F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O Selo de Deus

Compartilhe

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710

Re: O Selo de Deus

Mensagem por Devaney em Ter 18 Dez 2012, 19:19

Interessante a repetição dos 10 Mandamentos em Deuteronômio:

Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. Deuteronômio 5:15

Uma lei moral precisa de conhecimento científico para poder ser obedecida?

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 81

Mensagem por Washington Oliveira em Ter 18 Dez 2012, 19:33

Vasuilvan
Amigo Washington, você precisa aprender a discernir entre Aliança e Mandamento.
Nas bíblias em que consultei, todas fazem referência a antiga aliança, antigo pacto, antigo concerto, antigo acordo. Quando você coloca antigo testamento, você foge do sentido literal do texto...

Você já parou para imaginar, Cristo abolindo uma coleção de Livros como o do velho testamento? Pense, a bíblia sem DANIEL, SEM SALMOS, ISAÍAS, EZEQUIEL. Não quero nem pensar nesta possibilidade...

Vasuilvan você precisa aprender mais sobre hermenêutica bíblica.
Você acha, entende, compreende que a expressão "velho testamento" em 2 coríntios 3.14 está se referindo a livros do Antigo Testamento? Amigo, o significado não é esse, pois o contexto é quem nos diz.

Veja toda a passagem e você vai entender que a expressão "velho testamento", está se referindo a Antiga Aliança ou Concerto o qual continha os dez mandamentos gravados em pedras e foi por Cristo abolido.

Paulo está comparando a Nova Aliança com a Antiga. Enquanto a Antiga é o ministério de morte,da condenação, transitória, gravada em pedras, os filhos de Esrael não podiam fitar os olhos na face de Moisés, abolida, etc., a Nova Aliança é escrita nas tábuas do coração, é do espírito, de maior glória, ministério da justiça, permanece, não precisa colocar véu como Moisés, etc. ISSO É CONTEXTO.
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1776
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7075

Mensagem por Maria Madalena em Qua 19 Dez 2012, 18:48

Vasuilvan

Não há nenhuma LEI nesse Sacerdócio em exercício.
Nesse Sacerdócio atual (que é o de Cristo) existem somente DOUTRINAS de salvação. Se você compreender isso, nunca mais falará segundo a lei de Moises.

Madalena.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qua 19 Dez 2012, 19:12

Maria, quais são suas fontes?
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1776
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7075

Mensagem por Maria Madalena em Qua 19 Dez 2012, 20:18

Gleison, a Paz de Deus

A minha fonte é o entendimento sobre o "apanhado total e pleno" da Escritura Sagrada.
Dois Sacerdócios há na História da Salvação: O Antigo (Levítico) e o Atual (de Cristo).
Duas Alianças, dois tipos de Sacerdócios.

A Lei foi DADA somente aos judeus. Os judeus adquiriram dívidas desta lei, que foi paga por Cristo.
Após o pagamento dessa dívida, entrou o plano da graça de Deus (dívida quitada da lei).

Agora, é uma Aliança sem lei, apenas a direção do Caminho. A AÇÃO, O CAMINHAR, SUBSTITUI A LEI.
Nem judeus nem gentios podem adquirir mais dívidas, uma vez que não há mais lei nem resgate de lei.
Se ainda houvesse lei poderia haver dívidas e resgate (mas não há, nem haverá mais).
O que há é apenas um Caminho, Uma Doutrina - que nos leva diretamente a Nova Jerusalém.
Ou o homem segue a Cristo e permanece no caminho da salvação ou o homem é negligente e se perde em outros caminhos que o conduzem ao inferno.
Ou o homem segue a Voz do Sumo Pastor e vai sendo conduzido ou o homem segue a voz estranha que o levará ao inferno.
Não há mais lei, nem dívidas de lei, nem resgate algum DA LEI- apenas uma Caminhada que o leva ao céu.
Repito: Se existisse LEIS nesse Sacerdócio, o homem poderia adquirir dívidas e assim sendo, poderia haver resgate, pagamento de dívidas. E isso seria um circulo vicioso para sempre.
Não, não há LEI, há apenas a direção do Caminho, o seguir a Voz CERTA. O homem agora não é mais guiado por leis, mas por uma VOZ, a de Cristo, o Sumo Pastor.

Deus Seja Louvado
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 19 Dez 2012, 20:28

Então não existe lei? Vejamos...

Como você ama a deus? A DEUS?
E ao próximo? AO PRÓXIMO?

Me explique o que você faz para cumprir esses dois mandamentos da lei de Cristo.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Qui 20 Dez 2012, 07:02

Os mandamentos de Deus na nova aliança estão na primeira carta de João. É tão simples.
Gerson Witezak
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 575
Cidade/Estado : Varzea Grande MT
Religião : Cristão
Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 1108

Mensagem por Gerson Witezak em Qui 20 Dez 2012, 12:09

Gleison.

