Diephe escreveu:Não entra na sua cabeça que ter "sábado estendido" não significa mudar a ordem do sétimo dia?
Eu acho estranho essa sua dificuldade em entender. No dia 29 era um Sábado, no calendário atual, dia 30 seria um domingo e dia 1 do mês seguinte seria uma segunda. Porém no calendário hebraico que estou exemplificando, o Lunar Bíblico utilizado por Moisés baseado nas passagens Bíblicas, o dia 30 seria uma Lua Nova, e o dia Primeiro também. No dia 2 do mês seguinte seria um Domingo. Entendeu agora? Ou seja, enquanto no calendário atual, o dia 2 seria uma terça-feira, nesse calendário Lunisolar Moisaco seria um Domingo. O Sábado desse calendário antigo não cairia no mesmo "dia" em que cai o sábado do calendário atual.
Diephe escreveu:Os judeus tinham vários shabats durante o ano que não eram ao sétimo dia... caíam em qualquer dia da semana.
Cite uma passagem Bíblica onde um feriado (com excessão do Yom Kippur, que cai no dia 10 do sétimo mês) não cai em um Sábado. (Sábado semanal seria todo dia 8, 15, 22 e 29). Ache um que não cai nesses dias, ou seja que não comece nesses dias e quando é prologando, uma semana, não termine nesses dias.
Diephe escreveu:Mesmo as igrejas, depois da destruição de Jerusalém , no ano 70, guardavam o sábado segundo o costume...
Dê uma olhada com calma e atenção no meu post sobre o Sábado nos evangelhos que vai reparar que são citados dois calendário em uso naquela época.
Diephe escreveu:mas sob qual calendário se eles passaram a ignorar o shabat nas nossas luas novas? Então discípulos e apóstolos mudaram a ordem dos dias?
Dependendo do for, quem mudou foi Deus mesmo.E eu já citei a passagem Bíblica sobre isso quando estava discutindo justamente sobre essas mudanças com o Prof. Azenilto. Alguns dos seus questionamentos já foram cobertos anteriormente.
Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.(Daniel 2:20-21 Almeida RA)E se ele mudou, então não é o mesmo.
Diephe escreveu:Porque essa sua necessidade de teimar sobre mudança de ordens de dia?
O debate sobre calendários é de importância justamente para refutar a crença de que o calendário "judaico" atual é o mesmo que o antigo, e que suas datas são equivalentes, incluindo o sábado. Inclusive é utilizado como propaganda que o mesmo sábado de hoje segue a ordem do sábado dos hebreus sob a Lei Mosaica. Sendo isso refutado. E dessa forma, ficaria claro que o q se segue hoje é apenas uma ordem conveniente de 7 dias no qual o sétimo arbitrariamente é tido com o Sábado de descanso, mesmo que na verdade, oficialmente, seja domingo.
Diephe escreveu:Esse é o único argumento que você tem para não guardar o sábado e por isso "briga de unhas e dentes"? Aí quer continuar com a consciência tranquila para não guardá-lo?
Porque existe essa mania de Ad Hominem aqui entre alguns participantes? Eu poderia replicar, será que você está me dizendo isso porque não tem nenhum argumento plausível e especialmente bíblico para refutar?
Não acredito que haveria necessidade de participar de debates para me justificar sobre esse assunto, bastaria citar algumas passagens das Epistolas. Ou como alguns fazem distorcer uma ou outra coisa para me esconder debaixo.
Mas quem entra em debates poderia estar buscando enriquecimento. Ou mesmo batalhando contra ameaças e "teologias do medo" que são entendidas como nocivas contra os cristãos e o cristianismo no geral, não é verdade? Porque alguns Apóstolos mandavam cartas?
Entendo que é interessante um debate se ele servir para edificar, libertar, trazer embasamento, etc. E sobre o sábado, talvez eu guarde vários dias da mesma forma que vc guarda só o sábado. É uma possibilidade. O que é que você não faz no Sábado, não trabalha e não gasta dinheiro? Porque se gastar poderia estar se utilizando do trabalho dos outros no Sábado. É assim que vc guarda?
Prof. Azenilto escreveu:ao os discípulos convidarem a Cristo para permanecer com eles: “já declinou o dia”. Pronto, o dia de domingo (da Ressurreição) havia FINDADO
Esse pseudo-argumento já chegou vencido. Simplesmente porque no grego (e inclusive as traduções também assim corretamente o fazem) o verbo está na voz ativa. Do UBS:
ὅτι πρὸς ἑσπέραν ἐστὶν καὶ
κέκλικεν(Lucas 24:29 NA28-APP-Mounce)
UBS: verb, perfect, active, indicative, third person, singularOu seja:porque é tarde, e o dia
já declina(Lucas 24:29 Almeida RA)
“ Stay with us,
for it is toward evening and the day is now
far spent.
(Lucas 24:29 ESV)
“Stay with us, for it is getting toward evening, and the day is now
nearly over.
(Lucas 24:29 NASB)
Fiquem na Paz do Senhor!