F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Compartilhe

Márcio Gomes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 115

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Márcio Gomes em Seg 09 Fev 2009, 22:10

Complicado???!!!

Devaney...o irmão tá com sono?!

O Centro dessa Lei se fosse um cachorro te morderia..rsrsrs

JOÃO 13.34
“Um NOVO MANDAMENTO vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.”

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710

Mensagem por Devaney em Ter 10 Fev 2009, 06:54

Risos... tem mais ainda, Márcio... tem coisas que foram ditas na Nova Aliança que a antiga nem passou por perto. E não estou falando do Sermão do Monte. Será que vc adivinha? Very Happy
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 88
Cidade/Estado : São Luís MA
Religião : Cristã
Igreja : IASD
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 12

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 08:34

A Lei do incesto não foi reafirmado na Nova Aliança, por que ela continua válida ?

José Herminio
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 148
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Religião : Cristão
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 137

Mensagem por José Herminio em Ter 10 Fev 2009, 08:42

O Ronaldo terceiriza a intenção da pergunta, mas a lei real dele ou melhor a real intenção trilhado por outros caminhos, é o IV mandamento!
Sabado aqui... Sábado lá...
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 12:57

Então responda Josar, se a Lei do incesto não foi reafirmado na Nova Aliança, por que ela continuaria válida ?
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 319
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
Pontos de participação : 27

Mensagem por Zilton Alencar em Ter 10 Fev 2009, 15:08

É verdade que a lei do incesto não foi reafirmada no NT; contudo, ela transcende a lei mosaica; é uma lei humana, existente desde que a população se tornou suficente para prover casamentos fora do ambiente da família. Observamos que já nas primeiras gerações da humanidade os homens buscavam mulheres fora do seio da família. Na geração de Moisés, este costume já existia, e as pessoas compreendiam que um casamento entre irmãos consanguíneos não era correto, e nenhum homem se casava mais com as irmãs, exceto raríssimas exceções (como no caso de Abrão e Sarai, que eram meio-irmãos, algumas gerações antes de Moisés).

Em certo momento, a humanidade como um todo (exceto uma minoria, geralmente pequenas sociedades tribais) entendeu que o casamento entre irmãos era um pecado (e mesmo que na sociedade não existisse o conceito de pecado, não era conveniente).

Contudo, como se faz necessária uma base bíblica para mantermos a lei do incesto nos nossos dias, relembro a todos que a igreja sempre foi orientada por Cristo e pelos apóstolos a seguir as leis da sociedade onde vive (exceto, obviamente, quando estas leis contrariam os princípios da Palavra de Deus). Assim, em respeito à lógica antropológica e em respeito ao princípio da obediência às leis sociais, mantemos a lei do incesto, e entendemos que a união consciente entre dois irmãos é pecado.

Ademais, a lei do incesto não é e nunca foi uma lei religiosa, e sim uma lei social, que servia para por órdem à sociedade. Não é o caso do mandamento do sábado, que o Senhor Jesus demonstrou, ao contrário dos ícones adventistas, ser menor que aos demais mandamentos, pois não vemos em nenhum lugar da Escritura o Senhor Jesus violando qualquer outro mandamento do decálogo, exceto o do sábado, e permitindo que até seus discípulos o fizessem. Logo, o Senhor nos mostrou que o shabbat (corretamente traduzido para descanso, e erradamente transliterado para sábado, pois esta última até hoje o associa inexoravel e erroneamente ao sétimo dia do calendário moderno, completamente diverso ao calendário seguido pelos judeus por ocasião do êxodo) era muito mais que um dia de descanso, mas a sombra de um melhor descando para o homem. Logo, foi feito para o benefício do homem, e não o homem para segui-lo cegamente.