Então não existe lei? Vejamos...

Como você ama a deus? A DEUS?
E ao próximo? AO PRÓXIMO?

Me explique o que você faz para cumprir esses dois mandamentos da lei de Cristo.

Deus é espírito.
E como existe várias formas e Amar, porque o amor que sentimos pela esposa, é diferente do amor que sentimos pelos filhos; o amor que sentimos pelos pais é diferente do amor que sentimos por um irmão, e assim sucessivamente.

Tudo é amor, mais cada qual com seu tempero, e forma diferenciada de amar!

E se Deus é espírito, logo não há outra forma de ama-lo senão pelo Espírito!

Só quem está em espírito, amará à Deus que é espírito.

Tem que nascer de novo! Ou seja: Aquele que me ama, cumprias minhas palavras! Assim disse Jesus Cristo!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 20 Dez 2012, 17:25

Você não me respondeu como amar a deus e ao próximo. O que eu devo fazer, como demonstrar esse amor, etc.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qui 20 Dez 2012, 17:43

.
Gleison Elias escreveu:Você não me respondeu como amar a deus e ao próximo.

Postei um artigo interessante sobre o tema. Clique no título abaixo:

> Como amo a mim mesmo?
.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3161
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 139
Pontos de participação : 10390

Mensagem por Vasuilvan em Qui 20 Dez 2012, 19:25

Washinfton. Se os mandamentos são os mesmos, por que vc não é circuncidado? Oferece sacrifícios? etc.. Amigo, aqui você não fala coisa com coisa...

Ninguém postou aqui, que as ordenanças cerimoniais perduram até hoje. Tente considerar a distinção entre leis, aí então entenderá do que estamos falando...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 20 Dez 2012, 19:33

Amigo Washington, sinceramente não sei se você tá falando sério ou de brincadeira. Você fala em hermenêutica e vem na sua mensagem de número 62, dizer que eu estou dizendo que 2corinthio3.14 se refere a livros do velho testamento... De onde você tirou este entendimento.? releia a minha postagem mais pausadamente e compreenderá...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 20 Dez 2012, 19:38

Devaney, não compreendi a pergunta da mensagem número 61, e nem o motivo dela...

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qui 20 Dez 2012, 21:18

Prezados,

Aguardo retorno das minhas postagens de número 41, 42 e 43.
As respostas a estas questões podem elucidar de forma conclusiva a questão.

Márcio

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Cidade/Estado : Belo Jardim/Pernambuco
Religião : Pentecostal
Igreja : Vale da Bênção
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 81

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 10:35

Vasuilvan
Nas bíblias em que consultei, todas fazem referência a antiga aliança, antigo pacto, antigo concerto, antigo acordo. Quando você coloca antigo testamento, você foge do sentido literal do texto...

Você já parou para imaginar, Cristo abolindo uma coleção de Livros como o do velho testamento? Pense, a bíblia sem DANIEL, SEM SALMOS, ISAÍAS, EZEQUIEL. Não quero nem pensar nesta possibilidade...

Washington
Vasuilvan você precisa aprender mais sobre hermenêutica bíblica.
Você acha, entende, compreende que a expressão "velho testamento" em 2 coríntios 3.14 está se referindo a livros do Antigo Testamento? Amigo, o significado não é esse, pois o contexto é quem nos diz.

Veja toda a passagem e você vai entender que a expressão "velho testamento", está se referindo a Antiga Aliança ou Concerto o qual continha os dez mandamentos gravados em pedras e foi por Cristo abolido.

Paulo está comparando a Nova Aliança com a Antiga. Enquanto a Antiga é o ministério de morte,da condenação, transitória, gravada em pedras, os filhos de Esrael não podiam fitar os olhos na face de Moisés, abolida, etc., a Nova Aliança é escrita nas tábuas do coração, é do espírito, de maior glória, ministério da justiça, permanece, não precisa colocar véu como Moisés, etc. ISSO É CONTEXTO
.

Vasuilvan
Amigo Washington, sinceramente não sei se você tá falando sério ou de brincadeira. Você fala em hermenêutica e vem na sua mensagem de número 62, dizer que eu estou dizendo que 2corinthio3.14 se refere a livros do velho testamento... De onde você tirou este entendimento.? releia a minha postagem mais pausadamente e compreenderá...

Vejamos se estou com brincadeira ou você está equivocado na sua interpretação.
Vamos analisar sua postagem passo a passo.

