ainda colocou a postagem sem repetir as nossas postagens para os leitores verem o contexto das minhas perguntas. Por que você omitiu as nossas postagens?

Vamos ver o que Gleison Elias estava defedendo:

No monte Sinai, com aquelas duas pedras, se iniciava uma série de ordenanças que formaram o que chamamos de antiga aliança.

Os 10 mandamentos em duas pedras então, representam essa antiga aliança, com as demais ordenanças que foram abolidas por causa da fraqueza de tais.

Os 10 mandamentos em si, são para ambas alianças.
O que antes era em duas pedras, hoje é no coração. O que antes era sombra, hoje é a perfeita imagem. O que antes era terrestre, hoje é celestial. O que antes era seguido por ordenanças que condenavam à morte, hoje se segue de uma graça para vida eterna.

Os mandamentos são os mesmos. As formas que mudam.

Pronto. Agora os nossos leitores poderão saber se eu estava falando de mandamentos cerimoniais como vc citou ou se estavamos falando dos dez mandamentos. Lembrando que o que foi abolido foi a antiga aliança incluindo os seus mandamentos, sejam cerimoniais ou morais. No entanto, na Nova Aliança temos novos mandamentos.

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Belo Jardim/Pernambuco
Religião : Pentecostal
Igreja : Vale da Bênção
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 81

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 11:29

Gleison Elias gostaria que vc me disse ao que se refere a expressão "velho testamento" em 2 coríntios 3.14.

Se refere a livros ou a Antiga Aliança?

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 11:35

Então, no próprio contexto eu disse:

O que antes era seguido por ordenanças que condenavam à morte, hoje se segue de uma graça para vida eterna.

Os mandamentos são os mesmos.

Meu amado irmão Washington, fique mais atento a nossos posts, você infelizmente está meio que se equivocando demais Sad

Quanto à sua última pergunta, Washington:

Eu repito o que eu já disse: "No monte Sinai, com aquelas duas pedras, se iniciava uma série de ordenanças que formaram o que chamamos de antiga aliança.

Os 10 mandamentos em duas pedras então, representam essa antiga aliança, com as demais ordenanças que foram abolidas por causa da fraqueza de tais."

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 11:37

Gleison Elias 2 coríntios se refere a livros ou a Antiga aliança?
Gleison Elias demonstre biblicamente que há duas leis, uma cerimonial e outra moral.
Como o tópico é sobre o selo de Deus. Segundo efésios 1.13 somos selados com o que quando cremos?

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 11:41

Então, no próprio contexto eu disse:

O que antes era seguido por ordenanças que condenavam à morte, hoje se segue de uma graça para vida eterna.

Os mandamentos são os mesmos.

Meu amado irmão Washington, fique mais atento a nossos posts, você infelizmente está meio que se equivocando demais Sad

Quanto à sua última pergunta, Washington:

Eu repito o que eu já disse: "No monte Sinai, com aquelas duas pedras, se iniciava uma série de ordenanças que formaram o que chamamos de antiga aliança.

Os 10 mandamentos em duas pedras então, representam essa antiga aliança, com as demais ordenanças que foram abolidas por causa da fraqueza de tais."

Como você interpreta sendo os dez mandamentos, vamos ver o que Paulo disse aos coríntios:

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Se foi abolido, não existe mais para nós. Não sei o que vc entende por abolir.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 11:48

Washington escreveu:A Antiga Aliança não tinha duas leis, mas apenas uma. Jesus e os apóstolos não ensinavam duas leis.

Realmente. Não existe várias leis, apenas a de deus. Uma... uma para cada aliança.

No entanto, não pode alguns mandamentos se repetirem, em ambas as leis, da antiga e nova aliança?

E o que eu entendo por abolir? Simples: ser anulado, acabar.

Já estou cansado de ter de repetir:
"No monte Sinai, com aquelas duas pedras, se iniciava uma série de ordenanças que formaram o que chamamos de antiga aliança.

Os 10 mandamentos em duas pedras então, representam essa antiga aliança, com as demais ordenanças que foram abolidas por causa da fraqueza de tais.

Os 10 mandamentos em si, são para ambas alianças."

Um dia você vai me entender.

Ei, Vasuilvan, você entendeu meu ponto de vista já? Pois creio que os adventistas defendem os 10 mandamentos de maneira diferente, ou estou enganado?

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 12:12

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
Gálatas 4:24-31

Você faz parte da Aliança do Sinai a qual gera filhos para escravidão ou vc faz parte da Nova Aliança (Jerusalém) que gera filhos livres?