Cabe ao homem continuar a guarda de um dia da semana a cada seis trabalhados. O organismo humano pede pelo descanso. É uma lei fisiológica, e se o homem a transgredir, invariavelmente sofrerá as penas pela transgressão. Contudo, se a lei do shabbat precisa ser guardada cegamente no dia de sábado do calendário moderno, como alguns ensinam, nos vemos em grandes apuros, pois:

* Como fazer no meu caso, que trabalho de segunda a sexta?? O 4º mandamento me ordena trabalhar seis dias e descansar o sétimo, mas eu tenho trabalhado cinco e descansado dois!

* A lei cega do shabbat descartaria férias e feriados. A ordem é trabalhar seis dias por semana! Lamentávelmente ninguém enxerga esta ordem de trabalho ininterrupto por seis dias, advindo em seguida um sétimo dia de descanso necessário. O mandamento é claro, e a fórmula de ser estipulado é a existência de seis dias de trabalho anteriores: "Lembra-te do dia do shabbat...Seis dias trabalharás... mas o sétimo é descanso (shabbat)" (Ex 20.9)

* Nem eu posso trabalhar, e nem ninguém a meu redor (meu animal de carga e transporte, meus servos, ou seja, nem meu carro e nem os motoristas que estão ao meu serviço), de forma que eu venha a usufruir de seus serviços de transgressão ao mandamento; logo, ir ao centro da cidade no sétimo dia é pecado, pois ou eu vou dirigindo ou vou de ônibus... Será que eu posso assistir tevê, ver programas ao vivo, já que pessoas estão trabalhando no sábado?

* Ou será que Deus abriria exceções especiais para algumas pessoas transgredirem o 4º mandamento, como médicos e plantonistas de um modo geral?

Mas isto é assunto para um tópico próprio. Aqui, devemos debater a questão do incesto, mormente a questão proposta na postagem inicial.

José Herminio
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 148
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Religião : Cristão
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 137

Mensagem por José Herminio em Ter 10 Fev 2009, 15:38

Ronaldo,

Por que eu deveria responder, se o interesse é outro!
Sabado aqui... sabado lá ... figaro!
Xan
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 123
Cidade/Estado : Ashkelon
Religião : judeu
Igreja : sinagoga
País : Israel
Pontos de participação : 33

Mensagem por Xan em Ter 10 Fev 2009, 16:36

Zilton Alencar escreveu:...
* Ou será que Deus abriria exceções especiais para algumas pessoas transgredirem o 4º mandamento, como médicos e plantonistas de um modo geral?

Shalom Zilton!

Yeshua explicou com exatidao a questao do 4° mandamento, pena que os cristaos e meus irmaos judeus nao conseguiram entender e preferem viver nos extremos do mesmo barco chamado ignorancia.

Os sacerdotes trabalhavam no sabado, a circuncisao se cair no sabado, automaticamente será feita, tinham sacerdotes que trabalhavam de guarda nas portas de Yerushalaim no shabat, se um animal cair num buraco no shabat ele será resgatado, pois a vida tem valor elevado, porem no shabat nao se deve trabalhar porque amamos a D'us de todo nosso coraçao, forças e entendimento e consequentemente sabemos da existencia da PROMESSA firmada neste DIA SANTIFICADO por YHWH, e olha que isso está escrito na NOVA ALIANÇA.

Parace que o bom senso comentado anteriormente so é utilizado queando interessa.

Abraçao

Xan.

Márcio Gomes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : Barra Mansa/RJ
Religião : Jesus / *Protestante
Igreja : Igreja
Pontos de participação : 42

Mensagem por Márcio Gomes em Ter 10 Fev 2009, 17:21

Devaney escreveu:Risos... tem mais ainda, Márcio... tem coisas que foram ditas na Nova Aliança que a antiga nem passou por perto. E não estou falando do Sermão do Monte. Será que vc adivinha? Very Happy

Irmão Devaney, são tantas coisaqs que foram ditas na Nova Aliança e que não foram ditas na, Antiga aliança, que fica difícil de adivinhar o que você está querendo dizer. Por isso vou citar só uma coisa que o Apóstolo Paulo aprendeu do próprio Cristo:

Gálatas 4:10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 17:24

Dispenso a introdução do seu prolixo texto, por ser apenas uma opinião pessoal, e começo por aqui:
Zilton Alencar escreveu:Contudo, como se faz necessária uma base bíblica para mantermos a lei do incesto nos nossos dias, relembro a todos que a igreja sempre foi orientada por Cristo e pelos apóstolos a seguir as leis da sociedade onde vive ...