A sua fala está de preto e a minha de verde:

Não. Todos precisamos saber quais são os mandamentos da Antiga Aliança e os Mandamentos da Nova Aliança. Também precisamos nos decidir qual a Aliança que iremos aceitar juntamento com seus mandamentos.

Antiga Aliança, Antigo Pacto, Antigo Acordo, Velho Testamento em 2 Corintios, são sinônimos, se referem ao mesmo assunto, ou seja, a Aliança Antiga. Paulo nos diz que foi abolida por Cristo.

Aqui você está interpretando o "velho testamento" como sendo livros, contrariando o contexto de 2 coríntios e ainda cite livros sendo abolidos para justificar a sua interpretação. Paulo não está falando em livros e sim em Antiga Aliança e Nova Aliança e usa a expressão "velho testamento" para se referir a Antiga Aliança e nos diz que Cristo ABOLIU.

Agora nós dois e os leitores poderão saber se estou com brincadeira ou você está interpretando equivocadamente.

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Dez 2012, 11:23

Um leitor analisando o caso de Vasuilvan e Washington...

Vejamos se estou com brincadeira ou você está equivocado na sua interpretação.
Vamos analisar sua postagem passo a passo.

A sua fala está de preto e a minha de verde: (Washington)

Não. Todos precisamos saber quais são os mandamentos da Antiga Aliança e os Mandamentos da Nova Aliança. Também precisamos nos decidir qual a Aliança que iremos aceitar juntamento com seus mandamentos.

Aliança é bem diferente de Mandamento. Essa é a mesma diferença entre macarrão e tempero. O macarrão A talvez não é mais cozido no restaurante, mas no macarrão B o tempero é o mesmo usado no A.

Antiga Aliança, Antigo Pacto, Antigo Acordo, Velho Testamento em 2 Corintios, são sinônimos, se referem ao mesmo assunto, ou seja, a Aliança Antiga. Paulo nos diz que foi abolida por Cristo.

Ele se refere aí aos livros da bíblia. Ele quis dizer que você interpreta "antiga aliança" como sendo as antigas escrituras, antes de Cristo.

Aqui você está interpretando o "velho testamento" como sendo livros, contrariando o contexto de 2 coríntios e ainda cite livros sendo abolidos para justificar a sua interpretação. Paulo não está falando em livros e sim em Antiga Aliança e Nova Aliança e usa a expressão "velho testamento" para se referir a Antiga Aliança e nos diz que Cristo ABOLIU.
Agora você parece estar propositalmente generalizando a coisa. Onde Vasuilvan disse que esse trecho de Paulo está se referindo a livros, e não à aliança em si? Não generalize não, meu filho.

Washington Oliveira
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Cidade/Estado : Belo Jardim/Pernambuco
Religião : Pentecostal
Igreja : Vale da Bênção
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 81

Mensagem por Washington Oliveira em Sex 21 Dez 2012, 11:23

Vasuilvan
Washinfton. Se os mandamentos são os mesmos, por que vc não é circuncidado? Oferece sacrifícios? etc.. Amigo, aqui você não fala coisa com coisa...

Ninguém postou aqui, que as ordenanças cerimoniais perduram até hoje. Tente considerar a distinção entre leis, aí então entenderá do que estamos falando...

A Antiga Aliança não tinha duas leis, mas apenas uma. Jesus e os apóstolos não ensinavam duas leis.

Você sabe qual era o assunto que eu e o Gleison Elias estava debatendo quando eu fiz tal questionamento? Parece que você não leu a postagem ou se leu não entendeu nada. Ainda colocou a postagem sem repetir as nossas postagens para os leitores verem o contexto das minhas perguntas. Por que você omitiu as nossas postagens?

Vamos ver o que Gleison Elias estava defedendo:

No monte Sinai, com aquelas duas pedras, se iniciava uma série de ordenanças que formaram o que chamamos de antiga aliança.

Os 10 mandamentos em duas pedras então, representam essa antiga aliança, com as demais ordenanças que foram abolidas por causa da fraqueza de tais.

Os 10 mandamentos em si, são para ambas alianças.
O que antes era em duas pedras, hoje é no coração. O que antes era sombra, hoje é a perfeita imagem. O que antes era terrestre, hoje é celestial. O que antes era seguido por ordenanças que condenavam à morte, hoje se segue de uma graça para vida eterna.

Os mandamentos são os mesmos. As formas que mudam.

Pronto. Agora os nossos leitores poderão saber se eu estava falando de mandamentos cerimoniais como vc citou ou se estavamos falando dos dez mandamentos. Lembrando que o que foi abolido foi a antiga aliança incluindo os seus mandamentos, sejam cerimoniais ou morais. No entanto, na Nova Aliança temos novos mandamentos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 22:30