Lança fora a Antiga Aliança.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
Gálatas 4:30

Quem é a escrava que a Bíblia nos manda lançar fora? A escrava é a Antiga Aliança sendo representada pela Jerusalém atual, assim como a Nova Aliança é representada pela Jerusalém lá de cima.

Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.

Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.

Nós somos filhos da escrava (Antiga Aliança) ou da livre(Nova Aliança)? Paulo nos ensina que somos filhos da livre ou seja da Nova Aliança.

De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.

E Você Gleison Elias vai seguir qual aliança?

Veja o que Paulo pergunta aos gálatas e servem para os guardadores de sabado:

Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 12:16

Agora vc precisa provar que o sábado faz parte da Nova Aliança.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 13:38

Eu vou seguir a aliança de Jerusalém, de cima, que é da livre.
Lembrando que lá tem uma arca com os 10 mandamentos.

Provar que o sábado é vigente?
Me prove na bíblia que eu não devo pronunciar o nome de deus em vão.
Me prove na bíblia que eu não devo beber cachaça.
Me prove na bíblia que eu não devo fazer imagens de esculturas para venerá-las.
Me prove na bíblia que eu não devo fumar.
Me prove na bíblia que não existe reencarnação.
Me prove na bíblia que O dia SEMANAL de sábado, está abolido.

Depois eu te provo de que preciso guardar o sábado Very Happy

Voltemos ao assunto, sobre o selo de deus?
Ok.

Creio que não se deve usar textos dos apóstolos para identificar o que seja o selo. Não é o mesmo selo, nem no mesmo sentido.
Com certeza alguém vai pensar: Mai esse cara quer ignorar o contexto bíblico?

Não, não quero. Muito pelo contrário.
Mas acontece que, o apocalipse é uma revelação do que ainda há de acontecer. E em "linguagem" judaica, isto é, João é um apóstolo que costuma mais apoiar o judeus convertidos do que os gentios. Nesse justo contexto, ele utiliza de simbolos muito bem conhecidos pelos judeus.
Quem tem mente aberta, vai entender numa boa o que eu quis dizer com tudo isso.

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 19:38

Me prove na bíblia que O dia SEMANAL de sábado, está abolido.

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
2 Coríntios 3:7

O sábado foi gravado com letras em pedras e Paulo nos diz que foi abolido (2Coríntios 3.14). Para Paulo a Antiga Aliança era transitória e este sábado está incluso na Antiga Aliança.

Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Gálatas 4:9-11
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Colossenses 2:14-17
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Romanos 14:5

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 19:44

Gleison Elias
Creio que não se deve usar textos dos apóstolos para identificar o que seja o selo. Não é o mesmo selo, nem no mesmo sentido.
Com certeza alguém vai pensar: Mai esse cara quer ignorar o contexto bíblico?

Demonstre biblicamente que não podemos utilizar os textos dos apóstolos para identificar o selo.

Conforme efésios 1.13 somos selados com o que, quando cremos?

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Efésios 1:13

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Efésios 4:30
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 22:25

Se você interpreta a bíblia sem reconhecer o TEMPO, a CULTURA, o ESTILO DE ESCRITA, e o AUTOR, meu filho... não te recomendo interpretar dessa forma.
Mas, você é livre para interpretar da maneira que quiser. Só saiba, que a bíblia é algo sério. Sem menosprezá-la, ou ofende-la, mas, ela pode muito bem ENGANAR, quando mal interpretada. Ou melhor, na verdade nao seria ela que engana, mas sim a interpretação dela...
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 22:27

Washington escreveu:O sábado foi gravado com letras em pedras e Paulo nos diz que foi abolido (2Coríntios 3.14). Para Paulo a Antiga Aliança era transitória e este sábado está incluso na Antiga Aliança.

Caro colega, posso usar o nome de deus em vão?

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sab 22 Dez 2012, 00:06

Não podemos usar o Nome de Deus em vão, porque estaremos desobedecendo o mandamento de Amar a Deus sobre todas as coisas.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:37

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Washington Oliveira em Sab 22 Dez 2012, 00:09

Me prove na bíblia que não existe reencarnação.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 22 Dez 2012, 00:11

Washington escreveu:Não podemos usar o Nome de Deus em vão, porque estaremos desobedecendo o mandamento de Amar a Deus sobre todas as coisas.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:37

Mas esse mandamento pertence à antiga aliança.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 21 Set 2017, 03:54