Você afirma que as leis nacionais proibem o incesto ?

Então cabe a você provar que isso acontece em todos os paises do mundo. Favor colocar as fontes oficiais.

Ademais, a lei do incesto não é e nunca foi uma lei religiosa, e sim uma lei social, que servia para por órdem à sociedade.

Está dividindo as Leis divinas ?

Então responda as duvidas de Devaney, ele não concorda com essas divisões, veja:

Devaney escreveu:Ronaldo, não pedi um entendimento pessoal. Pedi a base bíblica clara, que permite a nós, mortais, afirmarmos:

1) Que existe essa divisão.
2) O que diferencia um tipo de lei de outro.

Logo, o Senhor nos mostrou que o shabbat (corretamente traduzido para descanso, e erradamente transliterado para sábado, pois esta última até hoje o associa inexoravel e erroneamente ao sétimo dia do calendário moderno...

Leia Exodo 20:8-11:

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."

Está claro: "o sétimo dia é o sábado"

... completamente diverso ao calendário seguido pelos judeus por ocasião do êxodo...
De todas essas afirmações eu vou cobrar as fontes, mas posso inicialmente indicar um caminho lógico bem sucinto. Podemos seguramente seguir a cronologia até Cristo. Certamente ele sabia qual era o sétimo dia. Retrocendo da época do Novo Testamento até a criação, vemos estas três fases: Lucas 23.56 - "e no sábado repousaram, conforme o mandamento"; Êxodo 20.8-11, o "mandamento", que remonta a Gênesis 2.2-3. Todavia, não precisamos recuar a época anterior a do Êxodo e à da jornada no deserto, porquanto, Deus assinalou o sábado com um triplo milagre em conexão com o maná, cada semana, durante quarenta anos. Acrescente-se a isto o fato de que em nosso calendário e no calendário judaico, que são completamente independentes, os sétimos dias coincidem.

Última edição por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 18:14, editado 3 vez(es)
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 319
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
Pontos de participação : 27

Mensagem por Zilton Alencar em Ter 10 Fev 2009, 17:43

Xan escreveu:Parace que o bom senso comentado anteriormente so é utilizado queando interessa.
Evidentemente, Xan, entendo o bom senso. Apenas argumentei para uma suposta pessoa que não aceitasse o bom senso... Como é o caso de muitos legalistas, apegadoa à letra da lei. ENtre estes, na época de Jesus estavam os escribas e os farisaeus, que o criticaram por transgredir o sábado.
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 17:50

Zilton Alencar escreveu:Logo, foi feito para o benefício do homem, e não o homem para segui-lo cegamente. Cabe ao homem continuar a guarda de um dia da semana a cada seis trabalhados. O organismo humano pede pelo descanso. É uma lei fisiológica, e se o homem a transgredir, invariavelmente sofrerá as penas pela transgressão.
Ainda bem que você entende pelo menos isso. Então, só nos resta definir o dia.

o Senhor Jesus demonstrou, ao contrário dos ícones adventistas, ser menor que aos demais mandamentos, pois não vemos em nenhum lugar da Escritura o Senhor Jesus violando qualquer outro mandamento do decálogo, exceto o do sábado, e permitindo que até seus discípulos o fizessem.
Irmão, em Mateus 5:17 Cristo afirmou categoricamente que veio cumprir a Lei:

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Como ele pôde cumprir se você afirma que ele violou ?

A Bíblia diz que Cristo viveu sob lei (Gálatas 4:4-6; Lucas 2:21-24,41). Ele era israelita da tribo de Judá e não poderia ser diferente durante Sua vida social e religiosa. Não há qualquer complicação em entendermos isto, sobretudo porque para ser um homem rigorosamente exemplar, ele teria que ser o cidadão perfeito e o perfeito cumpridor das leis e mandamentos religiosos e sociais do Seu tempo. Isto era não só necessário, mas essencial para a Sua vitória sobre as hostes das trevas e para conquistar o direito de ser nosso Salvador.

Última edição por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 22:21, editado 4 vez(es)
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Ter 10 Fev 2009, 20:49

Ronaldo, vai responder minhas perguntas ? Percebi que vc "terceirou" para o Zilton... Crying or Very sad
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 20:58

Devaney escreveu:Ronaldo, vai responder minhas perguntas ? Percebi que vc "terceirou" para o Zilton... Crying or Very sad

Repete, por favor.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Ter 10 Fev 2009, 21:01

Mensagem do dia 7, sábado (curiosamente...)

Ronaldo, não pedi um entendimento pessoal. Pedi a base bíblica clara, que permite a nós, mortais, afirmarmos:
Ronaldo
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Ronaldo em Ter 10 Fev 2009, 21:53

Devaney escreveu:Mensagem do dia 7, sábado (curiosamente...)

Ronaldo, não pedi um entendimento pessoal. Pedi a base bíblica clara, que permite a nós, mortais, afirmarmos:
Eu já respondi... Disse que não precisavamos dessas denominações didáticas:

Tudo bem irmão, não precisamos dessas denominações didáticas para afirmar que a Lei do incesto(Torah) assim como a Lei do sábado no sétimo dia, continuam na nova aliança. O que não ocorre com a circuncisão que foi substituida pelo batismo e com os sacrificios que ficaram caducos ao encontrarem sua plenitude na morte de Cristo.
Por outro lado já perguntei varias vezes, se a Lei do incesto não foi reafirmado na Nova Aliança, por que ela continuaria válida ?

Vejam só o que consta nas Lições Bíblicas, publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus, do 3º trimestre de 2002, a Lição nº 02: "A Ética Cristã e os Dez Mandamentos":

TEXTO ÁUREO: O cumprimento da lei e dos profetas

Mt 5.17-18 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

A lei que o crente é obrigado a cumprir consiste nos princípios éticos e morais do AT (7.12; 22.36-40; Rm 3.31; Gl 5.14;); bem como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (28.20; 1 Co 7.19; Gl 6.2). Essas leis revelam a natureza e a vontade de Deus para todos e continuam hoje em vigor. As leis do AT destinadas diretamente à nação de Israel, tais como as leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são obrigatórias (Hb 10.1-4; e.g., Lv 1.2,3; 24.10).
Xan
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 123
Cidade/Estado : Ashkelon
Religião : judeu
Igreja : sinagoga
País : Israel
Pontos de participação : 33

Mensagem por Xan em Qua 11 Fev 2009, 14:32

Zilton Alencar escreveu:
Xan escreveu:Parace que o bom senso comentado anteriormente so é utilizado queando interessa.
Evidentemente, Xan, entendo o bom senso. Apenas argumentei para uma suposta pessoa que não aceitasse o bom senso... Como é o caso de muitos legalistas, apegadoa à letra da lei. ENtre estes, na época de Jesus estavam os escribas e os farisaeus, que o criticaram por transgredir o sábado.

Shalom caro amigo Zilton!

Aí é que está o ponto "X" da questão, pois Yeshua NUNCA trangrediu o shabat, caso contrário ele será um impostor, um mentiroso e consequentemente não poderá ser o Messias descrito nas profecias.

Se Yeshua trangrediu alguma coisa, pode ter certeza que foram as "doutrinas" sem fundamentos dos "sabios" que utilizam as Escrituras inapropiadamente contradizendo-a.

Abração

Xan

Wink

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 14:44